quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mistérios de ALDEBARAN


Aldebaran




Fonte : Google imagens



Alpha Tauri (α Tau) conhecida como Aldebarã ou Aldebaran é a estrela mais brilhante da constelação Taurus. É também designada pelos nomes de Cor Tauri; Parilicium ou ainda, pelos códigos HR 1457 e HD 29139. Na Grécia antiga era conhecida como "tocha" ou "facho".
A Constelação de Taurus, por Johannes Hevelius – Aldebarã aparece junto ao olho esquerdo do touro

Se imaginarmos a imagem sugerida para a constelação, a estrela ocupará sensivelmente a posição do olho esquerdo do Touro mítico. O seu nome provém da palavra árabe الدبران al-dabarān que significa "aquela que segue" – referência à forma como a estrela parece seguir o aglomerado estelar das Plêiades durante o seu movimento aparente ao longo do céu nocturno. Quase parece que Aldebarã pertence ao mais disperso dos enxames estelares (as Híades) que constitui, também, o aglomerado mais próximo da Terra. Contudo, a maior parte dos autores crê que, na verdade, está apenas localizada na mesma direcção da linha de visão entre a Terra e as Híades – sendo, portanto, uma estrela independente.
Aldebarã é uma das estrelas mais facilmente identificáveis no céu nocturno, tanto devido ao seu brilho como à sua localização em relação a uma das figuras estelares mais conhecidas do céu. Identificamo-la rapidamente se seguirmos a direcção das três estrelas centrais da constelação de Orion (designadas popularmente por “três Marias” ou “Três reis Magos”), da esquerda para a direita (no hemisfério norte) ou da direita para a esquerda, no hemisfério sul – Aldebarã é a primeira das estrelas mais brilhantes que encontramos no seguimento dessa linha. Pode ser vista em Portugal (zona média do hemisfério norte) de Outubro a Março.

Comparação do tamanho relativo de Aldebaran e do Sol
Aldebarã é uma estrela de tipo espectral K5 III (é uma gigante vermelha), o que significa que tem cor alaranjada; tem grandes dimensões, e saiu da sequência principal do Diagrama de Hertzsprung-Russell depois de ter gasto todo o hidrogénio que constituía o seu “combustível”. Tem uma companheira menor (uma estrela mais pálida, tipo M2 anã que orbita a várias centenas de UA). Actualmente, a sua energia provém apenas da fusão de hélio, da qual resultam cinzas de Carbono e Oxigénio. O corpo principal desta estrela expandiu-se para um diâmetro de aproximadamente 5,3 × 107 km, ou seja, cerca de 38 vezes maior que o Sol (outras fontes referem que é 50 vezes maior). As medições efectuadas pelo satélite Hipparcos localizam a estrela a 65,1 anos-luz da Terra, e permitem saber que a sua luminosidade é 150 vezes superior à do Sol, o que a torna a décima terceira estrela mais brilhante do céu (0,9 de magnitude). É ligeiramente variável, do tipo variável pulsante, apresentando uma variação de cerca de 0.2 de magnitude. Outras fontes [1] referem que se situa a 72 anos-luz da Terra e que é 360 vezes mais luminosa que o Sol (outras, ainda, referem apenas 100 vezes mais luminosa). Em 1997, uma equipa de astrónomos (incluindo Artie P. Hatzes e William D. Cochran) anunciou a descoberta de um corpo satélite que pode ser um grande planeta ou uma anã castanha que terá, no mínimo, 11 vezes a massa de Júpiter e que orbitaria a uma distância de 1.35 UA. A descoberta não foi, contudo, ainda confirmada por outros astrónomos, sendo referidas outras explicações para os dados apresentados.

