sexta-feira, 11 de abril de 2014

A VOZ DO SILÊNCIO FALANDO ATRAVÉS DOS SALMOS...



Ele edificou sua cidade sobre o monte santo

Salmos 87:1

Para quem FOGE da letra que mata mas RECEBE prazeroso o espírito que vivifica e entende os textos sacros como deveriam ser entendidos este é de longe um verso iniciático!

ELE é você, sou eu, o próximo, nossas almas...

A CIDADE é a nossa vida, tudo o que fazemos neste mundo ou que construímos...

O MONTE SANTO é o Santo Cristo Pessoal , a Presença do Eu Sou em nós, sempre ali, imóvel, santa, sagrada, repleta de energia divina...

Com este novo olhar e outros insights que pudermos ter de textos assim a Bíblia (principalmente a Toráh e os profetas os mais mau compreendidos ou somente sub-entendidos na literalidade tanto por quem no ocidente crê ou os rejeita)deixa de ser o livro 'dos bíblias' e passar a ser o que sempre foi...UM PORTAL DIMENSIONAL com diferentes acessos que podem levar cada pessoa para o mundo que deseja ou estão sintonizados...

Os mais afortunados segundo os grandes cabalistas e místicos de todas as tradições idôneas bíblicas são os que percebem estas CAMADAS DE CEBOLA que são os textos, suas interpretações e aplicações e viajam na Merkabah interior para o cerne do mistério em SI mesmo!

Amor e Luz!

Valter


Antes de ir não poderia deixar de passar um outro verso muito interessante que mesmo na leitura literal traz conforto à alma quiça em leituras mais profundas...

Eu cri, ainda que tenha dito: "Estou muito aflito".

Salmos 116:10

Vamos contudo fazer uma leitura mais diferenciada da literal...

A fé independe de estares em paz ou em angústia para Deus operar...

Seu Eu interno é o verdadeiro EU, dele vem a segurança, a firmeza e a certeza em Deus - pois ele é Deus em ti - AINDA, vejam bem...AINDA, que sua alma esteja chorosa, ainda que seu coração esteja aflito, ainda que sua mente esteja confusa, ainda que sua personalidade faça poucas e boas contigo te envergonhando ao extremo!!!

É uma fé realmente SOBRENATURAL, não vem de nossa ego/personalidade, esta ali, no Deus Interno, no verdadeiro EU....

Assim quando 'eu' creio(minha alma neste caso), eu simplesmente estou literalmente(aqui o literal cabe como uma luva) nadando contra TODA a corrente interna dentro de mim!

Alguns conseguem alcançar um porto seguro de paz em si mesmos e nada os remove dali mas isto não significa que os demais não tenham fé, significa tão somente que um canta, poetiza e dança na cara do inimigo e o outro ora, contrito buscando ajuda sagrada!

Tem um outro verso bíblico que exemplarmente diz:

QUEM ESTA ALEGRE CANTA E QUEM ESTA TRISTE ORA!

E quando é isto?

É na forma e no jeito como cada um enfrenta os embates da vida!

O importante é que, seja cantando ou gemendo, JAMAIS deixes de olhar para o centro de onde virá na hora certa o que lhe apraz!

E quando vier ouvirás do recesso profundo de seu Ser...

Algo similar a isto:

PORQUE CLAMAS A MIM? DIGA AO POVO(aqui no caso; seu corpo, sua personalidade, seu coração, sua mente, sua alma) QUE MARCHEM! E o que mitologicamente(o que diferente do termo... lendário, não significa que não ocorreu só significa que seja ele literal ou lendário é um acontecimento com potencial transformador, iniciático, revelador, de ascensão) estava diante do tal povo e do que clamava(Moisés)? Um mar completamente fechado, profundo, abissal!!!

Mas é assim que os grandes ' impossíveis' da esfera terrestre dos humanos encontram possibilidades no reino divino tanto em si quanto no entorno de si... nestes aparentes e paradoxais 'atos de fé' diante do imponderável!

NESTE momento, acabou tanto 'o esperar em paz' quanto o 'esperar contrito' e chegou a hora da?

