Sessão ...nunca deixe de ver um clássico...filmes essenciais...
TRILOGIA BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS DE CRISTOPHER NOLAN
I. BATMAN BEGINS/BATMAN BEGINS/BATMAN - O INÍCIO - EUA/GRÃ BRETANHA - 2005 - Obra Prima Clássica - Nota 10+ - ***** -
II. BATMAN THE DARK KNIGHT/BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS/O CAVALEIRO DAS TREVAS - EUA/GRÃ BRETANHA - 2008 - Obra Prima Clássica - Nota 10+ - ***** -
III. BATMAN THE DARK KNIGHT RISES/BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE/O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE - EUA/GRÃ BRETANHA - 2012 - Obra Prima Clássica - Nota 10+ - ***** -
Christopher Nolan é um dos maiores realizadores(produtor, diretor, roteirista) de cinema no mundo nestes últimos 25 anos! Começou em 1998 com Following, explodiu no mundo todo com o cult Memento estrelado por Guy Pierce em 2000, não fez feio com Insônia em 2002 dirigindo Robin Willians, Hilary Swank e Al Pacino mas quando foi escolhido para dar nova vida ao Cavaleiro das Trevas, depois da sequência de filmes do final dos 80 à meados dos ano 90 do século passado, Nolan se viu diante de algo que poderia alavancar de vez seu nome no cinema ou enterrá-lo profundamente no ostracismo. Batman Begins estreou como uma grande aposta e não fez feio. Foi considerado um excelente filme, arrecadou bem mas nada excepcional...muito pelo contrário... o filme custou 150 milhões e arrecadou em todo mundo 372 milhões. Ou seja, o filme se pagou somente nos EUA onde arrecadou mais de 200 milhões...depois conseguiu pagar sua promoção e distribuição...algo em torno de 100 milhões, gerando por fim um lucro de pouco mais 120 milhões. O mercado internacional contudo se sentiu menos atraído pela nova aventura de Batman. Mas foi o suficiente para garantir sobrevida ao morcego nas mãos de Nolan. Na pele de Bruce Wayne/Batman Nolan colocou um astro de brilho mediano, Christian Bale...ator mirim prodígio em Império do Sol de Spielberg...carreira consistente e discreta após isto, onde o maior destaque até então eram o ultra cult Psicopata Americano e o bom Sci Fi Equilibrium. Bale iria se tornar a cara mais exitosa do morcegão até hoje(falo antes da tão falada estreia de Robert Pattinson envergando a capa deste em The Batman, novo filme que esta a chegar). Nolan encheu de atores/astros conhecidos os papéis secundários e fez o mesmo com os grandes vilões da trama. Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Tom Wilkinson e Liam Neesom dentre outros.
Begins foi recebido entusiasticamente...depois dos filmes artesanais e quase caricaturais(mas de sucesso e em geral elogiados) de Tim Burton e os filmes pops(bem criticados e de relativos sucesso apenas) de Joel Schumacher, o clima denso e soturno imposto por Nolan...a temática sombria - dois super vilões desconhecidos do grande público da TV e do cinema(mas não dos quadrinhos) mas que se adequam como uma luva à proposta da história criada por David S. Goyer e roteirizada por este e Nolan - conquistaram de vez os fanáticos fás dos quadrinhos(o alvo primário destes filmes) e a critica especializada(o segundo grande alvo). SIM! A boa bilheteria mas nada vultuosa mostra que basicamente os fãs foram ver Begins, principalmente no resto do mundo...o grande público em geral parece ter aguardado ver em DVD ou na TV, os melhores lugares para se ver um filme então depois das salas de exibição.
De início não percebemos mas Nolan era bem ambicioso... ALI, já estava inserido a semente de uma trilogia, uma das melhores já feitas no cinema. O final do filme, revelando o próximo vilão do próximo, de início não fica bem claro, mas quando chegamos ao fim da trilogia entendemos como tudo se costura. Em verdade Nolan imaginou UM ÚNICO E LONGO FILME DE MAIS DE 7 horas e meia de metragem, dividido em 3 partes!
A temática revela-se ÚNICA nos 3 filmes!
Mas só veremos isto quando estivermos a ver o terceiro filme! Ou seja; durante o primeiro e até no final do segundo não temos esta percepção. Bruce Wayne/Batman só vai descobrir contra o que e quem vem lutando durante todos aqueles anos no meio do terceiro filme:
A LIGA DAS TREVAS!
Esta organização se revela nas palavras de Ra´s Al Ghul, uma sociedade secreta milenar que põe e dispõe das civilizações ao longo dos milênios...levanta e coloca governantes e depois os depõe se eles falham com os objetivos que a organização entende como evolutivos para o grosso da humanidade. Em suma, é como se diz ser a maçonaria, os rosa-cruzes e principalmente os Illuminati! Ra´s é o líder dos guerreiros desta organização, de seu braço militar, mas a forma como ele fala da mesma percebe-se que há membros em alto escalão dos governos do mundo, das religiões e da sociedade em geral que exercem o controle da consciência do mundo...aparentemente pessoais comuns, simples, mas que tem enorme e vasto poder de dedução, lógica e interferência na História Universal.
Vencido aparentemente o desafio desta organização em Begins, Batman se depara em Cavaleiro das Trevas com um inimigo terrível...O Coringa, aquele que se apresentou no final do filme. Aqui estamos diante do Caos puro...Coringa foge de todos os parâmetros comparativos com qualquer tipo vilão dos quadrinhos... uma mistura mortal de crueldade, imprevisibilidade e comicidade que revelam o insano até em Batman...Batman a Piada Mortal, HQ de extremo sucesso nos anos 80 e hoje considerada uma das obras primas das HQS parece ser a fonte não oficial deste filme. Mas o filme sinceramente vai até um pouco além...A interpretação de Heath Ledger é visceral, tremenda, imortal...uma das melhores já feitas no cinema! Hoje ela esta sendo comparada com o show de Joaquim Phoenix em Coringa...mas então nada se comparava ...O ator ofuscaria o protagonista e receberia o oscar de melhor ator coadjuvante...ou melhor...sua família...o ator morreria no fim das filmagens gerando uma das maiores comoções já vistas! Phoenix viria 11 anos depois e arrebataria um novo oscar com o personagem e desta vez como protagonista, sendo que os dois filmes se tornariam bilionários! SIM! O Cavaleiro das Trevas custou 185 milhões e arrecadou 1 bilhão e 4 milhões de dólares em todo mundo! Um lucro, descontando os custos de produção e distribuição que giraram em torno de 370 milhões de dólares, de quase 605 milhões de dólares! Desta vez o mundo acompanhou e superou a bilheteria americana! Nolan havia conquistado de vez o coração dos fãs do Batman e dos cultores de filmes de ação em geral!
4 anos depois( houve um intervalo de 3 entre Begins e Cavaleiro) veio finalmente a conclusão da saga!
No filme contudo haviam-se passado 8 anos desde o final traumatizante do filme anterior. Batman ou Bruce Wayne é uma sombra de si mesmo. Vive as lembranças do amor que se foi! Não sabe, nem sonha que antes de morrer ela havia escolhido o outro! Na cidade de Gothan Batman é o vilão mor e Dent o herói inspirador! Apenas o comissário Gordon sabe a dura verdade e esta corroeu seu casamento e agora corrói sua alma! De repente tudo pega fogo! É ai que percebemos que a história criada por Goyer e o roteiro desenvolvido por este e os Nolan(Jonathan o irmão de Chris e este participam) é uma linha poderosa que vai costurando cada personagem, cada pessoa de Gothan nas malhas da Liga das Trevas...Bane, aparece como o grande algoz de Batman...ele faz aquilo que Coringa não conseguiu(e nem queria...Coringa queria um Batman sempre ali, duelando com ele)...QUEBRA o homem morcego fisicamente...mas isto porque Coringa e sua insanidade de certa forma já o havia quebrado psiquicamente e espiritualmente. Bane parece o grande vilão da trama assim como o Coringa o foi no anterior e Ra´s no primeiro mas...
NÃO É...
Bane no fundo faz no filme uma função secundária como fez O Espantalho no primeiro e Duas Caras no segundo. Tudo o que ele faz em Gothan, ao limite que leva a cidade, algo que supera o primeiro e segundo filmes em verdade é o pano de fundo para que quase no fim da trama conheçamos o verdadeiro arqui-vilão...a verdadeira "mão da justiça" da Liga das Trevas! Ou melhor...arqui-vilã... mostrando que Bruce Wayne é definitivamente um pé frio no que isto romance, a mulher que ele se envolve na trama é nada mais nada menos que A FILHA DE RA´S AL GHUL...TALIA...esta é, junto com Selina Kyne, a dona do coração do morcego nos quadrinhos. E as duas aqui, de certa forma timidamente, acenam para isto. Há uma tensão sexual evidente entre Selina e Bruce e um interesse romântico de fato entre este e Talia. Catwoman funciona aqui como anti-heroína e não vilã...começa como tal mas no correr da trama muda de lado, mas sempre com um pezinho na transgressão! Bem semelhante a sua trajetória nos quadrinhos! Já Talia não é tão ácida nas HQS como no final se revela em relação a Bruce já que de fato nos quadrinhos é louca por ele(e ele de fato é apaixonado e ama as duas...Talia se torna a mãe de seu filho e Selina em boa parte das histórias futuristas do personagem é sua mulher)...
Enfim...
Batman no final vence a si mesmo...seus limites...seus medos...Gothan descobre sua alma; se no filme um esta alma é completamente turva...digna de ser destruída como imagina a Liga, no filme dois é testada ao extremo nas mãos do Coringa e passa, raspando mas passa...agora, diante do clímax deste julgamento ela se supera...se eleva acima do normal e vence com reservas o mal que travestido de bem vem julgá-la como indigna. O Cavaleiro das Trevas Ressurge custou 250 milhões de reais, somados à distribuição teremos 500 milhões...parece muito? Mas o filme arrecadou 1 bilhão e 84 milhões e dólares ou seja; um lucro de 684 milhões...o mais rentável desta trilogia que lucrou ao todo mais de 1bilhão e 400 milhões de dólares mais louvores da crítica e adoração eterna de fãs por todo mundo!
Uma das melhores sagas do cinema mundial!
Ficha Técnica de Begins...
Produção, direção e Roteiro: Christopher Nolam.
Roteiro e História: David S. Goyer
Musica: Hans Zimmer e James N. Howard
Elenco:
Christian Bale como Bruce Wayne/Batman
Liam Neeson como Henry Ducard/Ra´s Al Ghul
Gary Oldman com Comissário Gordon
Michael Caine como Alfred
Morgan Freeman como Lucius Fox
Cillian Murphy como O Espantalho
Katie Holmes como Rachel Dawes
Tom Wilkinson como Carmine Falcone
Rutger Hauer como Earl
Linus Roache como Thomas Wayne
Sarah Stewart como Martha Wayne
Ken Watanabe como Ra´s Al Ghul fake
Ficha técnica de The Dark Knight...
Produção, direção e Roteiro: Christopher Nolam.
Roteiro: Jonathan Nolan
História: David S. Goyer e Chris Nolam
Musica: Hans Zimmer e James N. Howard
Elenco:
Christian Bale como Bruce Wayne/Batman
Heath Ledger como O Coringa
Gary Oldman com Comissário Gordon
Michael Caine como Alfred
Morgan Freeman como Lucius Fox
Aaron Eckhart como Harvey Dent/Duas Caras
Maggie Gyllenhaal como Rachel Dawes
Eric Roberts como Moroni
Nestor Carbonell como Prefeito Anthony Garcia
Anthony Michael Hall como Mike Engel
Cillian Murphy como O Espantalho
Ficha técnica de The Dark Knight Rises
Produção, direção e Roteiro: Christopher Nolam.
Roteiro: Jonathan Nolan
História: David S. Goyer e Chris Nolam
Musica: Hans Zimmer
Elenco:
Christian Bale como Bruce Wayne/Batman
Marion Cotillard com Miranda Tate/Talia Ra´s Al Ghul
Gary Oldman com Comissário Gordon
Michael Caine como Alfred
Morgan Freeman como Lucius Fox
Tom Hardy como Bane
Anne Hathaway como Selina Kyle/Catwoman
Joseph Gordon-Levitt como John Blake/Robin
Mattew Modine como Vice-comissário Peter Foyle
Nestor Carbonell como Prefeito Anthony Garcia
Ben Mendelsohn como Daggett
Tom Conti como prisioneiro 01
Cillian Murphy como O Espantalho
Liam Neeson como Ra´s Al Ghul
PAX ET LUX
VALTER LUIS TALIESIN
VÍDEOS
TRILHAS SONORAS DOS 3 FILMES
Nenhum comentário:
Postar um comentário