quinta-feira, 30 de junho de 2011

O DILEMA BRASILEIRO

Brasil o pais do AGORA!


Somente alguém muito insensível ou completamente aéreo à realidade deste país não esta acompanhando contrito e temeroso o desenrolar dos fatos excruciantes que ferem o coração de nossa nação.


Os problemas de desigualdade social, corrupção e criminalidade( acrescidos de um tempero de desumanidade absurda como o caso do menino João Hélio, Suzanne Von Richtoffen e os Cravinhos, Isabela,o serial killer do colégio carioca e outros de igual impacto tanto pela crueldade quanto pelo alcance midiático) atingiram um patamar estranho, assustador que beira aquilo que os esoteristas e muitos espiritualistas denominam... FIM DE CICLO. 


Se olharmos então em escala global a coisa seria inenarrável!


Contudo o problema brasileiro se torna mais dolorido à nós pois nos é mais próximo, envolve diretamente nosso convívio diário. 
Lógico que se pressurpomos que somos todos cidadãos da Terra isso seria um pouco xenofobista e egótico mas como fica difícil arrumar-se o quintal alheio antes do nosso quintal vejo nossa responsabilidade imediata como pensadores da vida e da luz em cuidarmos primeiro deste quintal verde amarelo que ameaça tornar-se vermelho não do ideologismo mas do sangue inocente de seus filhos e filhas, daqueles que deveriam ser o nosso futuro. 


Esta crise só se resolverá quando nós homens e mulheres de boa vontade entendermos nosso lugar, nossa posição na engrenagem geral das coisas aqui. 


Quando entendermos que políticos são nossos representantes não senhores aristocratas só com direito e mimos sem nenhum dever e responsabilidade(se eles não entenderem por bem ou seja; de livre e expontânea vontade que entendam pelas urnas, pelas passeatas,pelos abaixo assinados, pelas reportagens que escancaram as feridas pútrídas e por fim... pela execração pública de quem traí a confiança popular). 


Quando entendermos que nossas crianças precisam sim de melhores condições de vida para crescerem sadias e fortes( incluso ai e principalmente o conceito ESPIRITUAL independente de religiosismo preferencial). 


Que a lei deve sim abarcar todos os casos e situações possíveis não devendo ninguém estar acima dela quer por situação social, idade ou outros. 


Que justiça social não deve ser desculpa para ficar-se na inanição e nada fazer-se para mudar este quadro.


Pelo contrário,ela deve sim mais que PREGADA pelos ideólogos de carteirinha ser EXIGIDA pelo povo de seus governantes. 


Que todos nós somos responsáveis em maior ou menor grau por tudo isto que ai esta e que não há como fugir de uma tomada de posição clara e objetiva em prol da... VIDA


TODA ELA!!!


A vida é de fato o único e verdadeiro bem que temos!


Não existe NADA mais importante do que ela no Universo(Se alguém clamar... e Deus?...bem; não se esqueça que o livro sacro diz: ' ELE ERA A VIDA E A VIDA É A LUZ DOS HOMENS')!


E ela no contexto CIENTE então é mais rara ainda!


O Brasil PODE E DEVE  ser visto aqui e AGORA como o país da ERA NOVA!


Esta Era Sagrada inicia-se primeiro DENTRO de nós(O reino de Deus esta dentro de vós) para depois expargir-se mundo afora!


Devemos deixar de ser o pais das promessas e profecias para sermos o país que faz a diferença!


Um país onde governantes não precisem ver através dos orgãos de imprensa e da internet a IMENSA popularidade que tem corporações como os bombeiros junto a população e a não menos IMENSA impopularidade que é desancar servidores deste calibre como se fossem malfeitores só porque exigem seus direitos mais básicos!
Onde este tipo de coisa seja ELEMENTAR na cabeça destas pessoas e não oportunidades para mea culpas eleitoreiras !


Um país onde ESCOLA seja um local onde se formem cidadãos não pessoas que assassinem a gramática e a lingua portuguesa com a conivência e anuência estatal com a desculpa de privilegiar o 'vernáculo popular 'versus um falar e escrever 'elitizado'...muito menos cabide de emprego para pessoas desqualificadas e menos ainda uma classe de servidores MAU REMUNERADA!


Um país que dá uma banana para a educação é um pais suicida!


Porisso entendo como extremamente necessário...


Um curriculo que privilegie não só a matemática e o português nosso de cada dia mas que também seja implementado buscando o talento e o dom natural de cada aluno sem descuidar dos avanços tecnológicos atuais e as linguas internacionais mais usuais aliado ao cuidado com o ambiente de ensino e por fim uma seleção rigorosa de quem vai de série a série(nada de aprovação imediata mas criando inumeros incentivos ao interesse do aluno em estudar e ser aprovado) terminando em profissonais o mais qualificados possível e muito bem remunerados...tudo isto entendo, deve ser a prioridade em toda política governamental que realmente pense no presente e no futuro do país.


O ponto seguinte de destaque nesta visão de um país do AGORA é A SEGURANÇA PÚBLICA!


E quanto a ela tenho a dizer que 4 coisas são vitais para solucionar este problema.