AÇÃO!!!

Desobedecer ou dar para traz aqui deixa de ser uma opção se você quiser realmente avançar no caminho da ascensão!

Valter

Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?

Salmos 11:3

Esta é a pergunta que se tem feito a maioria dos espiritualistas de hoje, de ontem e de sempre que conhecem as engrenagens ocultas da manifestação da vida!

Estamos diante de mais um verso que literalmente traz em si, nesta indagação, conforto para o fiel que tem confiança na provisão divina mas como sempre tenho dito...vai MUITO além!

É iniciático!

O que são FUNDAMENTOS aqui?

São as bases em que se constroem a manifestação da vida universal!

AS LETRAS DIVINAS!

O alfabeto sagrado, com que o quebra cabeças de todos os universos e dimensões foram montados...de forma particular a sephiroth YESOD(da Árvore da vida), o fundamento da vida material encontrada em MALKUTH, nossa dimensão tridimensional...

Yesod seria a dimensão do tempo ou quarta dimensão, mas não o tempo como conhecemos na terceira dimensão que nos soa linear, mas algo como uma infinita espiral que se estende para cima e para baixo...SEM FIM...o mundo dos arquétipos do que se manifesta em Malkuth...o mundo etérico!

Se estes fundamentos forem destruídos, o que poderá o justo fazer?

O que é um JUSTO?

Na tradição hebraica seria o mesmo que um mestre, um mago, um guru, um shaman só que um mestre e um mago da vida basicamente antes de ser um profeta, um vidente, um sacerdote, um levita, um rei, um juiz, um grande guerreiro etc...

Um justo poderia ser encontrado nos mais insuspeitos disfarces do dia a dia e não somente na pele de um Melquizedeque, de um Abraão, de um Isaque, de um Israel, de um José, de um Moisés, de um Josué, de uma Raabe, de um Sansão, de um Gideão, de uma Débora, de uma Rute, de um Samuel, de um Davi, de um Salomão, de um Elias, de um Eliseu, de um Jeremias, de um Ezequiel, de um Isaías, de um Daniel e seus amigos ,de uma Judite, de uma Esther ou de um Mordecai...e para nós do ocidente cristão acrescidos de uma Maria, de um José, de um João Batista, de um Jesus Cristo, de uma Maria Madalena, de um José de Arimathéia, de um Pedro, de um João evangelista e seu irmão Thiago, de um Thiago irmão do Senhor(conhecido em seu tempo como o justo), de um Paulo etc...

Pessoas as vezes bem simples poderiam ser justos de calibre fantástico só que incógnitos, nos bastidores...entretanto tanto eles quanto estes verdadeiros gigantes espirituais citados NÃO PODERIAM FAZER NADA...NADA MESMO, SE OS FUNDAMENTOS DE NOSSAS VIDAS, OS FUNDAMENTOS DOS UNIVERSOS, SE AS BASES DA MANIFESTAÇÃO DA VIDA FOSSEM ABALADOS, DESTRUÍDOS E CONSPURCADOS...

Se isto pudesse acontecer(ou pode, não sei) simplesmente a vida como conhecemos deixaria de existir e TUDO voltaria ao caos indiferenciado.

Aliás, é exatamente isto que os cultores da morte, os defensores do lado trevoso da força acreditam e lutam para que aconteça no universo.

A guerra titânica entre luz e trevas por mais ilusória que seja em termos filosóficos ou morais em termos teológicos é fundamentalmente um embate de conceitos...os cultores do caos acreditam que a vida é um erro, e que a única solução para este dilema é voltarmos ao caos indiferenciado original de onde o primeiro fiat de lux(vida) surgiu...

Portanto nossa missão é zelar para que tanto interiormente quanto externamente o equilíbrio entre luz e trevas não seja solapado pela segunda, e mantendo este equilíbrio vibrarmos intensamente mais e mais luz até que aconteça de que a evolução natural da manifestação da vida que é do caos indiferenciado para a ordem suprema da luz ilimitada se complete plenamente!

