Apesar de hoje ser um dia festivo e feliz no Brasil, feriado inclusive, não poderia esquecer de homenagear a grande ANGELA LANSBURY, que nos deixou ontem aos 96 anos, quase 97( morreu 5 dias antes de seu natalício que seria dia 16)…
A britânica Angela era um dos últimos resquícios, uma das últimas testemunhas da chamada “era dourada” de Hollywood e também do cinema em geral.
Tornou-se conhecida nos anos 40 em papéis de destaque em filmes como: À meia luz (1944)estrelado por Ingrid Bergman, Charles Boyer e Joseph Cotten; O retrato de Dorian Gray(1945) com George Sanders; Ouro no Barro(1946) com Esther Willians e William Powell; As garçonetes de Harvey(1946) com Judy Garland, Cyd Charisse e Virginia O’Brien; Sua esposa e o mundo(1948) estrelado por Spencer Tracy e Katherine Hepburn; Os três mosqueteiros(1948) com Gene Kelly, Lana Turner, Van Heflin, June Allyson e Vincent Price; e o mais famoso de todos: Sansão e Delilah(1949) estrelado por Victor Mature e Hedy Lamarr nos papéis títulos. Nos anos 50 seu filme de maior destaque foi O Mercador de Almas(1958) estrelado por Paul Newman e que, além dela continha ainda nomes como: Orson Welles, Joanne Woodward, Lee Remick e Tony Franciosa. Nos anos 60 esteve com Elvis Presley em Feitiço Havaino(1961); com Peter Sellers em O mundo de Henry Orient(1964); mas foi Sob Domínio do Mal (1962) estrelado por Frank Sinatra… e que além dela trazia no elenco, Janet Leigh e Laurence Harvey, o maior e melhor filme feito por ela depois de Sansão e Dalilah. Nos anos seguintes ela fez filmes muito bons como a versão de Chapeuzinho Vermelho de grande sucesso nos anos 80… Na Companhia dos Lobos (1984) na qual Angela era a vovozinha; duplou um dos principais personagens do famoso desenho dos anos 90 da Disney, Anastácia (1997)…, mas foi com filmes adaptados das obras de Agatha Christie que Angela finalmente se tornou uma grande protagonista verdadeiramente reconhecida como tal; mas destas adaptações a mais famosa da qual ela participou foi Morte sobre o Nilo(1978) onde Poirot é o detetive protagonista.. .no elenco, além de Peter Uistnov como Poirot e dela, estavam Bette Davis, David Niven, Maggie Smith, Peter Firth e Mia Farrow dentre outros. Já em A Maldição do Espelho(1980) Angela assume o outro personagem lendário de Agatha como protagonista da trama, Miss Maple, encabeçando um elenco tão grandioso como em Morte sobre o Nilo… onde temos, Elizabeth Taylor, Rock Hudson, Kim Novack, Tony Curtis, Geraldine Chaplin e Edward Fox. Sua última aparição em grande estilo foi no excelente filme Grande Hotel Budapeste(1984) naquele que pode ser, se não o mais estelar, um dos mais estelares elencos da história do cinema com nomes(além dela)como: Ralph Fiennes, Tilda Swinton, Bill Murray, Saoirse Ronan, Edward Norton, Léa Sidoux, Owen Wilson, Willen Dafoe, Jeff Goldblum, Adrien Brody, Jude Law, F. Murray Abraham, Mathieu Almaric, Harvey Keitell e Tom Wilkinson.
Destaque no cinema, destaque na Tv, destaque na música foi todavia o teatro que mais contribuiu para a imagem de Angela como uma grande atriz e grande estrela! Se no cinema a maioria de seus papéis mais famosos são de coadjuvantes (ainda que de grande destaque) sendo suas protagonistas menos evidentes(à exceção de Miss Maple) … na Tv e principalmente no teatro Angela gozou de enorme prestígio como o centro da trama. O fato é que, a partir dos anos 80 suas protagonistas finalmente ganharam mais realce. Descanse em paz grande Angela!
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário