quarta-feira, 19 de março de 2014

OS TEMAS-CHAVE DA VIDA...


"AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI(SI) MESMO"
 JESUS CRISTO NO EVANGELHO 'CANÔNICO' DE MARCOS.

"AQUELE QUE BUSCA CONTINUE BUSCANDO ATÉ ENCONTRAR. QUANDO ENCONTRAR, ELE SE PERTURBARÁ. AO SE PERTURBAR FICARÁ MARAVILHADO E REINARÁ SOBRE O TODO."
JESUS CRISTO NO EVANGELHO 'APÓCRIFO' DE TOMÉ.


Quais são os temas chaves da vida?

Lendo e meditando hoje no Livro O evangelho segundo Jesus aramaico...Compreendendo Sua Mensagem Espiritual, de Neil Douglas-Klotz em sua página 19(segunda leitura depois de 10 anos) encontrei o seguinte:

3 Temas-chave da vida, 3 temas que movem a busca dos humanos em todos os tempos.

 Percebi então que poderia analisar cada um destes temas através de partes das duas afirmações de Cristo acima. 

Percebi que podemos mergulhar num estudo e meditação profundos do Cristo, sua mensagem e o efeito destes em nós e na sociedade humana ao analisarmos tais ditos em correlação profunda com os 3 temas da vida. 

Vejamos então...

I QUAL É MEU PROPÓSITO DE VIDA?

Este é o primeiro grande tema da existência humana.

O ser humano não nasce, como dizemos em tom pessimista ou melhor; fatalista, para morrer mas nascemos para, numa experiência de dualidade extrema de alguns anos temporais(um paradoxo temporal no seio da eternidade ilimitada) e digo mais; em um momento de franca ascensão das trevas na mesma, na parte mais nociva, ímpar e tremenda da Kali Yuga, aquilo que chamam de...FIM DOS TEMPOS... para manifestar Deus e se relacionar com Ele em um conceito mais profundo e sagrado do qual se tem notícia em todos os mundos e níveis evolutivos... através de suas vitórias e aprendizado com suas aparentes derrotas.

Assim aqui podemos ver o primeiro dos dois grandes mandamentos(que na realidade é um e só mandamento se formos mais sintéticos ainda) aqui inserido...

AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS...

Também podemos ver aqui o trecho final da afirmação crística em Tomé... 

AO FICAR PERTURBADO FICARÁ MARAVILHADO E REINARÁ SOBRE O TODO...

Porque estes dois trechos das afirmações citadas do Cristo?

Porque entendo que o grande propósito da vida, MANIFESTAR DEUS NA TRIDIMENSIONALIDADE só é possível se amarmos a Deus em nós e além de nós sobre todas as coisas e isto a meu ver é de uma perturbação extrema, mexe com todos os nossos neurônios, com todos os nossos chakras, com todo nosso DNA, com todo nosso sistema de corpos, com todas as nossas relações, como a forma com que encaramos a vida pois quando nos vemos diante desta grande verdade, de que o grande propósito humano é CONHECER E AMAR DEUS SOBRE TODAS AS COISAS e sentirmos o efeito disto em nossa vidas é uma verdadeira revolução dos sentidos. Uma tremenda 'perturbação', um grande mover das águas, uma fantástica abertura de horizontes e caminhos. Neste perturbar nada ficará em pé que não seja sagrado, divino, abençoado e abençoador. Nada será importante mais para nós do que A REALIZAÇÃO DE DEUS EM NÓS. Perceberemos que tudo gira em torno disto...e aqui esta o grande maravilhar, o grande e sagrado Momentum de luz onde nos percebemos mais vivos do que nunca.

E então vem a parte final que aparenta ser uma conclusão mas na verdade é o grande início. O início de uma eterna, ilimitada aventura em Deus, por Deus e para Deus...

REINAREMOS SOBRE O TODO...

DEUS É TUDO E TUDO É DEUS...

DEUS É O TODO E O TODO É DEUS...

Como conciliar isto com a unidade de manifestação divina? 

Com a transcendência do Ser?

Simples; entendo este Todo que é Deus e este Deus que é o Todo como a manifestação divina(emanação)e Presença divina(imanência) ...em outras palavras; o potencial criativo divino em todas as coisas e o espírito do EU SOU, DO SER, presente nas seres que despertaram este potencial se tornando conscientes de Deus em si.

Não estamos 'panteizando', não estamos entendo a criação em si, as coisas materiais como a divindade mas como MANIFESTAÇÕES DESTA, de sua Consciência e na qual Ela permanece quer em potência(emanação) quer em Presença(imanência).

O ser humano, ou os seres conscientes da criação são não só emanações do sagrado mas receptáculos deste em imanência pois tem em si a capacidade evolutiva de despertarem para esta grande verdade, AQUI, JÁ, AGORA SE QUISEREM E SE PERMITIREM A TANTO. São não só conceitualmente divinos mas o são concretamente enquanto templos do Deus Vivo e neles morante.

Reinar sobre o Todo portanto é tornar-se consciente do processo divino de manifestar a criação e de tornar-se UM com Deus através desta conscientização permitindo que progressivamente Ele nos leve a experiências cada vez mais maravilhosas e espetaculares do sagrado.

Ao amarmos a Deus sobre todas as coisas estamos vendo Deus presente nelas e admitindo que tudo veio Dele e assim estamos reinando sobre o Todo após a perturbação tremenda do despertar e o maravilhamento do comungar com o sagrado.

DEUS FINALMENTE SE TORNA UM EM TODOS E NO TODO SOMO UM EM DEUS.


II. COMO POSSO CONHECER A MIM MESMO?

Como se conhecer?

Como se perceber nesta vida?

Onde encontraremos resposta a este tema nas duas afirmações do Cristo?

Vejamos...

AMAR-SE A SI MESMO...

AQUELE QUE BUSCA CONTINUE BUSCANDO ATÉ ENCONTRAR...

SIM!

Somente no encontro nos encontramos!

Não adianta procurarmos em outro lugar que não no encontro. 

E o encontro começa em nós...

 DENTRO de cada um de nós!

Amar-se a si mesmo é ofensa para muita gente que se sente mais 'espiritualizada' que o próprio Espírito e acha que o amor por si é um tremendo ato de egoísmo. 

MAS NÃO É! 

Esta é uma compreensão distorcida de gente que gosta de procurar 'pelo em ovo' !

Porque na realidade o 'amar-se a si mesmo' é não se desprezar, não se menosprezar e digo mais; não se ver acima dos outros!

SIM!

Quem de fato se ama é a mais humilde das pessoas pois enxerga tudo pelo prisma do amor e da fraternidade. Vê a si e aos demais além de suas diferenças centrados e fundamentados no amor, e percebe que só consegue de fato amar as demais pessoas quem se ama.

Portanto a maior das metas dos amantes, dos conhecedores do segredo da mão dupla do amor...meu/seu = nosso é...
 BUSCAR ATÉ ENCONTRAR.

Só conhece a si mesmo quem se ama, só se ama quem não se nega a buscar até que encontre.

Aquele que desiste não se ama...aquele que dá  marcha ré e volta atrás não esta apto para o reino, não esta apto para reinar sobre o Todo...não esta apto para manifestar Deus e ser um com Ele.

Se existe alguma coisa próxima do conceito de 'Inferno' é isto...a não percepção de ser UM com Deus, a ausência do desejo de busca até que se encontre Deus e a si mesmo. A falta de vontade de mergulhar em si, nas suas contradições e NELAS E APESAR DELAS não sem elas descobrir em si a grande verdade da vida...ESTAMOS EM DEUS E DEUS ESTA EM NÓS!

Assim conhecemos a nós mesmos; quando nos amamos como amamos qualquer outra pessoa, quando permitimos que nosso amor por nós seja o amor por tudo e todos e o amor por tudo e todos seja o melhor no nosso próprio interesse.

AME-SE SEM MEDO E ESTEJA SEMPRE NA BUSCA ATÉ ENCONTRAR A GRANDE CHAVE PARA O GRANDE MISTÉRIO. 


III. QUAL É O MEU RELACIONAMENTO COM OS OUTROS?

Como nos relacionamos uns com os outros?

Será que isto nos define como conhecedores e vivenciadores do sagrado ou não?

Como estamos na forma como nos relacionamos com os outros?

AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI(SI) MESMO...

QUANDO SE ENCONTRAR ELE SE PERTURBARÁ...

O meu relacionamento com os outros encontra momentos de presentes tensões(a perturbação)...estas tensões criam interfaces e as mesmas acabam sendo os portais evolutivos das almas humanas...

Podíamos até colocar aqui o restante da frase também...AO SE PERTURBAR FICARÁ MARAVILHADO...

A perturbação portanto não é sinal de desamor a si ou aos outros mas o sinal de que seres que escolhem, ainda que das formas limitadas que temos percebido ao longo da História humana, acabam por criar conflitos entre si e é EXATAMENTE nestes momentos de perturbação, de conflitos que devemos perceber como um fio de ouro nos unindo a tudo e todos...O AMOR...

É neste momento que temos que perceber que Eu e Você somos um...IN LAK 'ECH...Que...EU SOU UM OUTRO VOCÊ...e mais; que Deus é tudo em todos!

Assim ao sermos perturbados, ao vir o conflito, ao sermos levados aos nosso limites, e ao percebermos os limites um do outro percebemos MARAVILHADOS o Ilimitado entrelaçando estes limites como Amor!

Amor abrangente...Amor como um único e só mandamento(os dois em um) da única Lei da Vida, da Única Vida verdadeira... DEUS...expresso como formas de vida, de SI mesmo(criador); quer em potencial(criação) quer em manifestação(criatura)!

Porque quando amamos a nós mesmos(SE ENCONTRAR) nos perturbamos pois nos descobrimos na necessidade vital de amarmos os nossos semelhantes, mas este semelhante apesar de o sentirmos uno em nós, dentro de nós, pode ainda estar preso quer a um ciclo evolutivo inconsciente ou semiconsciente(o meio ambiente os demais seres evolutivos) ou às ilusões deste mundo(seres cientes enquanto ego/personalidade mas inconsciente do divino em si)e dai conflitos(perturbações) acontecerão mas será aqui, se focarmos no divino em cada um de nós, que haverá o maravilhamento, haverá a descoberta desta unidade da vida, dos seres vivos como um só em Deus!

Amar ao próximo como a si mesmo deixa assim de ser encarado como um sacrifício! As perturbações ocorridas passam a ser vistas como canais de energia e de luz e o consequente disto é o maravilhamento da descoberta dos fios de ouro do amor tudo envolvendo e tudo revelando Deus como única e real vida universal...assim o Tudo e o Todo não são Deus mas revelam a verdade de que SEM DEUS NÃO HAVERIA TUDO NEM TODO...POIS ELE É UM(AUM, OM, AMÉM)...

ASSIM...AMAR AO PRÓXIMO PODE SER A MAIS ENRIQUECEDORA EXPERIÊNCIA DAQUELE QUE SE AMA POIS PERCEBE QUE AMAR A DEUS ATRAVÉS DO AMOR A SI E AO OUTRO É TRANSFORMAR AS PERTURBAÇÕES NUM RASGO DE MARAVILHAR-SE SUPREMO, DESCOBERTA ESTA DEPOIS DE INTENSA BUSCA, E REINAR SOBRE O TODO, SE TORNAR UM(A) MESTRE(A) DA VIDA, TORNA-SE POR FIM A CONSEQUÊNCIA NATURAL DISTO TUDO.


Percebemos assim como estes 3 temas da vida podem ser uma e só coisa, um e só mistério...uma e só CHAVE DA VIDA

Percebemos como a Verdade de que Deus é UM encontra ressonância em percebermos que somos UM com o próximo e que os 3 temas centrais da vida estão entrelaçados nisto.

O propósito de nossa vida é Deus, é amá-lo e manifestá-lo  dia a dia, momento a momento e nisto esta o reinar sobre o Todo, esta o reino de Deus. E a forma de conhecer-se cada vez mais, de perceber-se cada vez mais é amar-se, é continuar buscando até encontrar e encontrando sentir que a vida é relação, é interação, é conflito e perturbação mas é mais; é maravilhamento diante do que realmente se descobre quando permitimos entender que o meu relacionamento com os outros deve ser na mesma sintonia do amor que sinto por mim e que devo perceber o divino tanto em mim quanto neles, vivo e presente e que aqui esta o segredo dos relacionamentos...ver Deus em tudo em todos e perceber a perturbação como o portal da grande maravilha não a separação que nos aliena.

Esta aqui o segredo da diversidade formando a unidade...NA FRATERNIDADE!

O metal comum(perturbação) vira ouro(maravilhamento) pois descobre a fórmula secreta da transmutação...O AMOR ...

AMOR E LUZ

Valter


VÍDEOS SAGRADOS












FONTE YOUTUBE




FONTE DE IMAGENS GOOGLE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...