quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CASAIS DIVINOS: ÍSIS E OSÍRIS




Fonte: Google imagens

É uma das primeiras e mais belas histórias de amor já contadas pela humanidade...


De como Ísis a senhora do Egito teve que procurar por cada uma das partes desmembradas de seu marido e irmão o Faraó Osíris, desmembradas por Seth o irmão de ambos.


Osíris e Ísis,Seth e Néftis eram dois casais de irmãos que a milhares de anos atrás fundaram o Egito.


Filhos de Geb o deus da terra e Nut a deusa do céu estes quatros deuses foram os responsáveis por trazerem a civilização ao Egito.


Entretanto como vimos havia uma rivalidade muito forte de Seth em relação ao irmão.


E é esta história que pretendo contar logo abaixo em forma de conto...






Fonte Google imagens






Era um dia quente, diferente dos dias que tinham acontecido ao longo daquele mês. Osíris estava sentado na varanda da Grande Casa quando o mensageiro chegou...


Um homem corpulento, desceu do pequeno veículo flutuante e encaminhou-se pelas imensas escadas da enorme mansão onde estava o senhor do Nilo.


Da varanda, 3 andares acima Osíris contemplava cada movimento do homem e um pressentimento estranho traspassou-lhe o coração. Afastou tais receios e tomou o condutor(especie de elevador) até o térreo para falar com o emissário.


No amplo salão já encontrou Thot seu primeiro ministro e Ptah seu tio avô e responsável por toda a drenagem das terras onde construiu-se a cidade sagrada de onde reinavam sobre todo o vale fértil.


Ísis encontrava-se logo atrás confabulando com Basteth a naturóloga chefe  e Sekhmet que usava peles de Leoa para exaltar seu lado marcial, pois era exímia guerreira e mais alguns rostos que demorou um pouco a associar feição a nomes.


Em meio aos tais viu o emissário realçar-se, moreno, acobreado, mais gigante que qualquer dos gigantes ali presentes, cada um dos deuses tinha no mínimo 3 metros de altura, ele mostrava que a engenharia genética de Néftis a irmã bióloga dele e de Ísis ia de vento em popa.


O gigante entre gigantes encaminhou-se até o senhor do nilo fez uma reverência simples mas cortês, e entregou-lhe um tubo comunicador....imediatamente ao contato com o receptor (tais tubos só podiam ser acessados para quem era direcionada a mensagem,imediatamente mediante o toque do indivíduo, um segredo tecnológico que os senhores do nilo detinham a ferro e fogo, só conhecido pela elite das elites entre eles)o tubo acendeu-se pedindo permissão para rodar a mensagem. Osíris, agradeceu o emissário e fez um sinal a Ísis,Ptah e Thot e ambos se retiraram do salão para um local privê um pouco mais distante.


Ali Osíris usando sua voz de comando ordenou que a imagem se manifestasse e um brilho quase que etéreo, entre o azulado e o violeta encheu boa parte do espaço entre ele e os demais e a imagem poderosa de Seth o senhor das tempestades encheu o ambiente.


Com um turbante listrado em dourado e azul, uma coroa circula de ouro com um emblema do chacal do deserto na fronte o irmão de Osíris começou a falar...em suma este convidava o senhor do  nilo para um jantar que daria em sua homenagem pela vitória deste contra as divindades indianas pelo controle da região do mar negro.


Osíris e Seth tinham dividido o controle do Egito em duas regiões....Seth reinava na parte leste do nilo e Osíris na oeste...os domínios de Seth iam do lago central (mediterrâneo, então uma região repleta de ilhas de todos os tamanhos e não o mar que é hoje),até a foz nascente do nilo e encaminhava-se para o leste até a região do Eufrates onde reinavam outra dinastia divina.


Osíris dominava desde o mesmo lago , até a mesma foz só que seu reino se encaminhava para o oeste até o grande oceano onde se localizava outrora o reino imortal recentemente perdido  de onde tinham vindo sua casta de deuses.


Esta aliás era uma das querelas entre os dois soberanos irmãos, os domínios de Osíris eram muito maiores que os de Seth que se via limitado pelas divindades orientais, primeiro sumérias e depois as indianas enquanto o irmão dominava todo o Norte da África partindo do Nilo para oeste.


O único consolo de Seth foi a grande vitória que tivera sobre as divindades cananitas em passado recente e que lhe possibilitara aumentar para esta região seus  domínios ,exilando os deuses cananitas, para a região ao norte do Eufrates; um pequeno território cedido de bom grado por seus primos os Annunaki da suméria.


Osíris viu toda a mensagem, desligou o tubo pensativo e percebeu com o canto dos olhos as feições dos demais....Ísis faiscava os olhos, Thot como sempre enigmático e Ptah meneava a cabeça lentamente murmurando alguma coisa.


Foi ele quem falou primeiro...


Majestade, não vá, Seth anda estranho demais, não vá...


No que recebeu um aceno positivo quase imperceptivo de Thot.


Ísis limitou-se a pronunciar uma maldição contra o irmão e abraçar o marido....estava receosa demais para pronuncia qualquer palavra e conhecia demais os irmãos para saber onde tudo aquilo poderia terminar.


Osíris não fugiria, não deixaria de ir ao encontro com Seth ....ela o sabia...e Seth bem; se este tivesse o mal no coração contra Osíris, somente a morte poderia resolver a pendência entre os dois, a morte de um deles ou de ambos.


Era uma manhã radiante e bela quando a comitiva real partiu em dois Locomotores rumo aos domínios de Seth, os possantes veículos levariam menos de 15 minutos até lá chegarem tal a potência do material que os movia(a mesma energia que movia todas as naves de Mãe Atlantoia, o continente perdido no oceano de onde vieram)Osíris poderia ter optado pelo tele transporte mas foi desaconselhado por seus conselheiros mais íntimos pois entenderam que havia necessidade de impressionar, intimidar Seth e os rivais com uma chegada estrondosa dos locomotores....fora que desde que haviam chegado da terra de sua origem as dificuldades com o tele transporte e com mensagens a distância(dai o mensageiro trazer o tubo e não pura e simplesmente Seth se comunicar com Osíris)não aconselhavam o uso do mesmo.


Chegaram os tais 15 minutos depois e foram recepcionados por dois mordomos cultores(espécie de sacerdotes domésticos) de Seth...Osíris se fazia acompanhar naquele dia por 12 deuses e mais uma comitiva de 50 humanos preparados para servirem em seu corpo de elite.


Entraram no grande salão de audiência de Seth(um imenso oval construído com mármore e recheados de cenas em louvação a Seth)e foi saudado pelo irmão e sua consorte Néftis...Seth estava com um sorriso de orelha a orelha...tinha cara de já ter bebido mais do que o normal, antes mesmo do dito banquete.


Foram encaminhados imediatamente para a sala das refeições oficiais e sentaram-se numa mesa onde os mais finos e deliciosos manjares possíveis estavam a disposição...faisões temperados com ervas aromáticas e assados no vinho, javalis temperados com semente vermelha(pimenta)sal e pasta de alho e assado no mel,peixes de todas as qualidades, cozidos e assados,galetos, traspassados na vara e assados na brasa diante dos convivas, frutos de diversas origens, e o hidromel, a bebida de todos os deuses de todos os panteões, um líquido, uma mistura sagrada que até hoje a humanidade tenta copiar mas nunca conseguiu a contento.


A certa altura do banquete Seth mais prá lá do que prá cá resolve lançar um desafio a todos os convivas, quem teria coragem de ficar 5 minutos preso dentro de um esquife....Para exemplificar sua coragem ele se predispõe ser o primeiro...depois uma série de outros membros de sua corte também executam o desafio, olhando para o irmão Seth pergunta...


 -E você querido irmão? Não vai mostrar sua coragem?


Thot se adianta e se oferece para ser o primeiro, Seth olha para o deus íbis sorri, com o canto da boca e concorda...


Thot se sente desconfortável, estranho dentro do esquife, 5 minutos ali parecem-lhe uma eternidade,  o mesmo é todo acolchoado mas o material de que é feito por fora é de puro ouro incrustado de pedras preciosas...são os famosos esquifes usados nas iniciações de outrora, de Atlantoia pensa ele, o que Seth tem na cabeça brincando com coisa tão sagrada?


De repente o esquife se abre, os cinco minutos passaram e Thot não descobriu nada que pudesse por a vida de Osíris em perigo...


