quinta-feira, 17 de março de 2011

A morte do Cisne

Os cisnes parecem estar em alta....pelo menos no mundo das artes.
Estamos vendo o sucesso absurdo de Natalie Portman em Cisne Negro de Darren Aronofsky e agora me vem as mãos este vídeo excepcional!


Cortesia do sempre dileto e sensível irmão Prema!


http://www.youtube.com/watch?v=RM2Aio9mvNE


Aqui em um programa de Tv brasileiro um jovem humilde com seu fraseado de periferia  tenta convencer 3 selecionadores céticos quanto a sua capacidade de dançar a morte do Cisne em uma versão moderna e 'maior dos pecados' de SUA  autoria...


Tudo caminha pateticamente para um grande fiasco, aqueles pastelões que várias pessoas encenavam(hoje a maioria dos programas parece que tem optado por calouros ou amadores de certa qualidade) nos programas de auditório da vida....até que o jovem começa a dançar...


As reações dos 3 selecionadores vão da descrença a estupefação....culminando num climax poderoso!


A dança tornasse verdadeira poesia nos braços, nos pés , nas pernas, no corpo deste jovem nitidamente suburbano....


Mesmo sendo zoado por um dos selecionadores por causa de seu nome e pior ainda.... por causa de sua roupa por outra, ele não esmorece, não vacila, não desiste, não se enerva...


Você percebe a fibra do guerreiro e o talento do artista nato!


Você percebe o brilho no olhar de saber que pode, que consegue transpor a barreira do ceticismo diante dele!


Cada movimento a partir de então é puro lirismo, poesia , elegia!


Eu simplesmente fiquei mudo...pasmo diante do que vi!


Percebi dentro de mim coisas como....um nó na garganta,um calor no coração,um brilho nos olhos, um desejo de estar lá para aplaudir e cumprimentar o moleque por sua performance!


Raramente sinto estas coisas com estas danças modernas....mas a ligação que ele faz entre movimentos clássicos com dança de rua é inquestionavelmente genial!


Foi um revival  Susan Boyle agora tupiniquim ante meus olhos!


Este país tem gente de fibra, gente de caráter, gente de talento, gente de predicados insuspeitos....precisam só de uma CHANCE para mostrar!


E outra; o novo e o velho podem sim conviver harmonicamente....este garoto provou isto!


Desfez a empafia dos selecionadores em espanto, pasmo e.....LÁGRIMAS!


Tocou profundamente no coração de quem vê este vídeo!


Mostra que a humanidade APESAR DE TUDO ainda tem jeito!


Mostra que apesar de todos os nossos IMENSOS defeitos temos VIRTUDES maravilhosas louquinhas para desabroxar e se manifestar!


A capacidade de ver o belo, o sublime não esta morta para aquele que vê com os olhos da alma!


A alma é nosso elo entre o Divino e o Humano em nós....a alma é a região sensível dentro de nós....ela pode ser tocada pela luz ou pelas trevas, dai que talvez explique-se porque nem todo mundo vê ou nota o sublime diante de si até quando é muito tarde demais....


Aquela criança linda que recebemos, aquela mãe abnegada, aquele pai-herói, aquele professor tão devoto ao mestrado que parecia tão ranzinza conosco, aquela mulher ou aquele homem especial que entrou nas nossas vidas quer como amigos ou amantes(e dai cada um se localize em suas opções por favor rs)...e quando um dia acordamos NÃO ESTÃO MAIS LÁ!


A vida os levou para bem longe!


E tarde acordamos para a Verdade de que eram tão belos, tão importantes....tão necessários em nossas vidas!


Claro, outras oportunidades poderão ou não surgir com eles ou outras pessoas para encetarmos o eterno baile das sintonias e relações mas nem sempre pode-se consertar tudo, pelo menos não nesta vida!


Feliz de quem consegue ver o sublime nas pequenas coisas desta vida pois quando se defrontar com os rigores da vida se manterá de pé pela lembrança do inefável que a vida nos oferece cada dia!


Pax e Lux




Valter Holístico...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...