terça-feira, 19 de abril de 2011

PÁSCOA


Quando os hebreus sairam do Egito um dia antes eles celebraram a Páscoa...

1400 anos depois Cristo e seus apóstolos celebraram a Páscoa judaica e nela o Messias instituiu um novo significado de libertação...

Enquanto para os israelitas, a Páscoa simbolizava a libertação  política, social e econômica ou seja; uma identidade nacional, racial e individual... agora contudo ela simbolizaria a libertação física, a mental, a emocional e a mais profunda e significativa de todas : a espiritual...para TODO O CONTEXTO HUMANO!

Cristo é a Páscoa de todo aquele que anela ser livre inteiramente....Espirito, Alma e Corpo quer Judeu(os israelitas) ou gentio(os demais povos)....quer do norte,do leste, do sul ou do oeste...

Cristo foi estabelecido como o novo parâmetro evolutivo de nossa humanidade a 2000 mil anos atrás (como diz o texto sacro ele é as PRIMÍCIAS ou seja; o PRIMEIRO de uma nova humanidade)...

Sua obra foi ÚNICA enquanto Avatar Universal, Salvador e Redentor assim como Buda ,Krishna , Osíris, Quetzalcoatl etc.... o foram em outros contextos.

Sua missão básica foi libertar a humanidade de um padrão evolutivo já ultrapassado(o velho Adão) e ingressá-la num contexto novo( o novo Adão) e que se manifestará plenamente na próxima Era que virá, sendo esta atual a era probatória da humanidade ou seja; a seleção natural que o mundo espiritual faz entre os que vão e os que não vão ingressar num novo contexto.

Desta forma a Páscoa deveria ser a PRINCIPAL das festas cristãs porque além de sincretizar( a Páscoa no ocidente não tem só elementos judaicos ou cristãos mas também de outros povos como os celtas por exemplo...) em si as esperanças e expectativas dos povos antigos, revela a atual dispensação Cristíca para a humanidade centrada na libertação do homem interior...como vital para a posterior Idade do ouro conhecida nos meios místicos cristãos como Idade do Espírito e pelos ocultistas como Era de Aquário!

A Idade do Espírito ou dispensação do Espírito Santo enfim; a Nova Jerusalém metaforicamente adornada de todo tipo de pedras preciosas é uma das analogias mais belas e poderosas desta nova idade!

Mas para que a humanidade possa ingressar nela há que se libertar do Egito ou seja; do mundo velho, dos costumes antigos que perderam a eficácia, dos conceitos errôneos sobre Deus(a) que tem distanciado a humanidade ainda mais Dele(a)!
Quando os hebreus estavam no Egito todo o poder da religião maravilhosa instituida por Thoth/Hermes Trimesgistus e os faraós originais conhecidos como filhos de Hórus, toda a simbologia, analogia e metáforas belamente e poderosamente manifestadas como Rá,Amon,Ptah, Osíris, Isis, Hórus, o próprio Thoth etc... tinham se reduzido a mera idolatria de estátuas e seres animalescos, tinha sua religião praticamente se tornado sem nenhuma vida interior  e uma elitização gradual, opressiva e deteriorada tinha se estabelecido sócio/espiritualmente entre os monarcas, classe sacerdotal e nobres de um lado, o povo egípcio livre mas pobre no centro e no oposto uma mistura de povos entre os quais os hebreus como escravos.


Todos os ismos, todas as aberrações religiosas, doutrinárias, dogmáticas,filosóficas, ideológicas que tem não só separado os humanos mas criado um estado tal de ódio que ameaça a própria existência nossa como conhecemos hoje em dia tem atuado sempre que uma religião e consequentemente uma sociedade perde sua vida interior, quando se distância dos ensinos do fundador ou do legislador(claro, deduzimos que este fundador  ou legislador seja um legítimo Mestre Espiritual ou Filosófico como Cristo, Buda,Moisés,Manu,Deucalião,Paulo etc...) e passa a venerá-lo mais que a obedecer seus ensinos!


O próprio Cristo salientou isto ao dizer que...'NEM TODOS OS QUE ME DIZEM...SENHOR! SENHOR! SENHOR! ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS(mais um nome para esta nova era que virá) MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI '(que era revelada a eles pelos ensinos do Cristo).


