domingo, 23 de agosto de 2020

- GONE WITH THE WIND/E O VENTO LEVOU - E A INTOLERÂNCIA DO EXCESSO -

 



Sessão...Nunca deixe de ver um clássico...

GONE WITH THE WIND/E O VENTO LEVOU- 1939 -
Em um tempo de intolerância generalizada as vozes que se levantaram contra E o vento levou como um filme racista são não só intolerantes quanto incoerentes. O filme se passa antes, durante e depois da guerra civil americana... no sul dos Estados Unidos. Como tu vai apresentar um filme onde pessoas são escravizadas sem que o estereótipo da escravidão não seja apresentado ou seja: a prepotência do escravizador e a submissão do escravizado? É isto, e mais nada que E O Vento levou apresenta! Scarlet é o protótipo da sinhazinha prepotente... criada por uma escrava, ama-a como se fosse uma mãe mas não deixa de ver os outros escravos e a escravidão como um meio lícito para sua família. Já a ama, que é chamada exatamente de mamãe, é exatamente o que uma ama de leite seria... devotada à cria postiça e mais nada! Claro, poderia a escritora ter feito de Rhett um abolicionista convicto ou o filme poderia fazer isto, mas o filme e o livro procuram retratar a realidade dos fatos naqueles tempos... abolicionistas no sul eram raros, se é que tinha... o mais próximo disto seria alguém como a doce Melanie... talvez Ashley... enfim, o filme reproduz o que era o sul de então, sua cultura, sua gente... tentar julgar esta apresentação como sendo racista é o mesmo que julgar farisaico um filme sobre a vida de Jesus por causa dos fariseus... ou seja, o filme reflete o ambiente que supostamente ele enfoca nada mais! Com certeza talvez um negro rebelde seria interessante na história mas... há muitos relatos sobre a guerra civil americana, mas...de que esta foi feita por brancos contra e de brancos a favor da escravidão e os negros são apenas o objeto em questão! Apenas a partir de um certo ponto da guerra negros são enviados ao front mas... em nenhum momento se conhece que tudo tenha começado por causa de uma grande revolta dos negros contra aquele status quo! Assim, como o filme seria racista se apresenta meramente o status quo daquela sociedade??? Ridículo! No afã disto o filme foi tirado até de plataformas de streaming... isto é um absurdo, é assinar embaixo da intolerância! Para se ter uma ideia, não sossegaram enquanto não tiraram o filme: Um tira no jardim de infância com Arnold Schwarzenegger por também ser... segundo eles...racista... como não encontraram justificativa plausível para tanto sabe a que deram? Porque o filme retrata um policial num ambiente escolar!!!??? Mas me diga! O que isto tem a ver com negros? Só negros estudam? Algum negro foi molestado ou coagido no filme por causa do policial? Qual o sentido disto? A fulana(uma ativista) denunciou o filme ao drive in que o exibia, como não foi atendida arrebanhou um monte de intolerantes como ela que tanto fizeram com reclamações até que o drive in cedeu! Brincadeira isto! Daqui a pouco Django Livre vai sofrer a mesma coisa pois o personagem de Samuel L. Jackson é o de um negro muito mais submisso ao branco ou ao amo(Leonardo DiCaprio) que o de Hattie Mcdaniel com relação ao de Vivien Leigh!
Mas tirando estas querelas sobra o fato de que E o vento levou provavelmente é o maior filme já feito! Pode não ser o melhor mas entra em TODAS as listas dos 100 melhores e na maioria das vezes entre os 10 mais! É a maior bilheteria de todos os tempos disparada se considerar-se a inflação inevitável e sua correção! É um dos filmes mais lendários já feitos... tudo, desde a obra escrita, os bastidores do filme, a legendária busca pela Scarlet perfeita, a mítica que se seguiu nos anos seguintes! Tem uma das mais antológicas duplas, casais da tela! É um filme tecnicamente perfeito, com excelente direção, roteiro soberbo e interpretações espetaculares e uma trilha sonora memorável! Também é considerado um filme de produtor... no cinema tem filmes que são identificados com escolas narrativas, com diretores(filme de autor), com intérpretes e os filmes onde, se não fosse o produtor não seria o que são! Apesar do show de Vivien Leigh e cia, da excelente direção de Victor Fleming e dos que o antecederam... E o Vento Levou é um filme principalmente do produtor ... David O. Selznick ! Ele é o grande responsável por tudo que este filme se tornou! Sua obstinação era lendária em Hollywood!
Assim continuem a prestigiar este que é um marco da cultura universal! O maior dos mega-clássicos! Uma Grande Obra Prima! Um filmaço nota 10+!
Elenco: Vivien Leigh como Scarlet O’Hara, Clark Gable como Rhett Butler, Olívia de Havilland como Melanie Wilkins, Leslie Howard como Ashley Wilkins, Hattie Mcdaniel como Mommy, Butterfly Mcqueen como Prissy, Thomas Mitchell como Gerald O’Hara, Evelyn Keyes como Suellen O’Hara, George Reeves como Stuart Tarleton, Ann Ruthford como Carreen O’Hara, Bárbara O’Neill como Ellen O’Hara, Jane Darwell como senhora Dolly, Ona Munson como Belle Watling, Ward Bond como Tom, Victor Jory como Jonas Wilkerson, Harry Davenport como doutor Meade e Oskar Polk como Pork. Quem conhece de cinema sabe que este elenco coadjuvante que dá suporte aos 4 protagonistas está entre o que se tinha de melhor entre os atores coadjuvantes naqueles tempos... claro, com exceção de mais alguns que aí não estão como Claude Rains, Walter Brennan, Lionel Barrymore, Edward Arnold, Ethel Barrymore!
Pax et Lux

Valter Luis

Vídeo

Trilha sonora de E o vento levou...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...