Ao sair do esquife o deus da pena faz um sinal imperceptível de positivo para o soberano dos deuses, este lhe sorri confiante levanta-se e diz a Seth...


-Certo irmão, veremos de que material é feito seu esquife.


Naquele momento os poucos na sala que estavam mirando Seth e não Osíris puderam perceber o brilho estranho em seu olhar e um leve murmúrio saído de seus lábios...quem sabia ler lábios entenderam perfeitamente quando o  rei disse ...


-Você verá irmãozinho....você verá...


Naquele momento no lado oeste do nilo , Ísis estava prostada no templo dos ancestrais, as divindades abissais responsáveis pela criação do mundo, os progenitôres da atual geração de deuses de todos os panteões,olhava mais especificamente para o símbolo do maior entre os maiores, um símbolo que traduzia a mensagem do infinito, sua boca balbuciava uma oração contrita e insistente qual um mantra....


-Proteja Osíris...proteja Osíris....proteja Osíris...


Osíris entrou no esquife....este se fechou com um pequeno zumbido.....e de repente aconteceu...


Imediatamente como se tivessem se materializando do nada feixes de plasma, de raios ultra pontentes partiram o esquife em 14 partes e desmaterializaram cada uma delas para regiões diferentes do globo.


A coisa toda foi tão rápida que ninguém , nem mesmo os partidários de Seth se deram conta  imediatamente, com o tempo a ficha caiu mas quem estava ali presente relata como demorou para que todos se dessem conta do que acontecera, Seth aproveitando o baque sentido por todos, ordenou a soldados previamente escondidos nas colunatas mais distantes do recinto para atacarem os convivas partidários de Osíris, saindo imediatamente do local, Néftis permanecia boquiaberta, , pouco a pouco, lágrimas formando-se em seus belos e amendoados olhos negros, sentindo a dor da realidade que batia a sua porta, demonstrando assim desconhecer as  maquinações do marido contra o irmão.


Thot imediatamente deu ordem de retirada aos deuses sabendo que nada mais poderiam fazer por Osíris e o combate foi renhido , duro e de uma carnificina atroz.


Os deuses bateram-se até os locomotores lá não tiveram problemas pois os 50 humanos da comitiva guardavam os veículos e Seth não se atrevera atacá-los antes, parece que a intenção do deus era que todos ou a maior parte deles escapassem para dar a notícia a Ísis e os demais deuses, assim logo estavam todos dentro dos veículos partindo céleres para a cidade de Osíris.


Uma tempestade torrencial abatia-se sobre todas as regiões da terra quando Thot desceu do locomotor e se dirigiu ao palácio real,Seth parecia se regozijar-se em meio a tempestade,Thot encontrou Basteth,Sekhmet e Maát no grande salão sabendo por elas que Ísis estava no grande templo.


Um cheiro de incenso adocicado e insistente dominava o ar do templo quando Thot deu a triste noticia a sua senhora....Ísis caiu no chão frio de mármore soluçando de dor e de uma angústia atroz que só as pessoas que amam e perdem o objeto de seu amor sabem definir grau e intensidade.


Thot consolou-a levantando-a pelas mãos, e percebeu que a barriga da deusa começava a se pronunciar através das vestes, ela e Osíris esperavam seu primogênito o qual todos sabiam ser um menino e até o nome já tinha sido escolhido....Hórus...o deus falcão...o sol manifesto...


Ísis aturdida lhe disse..


-Querido amigo, nem posso velar o meu morto, aquele miserável até isto tirou de mim!


-Sim minha senhora, foi tudo muito rápido,quando vimos o esquife tinha sido partido em várias partes e se desmaterializado diante de nosso olhos...


-Seu irmão espalhou-as por todas as partes para evitar o processo de ressurreição...


-Senhora , sei que é seu irmão mas Seth é um anormal, é um deus das trevas,as tempestades que supõe governar parecem governá-lo agora...


-Ísis gritou, que se dane Seth, que seja setenta vezes sete maldito e tudo o que lhe implique seu reino e nome, só me interessa encontrar Osíris...


-Mas senhora, como localizaremos o deus? Sua energia divina deve ter esmaecido com a separação de seu corpo , nenhum aparelho poderá ler sua localização, só Seth sabe o que fez dele e com certeza não nos contará...


-Eu sei Thot, mas não descansarei enquanto não reunir as partes do meu amor ...


