sexta-feira, 10 de maio de 2019

- MISTÉRIOS CRÍSTICOS - A OVELHA PERDIDA - A ALMA DISTANTE DE SUA MISSÃO DE VIDA -

A missão de vida é aquilo que tu vieste fazer na Terra quando de teu encarne. O que tu propuseste fazer quer para teu próprio aperfeiçoamento(a maioria dos encarnes) ou da humanidade como um todo(um aumento significativo de encarnes nos últimos 200 anos - mas SEMPRE existiram - num crescendo exponencial principalmente a partir dos anos 60 e com grande aumento nos últimos tempos o que não significa que também não ganhem com isto, longe disto, mas sua missão básica é ajudar no encarne coletivo dos humanos)...
A metáfora, a analogia, a simbologia da OVELHA PERDIDA tem pelo menos 3 mil anos(desde o verso do salmo aqui exposto) para exemplificar Sofia, a pequena Sabedoria, ou a Alma que nublada pelos sentidos viu-se perdida entre as amarras da Matéria. Estes dois textos abaixo exemplificam bem isto... 

Salmo 119
176 Andei vagando como ovelha perdida; vem em busca do teu servo, pois não me esquecidos teus mandamentos

Lucas 15. 4-7
4 Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
5 E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros
6 e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida”.
7 Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.

Veja, no primeiro texto a própria alma, na boca do salmista, se identifica com a ovelha perdida, com a alma que distante do Mistério encontra-se perdida, presa nas amarras da Matéria. 

Nos diz o mito que Sofia Achamot( aqui um bom texto interessante sobre o mito https://pt.wikipedia.org/wiki/Sofia_(gnosticismo) a pequena Sofia(haveria um outro aspecto de Sofia, a maior, que não entraremos em detalhe aqui e que foi simbolizado por Maria a Mãe enquanto a menor o foi por Maria Madalena) se sentiu encantada quando viu  o mundo material e veio conhecer o que estava em terceira dimensão. Ao chegar aqui pouco a pouco ela foi enredada pelos arcontes, criadores do universo material, que a queriam para si no mundo material - nem tudo dos mitos antigos me fascina, a ideia de que a Matéria foi criada por deuses ou um deus ruim não me conquista...prefiro ver os arcontes não como entidades criadoras do mundo material e este como algo mau mas se um dia o foram(criadores)...DECAÍRAM deste status; tão envolvidos estavam com a Matéria quanto a própria Sofia, esqueceram do que originalmente deveriam fazer com este mundo material, ou corromperam seu objetivo original conscientemente por desejos escusos. Seriam assim os ditos Anjos Caídos...criadores sim do mundo material MAS EM NOME DA PESSOALIDADE SUPREMA E SÓ NOCIVOS DEPOIS QUE DECAÍRAM DAS SEPHIROTH-mundos de criação-PARA AS QLIPOTHS-mundos de destruição- que em última instância "criaram" com sua Queda - voltando... com isto Sofia se viu perdida e eons e eons passaram sem que conseguisse voltar para o Mistério de onde tinha vindo. Primeiro envolveu-se com os encantos do mundo mas quando estes se mostraram escravizantes se viu enredada pelo sofrimento que nasce da necessidade de querer partir daqui para o mundo de onde se veio e simplesmente não se consegue mais. 

A ovelha perdida em primeiro instante é um aspecto da Alma do Mundo que se deixa seduzir pelo mundo material ao extremo, pela criação dos Arcontes(minha pergunta é...como ALMA MUNDI ela mesma não seria uma destas entidades criadoras em si?) torna-se parte constante deste a ponto de não diferenciar-se mais(Gaia, a Terra em seu estado atual pode ser muito bem vista aqui)...esta é Sofia, A Sabedoria Divina, a Grande Mãe do Mundo aqui perdida - no mito hebraico a figura de Eva...Lilith seria um aspecto demonizado completo desta Mãe mas isto acho um erro e em outros textos eu já discorri sobre isto...acho que Lilith é um aspecto do feminino demonizado exatamente porque nunca foi compreendido e apreendido em sua inteireza - ou enredada na Matéria à qual veio trazer de si, de sua Luz - e aqui esta a meu ver A Grande Obra de criação de Sofia entre os criadores do mundo - para potencializar e ascender esta Matéria mas perdeu-se entre ela.
Depois ela vem a ser um aspecto de cada ser humano, sua alma que de encarne em encarne vem experienciar a vida material perdendo-se muitas vezes entre suas ilusões e não conseguindo per si libertar-se delas. Quer uma como outra como dissemos encontra na figura de Maria Madalena sua grande hipóstase nos mistérios cristãos ou melhor dizendo, crísticos. Em ajuda a este aspecto da Alma Mundi encarnam em conjunto Sofia a maior na figura de Maria a Mãe e do consorte de Sofia a menor o Logos, o Verbo na figura de Jesus. Veja, eles não são melhores do que Sofia, o designativo menor desta é porque os primitivos cristãos queriam enfatizar o aspecto da alma nublado pelas ilusões em relação ao aspecto desta acima das mesmas...dai Maria é este aspecto acima das ilusões que em conjunto com o par(Jesus) de Sofia(Madalena) perdida entre ilusões vem em seu resgate. 

