terça-feira, 8 de novembro de 2011

COMO MELHORAR UM MUNDO EM QUE O MAL TRAZ LUCRO E A VIRTUDE NÃO?

COMO MELHORAR UM MUNDO EM QUE O MAL TRAZ LUCRO E A VIRTUDE NÃO!?







Fonte: Google imagens


"O VERBO ERA A VERDADEIRA LUZ QUE , VINDO AO MUNDO ILUMINA TODO HOMEM. ESTAVA NO MUNDO, E O MUNDO FOI FEITO POR ELE, E O MUNDO NÃO O RECONHECEU. VEIO PARA O QUE ERA SEU MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM."
João 1. 9-11.




"Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;

e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna."
Mateus 25. 31-46

"YaHVeH disse a Caim: Onde esta o teu irmão Abel? Ele respondeu: Não sei. ACASO SOU EU GUARDA DE MEU IRMÃO!?"
Gênesis 4.9

  
Comentando...

Um dos filmes mais interessantes baseados em um livro idem dos últimos tempos foi DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM.

Não é, digamos, uma obra prima da sétima arte mas traz o básico em mensagem para que possamos repensar nossas vidas.

Nele uma garota, consumidora compulsiva se vê em palpos de aranha com os credores devido a seus gastos cada vez mais exorbitantes e sem nexo algum.

A moral do filme era de que o consumismo exacerbado mais que uma febre,é uma verdadeira doença que corroe o mundo, a nossa sociedade.

Percebam as duas imagens que postei logo acima.

Em uma delas vemos um garoto esquelético, sujo,nu, em alguma região africana sugando alguma coisa de um animal( fezes?) para aplacar a fome...

A imagem é tão chocante que a tentação de imaginarmos que estamos diante de uma montagem é extremamente grande pois do contrário ela depõe cada minuto contra nosso estilo de vida consumista e esbanjador.

A segunda imagem é com certeza real pois já a vimos em cada fast foot que vez ou outra frequentamos...

Crianças obesas se empanturrando ainda mais de comida...

Não estou aqui confrontando a marca em si que aparece, do estabelecimento em que estes garotos estão mas sim as duas imagens....

De dois mundos completamente opostos , antagônicos e nocivos de UM MESMO MUNDO...

O nosso mundo!

Em cada uma destas imagens vemos nosso fracasso como sociedade e humanidade...

Em cada uma delas encontramos a IMAGO DEI aviltada pelo excesso...

Excesso de miséria em uma e de consumo em outra!

Não há meio termo....

Não há equilíbrio...

Não há justiça social...

O título deste tópico retirei de um livro que estava lendo...A HISTÓRIA ROSA CRUZ...Os Invisíveis...capítulo 4 onde o autor Tobias Churton diz que ...Uma questão comum a quem lera Dom Quixote de Miguel de Cervantes era esta...

COMO MELHORAR UM MUNDO EM QUE O MAL TRAZ LUCRO E A VIRTUDE NÃO?

Uma das afirmações do escritor a certa altura do texto é que...

"SE OS HABITANTES DO MUNDO MODERNO FIZESSEM DE FATO TUDO O QUE VALORIZAM EM SEUS PENSAMENTOS ÍNTIMOS E NA LEITURA(como fez aliás, o personagem emblemático de Cervantes), A CORRUPÇÃO DO MUNDO,SEM DÚVIDA,TRATARIA DE FAZÊ-LOS PARECER LOUCOS."

Algo bem similar aliás ao que Paulo afirma em sua primeira epístola aos Coríntios capítulo 1 versos 27-31.


E também similar ao enredo do filme UM JANTAR PARA IDIOTAS estrelado por Steve Carell (um dos melhores comediantes da atualidade),Paul Rudd(o boa pinta das comédias românticas atuais....sendo que ambos também estiveram juntos em O virgem de 40 anos , um grande sucesso onde ainda pintou em cena Seth Rogen outro grande nome das comédias atuais,ambos....Rudd e Rogen tentando ajudar Carell a ser desvirginado ...rs) e com participação muito especial de Zack Galifianakis(o gordinho que estourou depois dos dois... Se beber não case ).


No filme, Rudd interpreta um executivo em ascensão em uma grande empresa que descobre que se quiser ascensionar ainda mais terá que levar uma pessoa o mais excêntrica possível para um jantar na mansão de seu patrão.


Ali, aquele que levar o personagem que for escolhido o mais excêntrico(diga-se...idiota) da noite será declarado o vencedor e contará com a atenção total do patrão!


Ele encontra a figura perfeita na figuraça interpretada por Steve Carell um funcionário público da receita federal que morre de medo de seu chefe também excêntrico(Zack Galifianakis) e cujo passatempo nas horas vagas é pegar roedores mortos pela cidade, dar-lhes um banho de formol e roupas e construir em cima de seus corpos personagens de um mundo imaginário que ele esta montando.