[editar] Significados místicos e astrológicos

Em termos astrológicos, Aldebarã é considerada uma estrela propícia, portadora de honra e riqueza. Segundo Ptolomeu, é da natureza de Marte. O astrólogo e alquimista Cornelius Agrippa escreveu que "o talismã feito sob Aldebarã com a imagem de um homem voando, confere honra e riqueza.
É uma das quatro “estrelas reais” (a guardiã do leste), assim designadas pelos Persas, cerca de 3000 a.C.. Também como guardiã do leste corresponde, na tradição, ao arcanjo Miguel ("o que é como Deus"), o Comandante dos Exércitos Celestes. Indicou o equinócio de outono no hemisfério norte em uma fase inicial da história a que se referem escrituras védicas.
Para os cabalistas é associada à letra inicial do alfabeto hebraico, Aleph, e portanto à primeira carta do Tarô, O Mago. Segundo a mitologia própria da Stregheria, ou bruxaria tradicional italiana, Aldebarã é um anjo caído que, durante o equinócio da Primavera, marca a posição de Guardião da porta oriental do céu.


Fonte:Wikipédia...




Estava pensando hoje no que ia colocar no Blog depois de de 10 dias de jejum  e me veio a mente o nome.....ALDEBARAN...


O mais interessante é que apesar de ser uma das estrelas mais famosas e principais, da astronomia/astrologia
até hoje pouca coisa tinha eu conhecimento a respeito da mesma. O nome contudo é poderoso e evoca coisas interessantes dentro de nós.


Se há uma coisa que os ETS não podem nos culpar é de não termos criatividades para nomes pomposos, belos e evocativos.


Sem a fama contudo de suas irmãs de celebridade Sírius, Plêiades,Régulus e Órion(e nela as 3 Marias ou os 3 reis  magos), Aldebaran entretanto desponta como extremamente significativa na mitologia ancestral.




1. A primeira coisa interessante que encontrei nas minhas pesquisas é que Aldebaran é a principal
estrela de uma das principais constelações celestes ...a do Touro.


No contexto terrestre a Era do Touro mais recente foi uma das mais importantes em  termos de desenvolvimento tecnológico, social e espiritual da humanidade.


Naquela Era culturas como as de Stonehenge,Suméria,E-
gito, Índia e Pérsia, dominaram o cenário mundial.


Ela também marcou a ultima grande Era da Deusa cujo poder na Era(Áries) seguinte 
declinaria.


Touro também nos remete ao minotauro de Minos e Aldebaran poderia muito bem ser associada a Ariadne o fio condutor a estrela sagrada, a luz  cuja ajuda indispensável foi vital para Teseu vencer o monstro do labirinto.






2. Como vimos no texto acima postado, Aldebaran em árabe significa...AQUELA QUE SEGUE(e foi assim que Ariadne agiu concernente a Teseu)....e isto porque tal estrela parecia perdida em meio a um enxame de estrelas(Ariadne na corte de Minos)...apesar de estudos recentes apresentá-la como independente.


É interessante isto porque podemos fazer uma analogia entre Aldebaran é nós.


Apesar de aparentemente muitos de nós seguirmos grupos, sociedades, igrejas etc...entretanto quem aqui entra(neste Blog) , quem busca aqui compartilhar e partilhar conhecimento sabe que sua verdadeira essência é livre e totalmente independente de laços que não signifiquem...sintonia....amor e fraternidade...


Assim como Aldebaram parece ovelha...parecemos também seres submissos e inofensivos para os predadores deste mundo .


Mas é exatamente ai que mora o perigo para eles...
Como Aldebaran somos verdadeiros GIGANTES!


Em cada um de nós mora um poder , uma força que quando desperta produz fagulhas sagradas que culminam nas revoluções espirituais que abalam a sociedade humana e curam-na das doenças infecciosas da alma.


Aliás....foi exatamente o que sucedeu com Ariadne. Ela vivia aparentemente submissa na corte paterna e quando viu Teseu se tornou uma seguidora dele, de seu amor, de suas promessas, ajudou-o em tudo para depois se ver desamparada por este.


E o que fez?
Mostrou toda a liberdade de Sêr e Existir que tinha em essência e quando Teseu acordou tinha perdido-a para o Deus Dioniso e este foi seu carma(de Teseu) até o fim da vida.


Portanto Aldebaran nos sinaliza esta liberdade , esta independência interior que podemos e devemos ter mesmo em meio ao rebanho que tentam nos colocar quer em Igrejas, sociedades,trabalho,família etc...






