Google+ Badge

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A antevisão profética do filme Laranja mecânica!

Texto escrito em 28/07/2008

Este final de semana revi após 25 anos este insuperável clássico, esta gigantesca obra prima de mestre Kubrick e....fiquei novamente bestificado.


Na época que tinha assisto pela ultima vez (1983) o mundo era outro o contexto social completamente diferente do que temos hj em dia e pude constatar....Kubrick tinha uma visão social de longo alcance que beirava a profecia.

TODOS os problemas sociais,psicopatológicos enfocados no filme hj são realidades nua e crua para nós!

-As gangues de jovens que surram e queimam mendigos em nossas cidades hj em dia são nosso druguinhos ou não são?

-As pessoas que inexplicavelmente dirigem em vias públicas seus possantes carros na contra-mão a ponto de se matarem e matarem aos outros lembram ou não lembram cenas do filme?

-Os jovens que praticam atos criminosos nas ruas e tem no lar um conjunto de pais impotentes que mesmo querendo não conseguem ou não podem ajudar seus filhos não lembra os pais de Alex?

-As nossas instituições corretivas e nossas leis tb não são como no filme verdadeiros incentivos para que a criminalidade mais cresça que desapareça?

-A filosofia do direitos humanos (que misteriosamente só privilegiam o infrator e não a vitima e sua familia)não lembram a política social do partido representando na figura do primeiro ministro que lobotomiza Alex?

-Hj tb não se debate prisões superlotadas e necessidade de novas políticas carcerarias?

-Não se debatem hj a necessidade de drogas para castrar por exemplo pedófilos e praticantes de crimes sexuais hediondos?

-Lógico que mesmo antevendo muita coisa a nossa realidade conseguiu contudo superar a ficção!

Hj vivemos em um mundo PIOR que aquele aventado e antevisto em Laranja mecânica!

Temos a Internet e as possibilidades infinitas de crimes a longa distância , o aquecimento global,o fundamentalismo religioso(de multiplas correntes e não só uma só)etc...

Kubrick mais uma vez se mostra um dedinho a frente da infinita maioria dos cineastas mesmo até de alguns grandes em antever os rumos que poderia tomar... nossa sociedade.


Em 2001 uma odisséia no espaço  temos uma visão de futuro e aqui outra!

Infelizmente para nós a realidade de Laranja mecânica é muito pior e é a que vemos dia a dia ser institucionalizada em td o Globo.

Kubrick em seus filmes trouxe importante contribuição para nos entendermos como ente pensante e ciente!

Basta ter 'olhos para ver' nas pessoas que assistem seus filmes!
 
Abs... e renôvo a tds
 
Valter

Nenhum comentário:

Postar um comentário