1.Exames de admissão rigorosos tanto no quesito conhecimentos e formação, quanto e PRINCIPALMENTE no concernente a ética, caráter e idoneidade.


Não dá para se admitir um quadro de servidores da segurança pública que não tenham uma seleção extremamente rigorosa...apesar de sabermos que isto não é definitivo para se erradicar o mau da corrupção do meio contudo limitaria bastante e daria pelo menos um aferidor de qualificação mais universal.


2.Aparelhamento e instalações cada vez mais modernos sempre  a frente da criminalidade.


Uma policia mau equipada é como um EXÉRCITO DE BRANCALEONE(filme italiano imortal de 1965 do mestre Mario Monicelli estrelado pelos não menos imortais e maestricos astros/intérpretes... Vittorio Gassman e Gian Maria Volonté) ou  um DOM QUIXOTE DE LA MANCHA( o cavaleiro andante e delirante da monumental e imortal obra de Cervantes e que dentre outras versões cinematográficas teve uma célebre nas interpretações dos grandes ícones do cinema... Peter O'Toole e Sophia Loren e também do excelente ator James Côco como Sancho Pança e  muito bem dirigida  pelo excelente diretor Arthur Hiller em 1972) em suma; não só ineficiente para o que se propõe fazer como motivo de piada e execração pública por mais boas ou nobres intenções que tenha.


3.Uma atuação que vise realmente o bem da comunidade não o privilégio do servidor única e exclusivamente como vemos muitas vezes onde a 'carteirada' é o lema do suposto privilegiado em detrimento do cidadão comum.


O policial deve ser RESPEITADO pela população não TEMIDO....este temor deve ficar para os marginais à lei e para aqueles que entendem estar acima da lei!


4.Uma excelente remuneração, pois esta o servidor colocando sua vida e o bem estar de sua familia em risco pelo bem da população em geral.


UMA VIDA HUMANA NÃO TEM PREÇO MONETARIAMENTE FALANDO!


Por mais bem remunerado que um agente da lei o seja, isto ainda será POUCO pelo muito que se perde se ele tombar em serviço!
Mas uma remuneração DECENTE se faz necessária para pelo menos dar-se um significado simbólico para aquilo que NÃO TEM PREÇO....a vida de cada um!


Aliada a segurança pública esta a JUSTIÇA!


A legislação anacrônica e ultrapassada,a lentidão dos processos, as infinidades se 'direitos' a recursos disto e daquilo até para réus confessos ,esta coisa vergonhosa de cumprimento de um terço da pena até para REINCIDENTES E CONDENADOS POR CRIME HEDIONDO,a promiscuidade muitas vezes entre os poderes fazendo em muitas situações do judiciário uma SUCURSAL do executivo e um ambiente de rinha de galos entre este e o legislativo(geralmente com franca vantagem para o primeiro) e o verdadeiro tratamento de NOBREZA, quase DIVINDADE que a magistratura recebe neste país, com os funcionários de segundo escalão ficando a ver navios, principalmente em questões salariais; são questões  assim que precisam ser discutidas e mudadas se quisermos ver a justiça realmente ser feita e uma LEI o mais JUSTA possível em contrapartida ser aplicada!


Por fim o terceiro membro do trio que forma o cerne da questão de Segurança que é O SISTEMA PRISIONAL... desumano,insuficiente, mau equipado,mau direcionado, mau dirigido,com funcionários bem aquém do desafio que é tal sistema e com superlotação absoluta na maioria dos presídios.


As prisões são escolas do crime...infelizmente!


E descuidar das mesmas será mortal para o restante do castelo de cartas que é este assunto tão delicado.


Mais uma vez....locais adequados,bem aparelhados, funcionários bem qualificados e bem remunerados aliados a uma politica EFETIVA de recuperar o preso ao invés de alijá-lo ainda mais da cidadania se fazem urgentes e necessários!




Já a SAÚDE PÚBLICA é um caso de calamidade ídem!


1.Escolas de medicina que custam o olho da cara, algumas verdadeiros caça níqueis formando profissionais cada vez mais como diz o ditado popular... 'nas cochas' .


2.Hospitais públicos mau aparelhados, cada vez mais entupidos de gente, com número reduzido no quadro de funcionários onde os mesmos trabalham quase em regime de semi-escravidão, em turnos prá lá de extenuantes.


3.E não bastando trabalharem demais depois de freguentarem os tais cursos caríssimos e insuficientes para dizer o mínimo e não perder a compostura e falar o que não é de bom tom, ainda eles tem que enfrentar tudo isto em locais sem o mínimo de condições de bom atentimento ao público e para 'coroar' tudo...GANHANDO MUITO MAU!


Basta fazer um calculo custo/benefício ou seja; quanto se gasta fazendo um curso de medicina versus o que se ganha em conhecimentos e salários(não estamos aqui a focar obviamente aqueles poucos privilegiados que conseguem se destacar na carreira e se tornam médicos de grife) para se ver esta triste verdade.