3.Como olho esquerdo do Touro Celeste Aldebaran nos fala do poder da justiça e do rigor da Lei sagrada.
A esquerda na conjuntura divina do mundo não é O MAL como muitos pensam mas a Justiça Divina operante CONTRA o mal.


É o Carma retributivo,é o Dharma violado que exigem a restituição para que o equilíbrio Divino continue mundo afora.






4.Se encontramos significados ocultos e esotéricos no nosso Sol imagine uma estrela que possa ser até 50 vezes maior que ele e a décima terceira mais brilhante do nosso horizonte!


O regente celeste de Aldebaran deve com certeza ser um dos mais poderosos de nossa Galáxia!


Aldebaran como vista acima parece uma imensa bola laranja(ou vermelha) prestes a engolir nosso sol!






5.Segundo a tradição antiga Aldebaran confere honra e riqueza as pessoas que a tem como propícia.


É considerada uma das 4 estrelas reais dos persas.


Quanto a isto é interessante sua associação com os 3 reis magos ou as 3 Marias da constelação de Órion.
Ambas as trindades presentes na mitologia do Cristo a primeira em seu nascimento(Melquior,
Gaspar e Baltasar) e a segunda em sua morte(Mãe Maria ,Maria Madalena e
Maria de Cléofas).


Aldebaran aparece tanto no cone norte quanto no cone sul vista de maneira privilegiada com estas 3 estrelas.


Dai a associá-la com o contexto messiânico é um passo.


Talvez metaforicamente ela seja a estrela de Belém que os 3 magos seguiam rumo ao encontro do Messias aquele que seria detentor de toda a honra e riqueza do mundo pois seria o senhor dele.




6. A analogia com Ares o grande deus da Guerra grego evoca muito mais que violência e mortandade o próprio contexto carmático negativo retributivo de esquerda(a coluna do rigor da Cabala)de Aldebaran ele  enfoca também e principalmeente a força e o poder como elementos vitais de primeiro raio para que o reino divino seja implantado no Universo.


Sem o poder da sagrada entrega à missão, da energia dispendida em pról da Luz...da VONTADE DIVINA operante em cada um de nós...NÃO EXISTE VITÓRIA!


Ares aqui surge como o grande senhor da guerra espiritual e o executor do carma coletivo humano/negativos.


Assim Aldebaran exerce seu domínio simbólico desta forma também no mundo celeste.






7.Outra coisa interessante é a associação de Aldebaran
com o Arcanjo Miguel, como estrela guardiã do leste.


Miguel é tido como o anjo protetor de Israel, o principal do arcanjos e aquele que em seu nome trás o significado mistério...AQUELE QUE É COMO DEUS OU QUEM É COMO DEUS?


A própria tradução do nome já é motivo de debates. Se em um significado Miguel seria o rosto de Deus para nós no outro seu nome é uma pergunta desafiadora...QUEM É COMO O ALTÍSSIMO?


Algumas tradições cristãs hoje tidas como hereges tinham Miguel como a persona celeste do Cristo que futuramente encarnaria.


Já a ortodoxia prefere ve-lo como comandante dos exércitos celestes tão somente.


Na 'heresia' Miguel é o Filho da Luz a antítese de seu irmão Lúcifer o Filho das Trevas quando este perdeu seu trono celestial.


Os essênios viam em Miguel uma figura essencial no confronto final entre os filhos da luz e das trevas no Tempo do fim.


Assim Aldebaran surge como a Estrela do Arcanjo Miguel e dai seu significado sagrado se reacende para mais analogias e simbologias...


Ter  Aldebaran propícia surge como um dos fatores mais interessantes daqueles que creditam a astrologia um significado mais que meramente o recreativo.






8.Outra coisa que surge importante é o fato de que em algum tempo do remoto passado ela indicou o equinócio de outono no cone norte segundo os texto védicos.


Sabemos que equinócios e solstícios eram as datas mais importantes dos calendários antigos e com certeza as estrelas associadas a eles deviam gozar de enorme prestígio ante aquelas sociedades.






9.Contudo o fato de ser associada pelos cabalistas a letra ALEPH do hebraico é a coisa mais interessante e importante que poderiam escrever sobre Aldebaran.


