“Chove chuva, chove sem parar...salve simpatia...”
A evocação elemental de mister Jorge Ben(depois também Jor) ecoava poderosa no início dos anos 70 saudando a chuva...
Estamos em um período terrível! Cientistas disseram que este foi o Setembro mais quente da História em TODO planeta! A Terra toda uma verdadeira caldeira!
Depois de horrendos dias de imenso calor(e pensar que alguns sensitivos disseram que o Brasil e todo cone sul iria sofrer com o pior frio da História entre Agosto e Outubro ...)...Estávamos a ferver em um imenso caldeirão... agora chove deliciosamente sem parar... o tempo está bem fresco e assim, dizem os meteorologistas, ficara por um tempo...
Obviamente surgem diversos questionamentos...
Quando os tais sensitivos anunciaram o tal “inverno nunca dantes acontecido”, que iria cair sobre todo o cone sul, entre Agosto e Outubro - seria, segundo eles, o pior frio a cair sobre esta região - muitos então, fiando-se nestas previsões, zombaram do tal aquecimento global... alegaram que a Terra está na verdade a esfriar. Entretanto o termo correto do que está a acontecer com a Terra é ...MUDANÇAS CLIMÁTICAS...e as mesmas se dão EXATAMENTE em cima das OSCILAÇÕES entre frio e calor excessivos nas temperaturas e não somente no calor excessivo! São exatamente estas mudanças BRUSCAS no clima, fora de hora e época que mostra-nos que algo está errado com o clima planetário.
Porque então o enfoque no dito aquecimento?
Porque de todos os fenômenos climáticos este é o dito “catalizador” de todo evento... houve uma elevação das temperaturas oceânicas e depois atmosféricas a partir do século XIX gerando o chamado “efeito estufa” .... associa-se tal elevação as atividades humanas neste período. Bem, existem os prós e contras à esta teoria mas o que não podemos negar é que algo está MUITO errado com o clima da Terra. Os críticos mais “esclarecidos” do dito aquecimento global não negam que algo está errado com o clima. Alguns reconhecem o aquecimento, outros entendem que está a ocorrer o oposto; um resfriamento, mas todos entendem que é algo natural e cíclico da Terra, nada tendo a ver com a intervenção humana... mas que está SIM efetivamente a ocorrer! Em suma; acham que devemos continuar com este estilo absurdo de vida porque, quer queiramos ou não, o que há de vir... virá... com certeza é um estilo de vida narcisista e fatalista ao extremo! Esta é uma compreensão extremamente materialista da vida! As visões espiritualistas se dividem entre duas correntes principais:
1. Que realmente a Natureza é cíclica mas que os seres humanos devem agir em sintonia com ela para que todas as mudanças cíclicas sejam favoráveis aos mesmos e não contrárias; que possamos “surfar na onda”, fluir com as energias, que tudo acontecerá dentro dos limites naturais... entretanto quando desrespeitamos estes limites estas mudanças cíclicas são não só potencializadas ao extremo mas se manifestam desta forma aleatória, atabalhoada e extremamente destrutivas como estamos a ver.
2. Que a Natureza TORNOU-SE assim... que antes havia perfeito equilíbrio entre as estações... os polos da Terra estavam na sua posição correta mas que “algo aconteceu”, algo ou um evento em resposta a algo. Este algo é tido como A Queda, e o evento é chamado Dilúvio. Antes da Queda humano e natureza eram OM .... os ciclos naturais eram absolutamente perfeitos ou praticamente inexistentes... haveria, segundo muitos, uma “eterna primavera” com oscilações muito leves e branda para cima ou para baixo... daí ocorreu a tal Queda... houve a princípio uma gradual alienação do humano em relação ao natural... milhares de anos se passaram, esta alienação criou uma civilização tremendamente hedonista e destrutiva que foi a causadora do cataclismo conhecido como Dilúvio que mexeu até com o eixo da Terra, mudou os polos e criou os atuais ciclos mais rigorosos que temos.
Ou seja, não há como dissociar humano de natureza nas visões espiritualistas... seja uma coisa
ou outra SEMPRE somos chamados à responsabilidade diante das mudanças climáticas... sempre devemos zelar pelo meio ambiente, sempre devemos agir como CUIDADORES da Terra e mais ainda... FILHOS E FILHAS desta e IRMÃS E IRMÃOS dos demais seres vivos!
Usar o argumento de que tudo é cíclico e natural e continuar poluindo os oceanos, destruindo indiscriminadamente nossas matas, arrasando flora e fauna e criando um verdadeiro pandemônio social no mundo NÃO É uma política sensata de vida e TERÁ SIM tremenda consequência!
EQUILÍBRIO!
Isto é o que pede mais do que nunca os tempos atuais!
Paulo diz em romanos que...”A Natureza, a criação e demais seres vivos, geme e chora, esperando a manifestação dos filhos e filhas de Deus, pois por causa da Queda se viu sujeita à vaidade(as ditas mudanças climáticas cíclicas e mortais) e que com a manifestação CONSCIENCIAL destes filhos e filhas de Deus ela finalmente se verá livre desta escravidão “...
Pax et Lux
Valter Luís
Nenhum comentário:
Postar um comentário