quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CARISMA...o dom da comunicação e encantamento...

CARISMA





Segundo a definição clássica carisma é....


Carisma (do grego khárisma,atosgraça; favor, benefício, através do latim charísma,àtis, dom da natureza, graça divina) tem dois sentidos:


Em sentido teológico

Este termo é usado no CristianismoCatolicismo e igrejas evangélicas renovadas e para indicar um dos diversos dons espirituais ou graças especiais concedidos pelo Espírito Santo, àqueles desejosos de servir a Deus.
Os carismas também chamado Dons do Espírito Santo, segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja" (n. 160).
Estes geram diversas formas de atuação como instrumentos do próprio Deus (Espírito Santo) na Igreja para seus fiéis e para o mundo. Como exemplos, têm-se a vida religiosa contemplativa, apostólica, missionária e a vocação Sacerdotal (pastoral).
Nas igrejas cristãs carismáticas e neopentecostais dá-se ênfase a atuação específica de dons e revelações particulares dada à igreja ou a indivíduos mesmo por pessoas leigas. Crê-se no ministério e dons proféticos, dado por Deus com o propósito de entregar uma profecia, revelar algo sobre alguém, admoestar, edificar ou consolar um fiel ou toda uma igreja através de uma palavra de sabedoria ou de conhecimento.
No Catolicismo, o termo é especialmente aplicado aos sacramentos a ao Crisma; nas igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais, os dons carismáticos advém do Batismo no Espírito Santo e foram primeiramente difundidos pelas igrejas pentecostais, em 1906 nos Estados Unidos na Rua Azuza e depois usados pelo movimento de Renovação Carismática Católica, sendo um dos conceitos para exprimir sua origem e seus dons. Neste sentido, o carisma é um dos Sete dons do Espírito Santo (Is 11.2), recebidos através do Batismo.

[editar]Carácter Laico

A palavra é amplamente utilizada para definir a influência e fascinação por alguma pessoa.
O carisma está ligado a forma da pessoa de ser e de agir.
Na Psicologia analítica junguiana, o carisma é considerado como uma qualidade das chamadas personalidade maná.

Fonte Wikipédia...


Como pudemos ver Carisma tem tanto um significado teológico quanto laico sendo que basicamente o teológico tem a ver com a operação do Espírito Santo entre os cristãos.

Gostaria contudo de me ater mais ao sentido laico da palavra.

Uma pessoa carismática neste sentido é uma pessoa influente e fascinante.

É aquele tipo de pessoa que onde chega atrai para si os olhos de todos.

Obviamente que existem gradações de carisma, não é uma coisa homogênea ou similar em todos.

Entretanto para haver influência tem que haver sintonia.

Nem todo mundo é atraído por todo o tipo de carisma, assim além do poder do carismático há que existir a recepção do encantado ou seja; uma sintonia entre emissor e receptor para que o carisma funcione.

Desta forma se há um dom natural de carisma(se bem que muitos entendem que na realidade possa ser desenvolvido em qualquer pessoa) há por outro lado um dom natural também de recepção por parte de certas pessoas à certos tipos de carisma.

Se isto não existisse o mundo seria um caos total pois todos os carismáticos duelariam pelos receptores em igualdade de condições o que acabaria por exterminar completamente o ego destes tal o poder similar sobre os tais de cada carismático.

Mas não é assim...

O mesmo pregador ou ideólogo que influência A pode ser contestado por B ou menos assimilado por C que por sua vez pode ter predileção por outro e vice e versa...

Se não existissem carismas diversificados e receptores idem não existiriam tantas igrejas cristãs divergentes,tantas religiões,tantas filosofias, tantas ideologias, tantos partidos políticos, tantas bandas de rock, tantos astros e estrelas de cinema, teatro e TV, tantos cantores e cantoras etc...

A diversidade de fãs e seguidores definem que o grau de carisma daqueles que os encantam é diversificado e a recepção das pessoas também.

Outra coisa interessante é que apesar de termos pessoas receptoras para todo o tipo de mensagem não existe digamos, uma robotização nesta área. Uma pessoa pode durante uma fase da sua vida ser encantado por uma pessoa, ideologia, religião etc...e em outra por outra coisa bem diferente, ou seja; mesmo sob influências neste mundo a pessoa humana não perde a capacidade de opinar, de escolher, de querer mudar. 

NENHUMA INFLUÊNCIA POR MAIS 
PODEROSA QUE SEJA SOBRE UMA 
PESSOA OU GRUPO ATUA SOBRE OS 
TAIS SE ESTES EM ALGUM MOMENTO DE 
SUAS VIDAS NÃO DEREM PERMISSÃO 
PARA TANTO.

ESCRAVIDÃO DE SENTIDOS PODE ATÉ 
HAVER MAS DEPOIS QUE O RECEPTOR 
SE SUBMETE VOLUNTARIAMENTE, POR 
LIVRE ESCOLHA À INFLUÊNCIA NÃO 
ANTES.

Também é salutar dizermos que mesmo os influentes tem em si a capacidade de recepção e vice e versa ou seja(se aceitarmos que todos nós temos capacidade de sermos carismáticos por aprendizado e desenvolvimento e não que uns tenham um dom natural e outros não); é bem possível que um influente tenha sido em algum momento influenciado por outro mais poderoso ou pelo menos mais experiente.

Aristóteles foi discípulo de Platão que foi discípulo de Sócrates que também deve ter tido seu mestre entretanto apesar das influências que sofreram percebemos as nítidas diferenças nestes gigantes do saber humanos ao analisarmos cada escola nascidas de suas filosofias.

