segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

- O PACTO - Elemento importante nas antigas religiões



UM HOMEM OU UMA MULHER VÊ ALGO QUE DESAFIA SUA COMPREENSÃO DE MUNDO...TALVEZ ESTE ALGO ATÉ LHE DIRIJA PALAVRAS, LHE FALE, ALGO ASSIM...AQUELE HOMEM, AQUELA MULHER, DESEJOSOS DE MAIS CONTATO PASSA A FAZER OFERENDAS À DITA ENTIDADE...QUER POR PIEDADE OU POR ATRAÇÃO ÀS TAIS OFERENDAS ESTA PASSA A SE MANIFESTAR; AGORA NÃO MAIS ALEATORIAMENTE MAS EM SINCRONICIDADE COM TAIS OFERENDAS...EM SEGUIDA FAZEM-SE PACTOS ONDE CADA LADO SE COMPROMETE A ALGUMA COISA PARA QUE SEUS INTERESSES POSSAM SER ATINGIDOS...GERALMENTE OS OBJETIVOS HUMANOS SÃO BEM CORRIQUEIROS, BEM LIGADOS AO VIVER...JÁ OS INTERESSES DA ENTIDADE SÃO SEMPRE TURVOS E MISTERIOSOS EM ÚLTIMA INSTÂNCIA PARA ESTES HUMANOS...COMEÇA MAIS UMA RELIGIÃO NO MUNDO!



Vejam agora um destes pactos: 

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.
Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.
E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?
E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.
E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.
E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.
E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.
Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.
E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.
E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.
Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu,
E o heteu, e o perizeu, e os refains,
E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.
Gênesis 15:1-21



O Pacto era um elemento vital nas religiões antigas onde humano e divino se comprometiam por N artifícios a cumprirem suas partes do acordo. O divino entrava geralmente com sua honra, com sua dignidade de Deus posta a prova em tais pactos e o humano entrava com uma série de coisas que deveria fazer...principalmente ter uma vida íntegra conforme os ditames da divindade para que as coisas pudessem se dar como as duas partes almejavam...

Druidas celtas, Zoroastrianos persas, os cultos de Tebas no Egito, os oráculos gregos e romanos, os sadus da Índia, o xintoísmo japonês, os cultos afros, rituais ameríndios, os aborígenes, os nórdicos , os chineses etc...todos praticavam rituais que variavam de oferendas vegetais até ao sacrifício humano. Visto de nossa perspectiva tudo isto é muito bárbaro, mas as vezes me pergunto: até onde estaríamos dispostos a ir se algo, alguma coisa maravilhosa se revela-se a nós e dissesse ser Deus e que se fizéssemos tal e tal coisa seríamos abençoados; até onde estaríamos dispostos a ir!?



É fácil hoje julgarmos os antigos mas a gigantesca maioria de nós seguimos suas tradições religiosas sacrificiais e sangrentas, mesmo que com nosso olhar "renovado e civilizado"....Hoje o cristianismo não prática sacrifícios sangrentos, nem o islamismo ou o judaísmo mas as bases destes cultos são sacrificiais e sangrentas...ainda que no cristianismo este sacrifício sangrento seja um só é contudo o mais atroz de todos....O HUMANO...Cristo morre por tudo e todos!



Pagãos, wicanos, hinduístas, etc...todos tem um passado sacrificial e  sangrento...de sacrifícios onde, quer entendidos como exigidos ou REALMENTE exigidos por suas divindades, entregavam bens e até vidas animais e humanas em prol de seu pactos.

Mais que julgar a origem e necessidade dos tais penso que seria importante analisarmos o contexto deles...

Percebam; um ser humano tem contacto com algo fantástico que não entende, que não sabe explicar...talvez este algo nem sempre se identificava como é dito no texto acima, foi feito com Abraão, como Deus; mas tudo ali estava implícito que se tratava de algo ou alguém extremamente poderoso...a figura humana então tentava agradar este algo, este alguém da melhor forma que entendia...e geralmente o fazia da forma como entendia ser agradável...como gostaria de ser agradado ele agradava seu Deus...como entendia ser algo bom para si ele oferecia algo que entendia bom para seu Deus. 



No Pacto sempre ficava implícito que a divindade falava, muitas vezes exigia coisas...mas percebam...muitos de tais pactos eram feitos em ambientes de rituais extremos, onde mente e coração eram desafiados por cantochões, danças e afins que levavam os sentidos a estados alterados da mente ...neste cenário divindades 'surgiam' das águas, da terra, das pedras, dos cristais, das matas, dos fenômenos da natureza etc...mesmo a divindade bíblica se manifestava não somente em visões e sonhos de estados alterados da mente mas por meio de fenômenos naturais como vemos na SHEKINAH ou Nuvem Negra Luminosa repleta de trovões que acompanhou os israelitas no deserto .

O que de facto estamos a ver aqui?



Muitos imaginam que tais entidades não passavam de entidades menores, nada a ver com o verdadeiro Deus, as quais como intermediárias entre o estado humano e divino faziam o papel que os humanos estariam aptos a entender pois uma divindade transcendente, só revelada no coração estava muito distante do cenário em si para que estes o entendessem...talvez sim, ou talvez eram, como muitos acreditam, humanos evoluídos de outras esferas que vindo a Terra ao se retirarem deixavam os humanos órfãos e estes por Y sacrifícios se entregavam a orgiais espirituais e alucinógenas tentando recriar o contacto.

Eu de minha parte entendo que Deus não necessita de tais coisas...nós necessitamos...e talvez algumas entidades intermediárias, nem sempre benéficas necessitem para que possam manifestar-se e ajudar ou não seus protegidos. Todavia creio que isto não é motivador a me negar a fazer também os meus pactos...onde prometo coisas ao conceito divino que entendo real e espero Dele ajuda naquilo que entendo me é melhor na caminhada...penso que os pactos divinos continuarão a existir enquanto não sentirmos segurança plena em nossa divindade interior, que esta possa nos guiar e nos sustentar nos momentos de desafios sem que para isto nos voltemos para promessas.



Deus o transcendente não se furta de agir em prol do humano e se este entende que é por meio de rituais que possa alcançá-lo não imagino Deus o transcendente voltando-lhe as costas....talvez parta Dele efetivamente enviar emissários mais próximos dos humanos para ajudá-los em seu NOME(sua revelação na Criação) ou de entidades maiores e mais próximas deste transcendente enviar os tais...sinceramente não entro no mérito. Como dizia Shakespeare...

"HÁ MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE IMAGINA NOSSA VÃ FILOSOFIA! "

Valter Luis


Música Sagrada

Phillip Glass - Akhnaten


David Arkenstone - Hell Unleashead

Troika - Goddess

Ah Nee Mah - The Grand Circle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...