domingo, 19 de junho de 2022

- MIGUEL - O MISTÉRIO DO GRANDE PRÍNCIPE ARCANJO -

 PERCEPÇÃO...esta é a única forma que temos de realmente entender a mensagem espiritual embutida nos livros ditos sacros, mensagens estas entremeadas de interpolações humanas recheadas de duplas, triplas, múltiplas intenções...

Ela é algo tão cara e infelizmente tão rara que até em textos absolutamente claros tem pessoas que interpretam as coisas da forma como suas tradições e doutrinas mais queridas o fazem.

Outro dia estava lendo um livro de um cara sobre a teoria do Jesus pré-encarnado…ele até que discursa bem, tem bom jogo de cintura para provar que Jesus não era outra pessoa que não o Arcanjo Miguel(por tanto citar a organização Torre de Vigia apesar de não dizer explicitamente, o cujo deve ser uma das tais 'testemunhas de Jeová' se não um admirador fervoroso delas) muito bem; só que ele comete dois erros básicos que detesto neste tipo de autor investigativo e acho extremamente tendencioso e desrespeitoso com a busca alheia:


1. Ele ao invés de colocar sua tese em contraste com a dos outros e deixar  'a verdade' se houver, falar por si gosta de destratar as outras percepções com termos que irritam e provocam.

2. Ele lê o que ele quer.

Exemplo da segunda coisa:

Num momento em que ele peleja para provar que Jesus e Miguel são um só, mas no seu desejo de também mostrar a singularidade de Jesus frente às demais criaturas arcangélicas ele afirma que Miguel era e é o ÚNICO arcanjo, não existe nenhum outro fora ele, e dai, para provar isto o que a criatura me faz? Escolhe um texto que ele acha que o apoia mas que na verdade O CONTRADIZ...

Primeiro, em um erro de desatenção extrema ele afirma que é Miguel quem fala com o profeta mas em verdade é Gabriel e depois ao citar o texto para afiançar que Miguel é o único arcanjo ele trabalha contra si mesmo. 


Vejam:

'No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, o Tigre;

levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;

o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão.

Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder.

Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma.

Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra.

E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.

E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo.

Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.

Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes.

Ao falar ele comigo estas palavras, abaixei o rosto para a terra e emudeci.

E eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a boca e falei, e disse àquele que estava em pé diante de mim: Senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não retenho força alguma.

Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego ficou em mim.

Então tornou a tocar-me um que tinha a semelhança dum homem, e me consolou.

E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste.

Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.

Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.'

Daniel 10:4-21


Perceberam?


1.Daniel vê um ser de luz, em realidade aqui não diz explicitamente ser o mesmo Gabriel mas inferimos que o seja pois antes foi Gabriel quem lhe trouxe a mensagem divina. De qualquer forma Miguel é que não é pois o ente FALA de Miguel na mensagem.

2. O Ser fala de uma guerra espiritual que esta a ocorrer em torno dos arquétipos das nações e suas importâncias no mundo e diz que foi confrontado por uma das entidades espirituais soberanas da nação persa que ele chama de príncipe da Pérsia e que supomos ser o anjo protetor daquela nação(Mitra?). Porque enfrentou o anjo? Talvez porque não quisesse que seus protegidos fossem desprivilegiados ante o povo israelita? Talvez, como alegam os fundamentalistas, as nações estão sob jugo de entidades angélicas decaídas? Ou simplesmente estamos diante de um texto cuja compreensão literal nos foge e só sobra a simbólica e metafórica?

3. O ser diz que quem veio em socorro dele foi Miguel e quem era Miguel?

 Era Miguel O Arcanjo? Era Miguel O Príncipe?

 NÃO!!! 

ERA MIGUEL UM DOS PRIMEIROS OU PRINCIPAIS PRÍNCIPES!!!

Ou seja; o texto é claro em glorificar Miguel mas deixa também claro que ele faz parte de um grupo de príncipes celestiais em paridade com ele pois ele é UM DOS e não O ÚNICO ou o primeiro!

4. Por fim o texto termina deixando claro que o emissário irá enfrentar de novo o príncipe espiritual persa e pior, o grego também(Zeus ?) e Miguel virá de novo em seu socorro, o qual ele diz que é ..”o príncipe do povo israelita” …e não o único príncipe supremo das entidades arcangélicas no mundo todo nem muito menos o único arcanjo. Isto não significa evidentemente que não seja o principal entre eles…mas decisivamente NÃO É o único príncipe ou arcanjo.


No esoterismo estas entidades que Daniel fala são consideradas os totens, egrégoras, os símbolos arquetípicos de cada civilização da terra e por isto que são rivais entre si. Elas não seriam nem boas nem más mas simbolizam a alma das nações e povos e consequentemente quando uma nação quer ter preponderância sobre a outra o confronto segue no plano espiritual também…ou seriam na verdade inspiração de tais entidades estes confrontos? Dai vai da compreensão de cada um…daqueles que entendem que  tais entidades são criadas conjuntas as nações ou daqueles que as entendem como criadoras destas nações.

De qualquer forma corrobora o que eu quis dizer:

Os livros sacros precisam de PERCEPÇÃO, precisam de um olhar sem preconceitos, sem vícios, doutrinários; puro, virgem eu diria, que olhe os entremeados de interpolações que ali possa haver, bem como os múltiplos significados e leituras e tire de tudo isto O MELHOR que puder tirar sem desprezar que possa haver outras leituras ainda por serem feitas.

Se todos fizessem isto poderia não haver concordância respeitosa religiosa no mundo(ainda que não a mesma visão)mas confronto? JAMAIS haveria!


Pax et Lux 


Valter Luis (Taliesin)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...