sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

- FERIA: LA LUZ MÁS OSCURA/SEGREDOS OBSCUROS -

 - FERIA: LA LUZ MÁS OSCURA/SEGREDOS OBSCUROS - ESPANHA - 2022 - NETFLIX - 1ª temporada- Nota 9.5 - 🌟🌟🌟🌟 -


Gnosticismo! Uma corrente filosófica e espiritual extremamente importante nos 3 primeiros séculos do cristianismo! 


Até hoje eu não tinha visto filme, série ou minissérie que enfocasse diretamente os gnósticos. Esta série espanhola que estreou a pouco mais de uma semana tenta fazer isto. 


Eva e Sofia Sofia e Eva são duas irmãs bem jovens, praticamente adolescentes, que vivem normalmente esta fase da vida, de intensas descobertas pessoais, em uma pequena, remota, bela e bucólica cidadezinha no interior da Espanha. Uma noite saem para se divertir com os amigos deixando os pais aparentemente bem em casa. Quando retornam estes desapareceram e no dia seguinte 21 corpos de moradores do lugar aparecem nus e mortos num pequeno lago na entrada de uma das minas da região. Imagens de câmeras (hoje em dia ninguém escapa delas não ?!) mostram as movimentações destes, indo normalmente para a mina e depois saindo de lá já nus e sufocando como se tivessem sido envenenados por gás ou algo do gênero e então vão morrendo um a um. Entre eles, entrando na mina, os pais das garotas são vistos mas, ninguém os vê sair e não estão entre os corpos! O que será, aconteceu com eles? O que aconteceu com todos?


Diante do terrível mistério a cidade se alvoroça perseguindo as irmãs, acusando seus pais pelas mortes. 


Sofia então começa a ser assediada por estranhos personagens que horas antes do acontecido aparecem misteriosamente na casa de seus pais. Já Eva não consegue assimilar o que lhes acontece e diferente de Sofia, que se revolta contra os locais tenta por toda lei convencê-los de sua inocência e a da irmã. Pouco a pouco vamos contudo sendo apresentados a uma estranha seita que nos remete ao gnosticismo, uma seita que tenta cooptar as duas irmãs, principalmente Sofia… pois esta se revela o canal perfeito para as intenções dos mesmos. E mais descobrimos que muita gente que não morrerá naquela noite tem segredos e ligações com esta. 


Para quem, como eu, gosta desta temática esta série é um prato cheio. Reparem nos nomes das duas irmãs… Sofia e Eva… Eva e Sofia…nomes que nos remetem a grande heroína dos mitos gnósticos Sofia e da primeira mulher bíblica …Eva… ambas consideradas em seus respectivos mitos A Mãe da Vida… A Mãe do Mundo. Ambas tendo caído da graça divina. Sofia ( que também pode ser vista como Lilith, se quisermos ver aqui as duas mulheres primordiais da tradição hebraica… Lilith e Eva) das esferas celestes perdendo-se na Queda, de mundo em mundo entre Os Arcontes, entidades praticamente divinas responsáveis pela criação do mundo material. Eva do Paraíso… um lugar perfeito e idílico para a estranheza do mundo material e da Morte. No fundo ambas tem a ver com o mesmo mistério. Entretanto aqui, ao colocar as duas em cena como irmãs creio, os criadores quiseram mostrar dois tipos da Mulher Original…uma mais ligada ao mundo interior, ao mundo dos mistérios ainda que perdida entre as limalhas do mundo material e a outra mais afeita a este mundo… verdadeiramente adaptada e gostando dele. Pelo menos assim as duas irmãs enfrentam o que lhes aconteceu. Sofia mergulhando em toda aquela estranheza e Eva fazendo das tripas ao coração para restaurar a dita normalidade. 


A série não é perfeita, tem um ou outro defeitinho! Principalmente acho bem injusta com o gnosticismo em geral ( não em todo, havia algumas correntes - sim… ele não era homogêneo - que realmente eram BEM problemáticas mas no geral as correntes eram bem interessantes) Mas é muito boa! Excelente eu diria! Elenco, direção, trilha sonora e principalmente cenário e a temática instigante e misteriosa! Opta por se passar em dois tempos no passado… um em 1975 mostrando como tudo começou com os pais e nos anos 90 já com as garotas. Os espanhóis, junto com os coreanos, alemães, os nórdicos a meu ver ( os britânicos também) tem sido os melhores desenvolvedores de filmes e séries atualmente(poloneses, russos, israelenses, franceses e turcos também estão muito bem na fita). A criatividade, inventividade, forma de contar histórias deles está compensando qualquer deficiência diante do maior poder de fogo dos americanos na grana. Estes no quesito série ou minissérie não deixam nada a dever aos citados mas quanto a cinema, a filmes realmente poderosos e que nos tocam de verdade …dai já acho que a um bom tempo os americanos decaíram. Muito antes do pandemónio eu já estava um tanto quanto desgostoso do cinema americano! E olha que desde garoto eu era vidrado nele! A impressão que tenho é que a enorme criatividade que estão tendo na TV fugiu do cinema! Conto nos dedos das mãos e nem sei se todos, os filmes que ultimamente achei espetaculares deles! Diferente destes que citei, onde vejo um grande equilíbrio narrativo-criativo entre os dois veículos. Obras que encantam ou fazem pensar sem desprezar em nenhum momento nossa inteligência! Valeu conferir esta série! Em tempo; o termo “perfeito” usado para se referir a Sofia e sua mãe nos remete aos cátaros, o maior movimento gnóstico pós os primeiros anos do cristianismo, durante a idade média, e que foi violentamente sufocado pela Igreja Católica a quase 800 anos. Quem gosta do conceito de Matrix também vai se interessar por esta série. O final tem um gancho poderoso para um nova temporada! Espero que tenha! 


Pax et Lux


Valter Luis (Taliesin)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...