sábado, 1 de setembro de 2012

INVERNO DA ALMA E CRÔNICAS DE GELO E FOGO...metáforas nuas e cruas do mundo moderno

"NADA É MAIS DOLOROSO QUE A DOR DA SOLIDÃO ENTRE IGUAIS...VOCÊ SE SENTINDO UM PÁRIA ENTRE AQUELES QUE SERIAM OS SEUS...É DESOLADOR."

Valter Taliesin


INVERNO DA ALMA...FILMAÇO ESTRELADO POR JENNIFER LAWRENCE EM INTERPRETAÇÃO DIGNA DE OSCAR E TODOS OS PRÊMIOS DO CINEMA(FOI INDICADA PERDENDO PARA NATALIE PORTMAN SOBERBA TAMBÉM EM CISNE NEGRO) E COADJUVADA EXCELENTEMENTE POR JOHN HAWKES E GRANDE ELENCO...UM GRANDE TRABALHO DA DIRETORA DEBRA GRANIK...


FONTE YOUTUBE

Fazia realmente MUITO tempo que um filme não mexia comigo como este.

Uma produção simples mas com uma crueza e uma verdade impressionantes em termos de roteiro, interpretações e narrativa.

Aos 17 anos Ree Dolly parte em busca do pai desaparecido que para pagar a fiança de sua prisão por fabricar drogas deixou as terras da família e sua casa como garantia de que iria ao julgamento.

Ele não aparece e ai a jovem Ree parte numa longa busca que se revela a cada instante extremamente perigosa mesmo que a mesma se concentre apenas entre pessoas consanguineas, de sua própria família.

Pouco a pouco ela se vê enredada em uma trama onde o SEGREDO é a alma do negócio e violar esta lei traz consequências tremendas. 

Na medida em que pouco a pouco ela vai destrinchando o vê-lo de lã mais e mais percebe que sua vida pode estar por um fio. Mas ela simplesmente não desiste e nisto e a princípio relutantemente, é ajudada pelo tio drogado e também traficante.

Como disse antes, um filme nu e crú, seco, cirúrgico e que toca em uma das feridas mais fétidas da atualidade a luta pela sobrevivência entre os mais pobres no país mais poderoso do planeta.

Outra vantagem a meu ver do filme....ele não tece julgamentos sobre ninguém e nem tão pouco os personagens de Ree e do tio o fazem...eles só querem resolver o mais rapidamente possível o problema e se possível for saírem vivos de tudo aquilo.

Cuidando da mãe doente e de dois irmãos menores Ree sonha um dia entrar para as forças armadas mas seu sonho bate com a dura realidade de sua vida.

A interpretação de Lawrence(que depois estrelaria o ultimo filme da saga X Men como a futura mística e uma das coqueluches do momento... Jogos vorazes dois enormes sucessos de bilheteria) é a alma deste filme enquanto a interpretação de Hawkes é o ego.

Lawrence e sua busca representa o que há de MELHOR numa sociedade onde o pior se tornou sinônimo de sobrevivência já Hawkes representa a própria imagem daquela sociedade desiludida e corrompida mas ainda assim com códigos de ética que demonstram que mesmo em meio ao mais cruel dos cenários os humanos podem ter nem que seja um pouquinho de honra.

O que me chamou mais a atenção para Inverno da alma é sua TREMENDA atualidade não só lá no cinturão bíblico empobrecido dos EUA mas aqui, nas favelas do Brasil, nos grotões da Bolívia, da Colômbia, nos guetos da Russia e nas nações convulsionadas do Oriente médio e Africa, fora certas regiões hoje da própria Europa.

O que mais temos neste mundo são Rees...são mulheres como ela, muitas se tornando mulheres bomba por uma causa, aviãozinho do tráfico, garotas de programa de luxo que enfrentam a vida para ter como viver e principalmente  garotas que nunca desistem, que vão atrás do que querem, do que acham justo doa a quem doer ....até em si mesmas.

E não só mulheres mas homens também...Tim Lopes que o diga!

O inverno da alma e tão ou mais excruciante que a noite dela pois petrifica as esperanças de tal forma que a pessoa não consegue romper com aquilo que lhe afasta da vida mais plena e produtiva.

