quarta-feira, 28 de setembro de 2011

666

'QUEM É INTELIGENTE CALCULE O NÚMERO DA BESTA, POIS É UM NÚMERO DE HOMEM: SEU NÚMERO É 666'!!!
Apocalipse 13.18

Fonte: Google Imagens.




Ilha de Patmos...


Em torno do ano 90 da era cristã ou como hoje neste momento politicamente correto em que vivemos é mais usual...era comum...


Um homem, um ancião cabelos e barbas bastos, longos e brancos, escreve tomado de intensa emoção...não faz muito tempo foi ele testemunha de fatos que fogem de sua compreensão comum...


Fatos que se deram no mundo dos sentidos, nos mundos interiores do Espírito...


Sem uma melhor palavra para definir isto ele disse que SE VIU NO DIA DO SENHOR MOVIDO PELO ESPÍRITO...e a partir dali relata imagens, acontecimentos, personagens estranhos, misteriosos que até hoje intrigam a mente inquiritiva de todos os que tem acesso a seus relatos.


Mesmo os mais gabaritados e preparados.


O que foi que João apóstolo exatamente viu , que mexeu tanto consigo que o levou a escrever o mais hermético , oculto e misterioso livro já escrito?


Como esta revelação mexe conosco hoje em dia?


Qual o poder oculto neste livro?


E porque dentre todos os mistérios deste livro este , o famigerado número 666 é o mais intrigante e o que mexe mais com o imaginário popular?


Tentemos analisar o versículo...




QUEM É INTELIGENTE CALCULE O NÚMERO DA BESTA...


O que o escritor define como Inteligência aqui?


Segundo o texto quem é inteligente ou tem inteligência é desafiado a calcular este número.


1. Primeira consideração do verso...o mistério na verdade não esta no calculo mas no significado do número pois ao mesmo instante que o apóstolo nos convida a calcular tal número ele o define...portanto o mistério não estaria no cálculo em si...


Assim, não há nenhum exercício de inteligência em calcular-se o que já foi definido.


2.A inteligência que o apóstolo enfoca é meramente o nosso intelecto racional ou será algo mais hermético , interno, que deve ser despertado por alguma forma de exercício espiritual ou comunhão com o sagrado?


Os gnósticos falavam muito do conhecimento que deve ter o homem para adentrar o mundo espiritual.


Diziam que este conhecimento é o que na verdade libertava o homem....


Jesus nos evangelhos disse que nós iriamos 'CONHECER A VERDADE E QUE ESTA NOS LIBERTARIA'...


Assim sendo parece que João aqui fala do mesmo tipo de conhecimento: espiritual, profundo... que devemos ter para calcular o SIGNIFICADO deste número cabalístico...666!


Paulo também enfoca a necessidade de crescermos no Conhecimento, nos mistérios das coisas de Deus e de Cristo(Ef.3.3-5;Rm.1.19-20;ICo.2.6-8).


Percebemos tanto nas palavras do Cristo quanto de seu apóstolo mais dinâmico que eles falavam de um conhecimento que deveria ser BUSCADO mas que ao mesmo instante deveria ser REVELADO ou seja; a busca e  o estudo do homem estaria aliado a revelação por parte do Divino de tais mistérios.


Paulo por exemplo, deixa claro que o mero ESTUDO  da Natureza criada é um meio EFICAZ de revelação dos mistérios ocultos de Deus pois Deus se MANIFESTA no criado de tal forma que aquele que estuda a criação de Deus de forma metódica e reverente não só descobre seus mistérios mas também o AUTOR destes mistérios.


Jesus por outro lado deixa claro que ao buscarmos conhecer a Verdade esta nos liberta pois o homem sai do mundo  das sombras da caverna como dizia Platão e vê claramente a luz solar ante seus olhos!


Desta forma compreendemos que a inteligência enfocada por João no Apocalipse é não  meramente o intelecto hodierno humano mas o ESTUDO racional e intuicional dos mistérios de Deus preparando o homem para AS REVELAÇÕES por parte do Divino sobre estes mistérios.


E outra tradução deste mesmo trecho dá esta idéia claramente...'AQUI HÁ SABEDORIA,AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NÚMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM. SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS...'


3.Porque calcular?


A palavra calcular aqui não traduz como disse acima meramente o cálculo em si mas a capacidade do estudioso em destrinchar, descobrir o segredo oculto no número.


Calculo assim é o penetrar profundo na gematria do número, nos mistérios das letras gregas que fizeram parte da obra do Apocalipse.


