A humanidade comete crimes a muito...muito tempo...
O mito mais recorrente e famoso fala que um irmão matou o outro e a partir dali tudo começou...
Caim e Abel...
Entretanto neste tal “dia das bruxas”...tão bem vendido ao mundo como Halloween...quero meditar um pouco sobre um dos piores crimes já perpetrados em nome de Deus contra a humanidade.
A caça às bruxas naquilo que ficou conhecido como Inquisição...
E no entanto tudo começou bem diferente...
Começou como uma caça à heresias cristãs; primeiro contra os cátaros em torno de 1240; depois contra os templários em 1307; depois contra os cientistas, artistas, filósofos, teólogos não pactuantes com a ortodoxia e principalmente contra os judeus, no tempo da Renascença e Era do dito Descobrimento do novo mundo...culminando finalmente na caça às bruxas perfeitamente entendida entre 1500 à 1800 AC... um pouco mais ou menos.
Começou portanto como uma guerra interna cristã e terminou como uma perseguição generalizada à prática pagã mas desde o início, desde a perseguição às heresias cristãs, passando pelos cientistas, teólogos, filósofos, artistas e judeus chegando finalmente nas tais bruxas o que se vê é a acusação suprema destes, hereges ou pagãos pactuarem com O Mal... com demônios, O Diabo e afins segundo a visão vigente na doutrina ou ensinos oficiais.
Portanto TUDO... absolutamente TUDO que ia contra a teologia dominante; católica no ocidente, ortodoxa no oriente e depois protestante nos países ocidentais - que romperam com o catolicismo mas não com o péssimo hábito de demonizarem o outro - TUDO era obra de Satan, do Diabo, do Demônio, das trevas, do Mal.
As bruxas contudo são um caso à parte.
Aqui temos uma perseguição principalmente ao gênero feminino creio!
As mulheres algemadas por uma série de imposições cada vez mais restritivas e desumanas desde épocas antigas (ou com o fim do matriarcado e domínio do patriarcado em torno de 1500 AC na Europa) viram-se propagandeadas como veículos, elas mesmas, do Mal no mundo. Assim como Eva cedeu à Serpente e depois seduziu Adão a comer do fruto proibido, diziam os propagandistas deste absurdo, assim elas, as mulheres, as filhas de Eva, tornaram-se veículos do príncipe das trevas para tirar “os bons homens” do “bom caminho”. A única salvação para elas, era dito; seria serem submissas aos seus pais e depois aos maridos, mães de filhos, cuidadoras do lar e ponto. Às solteiras ou encalhadas recomendava-se então o convento, a vida religiosa... entretanto nem lá as coitadas estavam livres. Diversas acusações de bruxaria e possessões diabólicas foram direcionadas a muitas religiosas em seus conventos como vimos no célebre caso de Loudun... e claro... na região da Aquitânia, região dos antigos cátaros... ou seja; eles no fundo continuavam associando tudo e todos ligados a antigos sítios de hereges com o Mal.
Seja como for ...ser mulher, independente, muito bonita, muito alta, muito estudada, muito inteligente, muito espirituosa, muito sensual, muito sexualizada, conhecedora da arte de lidar com ervas ou às ciências em geral, interessada em temáticas religiosas contrárias ao dogma vigente, AINDA que alicerçadas no cristianismo... era motivo para ser taxada de bruxa...praticante, não de religiões pagãs como hoje é o termo associado, mas de culto explícito ao demônio.
Entretanto poucas...muito poucas daquelas pobres mulheres queimadas nas fogueiras eram de fato hereges, menos ainda eram praticantes do paganismo e muito, muito menos ainda servas de facto do Diabo ou seja; satanistas.
A loucura chegou em um ponto que antigas vítimas das fogueiras inquisitorial como os protestantes começaram eles mesmos como citei acima, caçar suas bruxas, como na célebre cidade americana de Salém. Ali, eram mulheres cristãs protestantes, acusadas de serem aliciadas ao Diabo por uma escrava chamada Tituba(alguns a imaginam negra outros uma nativa-americana), e que segundo se cria, passaram a praticar feitiços e culto ao senhor das trevas. Em Salém contudo não havia fogueiras...era a forca! Nada reconfortante claro!
Ser mulher, solteira, inteligente, culta, independente, linda era portanto meio caminho andado ao cadafalso. Mas era complicado... se fosse feia demais também não havia refresco e a mistura; feia, velha, com defeitos físicos e fama de curandeira era fatal!
A caça às bruxas foi assim uma caça sobretudo à mulher!
Houveram homens também acusados de bruxaria e mortos por isto?
SIM!
Mas...separando da perseguição à hereges e fixando-se no termo bruxaria tão somente é inegável que o que houve foi de fato um FEMINICÍDIO com raras vítimas masculinas associadas ao termo!
A acusação de heresia parecia ter “braços de Molok” largos, longos , abrasivos e envolvia homens e mulheres indiscriminadamente, de todas as idades. Já a acusação de bruxaria era mais seletiva e terrivelmente sexista...ainda que abrasiva quanto...
As marcas foram tão terríveis que até hoje percebe-se no ar, entre homem e mulher um clima tenso e hostil, como se evocasse aquele terrivel tempo onde uma polaridade da humanidade foi criminosamente associada ao Mal e corruptora da outra, supostamente inocente e boa.
Mesmo hoje em dia mulheres na liderança de cultos e igrejas são vistas com certa desconfiança ATÉ por outras mulheres! Helena Blavatsky, Annie Besant, Alice Bailey, Helen G. White, Frida Vingren, Madre Tereza de Cálcuta(estranhamente depois de morta demonizada por alguns, e pasmem... por MUITAS mulheres... interessante que a descrevem como verdadeira bruxa - no mau e errado sentido do termo claro - agora..estranho não?...) dentre outras que o digam!
Estamos contudo entrando na Era do Espírito!
A era em que nem patriarcado nem matriarcado terá mais lugar... mas sim será a Era da Síntese!
A Era em que Cristo e Sofia se farão OM!
A era em que TODOS os “ismos” perecerão e darão lugar ao AMOR... puro e simples!
Que assim seja!!!
Pax et Lux
Valter Luís Taliesin
Vídeos Sagrados