TOMAR...
A poderosa cidade de Tomar foi uma das grandes fortalezas templárias contra o domínio mouro na península ibérica. Interessante que o nome da cidade forma uma anagrama da palavra Taro com a letra M ... esta letra é representante do Eu ou Eu Sou... da Consciência... do Espírito... da Alma e quem tem um M na palma da mão (geralmente direita) mostra pessoas com dotes especiais do Eu em si. Unida à palavra Taro em anagrama em TOMAR a meu ver revela a poderosa missão iniciática desta cidade do Porto do Graal(Portugal) ... fora que a palavra em português significa conquista... vitória sobre algo ou alguém com o arrebatar de tudo o relacionado ao conquistado. Em termos iniciáticos ou “do Reino” Cristo nos diz que “O reino dos céus é tomado à força” ou seja, não é sem esforço que o humano realiza em si a realidade divina. Eu, desde que me entendo por gente, quando ouvi pela primeira vez o nome desta cidade foi como um choque, um tapa, uma chibatada de despertar e quando vi suas primeiras imagens uma saudade absurda me tomou e a partir de então passei a devorar tudo o que fale ou mostre a respeito dela.
Ainda irei um dia a Tomar...
A ideia, o sentimento contudo é que já estive ali muitas e muitas vezes...e inclusive no momento mais decisivo da cidade frente a resistência das duas nações ibéricas contra as forças invasoras que ameaçavam engolfar todo ocidente!
Gualdim Pais, o fundador da Ordem do Templo em terras portuguesas e um dos 3 maiores e mais famosos luminares da grande Ordem em todo ocidente junto com Hugues de Payens e Jacques De Molay foi também fundador do castelo templário de Tomar que deu origem inclusive à povoação que veio a se tornar a cidade.
Tomar esta perto de outro centro fantástico da energias espirituais portuguesas e universais...Sintra...considerado por muitos como um dos grandes portais de energia telúrica e espiritual sobre a Terra!
Segundo os visigodos Tomar ou a região onde foi depois construído o castelo é também um importante ponto de energia telúrica planetária!
Outra coisa interessante sobre Gualdim Pais é que ele nasceu exatamente no ano em que as fontes mais tradicionais advogam a da própria criação da Ordem do Templo...o mítico...místico e cabalístico ano de 1118!!!
Se assim for, sua ligação espiritual com a Ordem vem não só do berço mas do mundo superior...dos mundos interiores...das regiões secretas e sagradas dos deuses e deusas civilizadores da humanidade terrestre...Os Elohim...os Filhos e Filhas de(a) Deus(a)...os Tuatha Dé Dannan dos celtas!
Tomar contudo é um nome árabe, não português ou latino. Era como os mouros, conquistadores chamavam o rio que corta a região. Portanto os significados da palavra em português de fato são os significados na linguagem dos mouros...
Não deixa de ser irônico que os portugueses "tomem", se apropriem do nome árabe e nomeie o castelo e povoação que se tornará no maior símbolo da resistência e depois da reconquistada da península ibérica!
É o famoso "feitiço a voltar contra o feiticeiro"...
Dizem os portugueses que há um túnel que liga dois dos grandes castelos templários da região...Tomar e Almourol outro grande símbolo da Ordem em Portugal e também com nome mouro!
Voltando aos significados ocultos do nome, agora associados a um rio, percebemos ainda com mais clareamento a presença de TARO no nome...na palavra...
TARO...ou tarot...também é uma palavra árabe que significa quatro caminhos(turuq) ou talvez rejeito(tarach)...
A primeira me parece bem mais atraente e apropriada para o que estou a analisar aqui, ainda que se nos aprofundarmos veremos que a segunda também acaba por ter significados interessantes e validade. Mas creio que a primeira revela melhor o que significa o taro...4 caminhos...os 4 ases...arcanos menores...copas...paus...ouros...espadas...e então...as 22 imagens do sagrado(arcanos maiores) terão que escolher qual dos 4 caminhos trilhar ou de suas combinações...