-Não descansarei até que Seth pague por tudo o que fez a ele, não descansarei até que ele seja jogado no tártaro junto com os antigos titãs e Tiphon de quem herdou o nome e reino...


-Senhora, adentrou o templo correndo Sobek o comandante da guarda real e deus do nilo, Seth esta atacando nossas cidades fronteiriças o que faremos?


-Logo atrás dele entrou Ptah ,Bastet e Sekhmet esbaforidos...sim majestade o que faremos?


-Thot imediatamente tomou conta da situação....vamos organizar o contra ataque Sobek, chame todos os capitãos de 100 e os comandantes de 1000, liguem o campo de força protetor em torno da capital...vamos resistir até o ultimo homem àquele maldito...


-Esperem....


Uma voz se fez ouvir na entrada do templo, todos voltaram suas cabeças e viram Néftis parada regiamente acompanhada de anúbis o senhor da morte e da transformação...e de uma régia comitiva, Ísis olhou a irmã com um misto de dor e admiração, sabia que Néftis não partilhava das loucuras de Seth mas jamais poderia imaginar que desafiaria o irmão e iria até ela, sim pois sabia que Néftis acabara de romper com o marido.


Correram uma para a outra e se abraçaram demoradamente, Thot e Anúbis, primeiros ministros de ambos os reinos se cumprimentaram polidamente enquanto as irmãs choravam juntas pela desgraça que se abatera sobre o grande reino do Egito.


-Né, eu vou até o fim do mundo mas vou trazê-lo de volta, não me interessa como mas vou Né...


-Eu sei irmãzinha eu sei, mas você não vai sozinha , eu e Anúbis iremos contigo...


-Sabe o que é isto aqui irmãzinha?...


E mostrou-lhe um tubo comunicador...


-É um mapa que mostra  por onde o crápula espalhou os pedaços de Osíris...


-Anúbis fez uma cópia sem ele saber, aliás; ele deve estar remoendo em ódio pois quanto a mim podia até suspeitar das minhas reações mas para ele Anúbis foi uma surpresa total...


-Então eu irei imediatamente ao encontro de Osíris...


-Mas minhas senhora e sua gravidez?


Pronunciou-se Maát a deusa do equilíbrio e justiça?


-Aton Rá o senhor oculto me dará forças Maát e eu vou conseguir fazer o que deve ser feito sem nada de ruim acontecer a meu filho.


Levantou-se e disse ...


-E vai ser agora...


-Espere senhora...


Thot encaminhou-se a Ptah e disse-lhe...


- Nossa senhora vai precisar de toda ajuda divina possível assim sendo vou com Néftis e Anúbis para fazer-lhe companhia,escolherei mais meia dúzia de deuses para nos acompanharem e um corpo de elite de 100 guerreiros humanos, com dois locomotores....você prezado tio ficará como regente do reino do oeste até nosso regresso, você será acessorado por Maát,Sekhmet e Basteth...


-Mas você acha isto aconselhável Thot? Precisaremos de toda energia divina possível para vencermos o senhor das tempestades, acho que você e Anúbis poderiam ficar aqui...


-Não tio, temos que ir com Ísis, reparei que todos os 14 pedaços de Osíris foram enviados para reinos onde divindades rivais à nós, do nosso panteão reinam , elas precisarão de mim, de minha interlocução e do poder imenso de Anúbis para conseguirem se fazer ouvir ante estes irmãos divinos.


-Thot, não quero que o reino fique desguarnecido meu querido...


-Não ficará senhora e se porventura Seth vencer esta peleja quando retornarmos faremos ele beber do mesmo fél que nos faz beber, e acredite, traremos ajuda de outros panteões conosco pois se há algo que eu tenho de sobra, a senhora sabe, é lábia...


-Certo meu amigo....então vamos, sem demora...


Todos os deuses e deusas, toda a população da cidade se reuniu para a triste partida das grandes deusas e suas comitivas reais, no rosto de todos a esperança contudo de que fossem bem sucedidas era muito visível...


-As naves alçaram os céus com um zumbido forte e o estrondo da quebra do som foi ouvida até nas mais distantes margens do grande rio...


Os anos se passaram, Ísis, Néftis, Thot, Anúbis e agora Hórus procuraram cada parte de Osíris por todos os lugares em que espalhará-os Seth....ao fim de 20 anos só o pênis o simbolo da virilidade do deus encontrava-se sumido.