Nem toda pessoa com propensão religiosa se torna cristã, a capacidade de recepção espiritual destes, de encantamento pelo sagrado pode ser direcionada segundo suas simpatias interiores para qualquer religião da terra e a mesma como disse antes, pode vir a mudar em outra época de sua vida.

A Verdade portanto se houver algo do gênero de forma absoluta em alguma filosofia ou religião do mundo tem que ser descoberta pelos humanos num caudal variado de ideologias, filosofias e religiões espalhados pela esfera social humana e tendo cada uma delas pessoas carismáticas quer em suas origens ou em sua disseminação o que por si só a meu ver me faz crer se algo existir como 'Verdade absoluta' ela deva existir fracionada em diversas correntes segundo o grau de compreensão de cada um.

Mesmo os carismáticos como dissemos, em algum momento foram receptores e também receberam de algo, de alguém, de alguma fonte, humana ou extra humana o que disseminam no mundo. Mesmo que seja algo nascido dentro de si ou que imagine nascido dentro de si o carismático em algum momento recebeu de um ponto específico o que ele tem para manifestar no mundo.

Mesmo o dom natural do carisma(se entendêssemos carisma como algo que uns tem e outros não) precisa de desenvolvimento ou seja; de que a pessoa o utilize no dia a dia, em suas relações e dependendo das inclinações e sintonias do próprio carismático se direcionara para A ou B... para aqueles que lhe serão afins e não genericamente para todas as pessoas.

Tem um ditado que diz que 'toda unanimidade é burra' e aplicado ao assunto em questão podemos dizer que isto é um fato...Se Hitler influenciou com seu poder e seu carisma milhões de pessoas desde os anos 20 a ponto de fazer o que fez temos por outro lado um Churchill que se levantou contra ele e fez o oposto...



Assim entendo carisma como algo à parte do conceito bem ou mal...

Uma pessoa carismática no sentido laico nada tem a ver com ser bom ou veículo do bem...

Tem a ver com a capacidade natural ou desenvolvida de influenciar pessoas, de cativar, de encantar...



Estamos num mundo dual onde luz e trevas, bem e mal se digladiam pelas almas dos humanos e mesmo entendendo o mal como uma deturpação do bem e não como algo absoluto sabemos que ele significa coisas ruins, que prejudicam pessoas, que destrói a civilização ou seja; seus efeitos nocivos são bem reais etc...

E mesmo neste cenário de dualidade básica percebemos que os humanos se separam (ou se ajuntam dependendo do ângulo que se olha) por empatias, por sintonias, por assimilações a uma gama quase infinita de leituras das energias da vida tanto numa quanto noutra polaridade.

O carismático assim surge neste cenário como aquele que tem um dom natural de encantar pessoas, de influenciar, mas graças a Deus e ao livre arbítrio humano isto se dará sempre de acordo com a ACEITAÇÃO do possível influenciado ou não à sua mensagem.

Em suma; PODEMOS OUVIR, VER E DISCRIMINAR o que ouvimos e vermos segundo a Lei Maior da Vida que temos dentro de nós atuando no mundo.

Podemos ouvir um discurso ou vermos as ações de uma pessoa carismática e julgar diante da Lei do amor, das leis da vida se esta pessoa é boa ou má, se sua mensagem é boa ou nociva e dai escolhermos segui-la ou não se isto nos interessa.

Colocar-se por livre escolha nas mãos de gurus, de profetas, de líderes, de ideólogos é um caso muito sério.

E só devemos fazer isto se sentirmos no íntimo do ser ser isto salutar para nossas vidas e principalmente se percebermos que o mesmo VIVE O QUE PREGA...

Também devemos ter o escrutínio sempre desenvolvido para no primeiro instante que percebermos que uma pessoa destas nos traiu, ou traiu os seus ideais que a mesma não é mais digna de nossa confiança e a deixarmos com as consequências de seus atos.

Percebemos o grau de fanatismo a que chegam certas pessoas quando seus líderes ou seus 'deuses' se mostram com pés de barro ante a opinião pública com casos visíveis e claros de corrupção, de pilantragem etc e os mesmos continuam presos aos tais defendendo-os brigando com terra e céus pelos seus amados líderes.

E isto é generalizado...tanto na religião, quanto na política etc... se vê este tipo de coisa...

Assim o carisma como um dom natural é primariamente uma benção para quem tem, mas se vai ser uma benção ou não para as demais pessoas a quem vai influenciar vai depender principalmente dos valores e do caráter do carismático.

TUDO NO FIM SE RESUME EM LIVRE 
ARBÍTRIO E ESCOLHA...ESCOLHA DE 
QUEM TEM O DOM DO CARISMA EM 
UTILIZÁ-LO PARA BEM OU 
MAL...ESCOLHA DOS RECEPTORES EM 
SE SUBMETEREM OU NÃO A INFLUÊNCIA 
DE A OU B E PRINCIPALMENTE 
DISCERNIR SE TAIS INFLUÊNCIAS 
REALMENTE ESTÃO ALICERÇADAS NA 
LEI DA VIDA E DO AMOR UNIVERSAL...

Enfim, é isto...






OM TAT SAT

Abraços

Paz profunda

Valter Taliesin


Vídeos interessantes

Vídeo interessante com texto que analisa o carisma pelo entusiasmo com que uma pessoa se dedica a algo...

O segredo das pessoas carismáticas - acrósticos -

Fonte Youtube




Fonte de imagens...Google...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...