SOMOS CO CRIADORES COM DEUS DE TODAS AS COISAS!

AQUI E AGORA!

Existe uma história mítica que diz que o nome divino, o sagrado TETRAGRAMA só era conhecido pelo grande sumo sacerdote hebreu e pronunciado uma vez no ano em ocasião especial no Santo dos santos e se o mesmo viesse a ser conhecido e caísse em mãos indignas poderia colocar em risco a própria existência da terceira dimensão... NÃO SEI, o que sei é que os fundamentos de nossas vidas são extremamente divinos e sagrados e todavia se estendem sobre um ínfimo fio de navalha muito sutil e delicado e a missão dos justos de todos os tempos é manter o equilíbrio custe o que custar pois se este faltar NEM O JUSTO PODE MAIS NADA FAZER...!

Nossa missão, minha e sua portanto é bem mais que conseguir vencer o dia a dia que se nos apresenta; é sermos um canal de luz para o mundo, um ponto de equilíbrio na balança cósmica...ENTENDEU O PORQUE DE TANTA OPOSIÇÃO À TI AS QUAIS NÃO ENTENDES DE ONDE VEM NEM PARA ONDE VAI PARA TE FAZER DESISTIR?

ENTÃO, INSISTA, RESISTA E POR FIM ATAQUE COM TODO O PODER QUE EXISTE EM TI VIBRANDO LUZ INTENSA DE AMOR, FÉ, PAZ, SABEDORIA E FELICIDADE!

Amor e Luz

Valter

O Senhor aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.

Salmos 138:8

A vida dos humanos é como um mosaico, uma linda colcha de retalhos, onde tudo, absolutamente tudo pode ser aproveitado pela alma para fazer luzir a Beleza sagrada, um dos grandes e mais subjetivos atributos divinos, ' para fora ' daquilo que aparentemente parece inferior, gasto, desprezível...

NENHUMA VIDA É DESPREZÍVEL ...apesar que atitudes possam ser!

Entretanto na dispensação divina de amor e transmutação ATÉ atitudes desprezíveis podem ser modificadas para se tornarem bençãos para a vida da pessoa e de todos os que ela toca...

Porque?

Porque quando a pessoa desiste de ser perfeita por si mesma(sua ego/personalidade) e queda-se desiludida e cansada, se prestar atenção ouvirá uma voz calma, delicada e suave dentro de si, chamando-a...é o Senhor ou Senhora como queiram ...e ao dar ouvidos a esta voz dentro de si começa a acontecer mudanças sutis em todo o quadro...quer dizer; as vezes é um fiat de lux imediato e total mas geralmente são processos intercalados como um mosaico ou uma colcha de retalhos e pouco a pouco aquilo que parecia ser lixo na vida da pessoa sofre um processo de transformação lento mas definitivo e radical para uma outra natureza e estas partes vão se ligando uma na outra...

ESTE é o tal APERFEIÇOAR do Senhor...

Aquilo que nos concerne, que é nosso, que não é de ninguém, que pertence a nós por direito de encarne, aquilo que pulsa e vibra em nosso corações quando colocamos nas mãos do Senhor, o divino em nós, se torna absolutamente PERFEITO para e EM nós e ilumina progressivamente, completamente nossas vidas.

E porque?

Porque nele atua um atributo divino chamado BENIGNIDADE...

Benignidade é a energia que vê e torna tudo e todas as coisas benignas...

Mesmo as coisas ditas 'malignas', quando confrontadas com a energia da benignidade divina atuante em nós das duas uma; ou foge com o rabo entre as pernas ou é instantaneamente ou progressivamente mudadas em sua essência.

Na verdade volta para a sua verdadeira essência já que tudo o que hoje supostamente é maligno é energia divina desvirtuada nada mais.

Tem uma outra versão que considero ainda mais esclarecedora para este verso porque usa de termos mais atuais, vejamos;

O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

Salmos 138:8

Perceberam?

