Bom dia…
Difícil… terminar a noite e começar o dia assim mas fazer o que…mais um… encerramos com Elza Soares(texto postado antes deste no blog) ontem e hoje vem a notícia…MEAT LOAF nos deixou também ontem aos 74 anos de idade… tudo a crer de morte natural como Elza(como ela contudo vinha tendo problemas de saúde nos últimos tempos)..,
Meat foi um dos grandes ícones do rock ! Vendeu mais de 100 milhões de cópias de seus discos mundo afora! Tinha uma voz poderosa, singular… uma figura pessoal, física, toda particular que lhe dava uma aura de estranheza cênica impressionante mas para proveito seu. Parece que o temperamento do mito ajudava nisto. Loaf além de lenda da música também foi um competente ator de cinema sendo que LOUCOS DO ALABAMA, THE ROCK HORROR PICTURES SHOW e principalmente CLUBE DA LUTA foram os filmes nos quais participou mais célebres.
Loaf além de músico, cantor, ator também era produtor de muitos de seus trabalhos. Seu disco mais célebre, sua obra prima é BAD OUT OF HELL de 1977… que é um dos 10 mais vendidos álbuns da história com 43 milhões de cópias vendidas …deste destacamos provavelmente sua canção mais conhecida… I’d DO ANYTHING FOR LOVE como sua marca registrada. Seu disco de estreia foi STONEY AND MEATLOAF de 1971 (nem todas as fontes concordam com isto… alguns preferem o trabalho individual de 1977) sendo seu último trabalho BRAVE THAN WE ARE de 2016. Algumas fontes dizem que Loaf era, fora do mundo country uma das raras figuras da música a apoiar o partido republicano ao longo dos anos. Isto NÃO É bem assim(que o diga Elvis Preslley simplesmente o rei do rock) a seara Rock and Roll apesar do pessoal de esquerda achar que não…por interesses próprios claro…NUNCA foi consenso neste sentido polarizado da política universal até porque rock and roll basicamente é ANARQUIA! E esta apesar, novamente da interpretação da esquerda, NÃO É extensão dela, ainda que um movimento tido por político do século 19, para alguns próximo à ela tenha se identificado como tal! Anarquia é o processo que dissolve o que não faz mais sentido… seja O QUE FOR… para que algo novo surja no lugar. Assim, se tu mirar vertentes do rock como progressivo, psicodélico, punk, new wave… SIM…tu verás uma anarquia que brinca muito com ideologias de esquerda MAS quanto mais tu adentras no hard rock e muito no heave metal e cia a coisa muda de figura e em muitos casos tu encontras não só visão política de direita como a de Loaf mais digamos, normal, palatável, e absolutamente lícita mas coisas BEM mais complicadas(e o oposto também é válido). Mas isto NÃO É ainda assim tão monocromático basta ver que o rock e suas estrelas tanto abalaram e transformaram o mundo ocidental dito “de direita” nos 50/60 quanto pulverizaram a cortina de ferro dita “de esquerda” nos 70/80 …e tanto estrelas que flertavam com a direita estavam entre os que abalaram o ocidente conservador como estrelas que flertavam com a esquerda estavam entre os que pulverizaram o muro de Berlim esquerdista…E porque? Esta é a característica do rock… não se identificar em si com ideologia nenhuma a não ser com a anarquia caótica potencial e criativa para, em destruindo estruturas cauterizadas, seja de direita, esquerda ou o que for reconstruir com novas visões de mundo. Enfim… descanse em paz grande Meat!
Pax et Lux
Valter Luis (Taliesin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário