Para o Judaísmo e o Cristianismo NUNCA houve um rei como Davi...para a História Universal ele foi um dos maiores reis e personagens que já viveram!
Para os judeus ele é o pai de todos os reis hebreus e o PAI DO MESSIAS...os cristãos que entendem Yeshua(Jesus) como este Messias o tem como FILHO DE DAVI... além de FILHO DE DEUS!
E Davi era filho de quem?
Segundo a carne era de Jessé, de certa forma também foi adotado por Saul depois que matou Golias e casou-se com Mical filha deste...segundo a eleição tornou-se de facto...
FILHO DE YHVH!
O protótipo perfeito do Messias futuro!
E mais...por sua dedicação a YHVH ganhou o direito de ser chamado como vimos de Pai do Messias!
Como ser ao mesmo tempo um protótipo e um pai?
Como protótipo Davi é o Filho de YHVH por adoção como humano, O Filho Exotérico podemos dizer... e de geração como entidade real; um símbolo do Messias, o perfeito Filho de YHVH...o Filho Esotérico...gerado por este em todos os níveis(como humano perfeito é como Adão o filho original criado e não adotado por Deus, como entidade real é O Rei dos Reis em que todas as entidades reais humanas se espelham...como entidade celestial é O Anjo YHVH Manifestação Deste em forma corporal celestial e o protótipo de todos os demais seres celestiais) Ele atua como uma hipóstase, uma epifania de YHVH no mundo... figura de Homem Perfeito e Ser Perfeito tanto entre homens quanto entre deusas e deuses e entre as entidades celestiais como um todo! Como pai, Davi passa-lhe seu legado humano genético entrelaçado com sua devoção absolutamente perfeita a YHVH... MESMO quando em pecado pois seu arrependimento é exemplar!
…6“Fui Eu que consagrei o meu Rei sobre Sião, meu monte sagrado!” 7Proclamarei o decreto do SENHOR. Ele me disse: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei. 8Pede, e Eu te darei as nações como herança, os confins da terra como tua propriedade.…
Este salmo aplica-se a Davi, como o ungido(gerado) rei no Coração de YHVH e depois por inferência como uma profecia sobre o futuro Messias o Rei Eterno na Presença de YHVH do qual Davi vem a ser protótipo ou tipo e depois pela carne e devoção pai!
Outro texto interessante sobre a paternidade de Deus ou YHVH sobre Davi exotericamente e do Messias esotericamente é este:
Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão ao Senhor, e à sua bondade, no fim dos dias.
Oséias 3.5
O texto da a entender que enquanto o Messias reinará sobre toda a Terra e sobre as hostes celestiais Davi redivivo será o rei terreno e espiritual da nação de Israel. O Messias assim transcende sua missão eminentemente judaica e revela sua face universal ao deixar no trono de Israel Davi seu protótipo terreno e seu pai carnal...Davi será exotericamente o Rei messiânico no tempo do fim e o Messias o Rei dos Reis esotérico! Resta saber se Davi reinará também sobre o mundo todo como representante do Messias ou só o fará no contexto judaico.
Davi o Filho Exotérico de YHVH fala do Messias o Filho Esotérico de YHVH nestes termos:
Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.
O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.
Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira.
Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países.
Beberá do ribeiro no caminho, por isso exaltará a cabeça.
Salmos 110:1-7
O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.
O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.
Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira.
Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países.
Beberá do ribeiro no caminho, por isso exaltará a cabeça.
Salmos 110:1-7
Importante citar que exotericamente este texto se cumpriu no próprio Davi...Davi venceu TODOS os inimigos de Israel, tornou sua nação forte militarmente...tinha um grande exército e um grupo seleto, uma guarda pessoal conhecida como OS VALENTES DE DAVI que era uma elite militar assustadora...os feitos atribuídos a tais homens são legendários, míticos!
Mas Davi reconhece que sobre ele há um Senhor, que se senta a direita do SENHOR... E QUE DE FACTO É O PODER DOMINANTE ATRAVÉS DE DAVI...Davi é o senhor exotérico, externo desta profecia mas ela se refere internamente e profundamente ao Senhor Esotérico!
O Senhor grafado com S maiúsculo é o Messias, Rei Universal...o Senhor gravado todo maiúsculo é o próprio YHVH!
Melquisedeque é o protótipo supremo da realeza espiritual ou sacerdotal na Terra...um sacerdócio superior ao de Arão!