'O que me toca' nada mais é que o PROPÓSITO divino para minha vida, em outras palavras; minha missão divina, aquilo que em numerologia aparece na somatória da data natalícia e em astrologia nos significados entre ascendente e os nódulos lunares com relação a posição do sol no mapa. O propósito de Deus ou plano de Deus para a vida de uma pessoa NÃO É a vontade arbitrária divina sobre nós nem muito menos o que certas correntes teológicas definem como predestinação...é simplesmente a bagagem com que a alma encarna de suas experiências passadas e o projeto que Deus tem de que a mesma ascenda, liberte-se de tudo o que lhe prende e inibe... ESTE É O PROPÓSITO DE DEUS PARA SUA, MINHA(NOSSAS) vidas. Nada arbitrário mas totalmente em sintonia com a vibração passada da SUA alma e evolutiva no sentido de incentivá-la a ir mais adiante desta vez, quem sabe até à libertação plena ou iluminação!

Perceberam também que benignidade aqui se torna...AMOR?...Sim! O amor divino é a origem da benignidade divina....é pelo e do amor que procedem as energias que transmutam o chumbo em ouro no cadinho alquímico de nossas vidas...É dele que vem a benignidade transmutadora que faz novas todas as coisas, que dá significado onde antes parecia um texto sem sentido, um cordel sem rima e uma poesia sem vida...e mais....PARA SEMPRE!

Isto!

Aqui não diz que Deus, que o amor, que a benignidade divinos desistem de ninguém, mesmo o mais 'réu de inferno' que possa existir...isto evidentemente não nega os infernos que as almas que se tornaram malignas por livre escolha criaram para si mesmas aqui ou acolá, mas acena para uma verdade oculta nos textos bíblicos que só quem tem olhos para ver além da letra que mata percebe..."NENHUM INFERNO, SE EXISTIR... É ETERNO"...tudo depende da escolha em qualquer momento futuro da alma em se libertar, aceitar o efeito do amor, da benignidade divinos em sua vida e o propósito de ascender usando aquilo que lhe concerne, aquilo que é dela o qual quando entregue na mão do sagrado se torna aperfeiçoado, transmutado, chumbo em ouro, retalho em colcha suntuosa, pedra comum em mosaico glorioso... belo e brilhante!

E assim,...tudo se faz...NOVO!

Mas claro, existe sempre a opção de você continuar acreditando que só você vai para o céu, que só existe sua religião como certa, que o inferno é eterno e que uma alma, por pecados TEMPORAIS por pior que os mesmos sejam e por mais tempo que tenha durado sua vida, VAI PENAR LÁ PELA ETERNIDADE... e você ainda tem a cara de pau de dizer que seu deus é um deus de amor(?) se nem aqui, em meio a seres imperfeitos como nós temos coragem de condenar ninguém mais do que seu crime exige por retribuição?... sendo que a PENA CAPITAL, o tal do olho por olho dente por dente(morte)...é só morte por morte e não olho por olho mais zilhões de anos torrando no inferno! Assim como disse, o Cristo: 'Se nós sendo 'maus' sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, quanto mais nosso pai do céu, não dará O ESPÍRITO SANTO( a Presença do Eu sou, a divinização, o Ser UM COM ELE) àqueles que lhe pedirem?'...Ou seja; será que nós humanos somos mais JUSTOS QUE DEUS?
Creio que não, e se sabemos(pelo menos em tese claro) fazer justiça equitativa....
QUANTO MAIS DEUS!!!
É aqui a meu ver que naufraga toda doutrina fundamentalista de céu e inferno eternos que usa e abusa da literalidade dos textos bíblicos e esquecem de interpretá-los com base no contexto geral dos conceitos amor e justiça EQUITATIVOS divinos e entender o conceito apenas disciplinar do termo 'ira divina'!
E perceber que 'os para sempre' dos textos punitivos geralmente são melhor traduzidos como séculos dos séculos, que NÃO É a mesma coisa que eternamente amém!...séculos dos séculos é o mesmo que rondas dentro de rondas evolutivas e ciclos dentro de ciclos evolutivos do hermetismo...e tem COMEÇO, MEIO E FIM, ainda que pareçam MUITO extensos!

