quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O mistério da Estrela

Por favor...

Aos religiosos...
Entendam como um exercício de diletantismo as palavras que lerão a seguir e não como doutrina ou estatuto de fé deste que vós fala.

São inquirições, questionamentos, indagações,elocubrações diante de certos fatos expostos na mitologia bíblica e pagã e não declaração de fé do que penso sobre os personagens elencados.


Começemos...

'Porque vimos sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo!'Mt.2.2.

A Estrela sempre foi um dos simbolismos mais recorrentes para representar seres especiais e deuses!

A Estrela da manhã é simbolo tanto de Cristo:
'Eu sou a raiz de Davi,a resplandecente Estrela da manhã.'Ap.22.16.

Como de Lúcifer:
'Como caiste do céu, ó estrela da manhã,filha da alva!Como foste lançado por terra tu que debilitavas as nações!'Is.14.12 etc...

Ishtar a senhora de Venus na mitologia babilônica ou seja; a estrela da manhã, tanto pode ser associada a um qto ao outro.

Como Cristo,Ishtar desceu aos Infernos; no caso dela para resgatar o marido(Cristo lá foi para pregar aos espiritos em prisão seja lá o que isto signifique e acreditem....sempre tem teorias entre os teólogos sobre o que isto significa) Dumuzi e como ele após se oferecer em sacrificio e ser morta pela rainha infernal Ereshkigal, ressuscitou e ascendeu aos céus resgatando Dumuzi e suplantando os poderes infernais.

Por outro ld como Lucifer(em sua versão decaída obviamente),era conhecida como tentadora, aliciadora de deuses e heróis,usando de sua beleza e atrativos para se assenhorar dos poderes dos céus e muito assemelhada a Lilith tb da mitologia sumérico/babilônica.

Estranho ver tal simbolismo(A estrela da manhã) usado para simbolizar ou metaforizar dois sêres aparentemente antagônicos(Cristo e Lúcifer)com um intermediário tão dúbio(Ishtar) ligando-os mas é isto que as tradições bíblicas parecem indicar:
A estrela de cinco pontas, a brilhante estrela da manhã associada a Deusa do amor grego-romana(Afrodite-Venus) e a rainha dos céus babilônica(Ishtar) e a cananéia Astarte é tanto Cristológica qto Lucífera.

Tanto simboliza o Redentor da Humanidade qto o seu suposto  Destruidor.

Assim parece que no contexto mitológico e não no religioso o simbolo em si traduz motivos,manifestações,conceitos multifacetados que fogem a uma análise simplista dos mitos antigos.

Não há restritivamente uma linha que delimite nestes mitos o que é Cristo ou Lucifer neles a não ser o fato de que com o tempo um passou simbolizar; a eleição, a salvação, o libertador e o outro; o caído, a perdição, o escravista!

Ambos contudo são em sua origem ... Luz, ambos são associados a Estrela, ambos estão tb associados com nossa humanidade!

Seriam gêmeos ? Duas faces de uma mesma moeda ou seja; como diziam os essênios : Um o Anjo da luz e o outro o das trevas?

Uma espécie de memória dualistica tardia do Zoroastrismo antigo que os judeus tiveram contato no Exílio babilônico onde Ormuzd era o Deus pai,Mitra o Deus filho e Salvador e Ariman a divindade trevosa?

Seriam no fundo o mesmo ser que caiu e se reergueu?

Existem correntes ocultistas que afirmam por exemplo quer que Cristo seja na verdade o próprio Lucifer original que depois de sua queda se oferece para redimir-se e redimir a humanidade que colocara a perder ou que Cristo seria Adão que por diversas encarnações posteriores preparou-se para salvar aqueles que ele mesmo fizera decair por seu pecado!

Seria Lucifer o dono original do titulo...Lúcifer, perdido em sua queda para o Cristo?

Nesta visão estariam alguns fundamentalistas que crêem que após sua queda o Diabo perdeu seu titulo de Lúcifer a radiante estrela da manhã e que o mesmo passou a Cristo após sua missão salvífica!

Ou td não passa de mera coincidência!?

Há ainda outro Ser famoso associado a ela:
Quetzalcoatl/Kukulkan o grande Deus civilizador maia-azteca!
Dele é dito que viera dos céus em uma gde barca espacial(segundo outros mitos teria chegado pelo mar) e que ensinára a civilização e a religião aos maias.
Religião esta que se deteriorará na forma horrenda de sacrifícios humanos centenas de anos após a passagem e partida do Deus indo frontalmente contra seus ensinos !

Neste rápido mergulho no mistério estelar pudemos ver algumas coisas intrigantes que tiram o sono de alguns mais dogmáticos e que trazem um certo frescor àqueles mais ecléticos e que parecem fazer com que vejamos a estrela como um simbolo de gde espiritualidade bem mais profundo e abarcante do que nossas teologias parecem suspeitar!

Nela portanto vemos o mistério de nossa própria humanidade, do que fomos e somos.Gloriosos,Caidos e Reerguidos!

De certa forma como Cristo e seu Opositor nós tb somos....

Filhos da alva !
Ap.2.26-29.

Hosana!

Abs.Valter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...