domingo, 30 de janeiro de 2022

- ANJO E ARCANJO - AS DIVINAS MANIFESTAÇÕES DIVINAS À FRENTE DA CRIAÇÃO E DOS POVOS -

Anjos e Arcanjos frente ao humano primitivo do conceito histórico conhecido (história a partir de 4.000 AC … pré-história a partir de 10.000 AC e um passado inclassificável antes disto) são verdadeiros deuses.


Alguns de fato agiram como tais… 


Não consigo não enxergar  as divindades quase antropomórficas das mitologias de outra forma que não com um fundo de base real que originou lendas variadas sobre estas entidades.


Mesmo o “Anjo do Senhor” ou “Anjo Yahveh” do antigo testamento/Tanak cristão ou Torah judaica…pode ser visto desta forma. O Anjo do Senhor - em hebraico: מַלְאַךְ יְהוָה  - é um Ser que se manifesta repetidamente no Tanakh - Antigo Testamento - em nome de Deus/Yahweh. O termo malakh YHWH, aparece por 65 vezes nos texto da Torah Hebraica, e pode ser traduzido como  "o anjo do Senhor" ou "um anjo do Senhor" e “Anjo Yahveh”…Ele é  tratado de uma forma reverente, diferenciada dos demais Anjos que se manifestam … recebe epítetos de verdadeira divindade. E diferente de outros Anjos que as rejeitam (Apocalipse 19.10) Ele… geralmente aceita(Gênesis 18, Gênesis 32.22-30, Juízes 13)!


Quem seria tal Entidade?!


Os estudiosos se dividem entre as seguintes teorias:


A. Seria o Arcanjo Miguel que, como chefe das ordens celestes e tendo no seu nome a interrogação: “Quem é como Deus?! Em Nome deste aceita tais deferências(Juízes 13.16).


B. Seria uma epifania do próprio Yhvh!


C. Seria uma manifestação de Cristo antes de seu encarne humano, quando atuava como “A Voz” da divindade.


D. Seria uma junção das demais hipóteses ou seja; seria Miguel que depois se encarnaria como Jesus e que incorporava em si, naquelas manifestações uma Glória Especial diretamente de Yhvh! 


Mas como disse, este não era o único caso de uma Entidade Angélica que pode ter recebido e aceito deferências divinas MAS é a ÚNICA biblicamente sendo vista a receber. 


Então e as demais?!


A hipótese mais comum é que estas entidades faziam isto à revelia de Deus, de sua vontade… portanto há uma probabilidade de que fossem Anjos Caídos que tentavam usurpar a Glória Divina. 


Entretanto alguns textos bíblicos sugerem que mesmo Yhvh aceitava que alguns seres de seu círculo mais intimo pudessem ser tratados como deuses ao menos no título. Certos textos da Bíblia, tanto são interpretados como referentes a Anjos quanto a humanos(Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.Salmo 82.01) …Jesus em João usa de tal versículo para justificar se identificar com Deus…


(34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?


35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,


36 «quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? João 10.). 


Grande parte dos apologistas entendem que Ele se refere ao povo judeu ou então aos governantes e juizes deste povo mas muitos(eu entre eles) entendem que Ele se referia aos Anjos, às Entidades Espirituais que atuariam frente aos povos e nações da Terra como verdadeiras divindades locais em Nome de Deus. 


Obviamente que tanto uma quanto a outra leitura poderia ser feita conforme a compreensão de cada uma mas há algumas coisas no texto que diz não ser bem assim. Se lermos TODO o salmo 82 veremos que àqueles a quem, como disse Jesus, Deus se dirige e fala são seres extremamente poderosos não só em posição ou função (caso fossem somente os governantes dos povos) mas seres extremamente poderosos de FATO e de direito. Certas palavras revelam que tais entidades por não praticarem como deuses em Deus a Justiça Divina na Terra seriam rebaixadas de sua condição divina à humana como punição:


 (Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.


7 Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.)… 


Veja que não pode se referir ao povo comum pois o texto diz “morrereis como homens” e qualquer humano comum, até os príncipes humanos morrem! Não?! Não são os príncipes humanos porque à eles é dito que cairão EXATAMENTE como os príncipes humanos caíram. 


Então… no velho testamento o titulo “Filhos do Altíssimo” se referia a certas classes angelicais… em especial à uma chamada em Jó como “Filhos da Alva”(quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?Jó 38.04) que fazia parte de um grupo maior e mais genérico conhecido como “Filhos de Deus”… que se reuniriam (portanto a tal Congregação do Salmo 82) periodicamente em torno do trono divino(E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.Jó 1:6… E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.Jó 02:01)para definir ordenadamente a condução da Terra e Universo e nestas reuniões estavam entidades inclusive tidas por maléficas no futuro pelos cristãos(ainda que não pelos judeus que tem Satan como o promotor ou executor da Ira Divina - vide... II Samuel 24.01 e I Crônicas 21.01 onde os termos e nomes… Ira de Deus e Satanás são intercambiáveis ao mesmo evento punitivo - e identificado com esta… portanto só seria maléfico à nós segundo eles, neste contexto)  ou uma que simplesmente se assume e se define como um “espírito de mentira” para incitar um rei ímpio a desobedecer a Deus e ser punido por isto:


 (Disse mais: Ouvi, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda.


19 E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra.


20 Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?


21 E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim.) 


Reparem que neste trecho o contexto de exércitos dos Céus ou Celeste à direita e à esquerda do trono divino se torna sugestivo de direita como… Bem, Amor e Misericórdia e esquerda como… Mal, Ira e Justiça … das interpretações herméticas, a sugerir que Deus comanda absolutamente tudo, inclusive todas as entidades angélicas ou divinas de qualquer das duas polaridades. E que as duas são necessárias ainda no contexto evolutivo humano. 


E assim Jesus a meu ver fala é destes PODEROSOS, destes PRÍNCIPES, destes FILHOS DE DEUS, FILHOS DA ALVA, FILHOS DO ALTÍSSIMO, quando diz que se à Eles pelo próprio Deus foi direcionada a Palavra… “Vós sois deuses” …e tratados como tais quanto mais ELE… a própria Palavra Encarnada! Não mereceria tal designação!?Até muitos espiritualistas modernos avessos à ortodoxia cristã e ao fundamentalismo evangélico interpretam este trecho da perspectiva da leitura de que ele se refere a humanos(no caso usam para reafirmar a Presença do Eu Sou no homem ou coisas assim)  dizendo que Jesus se referia à nós seres humanos como deuses, interpretando o dito de Deus desta forma. Entretanto eu acho uma imbecilidade sem tamanho achar que este salmo ou Jesus se referia a humanos comuns! Parece  só tentar desesperadamente negar o óbvio de que: certas entidades angélicas de altíssima envergadura regem a criação, as nações e povos no Nome de Deus e são tratadas por Ele… Deus …como divindades coadjutoras! Isto não invalida em nenhum momento a concepção de Deus Único e Supremo(nem realmente a Presença de Deus em nós) muito pelo contrário. Reforça sua soberania como Única Fonte cujas outras são não Fontes mas Rios Abundantes Dela nascidos! Pior a meu ver que este soneto é esta emenda absurda de que Ele se referia a humanos. Além de improvável viola a própria estrutura do texto já que nesta interpretação absurda Deus chama o humano de deuses, de Filhos do Altíssimo, de Poderosos,  e no mesmo instante o repreende por prejudicar a si mesmo (????) e diz que vai morrer como humanos (?????) e como os príncipes humanos perderão seu poder(?????) …onde esta a lógica e exegética num troço de interpretação destas se esta se dirigindo a humanos e não à seres celestiais?!


Portanto,  só me resta terminar dizendo que Anjos e Arcanjos e talvez outras hierarquias celestes governaram ( governam ainda penso) povos, nações, os elementos da Natureza, toda a criação universal em Nome de Deus:


(Quando Deus repartiu o mundo entre as nações,deu a cada uma delas um anjo vigilante.


9 Mas a Israel não deu nenhum;porque Israel é a própria possessão de Deus.Deuteronômio 32.08-09) 


Somente Israel seria Dele na figura do Anjo Yahveh ou na interpretação de Daniel… Miguel (Daniel 10)onde Ele fala de entidades arcangélicas como príncipes da Pérsia, Grécia etc… e Miguel como príncipe de Israel… contudo se Deuteronômio diz que Israel não foi dado a nenhum Anjo Vigilante porque Daniel trata Miguel como príncipe de Israel? Contradição bíblica ou algo mais das teorias que apresentamos, entre O Anjo Yahveh e Miguel explica isto? Será que quem de fato separou as nações conforme divindades arcangélicas ou Anjos Vigilantes, ficando Israel como possessão de Yahveh foi Miguel como representante de Deus ou Anjo Yahveh?! E quem seria de fato Miguel?!  Ou O Anjo Yahveh?! 


Estas personagens foram tratadas como divindades e isto não ofendeu a Deus( só  quando Israel abandonava Yahveh por alguns dos deuses de outras nações… o que se explica exatamente no texto de Deuteronômio…  do porque não?!)pois partiu Dele esta deferência… MAS …em algum momento algumas(não todas) destas entidades angélicas e deidades caíram da graça, se tornaram déspotas, começaram a se sentir maior do que eram… pecaram contra Deus usando e abusando da humanidade como vemos em todo salmo 82 (seria o texto de Deuteronômio citado um texto de dupla leitura… estaria se referindo ao quadro geral do mundo na era antediluviana e a citação de Israel foi só um reforço de linguagem para reafirmar a peculiaridade desta nação em relação às demais tanto do passado de Israel naquele tempo, quanto de seu presente naqueles dias, quanto de seu futuro…mas não uma afirmação que a separação das nações entre os tais Vigilantes foi nos dias de então… da saída de Israel do Egito mas naqueles tempos mais longínquos anteriores ao Dilúvio?) e com isto perderam o direito de ser quem eram e se tornaram tão mortais quanto os humanos…. E pior, verdadeiros seres diabólicos. O salmo 82 assim pode ser um salmo dirigido a muitos dos Vigilantes do texto de Deuteronômio que de Luminares das nações na era  antediluviana se tornaram o grande problema da humanidade além dela mesma. 


É isto…


“Há muito mais mistérios entre o Céu e a Terra do que imagina nossa vã filosofia” já dizia Shakespeare. E vã filosofia aqui se enquadra em MUITA interpretação teológica dos textos sacros que tenta ser mais monoteísta até que o próprio Deus…Único e Soberano Supremo… lendo na literalidade os textos bíblicos apenas quando lhe convém e metaforizando quando as coisas ficam estreitas e quando precisa de metáfora e simbolismo porque se vê e sente claramente que o texto pede isto dai não, dai  taca literalidade porque a crença determina assim. O fato é que os textos sacros tem várias leituras… com certeza! TODAS elas são possíveis e passíveis de serem feitas mas quando a coisa é muito clara… fica complicado complicar, ainda que o ser humano  goste de fazer exatamente isto… complicar o descomplicado quando confrontado com certas coisas que vão contra sua visão de mundo. 


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...