Ree é o exemplo BOM de muitas outras Rees que tem por ai e com certeza muitas podem ter tido um destino bem diverso de seu personagem.

Como resistir ao inverno da alma sem a proteção de um coração caloroso?

Ree descobre em si mesma, em seu coração caloroso, repleto de amor pela família, pelo pai e com o tempo até pelo tio a energia necessária , o fogo necessário que aquece sua alma congelada pelas intempéries da vida . E pouco a pouco vai descobrindo uma certa humanidade até onde parecia não haver mais nenhuma!

Assim aprendemos ao ver este filme que mais que uma crise econômica o que vivemos é uma crise existencial e mais que uma crise existencial o que vivemos de fato é uma crise espiritual.

O ser humano parece ter perdido o seu referencial de tal forma que não consegue outra coisa que não permanecer num círculo vicioso de esperança, dor, luta e percas e estas cada vez mais sofridas, doidas.

O inverno da alma é aquele momento onde o humano se torna um antropófago e passa a comer e até degustar seu semelhante e nem sempre apenas metaforicamente!

Somente o milagre da esperança aliada ao fogo do amor no coração ainda que as vezes distorcido por um ou outro fator da vida para trazer-nos alguma esperança real de salvação global.

Não é questão de pessimismo; longe disto, mas uma constatação do que vemos no nosso dia a dia...

Nossa esperança contudo como venho dizendo aqui no decorrer destes dias é no despertar e no atuar dos guerreiros e guerreiras da luz, nestes homens e mulheres sagrados que podem e VÃO ajudar a humanidade neste momento de frio abissal...

E  por falar em frio abissal....

Uma dos ganchos mais poderosos da obra de George R. R. Martin ...Guerra dos tronos ou AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO é de um inverno terrível e frio que virá do longínquo norte sobre os setes reinos de Westeros e que traz consigo terríveis seres espectrais e outros cujos nomes são apenas sussurrados em lendas ancestrais.

Todavia no sul um deus da luz e os últimos dragões de fogo da terra se preparam para o embate que definirá quem herdará o trono de ferro forrado de espadas de guerra...

Assim o embate entre o frio congelante do inverno tenebroso e o fogo abrasador do deus da luz da dama de vermelho e de Stannis Baratheon e dos dragões de fogo  da ultima descendente dos antigos reis dragões os Targaryen... Daenerys são assinalados por um cometa vermelho sangue que risca os céus anunciando o embate próximo que definirá se a luz do deus da luz ou o fogo dos grandes dragões  conseguirão vencer o terrível inverno que traz os seres da noite espectrais sobre toda a terra.

Entre os dragões de fogo e o deus da luz e o inverno que chega estão os Lannister clã dominante e mais próximo da vilania e os nobres mas malfadados Starks os senhores e protetores do norte e principais incentivadores da patrulha da noite que defende a enorme muralha de gelo que separa o reino Stark das trevas invernais do norte extremo, das tribos bárbaras e dos homens do mar do norte.

Nas figuras de Daenerys , Sansa e principalmente Arya podemos ver muito da figura de Ree.

 Enquanto que em Petir mindinho,Sandor Clegane,e até nos Lannister... Tyrion e Jaime principalmente Tyrion, coisas  que lembram muito o personagem do tio de Ree.



FONTE GOOGLE IMAGENS

Estes livros geraram uma maxi série de sucesso na tv HBO




Fonte Google imagens

Estes dois trabalhos totalmente diferenciados e particulares apontam para um único ponto.....

QUANDO O INVERNO DA ALMA DOMINA OS CORAÇÕES HUMANOS SOMENTE O FOGO DO AMOR PODERÁ SALVAR UMA ALMA DE RENDER-SE AS TREVAS DE VEZ!!!

As duas obras são pródigas em mostrar supostos heróis em atitudes não muito louváveis e supostos vilões em atitudes de grande largueza de espírito.

Como se o principal não fosse como diz CRISTO o JULGAR ninguém mas simplesmente FAZER o melhor possível dentro das condições que se apresentam para que de alguma forma a vida e a dignidade da mesma saiam de alguma forma....vencedoras por pior que seja a situação que se apresente....

Vídeo...

Guerra dos tronos trailler


Fonte Youtube

Personagens de Inverno da alma










          Personagens de Crônicas de Gelo e Fogo










Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...