sábado, 12 de setembro de 2020

- O SÉTIMO SELO - UMA VISÃO DESENCANTADA E ESCATOLÓGICA DA VIDA -


DET SJUNDE INSEGLET/O SÉTIMO SELO - SUÉCIA - 1956 -

Cruzadas... peste negra... um cavaleiro chega das primeiras e encontra sua Terra devastada pela segunda. Diante de tanto horror vivenciado lá e agora cá ele perde a fé. Como poder ser? Pergunta-se...
A resposta que recebe é A Morte vir-lhe ao encontro e dizer... “chegou sua hora”... aterrado de medo o cavaleiro propõe à esta um jogo de xadrez... caso vencer ficará vivo...A Morte aceita afinal... NUNCA perde!
Sétimo Selo é tido por grande parte dos críticos como o melhor Bergman (outros se dividem entre Morangos Silvestres, Persona, Gritos e Sussurros e Fanny & Alexander)...e geralmente é citado entre os 10 maiores filmes de todos os tempos e com certeza entre os 100!
Bergman coloca na obra todo o conflito entre o agnosticismo de sua maturidade com a crença fundamentalista da infância trabalhada pelo pai, um ministro protestante. Para refletir sobre uma das épocas mais terríveis da humanidade (as cruzadas e a peste negra) ele, após outra época terrível (as duas grandes guerras mundiais) cria um filme calcado em famoso símbolo do Livro do Apocalipse... Os 7 selos do juízo divino sobre a humanidade. Mais especificamente o último deles e o principal... O sétimo!
O que diz o Apocalipse sobre o sétimo selo?!
Quando o Cordeiro quebrou o sétimo selo, houve silêncio no céu por mais ou menos meia hora. 2 Então vi os sete anjos que estavam de pé diante de Deus, e eles receberam sete trombetas.
3 Outro anjo veio com um vaso de ouro no qual se queima incenso e ficou de pé ao lado do altar. Ele recebeu muito incenso para juntar com as orações de todo o povo de Deus e oferecê-lo no altar de ouro que está diante do trono. 4 E das mãos do anjo que estava diante de Deus subiu a fumaça do incenso queimado, junto com as orações do povo de Deus. 5 Então o anjo pegou o vaso de incenso, o encheu com fogo do altar e jogou sobre a terra. Houve trovões, estrondos, relâmpagos e um terremoto.
Após a abertura do sétimo selo há algo que nunca houve no céu... SILÊNCIO...e depois vemos o desenrolar dos 7 maiores juízos sobre os humanos...as 7 trombetas, e o anjo com o cálice ou vaso...
Bergman sente que a humanidade estava e esta cada vez mais com os dias determinados por uma triste sina que é representada pela Morte. Usar um símbolo religioso apesar de agnóstico pode parecer contraditório mas em seus filmes esta estranha dicotomia entre atração e aversão pelo cristianismo é muito clara...quero crer até que ao usar o simbolismo do sétimo selo ele quis enfatizar o cálice....no caso em seu conteúdo e no que ele agita ao ser despejado no altar... a oração dos Santos ... na tradição cristã eles são Os Santos... na tradição judaica eles são Os Justos...em outras tradições...Os Sábios...Os Perfeitos...Os Iluminados...a oração destes, diz os entendidos sustenta a Terra e promove mudanças para o bem! Ainda que em meio a muitas dores e sofrimentos! Será que BEM lá no fundo Bergman era um homem de Fé?! Não sei, talvez nem ele mesmo sabia!
Entre o jogo mortal entre os dois ciranda uma troupê circense...como se O Louco do Taroh representa-se toda a jornada humana!
O sétimo selo é uma obra prima clássica perene do cinema! Destas que ficam como ......SELO!!! Nota 10+!!!
Direção e
Roteiro:
Ingmar Bergman
Elenco:
Max Von Sydow como Antonius o cavaleiro
Bibi Andersson como Mia...
Gunnar Bjornstrand como Squire Jons
Bengt Ekerot como A Morte

Pax et Lux

Valter Luis





Vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...