sexta-feira, 27 de maio de 2011

Crise de identidade espiritual na Liderança religiosa moderna

Quando pensamos em liderança espiritual logo vem a nossas mentes aquelas pessoas veneráveis quer mulheres ou homens que desfrutam nas sociedades as quais pertencem de uma idoneidade acima de qualquer suspeita e de influência e poder sobre cada uma das vidas que compõem seu grupo, inconteste.


Percebemos tais pessoas como os geridores de nossas sociedades, os formadores de cada indivíduo pois adquiriram, status para isto.


Enche-nos  o coração as histórias exemplares de suas vidas e vê-los(quando ainda vivos claro) para muitas pessoas traz um bálsamo, um alento tão profundo à alma que explicações técnicas para isto geralmente morrem nos lábios de quem tenta.


Desta forma nos milhares de anos em que religiões como o Cristianismo, o Budismo, o Islamismo, o Judaismo, o Hinduismo, o Taoismo , o Xamanismo etc...dominaram corações e mentes da humanidade uma série de pessoas conseguiram pela história de suas vidas tornarem-se exemplo de que temos DENTRO de nós uma CENTELHA SAGRADA que testifica que o humano PODE se tornar bem mais que humano!


Que esta vida tem sentido, tem projeto, tem finalidade.. que é a divinização última da humanidade ou seja; que sejamos cada vez mais como é o nosso PAI/MÃE do Céu!


Sendo assim nomes como os de Adão, Eva,Abel, Enoch,Seth,Noé,Hermes Trimesgistus(Thoth/Hermes),Osíris, Isis,Hórus,Manu,Ishvara,Krishna,Rama,Abraão,Sara,Isaac,Israel,Zoroastro,Orfeu,Héracles,Pitágoras,Platão,Sócrates, Aristóteles,Davi,Salomão,Samuel,Moisés,Josué,Melchizedeck,Gautama,Pacal Votan,Quetzalcoatl/Kukulkan,Paulo, Pedro,João,Virgem Maria ,José,João Batista, Maria Madalena, Jesus Cristo,Francisco de Assis,Clara, Bernardo, Maomé,Lao Tsê, Confúcio,Tereza de Ávila,Maimonides, João da Cruz,Lutero,Calvino,João 23,Paramahansa Yogananda, Madre Tereza de Calcutá, João Paulo 1 , João Paulo 2,Ramakrishna,Sai Baba,Blavatsky,Rudolf Steiner,Alice Bailey,Annie Besant,Krishnamurti,Chico Xavier,Luther King, Gandhi,Ken Wilber,Sri Aurobindo,Herman Hesse,Henrique Jose de Souza dentre tantos outros surgem como alguns dos luminares mais grandiosos nesta miríade de constelações estelares da espiritualidade humana!


Poucos de nós duvidamos da grandeza interior destes sêres e mais raramente ainda da influência deles na História Universal!


Temo-os como exemplos a serem seguidos cujas palavras e feitos são verdadeiro métro para medir aquilo que entendemos por líderes espirituais de verdade e de qualidade!


Agora pensemos um pouco no mundo atual!


Na liderança que vemos nas religiões dominantes mundo afora ou em grupos alternativos!


Quantos dos chamados ...lideres espirituais merecem realmente tal designativo?


Primeiro vejamos....


O que é uma liderança espiritual?


É meramente um cargo , uma função, um posto e um talento para gerir pessoas e organizações?


Ou é uma AUTORIDADE, UM SELO, UMA MARCA interior conquistada na fornalha do viver diário nesta(ou em outras vidas também se as houver) que desperta no homem um poder , uma sabedoria, uma vidência que não conseguimos medir ou quantificar apenas pelos parâmetros humanos e que independe  do conhecimento usual já que tanto doutos como indoutos no saber terrestre parecem acessá-los como os xamãns de tribos silvículas, sheiques beduínos do deserto, campesinos simples etc... indo até uma mente tecnicamente poderosa e moderna como um Ken Wilber,Joseph Campbell ou Amit Goswami por exemplo!?


Uns definem isto como  Andar com Deus outros como Conhecimento de Deus e outros ainda como Manifestação do EU SOU interno, e dizem que sem isto de nada vale o talento de liderar seja de quem for na seara espiritual.


Porque?


Porque diferente de outras áreas da vida humana, a liderança no contexto espiritual têm sua autoridade central na comunhão com o Divino em e além do humano e na vivência diária disto , em nossas inter-relações com os demais humanos e meio-ambiente!


Sendo assim eu de minha parte não tenho dúvidas que a segunda opção é a correta e veraz, em suma:


'A LIDERANÇA ESPIRITUAL GENUÍNA EMANA DO DIVINO EM E ALÉM DE NÓS E DE NOSSA VIVÊNCIA DIÁRIA EM COMUNHÃO COM ESTE DIVINO EM PRIMEIRO LUGAR... CONOSCO MESMO E A PARTIR DAI... COM NOSSOS SEMELHANTES E TODA A MANIFESTAÇÃO DA VIDA E QUE SE TRADUZ EM... AUTORIDADE ESPIRITUAL!!!'


Eu sinceramente tenho enchergado uma crise profunda e beirando a mortal na dita liderança espiritual das religiões terrestres em especial daqueles que se dizem 'povo do livro' ou seja;Judaismo, Cristianismo e Islamismo.


Estamos vivendo um momento delicadíssimo em que supostos líderes destas 3 grandes e genuínas religiões se vestem ou se travestem de um autoritarismo leviano e inconsequente, um radicalismo absurdo e muitas vezes de uma vida dúbia, dupla, de duas caras e seguem 'liderando' a massa, o rebanho, como se fossem suas possessões exclusivas!