O ALEPH é a letra que identifica Deus como Uno,o ALEPH é o poder mistico e oculto por trás dos nomes divinos E(A)L,E(A)LYOM,
E(A)LOHYM   e SH'A'DD'A'Y.


Ele preenche os sons vogais invisíveis do TETRAGRAMMATON
YHVH soando YAHVEH.


Assim ao ser associada ao ALEPH Aldebaran é associada ao próprio Deus!






10.Mas como tudo neste mundo bipolar...Aldebaran também tem sua contraparte trevosa.
E segundo um ramo da bruxaria ela estaria associada ao Anjo caído neste contexto.


Não sabemos entretanto o que significa realmente o termo...caído para estas religiões....talvez passe bem longe do diabo nefasto dos cristãos e seja mais uma figura trágica que malévola.


Entretanto para se beber de todo o simbolismo da mitologia do passado não podemos esquecer que Bem e Mal fazem uma parelha algumas vezes indistinguível e necessária para que as coisas sejam entendidas e captadas no seu pleno sentido.


Assim Aldebaran a estrela do olho esquerdo do Touro Divino sem o necessário tempero da  misericórdia e da graça das outras coluna da vida e somente calcada no rigor se torna mais que um agente cármico um agente do Mal pois justiça sem misericórdia conduz a isto.


EQUILÍBRIO....


Há que ser a palavra chave em todo este processo sagrado chamado ...VIDA.






11.Aldebaran por fim pode ser vista como a Tocha sagrada, o fogo sagrado de Deus visto na sarça ardente,  na coluna de fogo,na glória do santuário, no fogo de Prometeu entregue aos homens,no fogo do Espírito ,no olho divino que queima na fronte do devoto...o olho de Shiva,o olho de Hórus galáctico e não só solar,o facho de luz que ilumina a mais densa escuridão moral e espiritual humanas.


Analogicamente ela é a luz e o fogo divinos que operam a purificação da humanidade e iluminam o caminho iniciático.








Bem assim pudemos ver que numa estrela do céu existem mitologicamente mais fatos interessantes que nossa vã imaginação poderia supor.


Pudemos ver o quanto os antigos entendiam de metáforas, simbolismos,analogias e da beleza e sinfonias que regem toda a criação divina.


Procure sua Aldebaran em seu mapa astral e se delicie com os significados ocultos e interessantes que você pode adquirir destes insights....claro, se isto for de seu interesse!






AGORA UM VÍDEO MARAVILHOSO NA VOZ SUAVE E SAGRADA DA MAGISTRAL DE ENYA... ALDEBARAN




Fonte Youtube




Tradução de Aldebaran



Aldebaran... Enya

Sono longo

Sono profundo

Olhe para baixo

Aldebaran,Aldebaran

Eu ando pelo Estrela Vermelha.venha andar comigo
entre as estrelas vermelhas

O fim,fim da jornada

Estrela,estrela vermelha

A grande estrela gigante, Alderan
Encontrada na constelação de Touro
É o olho do touro
(Do árabe,Al Dabaran,
significa "o seguidor" como ele "segue" as Pleiades)


Traduzido por Rafaela Sabatelau


Agora vejam a beleza da canção na lingua céltica e ânglica...composta por ENYA.

Aldebaran Enya
Codladh Fada (Long Sleep)

Codladh Domhain (Deep Sleep)

Éirigh! Amharc síos Rise! (Look down)

Aldebaran. (Aldebaran.)

Siúl liom trí an réalta dearg. (Walk with me
Through the red stars)

Deireadh, deireadh an Turas (The end, end of the journey)

Réaltóg, réaltóg dearg. (Star, red star)

The Red giant Star, Aldebaran,
Found in the constellation of Taurus,
Is the Eye of the bull.
From the Arabic, Al Dabaran,
it means 'the follower' as it "follows" the Pleiades.
(From the liner notes on the re-release of _The Celts

Fonte:http://www.vagalume.com.br/enya/aldebaran-traducao.html



Abraços....


Pax e Lux....



VALTER TALIESIN









2 comentários:

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...