segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

- PERFEITOS DESCONHECIDOS - UM FILME QUE ESTA A CAUSAR FUROR -

 - PERFEITOS DESCONHECIDOS - LÍBANO/EGITO/EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - 2022 - NETFLIX - 

Nota 10+ - 🌟🌟🌟🌟 🌟- 


Tudo começou em 2016 na Itália onde foi feito o filme original… depois disto virou febre mundial e diversas versões foram feitas em outros países. Até agora segundo me informei foram feitas 20 versões! Também fiquei sabendo que até agora nenhuma produção tinha sido feita pela Netflix no Oriente médio. Não sei se isto é realmente verdade. A 2 anos atrás eu assisti uma série sobre djins da Netflix feita na Jordânia e ano passado vi que lançaram uma outra lá. Israel me parece também tem produções feias em parceria com a plataforma. O que me parece é que esta pode ser a primeira super-produção da Netflix na região. E não primeira produção (apesar de se passar no Líbano, além da Netflix, o Líbano, o Egito e os Emirados Árabes são co-produtores)…Ela trás inclusive um elenco famoso na região com duas das maiores atrizes dali, com certa projeção no mundo … a egípcia Mona Zaki e a libanesa mais conhecida no mundo como realizadora (Capharnaum) Nadine Labaki. 


Bem … tudo beleza… adaptar pare o contexto da região um tema de sucesso mundo afora parecia uma grande sacada. E é! Tanto que esta a fazer enorme sucesso (2 semanas entre os 10 mais vistos no mundo) … só que, certos detalhes do tema que são facilmente digeridos no ocidente, estão a causar furor na região! Homossexualismo, promiscuidade entre casais, liberalidade sexual, juventude aberta demais… etc… tudo isto cai como uma enxurrada sobre 7 amigos(3 casais mais um) e sobre o espectador quando estes resolvem fazer um jogo… ler as mensagens e ouvir à viva voz quando tocar, os celulares de cada um durante o jantar, para ver se realmente se conhecem e não ocultam nada um do outro. Mesmo escolhendo como cenário uma das sociedades mais abertas e plural do oriente médio, a libanesa(onde 60% são muçulmanos e 40% são cristãos… que vivem uma vida em muitos aspectos bem ocidentalizada) muitos atacaram de “pau” a obra! Bem… acho que a Netflix não está achando nenhum pouco ruim pois apesar disto(ou provavelmente por causa disto) o filme faz sucesso no mundo inteiro, inclusive na região onde há tanta contestação. Estranho não?! Pois é, e eu gostei bastante! Foi a primeira vez que vi uma das adaptações desta história! Nem o original italiano ainda vi. Gostei muito desta! A direção de Wissan Smayra é segura, o elenco é soberbo! O tema é instigante e gosto muito desta coisa um tanto teatral que “filmes de apartamento” nos trás! Todos no elenco se destacam em igual medida! O jantar de confraternização vira um caos… a Lua… ou um eclipse desta atua como um terceiro personagem do jantar e é constantemente citada( a filha do casal anfitrião e a matriarca de um dos visitantes também aparecem rapidamente sendo que outros personagens aparece a voz nas ligações) e parece ter influência direta e no fim fundamental na trama. Preste atenção nisto e fique bem atento ao final pois o filme parece lidar com conceitos de realidade paralela ou no mínimo mudança de realidade mas repito, preste bastante atenção quando citam… A Lua! 


Se continuar assim, causando este auê na região e sendo um sucesso ao mesmo tempo lá e no mundo, poderá se transformar na versão da história (das 20) de maior sucesso! 


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...