Um tipo de rei que transcende ao meramente político e torna-se na Terra um tipo do Senhor que se assenta a direita do SENHOR! Assim como Davi é o Filho de YHVH exotericamente Melquisedeque, o rei-sacerdote que se encontra com Abraão é o Sumo Sacerdote de Deus ou EL na Terra (futuramente identificado a YHVH) exotericamente do qual o futuro Messias virá não só a fazer parte mas tornar o significado absolutamente pleno ou seja; revelará em si o esotérico do termo. Mas vejam a glória reservada tanto a Davi quanto a Melquisedeque...ambos serão: pai do Messias em carne e sumo sacerdote da Ordem que este pertencerá em carne! No entanto como disse será o Messias que revelará plenamente ou esotericamente o significado dos títulos de Davi como Filho de YHVH e o contexto universal do sacerdócio de Melquisedeque!
Davi não era moreno como alegam hoje em dias boa parte dos estudiosos imaginando todos os israelitas daquele tempo com esta aparência...ELE É DESCRITO COMO RUIVO E DE GENTIL ASPECTO quando adolescente...mostrando que havia diversidades raciais no Israel de então...afinal é dito que com Israel saiu uma MISTURA de povos do Egito liderados por Moisés!
Davi era um homem extremamente ligado a natureza!
Foi pastor de ovelhas e nesta função andava por campos, montes e florestas...seu pai era rico mas não sabemos porque Davi era o pastor das ovelhas do pai...alguns hoje em dia afiançam que era porque Davi seria um bastardo...não era filho da mulher oficial de Jessé mas de uma concubina...se assim for mais um motivo do pai nem imaginar que seria ele o filho pelo qual o profeta Samuel procurava para ungir como Rei de todo Israel e tenha apresentado só os filhos oficiais...quando Samuel deixou claro que nenhum daqueles homens de aspecto guerreiro era o escolhido e diante da pergunta do profeta se não haveria nenhum outro é que Jessé se lembra de Davi e de forma até esnobe refere-se ao filho pastor nos campos. Entretanto estes tempos de pastor trouxe a Davi uma sensibilidade tal que transparece em sua vida futura como rei, estadista e adorador! A Natureza para ele era como um imenso e vasto Templo onde encontrava-se com o seu Deus!
Davi foi um homem que amou demais!
Tinha diversas mulheres entre as quais 4 se destacaram:
1. Mical a mulher de sua juventude.
2. Abigail a mulher de seu exílio.
3. Batshebah a mulher de sua maturidade.
4. Abisague a mulher de sua velhice.
Mical era filha de Saul, foi concedida a ele quando Davi ainda era um adolescente e ficou com ele até que o pai desta resolveu que Davi não era confiável e passou a tentar matá-lo. Davi fugiu por anos enquanto Saul em vingança deu Mical a outro homem em casamento. Passado algum tempo em suas andanças Davi encontra Abigail, mulher de outro homem. Um homem tido com mau que acaba morrendo e Davi casa-se com a viúva. Batshebah é um caso à parte...Davi já um homem maduro, olha da sacada de seu palácio e a vê banhando-se; apaixona-se imediatamente e a manda vir ao palácio...o texto não diz se foi recíproca a paixão ou se a mulher se submete por ser ele o rei. O facto é que se tornaram amantes; ela engravida, Davi tenta montar um estratagema para que Urias se deite com ela para ser o alegado pai da criança e como isto não acontece Davi monta outro estratagema para matar Urias...um servidor fiel seu...
Urias...este se torna o grande pecado de Davi que lhe trás uma consequência imediata...a morte do primeiro filho do casal e uma a longo prazo...ser traído e humilhado por seu filho Absalom...fora que a intriga jamais deixou seu palácio...entre suas mulheres e filhos...mas Davi é poupado porque se arrepende exemplarmente, com sinceridade, mostrando que não foi a toa que foi ungido como rei e adotado por YHVH como filho.
Mical com o tempo vem a tornar-se novamente mulher de Davi quando este a resgata do homem para quem Saul a havia dado mas NUNCA mais foi amada por Davi como antes e também não o amou mais como outrora...ao contrário; tornou-se sua desafeta dentro do palácio até o fim de seus dias.
Abigail sumiu com o tempo entre as demais mulheres oficiais e as concubinas, creio que isto se dá quando surge a figura de Batshebah...o grande amor de Davi entre suas mulheres! Se não se apaixonou imediatamente pelo rei com o tempo parece que esta veio a corresponder plenamente todo o amor que o rei lhe devotava...eram tão íntimos que Davi resolveu que seria o filho desta, Salomão...bem mais novo que seus irmãos de outras mulheres(Mical nunca teve filhos) o futuro rei de Israel...