Em tempo...aqui há que se crer menos em um casamento literal entre Jesus e Madalena do que na união perfeita entre Mestre e Discípula que mais que tudo deve ser vista. Claro, isto não reprime a ideia de um casamento literal, só esclarece que entre Jesus e Maria, para o nível de amor e ligação que havia entre eles, não tinha necessidade disto literalmente para explicar tantas analogias e tal ligação.

O salmista neste texto do Salmo 119 esta representando nos mistérios esta alma perdida, esta ovelha perdida...se tu ganhares tempo lendo todo o Salmo 119(que iniciaticamente é repartido em 22 pequenos trechos identificados com as 22 letras do alfabeto hebraico) verás que toda a busca é com identificar-se  com "O Caminho de Deus"(a melhor escolha da melhor oportunidade...A Vida Eterna) entre os caminhos do mundo(as infinitas escolhas humanas) em contraste com "O Caminho da Perdição", e que esta vivência não necessariamente esta em um único ato ou caminho somente(um único encarne) mas em diversos caminhos(encarnes) que nos são dados pelo Mistério Maior para resolvermos nossas pendências aqui. Ou seja, ao ler o texto devemos estar atentos quando caminhos significam escolhas de quando eles significam oportunidades e isto esta no contexto ...quando eles significam escolhas o salmista pede que Deus o guie entre as mesmas para a melhor, quando significam oportunidades ele louva a Deus por estas oportunidades(5 Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos este primeiro verso representa caminhos como escolhas 3 Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor....  este segundo verso representa caminhos como oportunidades)...a quantidade de versos que falam de caminhos como escolhas entretanto é maior mostrando que o perigo de tomarmos um mau caminho é sempre presente a ponto do salmista identificar, como disse, um "Caminho de Perdição, de Maldade"(O Caminho largo que o Cristo falou), um Caminho que nos faz perder esta Ronda evolutiva; também a enfase no "Caminho do Senhor"(O Caminho estreito falado por Cristo), uma coisa única e sagrada em certo contraste com "Caminhos do Senhor" uma coisa variada é muito interessante mostrando que a possibilidade de uma alma aplicada resolver tudo em uma oportunidade só e dai partir para novas aventuras do Ser existe SIM...e definitivamente seria o ideal, o original que Deus queria e quer...
Sim! Não acho que a reencarnação seja O Plano Original para a humanidade(neste ponto eu e os gnósticos somos um) mas a ressurreição ou ascensão o é, a reencarnação só faz parte do Plano Original como consequência a meu ver do evento Queda ou seja; ela existe sim e neste cenário é extremamente salutar mas se tudo tivesse se dado de forma diferente seria tranquilamente descartada...assim tem MUITA chance de se resolver tudo em um encarne só, MESMO neste cenário e sem muitas firulas, basta aplicar-se nisto...os caminhos do homem(escolhas no mundo e de preferência não do mundo) são levados em conta pelo Caminho de Deus(a Vida verdadeira e Eterna) e então os Caminhos de Deus(oportunidades de encarne) se oferecem neste Caminho(A Vida Eterna) para aperfeiçoar os caminhos do homem(em escolhas sagradas) para que ninguém se perca mas todos tenham acesso a esta Vida Eterna! Estamos a falar de Amor e Graça atuando em e através da Lei Divina da Vida em sua mais bela expressão!

