sábado, 29 de fevereiro de 2020

- BOADICEIA/BOUDICA - A RAINHA DE UM TEMPO ESQUECIDO -

A História tem uma predominância de personagens masculinos, disto não duvidamos...o mundo pensa como "macho" a mais de 4 mil anos...mas mesmo assim, dentro deste predomínio  houveram mulheres que se destacaram poderosamente.



BOADICEIA!

Nome estranho não?

Este é o nome da Grande Rainha Celta que disse um sonoro NÃO ao maior, mais famoso e mais poderoso  império que o mundo já viu!

Roma tudo dominava! Tudo devorava!

Nas profecias de Daniel os exegetas a identificavam como uma fera terrível e inominável descrita por ele, e também com as partes de ferro da estátua de Nabucodonozor... 

Excetuando os partas NINGUÉM resistiu o poder dos romanos em seu auge...mas os partas mais fizeram se defender que atacar...então, Roma, mesmo com este revés, seguiu sendo o bicho papão supremo.


Boadiceia era rainha de uma das tribos celtas do que um dia viria a ser a Grã Bretanha...seu marido era aliado dos romanos; na verdade, submisso. Com a morte deste o comandante romano simplesmente quis passar para si e para Roma todo o controle de seu reino. HOUVE UMA REVOLTA TOTAL...Boadiceia não somente não aceitou isto como se sublevou fazendo guerra aos romanos.

Um escritor romano da época descreve a rainha desta forma...

historiador Dião Cássio diz, sobre Boadiceia:
"Boadiceia era alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multicolorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos os que lhe deitassem os olhos."
Cássio relata ainda que ela cometeu todo o tipo de atrocidade em nome de uma deusa chamada Andraste, que seria a equivalente britânico de Vitória, deusa romana. O próprio nome de Boadiceia significa "vitória".[carece de fontes]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boadiceia

Então...s

Boadiceia não negava sua raça celta...alta...forte....ruiva...de voz potente....lança imensa em riste...uma beleza terrível...sua descrição me remete à figura da Grande Deusa Morrigan...senhora da Terra e da Guerra...mas diz este historiador que ela adorava a Grande Deusa na figura de Andraste, que ele identifica com a deusa Vitória dos romanos. E como sabemos Vitória nada mais é que uma hipóstase de Palas Atena ou Minerva, e hoje também a conhecemos sob o nome de Colúmbia que ergue sua tocha radiante e cuja face mais conhecida é a estátua da Liberdade(tudo a ver com o mito, a história e a figura de Boadiceia não?) que orna a entrada de Nova York!

Andraste, também conhecida como Andrasta ou Andred, foi, de acordo com o historiador romano Dião Cássio, uma deusa da guerra icena invocada por Boadiceia em sua luta contra a ocupação romana da Britânia em 61 d.C..[1] Ela pode ser a mesma que Andate, mencionada mais tarde pela mesma fonte e descrita como "seu nome para a Vitória": i.e., a deusa Vitória.[2]
Thayer declara que ela pode estar relacionada à Andarta também. A deusa Vitória está relacionada à NiceBelona, Magna Mater (Grande mãe), Cibele e Vacuna—deusas que frequentemente são retratadas sobre carruagens.
Muitas fontes neopagãs descrevem a lebre como sagrada para Andraste. Isto parece derivar de uma má leitura da passagem em Dião Cássio na qual Boadiceia solta uma lebre de seu vestido:
"Deixe-nos, portanto, ir contra [os romanos], confiando audaciosamente na boa sorte. Deixe-nos mostrar a eles que eles são lebres e raposas tentando governar cachorros e lobos." Quando ela [Boadiceia] havia terminado de falar, empregou uma espécie de adivinhação, deixando uma lebre escapar da dobra de seu vestido; e como ela correu para o que eles consideram lado auspicioso, a multidão inteira gritou com prazer e Boadiceia, erguendo sua mão em direção ao céu, disse: "Agradeço a você, Andraste, e peço a você falando de mulher para mulher ... Imploro a você por sua vitória e preservação da liberdade."[2]
A soltura da lebre é descrita como uma técnica de adivinhação, com um augúrio esboçado pela direção na qual ela corre. Isto parece ser semelhante aos métodos romanos de adivinhação que atribuem significados às direções nas quais os pássaros voam, com o lado esquerdo sendo auspicioso e o lado direito desfavorável.[3]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Andraste

Como vimos pelo texto acima duas outras grandes deusas, famosas na antiguidade, hipóstases da Grande Mãe , eram identificadas com Andraste...Belona e Cibele...A poderosa carruagem de guerra puxada por grandes Leões era o símbolo maior destas deidades.

Pela fala colocada em sua boca pelo historiador romano(como ele iria saber disto? com certeza lá não estaria...dai que deve ter ouvido de algum celta posteriormente)...vemos que Boadiceia só se sublevou por causa da idiotice do comandante romano. Se este tivesse respeitado o tratado com seu marido não haveria revolta ou seja; Boadiceia não estava originalmente imbuída de um espírito libertário contra os romanos....não tinha nenhum senso de missão de libertar seu povo ou sua terra...tudo o que fez foi uma reação ao desmando de um idiota burocrata de Roma. No fundo talvez ela sabia que revoltar-se contra os romanos era morte certa. Mas a posição em que ficou com a atitude do comandante romano não lhe deixou nenhuma alternativa honrosa que não ir às armas e quando foi....o fez com gosto...