Assim como no passado a humanidade foi metaforicamente divida entre os dois filhos de Adão...primeiro Caim/Caos/Trevas(uma humanidade mais materialista e como as trevas originais...caótica, bruta, e primogênita) e Abel/Cosmos/Luz(uma humanidade mais espiritualizada e a luz que se manifestou posteriormente em meio as trevas como ordenamento, conhecimento,sabedoria) e com a morte do segundo pelo primeiro(e aqui enchergamos o mistério do Mal não só estar no mundo mas agir como se de fato este fosse SEU mundo e o Bem aqui um intruso, um alienígena que deva ser estirpado, após a altamente simbólica e metafórica queda do Homem pouco antes) por Sete que passou a ser o novo patriarca dos filhos das luz...e se repararmos como já enfoquei logo acima quando citei Caim e Abel, estamos também  diante de conceitos cosmogônicos além de morais, em alta escala pois Adão como o ADAM KADMON - e aqui temos o mistério da polaridade sexual Adão/Eva ou seja;Yin/Yang como o fator que desencadeia a manifestação de toda a vida universal e de todas as polaridades da mesma -  que na Cabala simboliza o homem cósmico andrógeno tanto pai como mãe  da Luz(Abel/Sete) quanto das Trevas(Caim) em seu seio. Assim hoje vemos que mais do que nunca estes conceitos duais que separaram a humanidade no passado perduram e se intensificam na atualidade com o adendo que hoje os filhos da luz ou das trevas podem estar em TODA OU QUALQUER RELIGIÃO E POVO, a separação entre o joio e o trigo se da no HOMEM INTERIOR, na forma como os humanos respondem diante de desafios como fraternidade, liberdade e igualdade muito mais que a exterioridade ostensivamente religiosa!


O  homem perdeu em sua famosa queda(e aqui temos que ter os olhos iluminados pelo Espírito para vermos e entendermos na história mitica da Árvore, do fruto, da Serpente etc... ALÉM da letra que mata ou seja; vermos as analogias, as figuras, as metáforas, as simbologias e não a literalidade do texto somente) a capacidade de equilibrar os opostos, dentro de si e fora de si, de interagir com a criação de forma simbiótica e não predatória...


E mais...


Deus(a) se tornou não de hoje motivo para guerras fraticidas, escravidão,eugenia,exclusivismo e ditadura do Ego sobre o Espírito!

Cristo torna-se assim a nossa libertação para que paradoxalmente nos tornemos a libertação de Deus(a), de seu Nome, das garras do ego humano e de tudo o que de ruim foi feito em Nome Dele(a) a milênios!

Paulo disse que a criação espera ansiosa a manifestação dos filhos e filhas de Deus(a) pois diz que a mesma criação ficou refém e escrava da vaidade(a destruição) por causa da queda humana...

E ele disse isto a quase 2 mil anos atrás ou seja; foi um PROTO-HOLISTA!

Hoje estamos ouvindo direto falar-se na interrelação humano/natureza mas estes conceitos já eram conhecidos dos povos antigos inclusive dos judeus...dai que Paulo não só deixa claro esta ligação simbiótica entre humano e natureza quanto reforça ainda mais estes laços ao dizer que esta mesma natureza espera ansiosa a libertação humana pelo poder da nova vida crística manifestada pelo Cristo em sua passagem mundana e outorgada a nós como gatilho evolutivo!

Assim Gaia/Cibele ou a Mãe Natureza espera ver seus outros filhos e filhas libertos dos ciclos destrutivos que a milênios assolam o mundo e os quais estão associados espiritualmente a queda humana!

Que esta Páscoa seja para cada um de nós um sinal vivo de RECOMEÇO. de RESTAURAÇÃO, de NOVIDADE DE VIDA para que as futuras gerações nos conheçam e reconheçam como a geração bem-aventurada que manifestou a vida crística na Terra e não aquela que sucumbiu ao poder do ego!

Cada um de nós encarnados neste momento temos que ter consciência que esta dispensação probatória esta chegando ao fim e que o EXAME FINAL será decisivo para cada indivíduo e cada ser vivo da Terra!

Quando se é livre interiormente fica-se livre para manifestar o que há de melhor no mundo tridimensional diretamente do Mundo do Espírito!


Torna-se assim o homem ou a mulher um canal sacro, um emissário de luz na Terra, um Templo de Deus(a) através do Espírito Divino, a Centelha Divina que em cada um de nós habita!

Assim quem estiver em novidade de vida ACONTEÇA O QUE ACONTECER sabe que já é um vencedor(a)!

Agora aos outros(as) restará apenas o dolorido lamento da perca de tão magnífica era para ascensionar vidas e a certeza de que terá que continuar em algúm outro lugar esta dura caminhada!

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

http://youtu.be/CJX43l9-Qx0


Pax e Lux

Valter Holístico



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...