Calcular assim é uma palavra que define o trabalho do alquimista espiritual não meramente do matemático em si.


É uma palavra que define o homem ou a mulher que tem verdadeira fome pelo sagrado, oculto nos mistérios das letras dos livros sacros de todas as religiões genuinamente inspiradas.


4. O número da Besta é que deve ser calculado... assim o mistério deve ser feito ao inverso.


Geralmente são as letras que são guematricamente transmutadas em número e dai afere-se os significados.


Aqui é o contrário; a princípio o apóstolo parece que vai pelo mesmo caminho, parece que ele vai dar uma palavra, uma frase e requerer do estudioso, do buscador que calcule seu significado mas como veremos mais à frente ele toma um outro caminho.


5. Besta...


Porque besta?


Vimos no texto apocalíptico que tal entidade é descrita com letras que definem um verdadeiro monstro com feições que mesclam diversas facetas de animais mamíferos(pantera, urso, leão).


Obviamente que entendemos tal descrição de forma simbólica e metafórica.


Nenhum estudioso sério da Bíblia, ainda aqueles que imaginam que realmente uma entidade diabólica LITERALMENTE encarnará na Terra para exercer este ofício sinistro se manifestará CORPORALMENTE com as feições com que a Besta é descrita aqui.


Todos interpretam estas descrições como revelações sobre o interior desta entidade, sua alma, sua personalidade não seu físico.


Por outro lado nem sempre os estudiosos concordam que estamos falando de uma entidade física, pessoal ou humana, mas  muitas vezes de uma entidade corporativa, coletiva ou até de uma organização.


Besta assim para o texto é uma entidade paradoxalmente pré-humana ,humana e pós humana ao mesmo tempo.


Pré-humana porque é mais focada no instinto que no racional ,humana porque se manifesta no contexto da humanidade, como se fosse humano e pós humana porque tem a ver com o humano como uma criação ou resultado das criações e escolhas humanas.


O cérebro réptil é talvez a primeira manifestação pré-humana que as entidades evoluídas manifestaram no mundo animal.


Se esta besta tem todo o poder e atua no nome do Dragão(que é um réptil) entendemos então que a Besta aqui tem esta mentalidade, este cérebro réptil, sibilino que esta na origem evolucional de todos os seres animais e de certa forma esta oculto em cada ser humano e mamífero do mundo.


Dai que apesar de ser descrita com colorações de mamífero seu cérebro é reptiliano como seu senhor... o Dragão!


É o cérebro frio e predador dos grandes répteis!


A Besta assim é o humano sem sua racionalidade temperada pelos sentimentos atuando meramente segundo seus instintos mais básicos mas com um altíssimo grau de inteligência fria que constrói uma sociedade ídem dai que é pré humana,humana e pós humana ao mesmo tempo.






POIS É UM NÚMERO DE HOMEM: SEU NÚMERO É 666!


Número de homem?


Mas não falavamos de uma besta?


Será que veladamente o apóstolo corrobora a teoria da evolução de Darwin milhares de anos antes deste ter proposto a tal?


Vejamos...


1. É um número de homem...


Como disse antes a dubiedade desta entidade esta em ser humana e inumana ao mesmo tempo forjando dai uma sociedade a sua imagem e semelhança ou pós humana.


Entretanto tem uma  outra forma de vermos a coisa...


Será que no fundo o autor define o homem como um animal como outro qualquer apenas que racional?


Será que para ele não haveria dubiedade nenhuma ou seja; diferenciação entre besta e homem?


Será que para João seriamos no fundo bestas humanas?


Geralmente entendemos que a Bíblia tem o homem em alta conta e apesar de dizer que o corpo do homem veio dos mesmos elementos que forjou os demais seres(o humus da terra) todavia o define como um ser criado a IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS em sua essência.


O Homem assim não seria meramente o carnal ou corporal mas o ENTE que mora neste corpo que seria qual um templo para o Espírito de Deus  que o anima ou a seu sopro sagrado...sua centelha manifesta na Terra.


Assim sendo se olharmos pela estrutura geral da Bíblia fica difícil imaginarmos que o Apocalipse destoaria dos demais livros e definira o homem como mero animal somente.


Desta forma me parece que a Besta mais que um homem simboliza um grupo ou uma ORGANIZAÇÃO(obviamente que isto não implica que sobre a mesma não exista um líder) que atua em meio a humanidade... formada por homens mas com uma mentalidade fria e calculista de um predador inumano.