No segundo texto citado vemos Jesus contando a parábola da ovelha perdida; como o pastor vai em busca dela, sofre todas as dores e penas para encontra-lá e quando a encontra leva-á nos braços e faz com seus amigos uma festa imensa. Não é que ele não de valor as 99 que não se perderam mas estas estão seguras...não saíram da direção do pastor, do caminho certo a seguir, mas aquela é como se estivesse morta e tenha revivido. 
Diz o Mestre que a libertação de uma alma pecadora(o pecador do texto) faz com que todas as esferas celestes...todas as entidades divinas regozijem e se alegrem pois O Plano segue o seu curso em direção ao CENTRUM Maior. Imagine então quando toda a Terra(a encarnação planetária de Sofia) com todas as entidades vivas(as almas cientes de cada plano evolutivo) se libertarem dos grilhões da ilusão?!

A perda, a perca é o sentimento mais dolorido entre as almas humanas encarnadas aqui quando estão perdidas entre as nuvens da ilusão. Estar perdida(o), sentir-se perdida(o), sentir que perdeu algo é o sentimento mais desolador pelo qual passamos, o que mais mina a fé e a esperança, que mais sangra o amor e tira nossa paz. A perda e a perca das guerras, das partidas, das separações e a maior de todas estas separações ...A Morte. Estar perdido ou ter perdido praticamente se confundem em nós. Perder algo ou alguém querida(o) é tão doloroso quanto sentir-se perdido, perceber-se perdido e em muitos casos uma coisa passa a significar outra...ao se ver perdida(o) pode-se perder coisas e pessoas queridas e ao perder coisas e pessoas queridas pode-se perder o senso, o sentido de si mesma(o), de seu lugar no mundo(como alma em evolução ou como alma em ajuda para a evolução coletiva) e dar lugar ao senso do estar perdida(o). 

A ovelha perdida é uma realidade do mundo presente como foi no de outrora e continuará sendo caso nada escatológico mude isto no mundo imediatamente futuro mas um dia isto terá um fim?

Entendo que sim!

Entendo que Sofia Achamot será restaurada à sua Glória!

Nos mistérios crísticos o Casamento Alquímico entre Noivo e Noiva, Logos e Sofia é tanto um mistério DENTRO de cada um de nós quanto o grande coletivo das almas que se liberta neste mistério interior e forma uma nova comunidade, aquilo que Apocalipse define como um Reino de sacerdotes(isas) para Deus ou EM Deus. Os quais estando restaurados(as) a partir de DENTRO, este dentro de cada um de nós e nesta Grande Comunidade, criará o Ponto de Mutação...A Massa Crítica que desencadeará a Mudança entre os demais humanos e todos os demais seres vivos e QUEM abrir-se entre os humanos para este Mistério será de per si libertado(a)! NÃO É converter-se ao cristianismo mas CONVERTER-SE EM UM CRISTO EM SI...CONVERTER-SE EM UMA SOFIA RENOVADA...que é um Mistério latente em TODAS as grandes tradições genuínas mas nomeado nem sempre da mesma forma mas O SENTIDO do que é transparece e afina-se com estes mistérios crísticos.

Haverá enfim um renovar completo de todas as coisas na Terra(os novos céus e nova Terra pode ser um mistério de transmutação mais que de substituição), e o que Sofia veio originalmente fazer aqui, antes de encantar-se com o que viu aqui, será feito e todo o potencial divino latente em todas as coisas será desperto e esta realidade tridimensional será transmutada, imantada pelas demais realidades e dimensões que se manifestarão conjuntas às outras três. Não acredito no fim da terceira dimensão mas no fim do que escraviza almas aqui. Acredito na total transformação desta dimensão para que futuramente outras almas possam vir aqui experienciar Deus tridimensionalmente sem as dificuldades que tivemos...acredito que os demais que aqui cumpriram sua missão poderão ir para mundos mais sutis onde as demais dimensões sejam mais perceptivas mas aqui teremos sempre um cenário para almas virem e coabitarem com a matéria de forma tridimensional. Não sei, pode ser que esteja errado e que a mudança será completa, um fim total da terceira dimensão, mas seja como for...

SOFIA SERÁ RESTAURADA À SUA GLÓRIA E LEVARÁ EM SI TUDO O QUE ADQUIRIU AQUI NESTA ESFERA DO SER....


OM SOFIA EM SUAS DUAS FACES...OM LOGOS...

Valter Luis


Vídeos Sagrados

STEPHEN SICARD/LOGOS








Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...