Por fim falamos de Abisague...esta foi um caso singular...veio para o palácio para cumprir uma função: aquecer o velho rei...Davi nunca a conheceu sexualmente...talvez nem tinha mais condições...mas era tida por mulher de Davi tanto que quando seu filho Adonias a pede em casamento a Salomão é entendido por este como uma reivindicação ao trono por sua ligação com Davi e acaba mandando executar o irmão.
Davi amou homens também de forma singular...Saul...seu filho Absalom...o único descendente que sobrou de Saul em Israel Mefibosete mas ninguém superou a Jônatas filho de Saul...eleva seu amor por este tanto que em um de seus cantos o atribui como superior até ao das mulheres(Davi ainda não havia encontrado Batshebah diga-se de passagem) o que gerou nos tempos atuais a ideia de que tiveram um caso homossexual...mas não é dito isto NUNCA explicitamente nos textos...o que os textos passam é que havia entre eles uma ligação tão forte que podemos dizer que eram ALMAS GÊMEAS dai Davi exagerar tanto em sua descrição...talvez nem ele entendia como amava tanto aquele homem que até empanava o amor sensual por uma mulher...provavelmente o conceito de alma gêmea ainda não fosse conhecido! Ou quem sabe o povo de hoje em dia tenha razão vá saber...homossexualismo é coisa antiga!
Davi foi um exímio criador...um grande artista: escritor, compositor, músico, dançarino e cantor!
Usava todos estes dons para glorificar YHVH...seus salmos se colocam entre os textos mais lidos e reverenciados de todos os tempos e sua devoção ao seu Deus algo impar que se tornou parâmetro para nivelar a sinceridade e governo de todos os futuros reis de Israel! Quando um rei era bom se dizia que tinha sido igual a Davi seu pai quando um rei era mau se dizia que não fizera o que fez Davi seu pai...
Os salmos de Davi tocam a alma por sua beleza, profundidade, devoção, sinceridade, humildade, entrega, busca, reverência e o mais importante ALCANCE PROFÉTICO... tanto interprete do passado, como exemplo de seu presente e revelador do futuro longínquo!
Davi foi um grande guerreiro e conquistador!
Seu feito mais celebrado foi sem duvida sua vitória sobre Golias...um feito que se tornou mítico e legendário! Mas não ficou só aqui...
Jã foi dito isto aqui mas vale ressaltar que tanto individualmente quanto como comandante e depois rei Davi foi um dos humanos mais famosos na arte da guerra! Tão grande foi o morticínio por sua mão que foi impedido por YHVH de lhe construir o Templo, alegando Este que Davi era um homem de sangue...mas desconfio que não fala tanto do sangue derramado em suas conquistas já que atuava em nome de YHVH mas do sangue inocente de Urias ou seja; mais uma consequência de seu pecado.
YHVH contudo lhe permite construir a maquete do que seria o futuro Templo em sua honra para que seu herdeiro o construísse ...
Aqui penso vale a pena enxertar uma parte do texto do post sobre SALOMÃO - Filho de Davi - que compara o mito de Davi ao mito de Arthur...