É uma besta porque não é em si individualizada mas funciona pelo grupo e para o grupo, a matilha.


Não o funcionar fraterno e colaborativo mas a coisa mais próxima que encontramos e que poderiamos exemplificar é a visão Orwelliana em 1984 ou de Brazil o filme.


Ou ainda de Matrix a célebre trilogia.


2. Seu número é 666...


Já se falou e escreveu-se tanto sobre este número mistério que sinceramente fico até sem jeito de dar minhas opiniões sobre o mesmo mas...vamos lá...


Um dos filmes mais assustadores e eletrizantes que já assisti foi A PROFECIA de Richard Donner de 1976 estrelado por Gregory Peck, Lee Remick e David Warner com uma das trilhas sonoras mais tétricamente belas já vistas.


O filme obviamente segue a visão mais tradicional e literal de que o Anticristo nada mais é que o filho de Satan, um homem, mas gerado no ventre de uma cadela(e aqui não é tão tradicional assim já que a visão de Roman Polanski ou seja; uma mulher como mãe em Bebê de Rosemary com Mia Farrow-que de mãe inocente do filho do 'Cujo' em Bebê passou a governanta satânica deste na refilmagem recente de A Profecia-para o nascimento do filho do este sim... 'Cão' é mais digamos, 'normal'), um animal, dai ter em si as qualidades de uma besta.



Fonte: Google imagens


Neste filme a criança satânica tem o número nefasto gravado misteriosamente em seu couro cabeludo.


Mas será que as coisas serão tão simples assim?


Ou temos nesta entidade mistérios ainda maiores e mais complexos?


Uma das visões mais interessantes que já surgiram sobre o assunto é aquela que define a World Wide Web como um exemplo de entidade que pode ser usada pelo Anticristo ou o próprio em si.


Repare que as iniciais  WWW em hebraico são... 666(entretanto devemos salientar que o texto original do livro é o grego não o hebraico apesar do suposto autor João, sê-lo)


Seria a World Wide Web a famosa IMAGEM da Besta?


Ou a própria?


Ou tudo não passa de coincidência !?


Uma outra visão interessante que surge e já vi defendida em alguns livros é que a imagem da besta seria nada mais nada menos que a vida artificial?


A imagem da besta seria assim a máquina ciente que se tornará viva, consciente e será usada para controle de toda humanidade por parte do dito Anticristo.


A série de Filmes de Cinema e mais especificamente a série de TV TERMINATOR ia por este viés...um dos personagens da série de TV , um agente do FBI entendia os Terminators como a imagem da Besta.


3. Este número já foi associado a NERO E AO IMPÉRIO ROMANO,AO PAPADO E AO CATOLICISMO, A MARTINHO LUTERO E AO PROTESTANTISMO(aqui temos aquela famosa briga de dois lados de uma mesma religião tentar demonizar o lado rival),A NAPOLEÃO,A BLAVATSKY E AO RESSURGIRMENTO DO OCULTISMO NO SÉCULO XIX,A CROWLEY, A HITLER E AO NAZISMO, A MARX E AO COMUNISMO e por ai afora...


Até hoje todas estas conjecturas deram em nada...será que as demais como a da WWW e dos Terminators também seguirão o mesmo caminho?


Qual sua opinião sobre este número?


A questão hoje em dia vai muito por este caminho...


Qual é sua opinião...


Na verdade sendo mais específico NUNCA houve um consenso sobre o que seria e cada vez mais isto se torna evidente quando crescem e proliferam mundo afora as teorias e especulações.


Vejamos alguns exemplo...





Número da Besta, Marca da Besta, 666, seiscentos e sessenta e seis ou ainda meia-meia-meia, é, de acordo com a tradição cristã, um número correspondente ao sinal da Besta.
Os manuscritos gregos (na realidade cópias de um protótipo que, ainda que outros discutem a originalidade, foi escrito em Hebraico) não escrevem a frase literalmente como seis-seis-seis (três palavras gregas para seis em uma série — εξ εξ εξ) mas como χξϛ´ (ele é 666 em forma numérica grega) ou algumas vezes seiscentos e sessenta e seis (grego: ἑξακόσιοι ἑξήκοντα ἕξ)
O texto grego de Codex Alexandrinus do Novo testamento recita:

Ὧδε ἡ σοφία ἐστίν• ὁ ἔχων νοῦν ψηφισάτω τὸν ἀριθμὸν τοῦ θηρίου, ἀριθμὸς γὰρ ἀνθρώπου ἐστίν• καὶ ὁ ἀριθμὸς αὐτοῦ ἑξακόσιοι ἑξήκοντα ἕξι. .
Hōde hē sophia estin; ho echōn noun psēphisatō ton arithmon tou thēriou, arithmos gar anthrōpou estin; kai ho arithmos autou hexakosioi hexēkonta hex.
Na Vulgata, ou Bíblia latina

Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiae. Numerus enfim hominis est, et numerus eius est sescenti sexaginta sex.