O filme parece uma comédia bobinha mas como aprendi ao ver os filmes estrelados por Carell(e também alguns de Rudd)nunca menospreze um trabalho dele, pois além de darmos muitas risadas nos sentimos edificados pela mensagem do filme já que acima de tudo seu personagem é um exemplo de inocência e humanidade acima de qualquer suspeita e que cola na figura do personagem de Rudd a princípio imaginamos por carência mas como disse antes....os filmes de Carell nem sempre são o que imaginamos...desta forma aprendemos lições preciosas por meio de um personagem 'QUIXOTESCO' moderno...


Sendo assim...depois de comentarmos tudo isto...

Olhando para todo lado vemos esta 'lei' cruel e nefasta atuando livremente em meio a sociedade humana!

Basta nos atermos nos desmandos da politicagem mais baixa de  nosso país(Brasil), no tráfico de influências, para entendermos que o mal é lucrativo em nosso contexto social e a virtude nem um pouco!

Até o povo anda premiando os políticos nefastos com mais mandatos para serem corrompidos e corromperem, talvez achando que eles na verdade primam de uma inteligência e de uma esperteza superior ao vulgo ou de um 'merecimento' divino para  tal.

A impressão que temos é que para muitos, estes caras são na verdade modelos a serem seguidos não motivos para serem execrados, ou mais especificamente suas ações!

Tudo vira motivo para que se explore o lucro advindo da desgraça alheia...

Obras superfaturadas,tráfico de drogas,desmatamento indiscriminado,manutenção do status quo dominante da energia suja ao invés limpa,verticalização abusiva dos grandes centros urbanos ao invés de planejamento geográfico,trânsito caótico para beneficiar a indústria automotiva sem controle e sem limites,alimentos cada vez mais sintéticos em detrimento dos naturais,medicamentos que custam o olho da cara e que beneficiam meia duzia de laboratórios que mandam e desmandam através de patentes, sistema se saúde caríssimo e deficitário que beneficiam somente os planos de saúde em detrimento dos profissionais da saúde e do povo em geral,segurança pública engessada pela burocracia de um judiciário capenga e deficitário e leis que privilegiam além do suportável a condescendência com o ilícito, daquele que tem grana para pagar quando trangredir, já que permitem uma série de recursos ao infrator que no final das contas este infrator parece ser a vítima não o algoz e por ai se vai...

Isto só para ficar no Brasil...

Se olharmos o mundo veremos estas mesmas coisas em muitos países, mais: gastos abusivos com armamentos altamente destrutivos com a consequente fabricação de guerras para justificá-los,total descontrole no uso e abuso dos recursos naturais da terra e a consequente mascaração dos reais objetivos de ingerência política e militar em muitos países ricos de tais recursos,políticas econômicas imperialistas e de protecionismos a toda prova,um abandono progressivo do interesse comum(da grande maioria de povos e nações) pelo interesse de uma minoria elitista e exclusivista quer de países quer de pessoas nestes países...e por ai se vai...

As pessoas olham para um estado deste e o que sentem?

Que ser virtuoso e bom é não só perca de tempo mas trás um enorme prejuízo , muitas vezes fatal!

A pergunta então é extremamente atinente...

Como melhorarmos um mundo deste?

Que argumentos usaríamos para convencer os relutantes os recalcitrantes, os facilmente influenciáveis de que a virtude é mais vantajosa que o mal!?

Como convencer alguém que vê a ostentação diária de uma elite banalizada pelo seu alto conceito sobre si mesma de que ele ou ela deve se apegar a atos de virtude e justiça no seu dia a dia e não LEVAR VANTAGEM EM TUDO!?

A questão não é de pessoas serem ricas ou pobres mas de acharmos normal que uma mínima fração da população tenham direito a tudo e uma gigantesca maioria penem para ter o básico sem  que esta ínfima parcela pague DEVIDAMENTE por isto ou seja;tenham um quinhão maior de responsabilidade e contribuição social(diga-se impostos por exemplo) e quando empregadores, que ofereçam o melhor possível para que seus funcionários não sejam considerados escravos da era cibernética e resultados de mais e mais exploração ...

Pareço comuna demais?

Não creio...

Pelo menos não no sentido negativo que as pessoas dão à palavra comunista...

Entretanto se olharmos  por exemplo, na Bíblia vemos que os evangelhos e as epístolas do novo testamento e mesmo a lei mosaica estão repletos deste conceito... de que os mais abastados trazem consigo o ônus de terem mais encargos sociais...

O texto de Mateus que postei acima é bem esclarecedor quanto a isto....

A desculpa de Caim....de que não somos os guardadores dos nossos irmãos é a mais usada por aqueles que estão por cima da cocada e a livre iniciativa vem logo em seguida.