Mas claro, como eu disse, não precisamos discutir...você pode sempre preferir ver pela ótica exclusivista de seu grupo preferido e querido!

Mas nunca esqueça o fim do verso...'NÃO DESAMPARES AS OBRAS DE TUAS MÃOS'...e para mim, Deus condenar uma alma, seja quem for, eternamente ao fogo do inferno...É ABANDONAR A OBRA DAS MÃOS DELE SIM!...Pura e simplesmente! Entretanto uma alma SE condenar a tempos indefinidos distantes dos efeitos do amor e benignidades divinos acho perfeitamente normal...como também acho EM QUALQUER tempo ela se arrepender e mudar de rota se quiser!

Namastê

Valter

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

Salmos 23:4

No antigo Egito a vara e o cajado do pastor eram os maiores símbolos de poder do trono faraônico conjuntamente as corôas duplas do alto e baixo Egito.

Cetro duplo e corôa dupla assim anunciavam ao povo que tinham no Faraó um pai mais que um rei e um deus. Claro que como tudo que é humano e passível de falhas nem sempre isto funcionava a contento e um ou outro 'sangue ruim' deve ter ostentando o poder real e divino mas existem pessoas que ficaram na História como emblemáticas deste duplo poder...de rei e pastor, de humano e divino dos grandes faraós: os dois mais importantes foram com toda certeza Akhenaton e Ramsés 2 não só por celebridade mas principalmente pelo tanto que influíram na cultura e sociedades egípcias e depois ficaram marcados nos anais históricos...Tutancamon filho de Akhenaton pode não ter sido um grande rei(e na verdade nem teve tempo para isto já que morreu cedo demais) mas é o mais célebre de todos os faraós...Menerptah filho de Ramsés 2, Seti I seu pai, os Amenófis com destaque para o  terceiro pai de Akhenaton(que antes da mudança de nome era o quarto), Horemheb, Ramsés 3 o último grande faraó autóctone, os Tutmés e até uma rainha que reinou como faraó...Hatshepsut...foram grandes ícones deste poder. Mesmo os reis de origem grega os Ptolomeus(não todos evidentemente) e Cleópatra alcançaram grande primazia e importância em uma época mais tardia, e mesclando as tradições gregas e egípcias souberam manter a aura de 'pai dos povos' do monarca.

Aqui no salmo 23 encontramos o Senhor visto de uma forma digamos, bem egípcia( inclusive existem teorias que dizem que os salmos são em sua essência pura poética egípcia)...pastor...pai...rei...Deus...ele vela pelo seu povo...cuida de cada um deles.

O Vale de sombra e morte dizem os estudiosos, era um vale que existia mesmo nas montanhas da Judéia mas aqui ele é metáfora para duas coisas:
1. As dificuldades da vida, os momentos excruciantes onde a alma não sabe o que fazer diante dos perigos que encontra...
2. E se vermos todo o salmo como uma grande iniciação, como o momento culminante onde o discípulo encontra-se no limiar do mistério, momento este em que NADA pode lhe valer...a não ser Deus dentro de si.

Nestes momentos quer de confrontamento com as lutas da vida ou com os perigos internos que rondam o iniciado, nestes momentos se abrirmos nossos olhos para o centro do Ser ali estará o Senhor. O grande Sol central interno, esperando que deixemos absolutamente tudo em suas mãos...

Paz e Bem

Valter

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Salmos 91:11

Anjos para a teologia comum, ortodoxa, nada mais são que mensageiros divinos. Nesta, eles são seres de uma outra esfera do ser(do céu) que atuam em prol como dizem, 'daqueles que vão herdar a salvação'...entendem contudo que os mesmos tenham livre arbítrio pois dizem que Lúcifer tornou-se um Satan(opositor) exatamente usando-o e levou atrás de si a terça parte dos anjos.

Bem, esta é uma leitura com certeza, tão válida quanto outras mas não A ÚNICA leitura sobre estas entidades como querem ortodoxos e fundamentalistas...

Anjos também são vistos como atributos divinos, manifestações do próprio Deus, faces Dele(os 7 espíritos diante do trono do Senhor do Apocalipse podem não estar 'diante' no sentido que entendemos mas podem significar faces de Deus em cada um dos tais sete céus ou dimensões do Ser em escala descendente de manifestação e que neste sentido não deixam de estarem diante do Senhor que é a Fonte última deles). Por exemplo, quando muitos dizem...estou entrando em contado com o Arcanjo Miguel na verdade a pessoa pode estar entrando em contato com um membro da falange do grande arcanjo, um ente angélico mais próximo e sintônico às suas energias que usufrui do mesmo nome do arcanjo...O Grande Micael no entanto esta em OUTRO nível de Ser...mas não significa que a pessoa esta enganada, apenas o filtro da manifestação do arcanjo atuou neste encontro levando a pessoa a interagir com um ser mais próximo a si pois a energia do Micael último(em escala ascendente) é altíssima demais. Neste viés de comentário por exemplo, é dito que o grande Micael nada mais é que o próprio Jesus Cristo e que em cada universo local de um grande super universo existem outros 'Micaels' como ele...e todos são entendidos como manifestação do FILHO DIVINO.

Outros interpretam os anjos como entidades humanas que livres das rondas evolutivas agora atuam em prol dos demais humanos, vindo aqui e exercendo cada um uma função específica; ajudadores, protetores, patronos de diversos ramos do saber etc...

Para outros são seres de outros planetas, ou ainda intra terrestres ou multi dimensionais, mas nada sobrenaturais...

Enfim, a riqueza angélica e arcangélica de teorias e quase tão vasta quanto as legiões que fazem a ponte entre nós e outros mundos.

Aqui entretanto, neste salmo, geralmente entendemos os mesmos como protetores...em outro lugar é dito...
'OS ANJOS DO SENHOR ACAMPAM-SE AO REDOR DOS QUE O TEMEM E OS LIVRAM'...

Todavia em termos iniciáticos esta 'proteção' vai muito mais fundo...

Os tais 'caminhos' que as pessoas tomam não são só as escolhas do dia a dia mas sim os caminhos da Árvore da Vida...a escala de ascensão pelos caminhos e pelas sephiroths...neste sentido o texto equivale-se aqui ao famoso texto da 'ESCADA DE JACÓ' onde este via anjos subindo e descendo e no topo o Senhor...a Escada de Jacó e a Árvore da Vida são o único e mesmo mistério visto por prismas diferentes!

Portanto neste nível de compreensão eles seriam 'protetores' em todos os mundos do Ser, em todos os níveis da manifestação da vida enquanto o iniciado executa seus trabalhos espirituais na Árvore mítica e na Escada sagrada e não meramente anjos guardiões somente aqui na terra.

Obviamente que voltando um pouco acima se interpretarmos assim, em cada nível do ser, desde o protetor literal de nossa vida na terra até o grande Metatron etc... teremos em cada nível uma manifestação do mesmo anjo conhecido aqui na terra por y ou x mas atinente àquele mundo do Ser, enquanto em outro nível será uma manifestação superior em vibração quem se manifestará para quem atingir o nível daquele mundo mas não deixará de atender se você o chamar pelo MESMO nome de y ou x do ser de outros níveis.

Seja como for, quer caminhando aqui na terra no seu dia a dia ou diante dos mistérios dos mundos interiores SAIBA...eles estão aqui, ali e acolá para te protegerem, ajudarem, ciceronearem etc... se você manter seu nível vibracional no bem, no belo, no bom, no evolutivo, no sagrado.

Força e Poder...

Valter

Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça.

Salmos 119:164

Rituais são extremamente importantes para disciplinarem o corpo, a personalidade, o coração e a mente...