'Interpretam' os escritos sagrados conforme seus preconceitos, dão mais valor a literalidade da letra que a metáfora e a vida do VERBO imbutida nos textos e tornam seus seguidores igual ou piores do que eles mesmos como, disse o Cristo... faziam os fariseus a seus discípulos!


O problema não são os escritos os quais a maioria dos grandes sábios citados acima dizem TAXATIVAMENTE que devem ser interpretados pelo Espírito do amor, da fraternidade e vendo A FIGURA, O SIMBOLISMO, A METÁFORA, A ANALOGIA dos mesmos e não aquilo que a mente humana, personalística (quiça mundana) consegue fazer com tais ditos quando só vê seu umbigo pessoal ou social!


Liderança espiritual nos dias atuais também virou sinônimo de regalias político/sociais/financeiras bem distantes da visão e do estilo de vida dos grandes e mais importantes luminares que já existiram na face desta Terra em todas as religiões e épocas!


Não estou aqui a fazer a defesa da pobreza franciscana como única forma legítima de ser-se espiritual de fato e de direito mas denunciar OS EXCESSOS que temos visto quando se misturam: liderança, espiritualidade,fama e dinheiro!


Paulo disse que  DIGNO ERA O OBREIRO DE SEU SALÁRIO mas com essa desculpa vimos primeiro lideranças da Igreja católica e depois lideranças evangélicas enriquecerem aos borbotões!!!


Paulo fala isto porque entende que pregar Cristo ao mundo pode exigir tempo integral de um líder espiritual assim se o mesmo for mantido pela Igreja ele não vê nenhum mal em si(mas reitera que ELE MESMO preferia trabalhar do que depender de Igreja e olha que ele foi o que foi ou seja; o verdadeiro forjador da Igreja e doutrinas cristãs através de suas missões e epístolas só não se equiparando ao próprio Cristo e talvez à Virgem a hipóstase da Mãe Divina e Madalena a Apóstolo dos Apóstolos)entretanto o que ele pensaria se visse os ditos 'príncipes da Igreja' que vieram séculos depois de si e os tele-evangelistas dos dias atuais no luxo sultanesco,nababesco em que viveram e vivem alguns dos tais!?


Talvez se ele pudesse teria riscado tal frase de seus escritos!


As pessoas estão confundindo talento de: oratória, relacionamentos, marketing pessoal, publicidade etc...com autoridade espiritual!


Confundindo o conhecimento teológico das Universidades terrenas(em tempo: não só não sou contra tal ensino quanto faço bom uso dele pessoalmente mas procuro mantê-lo na PERSPECTIVA E LUGAR corretos) com o Conhecimento interno e vital do relacionamento vivo com a Divindade!


Confundindo dogmas, tradições e doutrinas interpretadas por homens sabe-se Deus com que motivos,preconceitos e intenções com o genuíno VERBO VIVO presente nas sagradas escrituras!


E cada um de nós temos uma parcela de culpa porque  DAMOS PODER A ESTAS PESSOAS!


Damos poder quando concordamos com as coisas que dizem sem vivenciarmos tais coisas!


Damos poder quando aceitamos a interpretação dos ditos sagrados segundo a ótica embassada deles pelo exclusivismo, sectarismo e separatividade!


Damos poder quanto entregamos a eles a chave dos céus que na realidade foi dada a  CADA UM DE NÓS e não a alguém ou uma pessoa específica pois Pedro em sua humanidade falha mas fiel simboliza CADA SEGUIDOR VERDADEIRO DO CRISTO e sua autoridade espiritual neste mundo!


Damos poder também aos ditos gurus da moda que mais parecem interessados em auto-promoção e louvação quiça ostentação e principalmente MONEY que em realmente ajudar vidas a sairem do fundo do poço!


Damos poder aos fanáticos que querem converter o mundo mas que na realidade NUNCA FORAM ELES MESMOS CONVERTIDOS!


Vejo uma crise tremenda ,uma ferida fétida na liderança espiritual planetária e consequentemente na espiritualidade moderna independente de religiões e sua cura cada vez mais distante porque a humanidade como um todo parece preferir o estado de cegueira e confronto espiritual que estamos mergulhados que dar a mão a palmatória e reconhecer no outro um outro eu!


Entretanto os grandes luminares espirituais podem e crêio eu DEVEM surgir neste mundo pois crêio sinceramente na existência de uma Hierarquia Sagrada que atua neste mundo e não desistiu dele, dai que dentro de mim ESTA SAGRADA CERTEZA digladia-se e peleja contra a visão mais egótica que vê a dita cura distante, mostrando que somos um campo de batalha para o negativo e o positivo da vida...na realidade podemos de fato melhor dizendo...SINTETIZAR estas duas polaridades no equilíbrio da FÉ/SABEDORIA ATUANTE ou seja; aquela fé que não esmorece mas também não se ilude pois sabe que como diz o dito do Spiderman...GRANDES PODERES IMPLICAM EM GRANDES RESPONSABILIDADES!


Talvez esteja escrevendo para alguns destes agora!


Um dos muitos que irão despertar e manifestar a Divindade de uma forma nunca antes vista!


Um dos muitos que irão levar a humanidade a um novo patamar evolutivo!


Um dos muitos futuros 'Deuses evolutivos' que singrarão o cosmos criando e manifestando vida como canais do VERDADEIRO DIVINO  em tudo presente!


ELES E ELAS EXISTEM!


Estão presentes neste momento em nosso meio só esperando o sagrado chamado...' VEM E VÊ'... poderoso e vitalizador , um comando interno de seu EU MAIOR para despertarem e fazerem o que tem que ser feito!


Esta é não só uma Esperança minha mas também uma Certeza!


'A vida não é um acaso mas um grande e maravilhoso CASO DE AMOR!'


Bençãos Infinitas...


Pax e Lux


Valter Holístico

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...