Percebam que o M símbolo EU SOU...esta bem no centro das outras letras que formam o nome...de um lado...temos TO e do outro AR ....35 e 19 separados pelo 13 somados...8 1 4...resultado...TOMAR vibra no poder do 13 do mesmo M que esta centralizado em seu nome! Ainda vale dizer que a palavra também nos lembra TORA... o conjunto dos livros revelados dos judeus! E sim...RATO...mostrando o contexto dual de todo mistério quando apreendido pelo humano...a Árvore da Vida TORA se torna na Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal...TARO...e apesar do significado usual da palavra RATO como algo ruim...entretanto segundo a definição do Oxford linguages Rato significa...de verdade comprovada; de validade garantida; confirmado, reconhecido.... se contudo insistirmos nos significativos negativos do nome poderíamos de repente .associá-lo então ao dito rejeito que Taro pode significar em sua outra palavra árabe que se tem por origem. Mas gostei deste significado do adjetivo rato(e não o nome próprio do animal)...completa que é uma beleza minha linha de raciocínio...que seria:
" O TARO REVELA A TORA...A ÁRVORA DA VIDA...COMO UM CAMINHO SAGRADO PARA A ALMA ENCARNADA, A MANIFESTAÇÃO DO EU SOU (M) NOS MUNDOS... NOS 4 MUNDOS DIVINOS OU CAMINHOS DO TARO...A ARVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL...O RATO(NO LUGAR DA SERPENTE DE OUTRAS REPRESENTAÇÕES, SUBINDO A ÁRVORE) SERIA ASSIM O MÉTODO...PARA A PERCEPÇÃO DA FORMA COMO CAMINHAR...DE "TOMAR POSSE" Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. Mateus 11:12)... COMO ALIÁS DESPUDORADAMENTE FAZ O PEQUENO ANIMALZINHO QUE TEM ESTE ADJETIVO NO NOME COMO SUBSTANTIVO - TOMA POSSA DE TUDO O QUE LHE INTERESSA - ALGUNS INTERPRETAM ESTES VERSÍCULOS COMO SE CRISTO FALASSE CRITICAMENTE DE PESSOAS QUE FAZEM VIOLÊNCIA CONTRA O REINO DE DEUS...NÃO CREIO...A SE LER O RESTANTE DO TEXTO ELE DA A ENTENDER QUE DESDE JOÃO A FORMA DO BUSCADOR É USAR DE ESFORÇO, FORÇA E LUTA PARA CONQUISTAR O REINO DIVINO...O CAMINHO DO ALTO...NÃO É UMA CRÍTICA...É UM ELOGIO. TOMAR, O CASTELO E DEPOIS A CIDADE É PORTANTO UM CENTRO SUPREMO CRIADO POR GUALDIM E OS TEMPLÁRIOS PORTUGUESES EM CIMA DE UMA SIGNIFICAÇÃO E SIMBOLISMO QUE APESAR DE DADA PELOS MOUROS QUANDO NOMEARAM UM RIO(SÍMBOLO DO CAMINHO INICIÁTICO) TRANSCENDE À ELES E PENETRA NO PASSADO DESCONHECIDO DA REGIÃO COMO UM GRANDE CENTRO DE ENERGIA TELÚRICA E ESPIRITUAL DA TERRA!"
Os templários são, nos últimos 1 mil anos os maiores mordomos das verdades espirituais dos povos, não só ocidentais, de origem cristã/judaica mas também dos mistérios druidas/celtas, nórdicos, grego/romano e por fim também islâmico quando contata com os guardiões da tradição muçulmana/judaica... os sufis...
Com o fim da Ordem contudo temeu-se a perca de tudo isto. No entanto existem indícios MUITO fortes que houve de alguma forma um veio oculto que sobreviveu o que ocorreu em 13 de Outubro de 1307 e manteve acesa a chama do Conhecimento segura...entre as paredes de templos interiores que são cada um dos que tem acesso a todos estes conhecimentos...se assim for...O Templo agora é invisível aos olhos mas seus efeitos, de suas ações em segredo, muito reais e visíveis no mundo em que vivemos.
E mais do que nunca...nestes tempos tenebrosos, de um desafio avassalador e até agora inédito...divisor de águas e com potencial de finalizador de uma era ou até civilização para outra...precisamos que estes conhecimentos restauradores e recriadores venham à lume...
QUE ASSIM SEJA!!!
Pax et Lux
Valter Luís Taliesin
Nenhum comentário:
Postar um comentário