Os monges de certos mosteiros até hoje em suas liturgias diárias recitam TODOS os 150 salmos da Bíblia em estado meditativo e de oração e com isto alcançam um alto grau de atenção e controle sobre a respiração(os salmos são recitados como mantras cantados), a coordenação motora(uma postura devocional é exigida para os mesmos) e a exaltação espiritual(todo o coração e mente devem estar entregues no ato)...fora isto, o silêncio é uma arma fantástica deles para lutarem contra o egoísmo, o excesso verborrágico, e o desnecessário...claro que devem ter seus momentos de ócio onde então talvez se descontraiam mas tudo é meticulosamente executado para que alcancem o máximo de controle sobre si mesmos, e não se excedam de forma a prejudicarem-se e aos outros por tabela, inclusive no ócio. Outras tradições como a dos gurus indianos, dos sufis islâmicos, dos cabalistas hebreus, dos shamans nativos americanos, magos etc...também tem seus rituais que fazem com o tempo o praticante se tornar um exímio articulista entre os diversos mundos de lá e o de cá...mas claro...NÃO É só isto...a pureza de alma, a idoneidade moral, a sinceridade de intenção, o valor das ações, devem estar constantemente aliados às 3 colunas mestras do templo espiritual interior...

A ESPERANÇA(a coluna da misericórdia da direita)...A FÉ(a coluna do rigor da esquerda)...E O AMOR(a coluna do equilíbrio do centro)...

Aqui neste verso do grande, profundo, enigmático e cabalístico salmo 119 estamos diante de um destes rituais...

7 vezes ao dia o salmista se recolhia no templo interior para celebrar a vida e a divindade...7, o número da plenitude e completitude...então ele se recolhia no recesso do Ser e ali, em silencio profundo, ou orando fervorosamente, quiça cantando e dançando ele festejava a vida e a divindade em si e além de si... ele louvava o divino por cada ato de justiça praticado pelo divino no mundo...mas quem em última instância pratica tais atos de justiça?

SOMOS NÓS QUE NOS ENTREGAMOS NAS MÃOS DO SAGRADO!

Deus executa sua justiça no mundo através de nós...se os tais justos deixarem de vibrar na sintonia da justiça o mundo entra no caos como estamos vendo agora infelizmente!

Assim nossa responsabilidade é grande!

SOMOS OS EXECUTORES DOS JUÍZOS E DA JUSTIÇA DIVINA NO MUNDO!

SE O MUNDO ESTA UM CAOS É PORQUE O NÚMERO DE JUSTOS...DE PRATICANTES DA JUSTIÇA DIVINA NO MUNDO DIMINUIU, PORQUE MUITOS ENTREGARAM OS PONTOS, RECOLHERAM-SE ENSIMESMADOS E PREOCUPADOS SÓ COM SEUS PROBLEMAS E PIOR; ASSUSTADOS COM A OPOSIÇÃO E REAÇÃO DO OUTRO LADO DA FORÇA...

DEUS É AMOR MAS TAMBÉM É JUSTIÇA...

Em uma outra visão das 3 colunas do templo interior poderíamos ver isto como:

A JUSTIÇA(a coluna da esquerda do rigor)...O AMOR(a coluna da direita da misericórdia)...E A GRAÇA(a coluna central do equilíbrio)...

Portanto dependendo dos atributos em questão a posição de um mesmo atributo pode variar na Árvore da vida, nas 3 colunas do nosso templo interior...

Assim...Amor e Justiça...

As duas coisas, os dois atributos, não se excluem ou se conflitam mas interagem e sintonizam entre si (através da Graça)quando Deus age no mundo...e Ele age no mundo através de nós, de cada justo(aquele/aquela que deseja um mundo melhor para si e os outros e procura fazer sua parte)...

Sete vezes ao dia não significa enfim que talvez você deva fazer o mesmo ritual do salmista para ser ouvido(ainda que o mesmo pareça interessante não?) pelo divino mas funciona como um símbolo da perfeição... pode sinalizar simplesmente que TUDO o que você fizer deve ser feito da melhor forma possível, com todo o teu ser envolvido nela(e)...isto é perfeição, isto é plenitude...isto é Deus em ação no mundo!

Amor e Luz

Valter

Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia? Salmos 10:1

A sensação de solidão diante dos embates da vida talvez seja um dos maiores mistérios da caminhada espiritual dos humanos na terra.