" Davi foi um dos maiores reis guerreiros que já existiram...conseguiu deixar as fronteiras de Israel em conformidade praticamente com a descrição da Terra Prometida a Abraão e mostrada a Moisés...criou um exército forte, poderoso e uma guarda pessoal lendária...como todo grande rei foi cercado por personagens de enorme envergadura pois sozinho ninguém faz nada...venceu todos os antigos rivais de Israel subjugando-os e deixou o reino preparado para a glória do seu filho. Após 40 anos de reinado morreu Davi e Salomão seu filho reinou em seu lugar com a enorme tarefa de substituir no trono o vencedor de Golias, o Amado de YHVH! Davi é um protótipo perfeito do futuro rei Arthur dos celtas...tinha seu Santo Graal(A Arca da Aliança que recuperou dos Filisteus é como o Cálice da última Ceia esculpido a partir da esmeralda caída da fronte de Lúcifer por ocasião de sua queda, mas principalmente por sua Linhagem Sagrada, a qual envolve o Grande Salomão, todos os reis de Judá depois que Roboão perdeu 10 tribos para Jeroboão, os descendentes destes depois da destruição de Jerusalém até ao MESSIAS...e se este foi Jesus/Yeshua e se foi casado com Madalena - que seria da Linhagem Real de Saul - portanto YHVH une as linhagens de seus dois primeiros reis escolhidos a dedo por Ele e ungidos por Samuel para formarem a verdadeira Linhagem do Graal - assim como Merlin pela escolha a dedo de Avalon ungiu Uther e Arthur - isto deveria acontecer com Mical mas por tudo que aconteceu entre Davi e ela não foi possível - Madalena e Jesus/Yeshua tendo dois filhos e uma filha o DNA de Davi e Saul mesclou-se às principais casas reais europeias - até mesmo Arthur teria parte do sangue e DNA de Davi e Saul - permanecendo seu ramo principal velado e oculto até os dias de hoje... muitos acreditam que Davi de certa forma foi um Faraó da Linhagem dos hicsos, assim como Saul e Salomão, que Abraão foi não um peregrino comum na Terra Santa mas um Rei Pastor originário da cidade de Ur dos caldeus na Suméria, talvez de Linhagem Real, portanto meio anunnaki- da mistura destes alienígenas ou anjos caídos com certos humanos da melhor estirpe e que deu origem a Linhagem dos Reis -Sacerdotes sumérios - e que sua incursão ao Egito é uma forma velada de falar do domínio e influência hicsa na Terra dos Faraós... ), seu Merlin(Samuel e depois Natã, todos os dois tinham características de Merlin um atuando na juventude e na sagração de Davi como rei e o outro durante o seu reinado como uma espécie de sucessor do anterior), sua Guineverre(Batshebah), sua Viviane(Zeruia sua irmã mãe dos célebres guerreiros e comandantes de Davi Joab, Asael e Abisai), sua Morgana(Mical), seu Uther(Saul), seu Mordred(Absalon), seu Galahad(Salomão), seu Kay(Jonatas), seu Lancelot(Joab), seu Gawaine(Benaias), seu Percival(Asael), seu Tristão(Abisai) e seus cavaleiros da Távola Redonda(os valentes de Davi). Alguns escritores se aventuram inclusive a dizer que o mito posterior de Arthur nada mais é que um reflexo tardio do mito de Davi não existindo factualmente...outros vão mais longe e dizem que nenhum dos dois mitos existiram factualmente mas são hipóstases do rei ungido, perfeito que todas as nações tecem para si. "
O último grande ato do grande rei foi impedir a rebelião de seu filho Adonias contra a decisão real de fazer de Salomão rei em seu lugar...Davi pouco antes de morrer dá instruções a Salomão de como agir com cada um dos conspiradores...entre eles seu velho comandante dos exércitos, sobrinho, amigo e companheiro de armas desde os dias de exílio...Joab...
Davi morre mas fica o mito...a ideia do rei ideal...perfeito até quando erra...no futuro um outro rei se equiparará a Davi...ARTHUR e as similaridades entre eles são grandes como visto no meu texto anterior: SALOMÃO O Filho de DAVI!
Davi se foi mas sua obra é perene! Sua história na Bíblia cobre desde o capítulo 16 de Samuel(este livro devia se chamar Davi rs) e todo o livro de segundo Samuel entrando no primeiro capítulo de Reis. Depois temos em Crônicas sua história recontada indo do capítulo 11 até 29 de I Crônicas com sua genealogia mostrada no capítulo 3 deste livro ...em Crônicas é dito que a história de Davi constava em 3 livros escritos e provavelmente neles se baseou o escritor de Crônicas.
1. O livro de Samuel o Vidente(pois é, mas apesar de vidente(ver coisas além do véu) Samuel NÃO DEVE ter escrito o livro, mas o escreveram em sua homenagem, já que morreu pouco depois que ungiu Davi rei sobre todo Israel e sabemos que entre a unção e o efetivo reinado passaram-se anos... se tivesse escrito tudo isto antes de acontecer estaríamos diante não só do maior caso profético e de vidência mas de predestinação de todos os tempos.
2. O livro do profeta Natã, que foi contemporâneo do reinado de Davi.
3. E nas Crônicas de Gade o vidente...seriam estas mesmas Crônicas de Gade os dois livros de Crônicas presentes na Bíblia? Ou com os outros dois serviram de fonte para este? Penso que jamais, pelo menos aqui nesta vida, saberemos!
E por aqui ficamos na História da vida deste homem extraordinário tanto em suas virtudes quanto nos seus defeitos e na capacidade de superá-los e reescrever sua História!
DAVI O Filho de Jessé...de Saul mas sobretudo....DE YHVH!
Amor e Luz
Valter Luis
VÍDEOS SAGRADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário