terça-feira, 1 de dezembro de 2020

- OS MONOLITOS DE UTAH E ROMÊNIA - ESTRANHAS APARIÇÕES -








 Era 1968 quando Stanley Kubrick fez história ao usar monolitos para simbolizar o poder civilizador de uma suposta civilização alienígena sobre uma cultura primitiva e de facto inicialmente selvagem, até animalesca. 52 anos depois dois monolitos aparecidos em dois lugares diferentes do mundo intrigam a humanidade naquele que já é o mais estranho ano entre tantos anos estranhos da história humana. Alguns mais afoitos já vieram com a hipótese alienígena...outros menos, pensam em campanha publicitária de algum teor, inclusive de algum possível filme sobre aliens futuros, usando referência a obra de Kubrick. Seja como for o fato esta ai. Achei na internet 3 textos interessantes sobre o assunto e resolvi postar aqui dando os devidos créditos.


Valter Luis Taliesin

Um monolito de metal com cerca de 3,6 metros de altura foi descoberto por um biólogo no deserto de Utah, localizado na costa oeste dos Estados Unidos. A descoberta do misterioso objeto ocorreu enquanto o piloto de helicóptero, Bret Hutchings, e o biólogo sobrevoavam uma região de Utah para estudar um rebanho de ovelhas. Em entrevista a um canal de televisão local, o piloto disse que o objeto foi uma das coisas mais estranhas com as quais se deparou em todos esses anos como piloto.

 
Ainda não há pistas sobre quem colocou esse monolito lá, mas o piloto especula que o objeto pode ter sido feita pelas mãos de algum artista. Outra hipótese apontada por ele é que um fã do filme ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’, do cineasta Stanley Kubrick, teve a ideia de reproduzir uma das características do filme, já que a história mostra uma série de grandes monolitos pretos instalados por alienígenas.
 
Em um comunicado bem-humorado, o Departamento de Segurança Pública do Estado norte-americano de Utah declarou que “é ilegal a instalação de estruturas ou objetos de arte sem a autorização em terras federais, não importa de que planeta ele venha”.
 

A localização da peça não foi informada, justamente para que não atraia curiosos. Até o momento, nenhum artista – deste ou de outro mundo – reivindicou a autoria do feito.

https://olhardigital.com.br/2020/11/25/videos/um-misterioso-monolito-no-deserto-dos-eua/

O misterioso monolito de metal de origem desconhecida, cuja recente descoberta em um deserto no oeste dos Estados Unidos gerou todo tipo de especulação, desapareceu, disseram autoridades locais neste sábado (28), de acordo com a agência France Presse.

A agência responsável por gerir terras públicas no estado de Utah disse que recebeu um "testemunho confiável" de que alguém havia removido o objeto na noite de sexta-feira (27). "O departamento não removeu a estrutura, que é considerada propriedade privada”, disse em nota.

"Não investigamos crimes relacionados à propriedade privada, que dependem da delegacia local", acrescentou.

O bloco de metal triangular, com mais de 3,5 metros de altura, foi descoberto em meados de novembro por autoridades locais que sobrevoavam a área em busca de espécies de carneiro selvagem.

Ao pousar para investigar, os membros da tripulação do Departamento de Segurança Pública de Utah encontraram o monolito de metal instalado no solo, mas "nenhuma indicação óbvia" de quem poderia tê-lo colocado lá.

Investigação paralela

A notícia da descoberta rapidamente viralizou na internet, e muitos notaram a semelhança do objeto com os estranhos monolitos alienígenas que desencadearam enormes avanços no progresso humano no famoso filme de ficção científica de Stanley Kubrick de 1968 "2001: Uma Odisseia no Espaço".

Embora as autoridades se recusassem a revelar a localização do objeto por medo de que curiosos se aproximassem do local, uma corrida pela Internet foi lançada logo para encontrar sua localização, com a ajuda das formações geológicas da região. Alguns alegaram ter conseguido localizar o objeto.

Alguns observadores apontaram também para a semelhança do objeto com a obra de vanguarda de John McCracken, um artista americano que viveu por um tempo no vizinho Novo México e morreu em 2011.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/11/29/monolito-misterioso-encontrado-no-deserto-dos-eua-desaparece.ghtml

O mistério que envolve o monólito que foi descoberto em uma região desértica em Utah, nos Estados Unidos, continua. Depois que o objeto passou a ser ponto turístico de curiosos e simplesmente sumiu sem deixar vestígios, um artefato similar foi encontrado em outro continente.

De acordo com a agência de noticias Reuters, o segundo monólito apareceu em uma colina na cidade de Piatra Neamt, que fica no norte da Romênia. Ele teria sido visto pela primeira vez na última quinta-feira (26) e removido na segunda-feira (30), sem qualquer pista a respeito da origem ou de quem resgatou a peça.

O monólito romeno tem cerca de 3 metros de altura e uma composição diferente daquele encontrado em Utah: o metal apresentava desenhos em uma das faces e melhor capacidade de exibir reflexos. O site Daily Mail obteve um registro em vídeo da construção antes de ela ser removida.

Alguma relação?

A polícia da região vai investigar o ocorrido, já que a estrutura foi instalada ilegalmente em uma área de proteção ambiental e importância arqueológica. Nas proximidades, há ruínas de uma fortaleza construída pelos dácios, povo que ocupou o território na Antiguidade.

A descoberta e o sumiço de ambos os monolitos já levanta hipóteses: há quem aposte em uma campanha viral de alguma produção do entretenimento, como um filme ou jogo, ou em uma simples brincadeira de um artista local. Os dois objetos podem até nem estar relacionados, já que o modelo europeu pode ter sido somente obra de alguém inspirado pela história inicial.

https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/207597-novo-monolito-misterioso-surge-desaparece-romenia.htm


Pois, aguardemos as cenas dos próximos capítulos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...