Fonte:Wikipédia




Estes sites não vou postar mas coloco o endereço já que a estética do meu texto iria ser comprometida...mas são bem interessantes com muitos dados(http://www.bhservico.com.br/666.htm),(http://paxprofundis.org/livros/666/666.html)
(http://www.tempodofim.com/marca_tecnologia.htm)
(http://www.mortesubita.org/satanismo/textos-satanicos/666-2013-sagrado-secreto-e-sinistro)
(http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.vangelislyrics.com/aphrodites-child-666-the-story.htm&ei=C2qDTv2dF4O6tgfY-ZXmAQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=5&ved=0CE8Q7gEwBDg8&prev=/search%3Fq%3D666%26start%3D60%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1T4GGLL_pt-BRBR380BR380%26biw%3D1024%26bih%3D517%26prmd%3Dimvns)



Fonte: Google imagens.




Obviamente nem todos os estudiosos ou todas as pessoas vêem este número como algo nefasto.


Maurice Coterell em suas obras por exemplo o vê como um número de iniciados salvadores do mundo, Crowley que se auto denominou Besta 666 via este como um número totalmente despido do pseudo satanismo cristão e o enxergava mais como um simbolo de resistência, de rebeldia a uma ortodoxia limitante e castradora...obviamente pela FAMA  que 'desfrutava' o mago não era um dos mais indicados pela grande maioria  dos estudiosos para defender o número mas...


Atualmente temos um antigo pastor pentecostal, auto denominado apóstolo e agora se dizendo a própria encarnação do Cristo... um porto riquenho, fundador de uma das inúmeras seitas que pululam na atualidade e que auto deifica seu líder.


O referido' Cristo' incentiva seus fiéis a tatuarem no corpo o referido numero 666 que ele alega ser um número santo e não um número diabólico.


Fora isto também existe um grupo que entende que este número de João não corresponde ao número original do Apocalipse.
Que em alguns manuscritos este número seria outro ou seja; toda a mítica da combinação 666 seria falha.


Seja como for o numero pela ESTRUTURA interpretativa do texto de Apocalipse como um todo não nos autoriza a vermos o mesmo como um número benéfico.


O número faz parte da mitologia do livro e não algo à parte e sendo assim não pode ter sua interpretação apenas ao sabor de nossa vontade.


E na mitologia do livro ele faz parte de um contexto supostamente diabólico, maligno.


Basta ler todas as vezes que se cita a tal Besta e sua forma de atuar no mundo para vermos que o escritor em nenhum momento entende a mesma como algo benéfico.


Podemos duvidar como alguns duvidam que o Cristianismo e sua teologia seja algo benéfico ao mundo e que seria a dita Besta e seu sistema o bem para o mundo como muitos o fizeram!


Mas se assim o fizermos estaremos fazendo por nossa própria conta e risco interpretativo e não pautados na visão temática do referido número no Livro e  do personagem em questão, nem muito menos com a intenção do autor do texto.


Seja como for, segue o Apocalipse e este número sendo um dos maiores mistérios da mitologia espiritual da História humana.


Portanto...


'AQUI HÁ SABEDORIA,AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NÚMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM. SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS...' Ap. 13.18.


Afinal como diz um dos famosos comerciais que circulam na TV  brasileira...NÃO SÃO AS RESPOSTAS QUE MOVEM O MUNDO....MAS AS PERGUNTAS!!!


E esta charada milenar de João demonstra isto claramente!






TRILHA SONORA DE DAMIEN...A PROFECIA  de Jerry Goldsmith do filme de Richard Donner de 1976 uma das melhores trilhas sonoras do cinema e a mais arrepiante !


Sugiro a quem não assistiu ainda este filme(será  que tem?) que não veja o vídeo pois este 'entrega' o filme todo!


Fonte:Youtube






Abraços 


Pax e Lux




VALTER TALIESIN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...