As notícias que receberam neste período foram as mais tristes possíveis ...


Ao final de 10 anos de guerra fraticida, Seth vencera Ptah e dominara todos os dois reinos do Egito...as trevas caíram sobre o mundo com Seth atacando agora as divindades da Suméria e da Índia e sendo atacado pelos senhores da Grécia , um verdadeiro quadro de guerra mundial entre os deuses dominava o mundo, o que facilitou com que os demais pedaços de Osíris fossem recuperados...pois os deuses rivais entenderam a singularidade da situação.


O pênis do deus estava na grande pirâmide oculta no oceano na antiga Atlantoia, para chegar até ele os deuses precisariam usar de todos os seus poderes divinos , toda a tecnologia existente e algo mais pois uma energia tremenda fazia com que aquela região fosse um portal para outras dimensões à revelia de que por lá passasse, desde a destruição do grande continente.


Poseidon o senhor dos mares gregos  e o fundador da cidade de Atlantoia e assim por conseguinte um ancestral das divindades egípcias mais recentes se propôs ajudá-los e foi ai que conseguiram finalmente unir todas as partes de Osíris, agora tinham que voltar para o Egito para o grande templo das iniciações para realizarem os rituais de ressurreição, para isto contaram com a ajuda de Zeus que os teletransportou para a cidade real...


Ali chegando imediatamente Hórus organizou uma insurreição com os descontentes súditos de Seth juntamente com o grande número de deuses que viera com ele de outros panteões, e a batalha se tornou memorável, atacado agora de fora e de dentro, Seth desesperou-se e fugiu para o deserto onde tinha um forte oculto , intraterreno enquanto Hórus assumia o controle de todo o reino, finalmente as forças reunidas de Hórus, Zeus,Enlil ,El e Varuna cercaram o forte onde estava Seth e o mundo tremeu, parecia que a criação toda seria desfeita...


Seth e suas hostes foram aniquilados e enviados para o tártaro para lá ficarem juntamente com os titãs ancestrais, Hórus em sinal de boa vontade devolveu Canaã,Fenícia e Síria aos deuses cananitas de El,fez um tratado de cooperação de usufruto conjunto do mar negro com Varuna e premiou Zeus e Enlil com ricos presentes que só os deuses  podem fazer e trocarem entre si.


Quando chegou no templo o ritual de ressurreição havia terminado...

Fonte: Google imagens


Seu pai estava sentado no trono  do templo e olhava o filho embevecido.


-Chegue-se mais filho....quero contemplá-lo melhor...


-Você foi valente e valoroso, assim de hoje em diante você governará todo o Egito ...


-Mas e você pai?


-Eu , neste período em que estive ausente, travei contato com os deuses antigos e recebi deles uma nova incumbência, serei agora o senhor dos mundo inferiores, vou resguardar o mundo do além para que nunca mais Seth, ou quem quer que seja venha de lá ameaçar este mundo e serei o fiel da balança entre quem vai para o lado de luz, o de purgação,e o de trevas do mundo de lá...


-Levarei comigo sua mãe, Anúbis, Néftis e Thot pois cada um exercera uma missão importante neste novo reino e você se casará com Hathor...


-Venha aqui minha filha...


-Esta é Hathor filho...


Hórus olhou para aquela mulher divina e imediatamente amou-a no seu coração e sentiu nos olhos dela o mesmo amor...sabia que eram como seu pai e sua mãe...almas gêmeas...


Era uma tarde fresca quando a comitiva de Osíris partiu para os mundos inferiores...


A partir de então ele seria conhecido como o senhor oculto do reino dos mortos, o grande iniciador e Ísis a senhora suprema de toda a vida...


E foi assim que Hórus se tornou no grande senhor de todo o Egito com Hathor ao seu lado e que Osíris e Ísis se tornaram lendas imortais....






Fontes para pesquisa:


http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/2107719


http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dsis


http://pt.wikipedia.org/wiki/Os%C3%ADris


http://mythologya.vilabol.uol.com.br/deuseseg.htm


http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Deuses_eg%C3%ADpcios






Vídeo legal sobre Ísis e Osíris...


Fonte: Youtube




Abraços


Pax e Lux


VALTER TALIESIN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...