4.E por fim os tais planos de saúde(que de saúde só tem o nome) que custam para o consumidor o olho da cara mas na hora da 'ONÇA BEBER AGUA' muitas vezes tiram 'os deles da reta' e deixam o coitado a ver navios....e estes com certeza piratas!
Este sistema americano de política de saúde implantado aqui tem se mostrado extremamente nocivo e falído lá e aqui vai pelo mesmo caminho.


SE QUISERMOS QUE O BRASIL REALMENTE SEJA UM DIFERENCIAL POSITIVO NÃO PODEMOS TER UM POVO DOENTE E COM OS PÉS NA COVA PORQUE NÃO PODEM PAGAR UM TRATAMENTO DE SAÚDE E QUE AINDA POR CIMA NÃO TENHAM UM TRATAMENTO DIGNO NOS HOSPITAIS PÚBLICOS.


Por fim mas não menos importante...MUITO PELO CONTRÁRIO... vem  A FORMAÇÃO INTEGRAL do ser humano para que a sociedade funcione plenamente.


Assim a familia que ultimamente tem sido desprestigiada em relação ao indivíduo ou aos grupos macros como religião,empresas, escolas, circulo de amigos etc...deve voltar a ter seu lugar de destaque na vida da pessoa humana...pais ausentes...filhos cada vez mais 'antenados' no mundo cibernético ou pior ainda nos produtos de dependência quimica,valorização do ter mais do que o ser, tudo isto tem minado devagar o ambiente familiar, e sabemos que a vida é uma escada...primeiro vem o ente humano, depois seu circulo familiar geralmente constituido de um casal que a seguir agregam os filhos e todas as colateralidades que conhecemos, depois o ambiente escolar, depois o funcional, o religioso e o de lazer(estes não necessariamente nesta ordem)...sem o devido cuidado dos dois primeiros (Pessoa e Familia)....todo o sistema virá a cair por terra!


Também desta formação INTEGRAL... HOLÍSTICA não podemos esquecer os assuntos da MENTE, DO CORAÇÃO, DA ALMA E DO ESPÍRITO que devem estar juntos com O CORPO na busca da plenificação da vida.


1.Relacionamentos amorosos cada vez mais primando pela LIBERDADE DE SER, de ir e vir(ninguém deve ser obrigado a nada ou coisa alguma menos ainda a ficar com quem quer que seja ou fazer o que não se quer),com responsabilidades de convivência seguramente garantidas por Lei mas principalmente com gerência interna exclusiva e sem incherimento alheio de sua vida afetiva, sexual,emocional etc...


2.O acesso o mais amplo possível ao conhecimento a cultura tanto nacional quanto universal!


3.A questão ambiental deve ser destacada e a relação homem com homem mais meio ambiente mais econômia tem que ser uma das prioridades desafiadoras desde já !


4.E por fim o lado ESPIRITUAL...


A questão não é tanto se fulano crê ou não crê em coisas metafisicas, vida após a morte, espiritualidade, Deus etc....mas a necessidade de termos HUMILDADE em reconhecermos que por enquanto só temos INFINITAS PERGUNTAS e pouquissimas respostas em relação ao que significa ser um sêr vivo, ser ciente, o que constitui o  ser humano e finalmente se somos obras do acaso ou de caso pensado.


Esta coisa determinista de crêio assim ou assado ou...eu sou religioso,eu sou ateu, sem dar espaço para uma busca SINCERA, HONESTA,HUMILDE E OBJETIVA do mistério da vida é que tem produzido  cisão entre a sociedade humana vinda de credos infinitos, ideologias totalitárias e exclusivistas, doutrinas absolutistas e o pior de tudo...a necessidade de nos fazermos valer pela FORÇA para implementarmos na sociedade nossa 'visão certa' do mundo e das coisas.


Já estamos cansados de vermos pelos exemplos do passado que qualquer visão totalitária seja ela atéia ou crédula é NOCIVA para a evolução , liberdade e plenitude humana!


Assim sendo a busca do HOMEM INTEGRAL se faz necessária  ou seja; do Homem que se abre sem preconceitos a infinidade de questões que a vida nos apresenta sem engessar sua mente na estreiteza do determinismo seja ele crente, agnóstico ou ateu!


Desta forma o Dilema brasileiro pode ser em maior ou menor grau o Dilema da maioria dos países deste momento presente da História Humana.


O Dilema entre o velho e o novo, o dilema em se fazer rapidamente a SINTESE entre tese e antitese,o dilema de se abrir para as infinitas possibilidades da vida e no mesmo instante manter sua identidade como indivíduo, povo e humanidade.


O Dilema de aliar o progresso econômico e geo-político evidente e já expressivo com a evolução e aperfeiçoamento da BASE daquilo que faz de um povo ser o que é....EDUCAÇÃO....SEGURANÇA....JUSTIÇA...SAÚDE....E HOLISMO(o ser humano totalmente integrado consigo com o próximo e com o meio ambiente).


É um momento que requer CORAGEM...DESPRENDIMENTO...E MUITO DE BOA VONTADE!


Aceitaremos o desafio?


Ou ficaremos estagnados no eterno titulo de....'pais do futuro'?


Abraços e...




PAX E LUX


Valter Holístico











Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...