Para estas pessoas uma sociedade democrática e que permite a livre iniciativa é uma desculpa para serem exclusivistas,gananciosas e ostentatórias...

Agem como o famoso Senhor Ebenezer Scrooge da obra várias vezes encenada com sucesso no teatro, cinema e tv de Charles Dickens , o imortal...Um conto de Natal...

No texto de João também postado por mim, vemos que o Verbo se manifesta no mundo para trazer Luz a este mundo mas este mundo, a sociedade humana, não o recebe....muito pelo contrário....REJEITA-O....e aqui não estamos falando especificamente da figura encarnada do Cristo ainda que este contexto também possa ser subentendido mas PRINCIPALMENTE do Verbo Vivo dentro de nós, daquilo que nos faz cientes, Imago Dei, diferencial entre as criaturas ou pelo menos que deveria fazer!

Esta Luz é responsável em última instância por fazer o diferencial entre os que se deixam dominar pelo mal e aqueles que se abrem a virtude!

Este Verbo ativo dentro do homem faz com que ele enxergue o real valor de ser virtuoso!

E ao fugirem e rejeitarem esta Luz os homens agem igual Caim...primeiro matando seu irmão(fazemos isto indiretamente quando nos tornarmos indiferentes) fraticida e rebelde!

Assim como Caim fugiu acintosamente e afrontosamente de sua responsabilidade fraternal (tanto em velar para que o mal não lhe domina-se a ponto de matar o irmão quanto o de não se arrepender disto)nós fazemos o mesmo cada dia em que vemos a doença, a fome, a violência, a injustiça social grassarem no mundo e interpretamos que não temos absolutamente nada que ver com isto!

O MUNDO SÓ MUDARÁ SE O SER HUMANO MUDAR!

O MUNDO SÓ SE TORNARÁ UM OÁSIS DE BENÇÃOS SE NOS TORNARMOS EM BENÇÃOS CADA UM PARA SEU SEMELHANTE!

Mas para isto ocorra deverá a humanidade deixar de enxergar e encarar a vida com os olhos imediatistas do curto e médio prazo do lucro pelo lucro e passar a ver a vida mais holisticamente e isto inclui não só nossa relação com nossos semelhantes humanos  mas toda a forma de vida manifesta na terra e também o meio ambiente em que vivemos.

Como dizia um comercial famoso dos anos 70/80 sobre um produto medicinal....

NÃO BASTA SER PAI....TEM QUE PARTICIPAR!

Assim sendo chegou o momento de entendermos que não basta pensarmos e falarmos temos que participar...

E participar da dor do mundo é entrarmos na raiz do problema  e trazermos ações positivas, construtivas e curativas que possam paulatinamente transformar o mundo!

A busca pela felicidade pessoal só é completa de verdade quando as pessoas ao nosso redor tem não só as mesmas oportunidades hipotéticas que nós e que defendemos tanto para nós como nosso direito, quanto também tem acesso aos meios que podem ajudá-las a empreender a mesma...

Um faminto esquelético como este da primeira imagem, que come fezes animal tem alguma oportunidade ou chance igualitária em relação aos  gulosos obesinhos da segunda imagem?

ENTÃO COMO PODERIA TENTAR PELO MENOS TER UMA VIDA DIGNA?

Isto usando estes dois exemplos extremos, mas existem exemplos menos extremados que mostram todavia que mesmo pessoas razoavelmente nascidas tem dificuldades seríssimas em terem uma colocação dita como ideal sem enfrentarem dificuldades de muitas ordens em relação aos mais abastados, os quais muitas vezes as conseguem pela influência familiar e social e não só por terem acesso a melhores condições de ensino!

No fundo enquanto não superarmos este egoismo básico ficaremos andando em círculos , esgotando todas as possibilidades evolutivas até com o risco de nos exterminarmos como entidades vivas de terceira dimensão e veremos sempre o mesmo circo de horrores se suceder na terra.

Enquanto não entendermos que o lucro da virtude é eterno e não meramente material, imediatista, exclusivo e finito e que ao forjarmos uma sociedade justa temporalmente estamos angariando este lucro eterno atemporalmente já que a vida segue após irmos daqui e o que levarmos desta vida poderá nos impulsionar para contexto evolutivos além deste mundo e dimensão que nem sequer sonhamos...

Enquanto não entendemos isto no âmago de nosso Ser realmente será difícil convencer um mundo onde o mal traz lucro e a virtude não, de que na verdade no contexto... a longo prazo... a verdade é bem outra!



Agora um vídeo poderoso e belíssimo com texto que enfocam isto que falei e muito mais....SONHOS DE PAZ...

Fonte : Youtube

Abraços...

Pax e Lux


VALTER TALIESIN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...