Devia ser uma figura impar em seu carro de batalha! Seus cabelos  enormes e ruivos ao vento...seu porte altivo e majestoso...sua grande lança! Sua voz, elemento que parece ter chamado particular atenção...mas parece ter sido uma boa estrategista também já que conseguiu boas vitórias contra os romanos.

Em sua fala há uma crença profunda no destino, no fado...e ela interpreta este favorável a si...contra todas as probabilidades ela se levanta, diz NÃO, e segue avante confiante que vencera! Sua deusa afinal é a deusa da Vitória!

Ah! Mas os deuses e deusas parecem gostar de brincar com os humanos!

Depois de algumas perdas, o exército romano se reorganizou e atraiu os rebeldes liderados por Boadiceia, em maior número, para um terreno adequado às táticas militares romanas, comandados pelo governador da BritâniaCaio Suetônio Paulino e conseguiu derrotá-los. Esta revolta foi uma das mais violentas contra o Império Romano.
De acordo com o historiador Tácito, após a derrota da rebelião, Boudica se matou ingerindo veneno. Contudo, segundo Dião Cássio, ela teria adoecido e morrido.[2]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boadiceia

Enfim... 

Os deuses sorriram para o lado romano...se a deusa da Vitória teve que escolher um lado escolheu seus adoradores mais previsíveis naquela altura. Contudo foi uma das maiores revoltas já feitas contra Roma  e esta estando em seu auge...esta certo que moralmente o império já dava sinais de fraqueza, afinal o imperador de então era o mais infame dos infames...Nero, e pouco antes dele houvera outro tão terrível quanto...Calígula...de facto hoje em dia é difícil saber qual foi o pior dos dois...mas MESMO assim Roma ainda duraria uns 300 anos como grande potência militar a ser batida!

Boadiceia ...tem como vimos duas versões para sua morte...geralmente estas figuras grandes e trágicas costumam tem mortes idem...assim diante dos dois relatos e antevendo a personalidade rebelde e livre da grande rainha me parece que o tal do veneno soa mais provável. Acho-a arrojada demais para morrer enferma em uma cama.

Mas foi uma pena...uma vitória real de Boadiceia sabemos, era praticamente impossível contra a máquina de guerra romana, mas SE houvesse ocorrido poderia ter mudado completamente a História do ocidente... pelo menos nas ilhas britânicas. A injustiça histórica destas derrotas...dela, de Cleópatra...dos judeus, de Vercingetorix criam tanto mito de reinos utópicos e idílicos cerceados pela sanha predadora de Roma como mostram que neste mundo, neste sistema, algo, alguma coisa, propicia que estes nefastos sejam sempre vitoriosos. 

Como isto vai se resolver?

Será que algum dia surgirá algo, alguém, algum povo, que romperá este ciclo?

Esta é minha esperança!

Boadiceia se foi...quer matando-se quer morrendo por morrer e com ela morreu toda a resistência ao domínio romano nas ilhas. Pelo próximos 350 anos uma civilização mista...romana/céltica se formaria na ilha e após a saída dos romanos se manteria como arcabouço dos reinos dos futuros Grande Reis semi-lendários que ocuparam seu vácuo....Ambrosius...Vortigern...Uther...Arthur...Galahad....e mesmo depois do domínio anglo, estes assimilaram a cultura local e pouco mais de 100 anos depois, inclusive cristianizados, estes perpetuavam o estilo que herdaram dos conquistados. Sinceramente não acredito que este período da idade média foi de trevas e decadência total no ocidente  como querem nos fazer crer...com certeza NÃO ERA o que foi com Roma mas este arcabouço de civilização romano/celta sustentaria os futuros estados anglos de Wessex, Nortúmbria, Ânglia Oriental, Essex, Sussex, Kent e Mércia...e que ficou conhecida como Heptarquia, e quando os vikings chegaram...ESTES eram agora ...os novos bárbaros!
A fama de Boadiceia tomou proporções lendárias na Grã-Bretanha, e a rainha Vitória foi vista como sua equivalente em termos de grandeza.
A grande estátua de bronze de Boadiceia, ao lado da ponte de Westminster e do Palácio de Westminster foi inaugurada pelo príncipe Alberto e executada por Thomas Thornycroft. Representa Boadiceia em sua carruagem de guerra junto com suas filhas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boadiceia


Boadiceia foi-se...mas ficou seu mito...o poder de sua figura...e além de Vitória, podemos pensar em Elizabeth I e agora a II como bons exemplos de alguém que só podemos conjecturar de verdade como foi.

Em Amor/Luz 

Valter Luis



Vídeos Sagrados

Enya - Boadiceia



Epic Celtic Metal Cover - Boadiceia



Sheridan Tongue -Boudicca's Revolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...