Nesta frase deste salmo percebemos isto nas palavras de homens altamente iniciados no mistério do Deus interno, daquele segredo que se manifesta na alma CONTUDO...a pergunta do salmista é clara!

Ele se sentia só, sem chão, sem luz!

A sensação que ele tinha era que em tempos de angústia Deus se ausentava dos humanos...

Claro que ele fala aqui da perspectiva da pessoa comum, os salmos foram escritos para expressarem a verdade em DIVERSAS camadas de interpretação!

O escritor ASSUME a posição da alma sofredora, na verdade do buscador comum, para dai tentar no decorrer dos demais versos mostrar para estes mesmos humanos comuns que esta percepção que eles tem é falha..que na verdade diante das angústias que os próprios humanos criam na terra ELES mesmos e não Deus se afastam do ponto sagrado de mutação e transmutação das coisas...

Deus ou o divino esta SEMPRE ali...sempre no mesmo lugar/não lugar, esperando um passo nosso em direção a ele.

Um passo de fé como queiram, mas UM passo...

Dai, tudo se faz novo!

Paz e Luz

Valter

A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração.

Salmos 97:11

A LUZ...

Biblicamente a luz é sinônimo de vida e de palavra divina(Logos).

A palavra divina é a fonte e a origem da vida e substancialmente como manifestação ela é luz...

É exatamente esta luz que nasce sobre o justo, aquele que atingiu o status quo de influir positivamente no mundo não de forma invasiva, intrometida...mas fluente, sintônica, curativa, alcançando todos e todas que estão em sua onda de vibração...naturalmente, sem esforço algum, pelas coisas que pensa, fala e faz...mas principalmente, simplesmente por SER...

A iniciação não é um processo fácil e obviamente até que a luz nasça sobre o justo - simbolizada nas auréolas que pairam sobre as cabeças de Cristo e dos Santos - um longo tempo,na ampla maioria dos casos de vidas após vidas, é aproveitado neste processo.

Aí, um belo dia a luz raia sobre o justo, aquele que o olha NÃO O RECONHECE mais como a mulher, o homem que fora outrora. Fisicamente as vezes nada mudou, mas é como se um banho de luz sobrenatural fluísse dela/dele para o entorno de si, e quem esta na mesma onda vibratória é tocado e abençoado por isto.

A ALEGRIA...

A alegria não é a felicidade...alegria tem mais a ver com emoções e sentimentos, felicidade com estado de ser. Entretanto a genuína alegria, as emoções mais verdadeiras de contentamento e regozijo, o festejo da vida vem de corações que trilham caminhos retos...o que é isto?

São pessoas honestas consigo mesmas, com seus sentimentos, com o que percebem da vida e que agem mesmo que com dano de relações infrutíferas(aquelas que só um lado investe e o outro fica vendo 'a banda passar' quer seja familiar, amizade, sociedade, grupal, amoroso etc)segundo a verdade com que se percebem e percebem o mundo em torno de si.

Não são obviamente infalíveis mas a primeira coisa que fazem é procurarem se abrir sensitivamente para a vida, para o divino dentro e ao redor de si, para o amor, a paz, a esperança, a fé, a serenidade, a sinceridade, a liberdade e dão o seu melhor na condução de suas vidas.

Estes são os retos de coração e sobre eles uma alegria genuína, nada falaciosa, nada engendrada, nada mentirosa raiará como um verdadeiro sol...

SIM a uma gradação aqui...

JUSTOS são biblicamente o mesmo que mestres ascensos da atual tradição ocidental e RETOS são os iniciados que estão no caminho buscando sua ascensão...a luz que brilha sobre o justo é também o próximo estágio sucedendo ao da alegria que brilha sobre os retos de coração...é a própria FELICIDADE DE SER...

Na imagem abaixo vai uma outra frase de salmo que é como um complemento para esta analisada aqui...

Paz e Bem...

Valter


VÍDEOS SAGRADOS

SALMOS CANTADOS


















FONTE YOUTUBE
DE IMAGENS GOOGLE





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...