quinta-feira, 10 de novembro de 2011

REALIDADE E FANTASIA

"DEPOIS DE VISLUMBRAR O MUNDO COMO ELE PODERIA SER, É IMPOSSÍVEL CONTINUAR COMPLACENTE COM O MUNDO COMO ELE É"
 Anônimo citado por Gregg Braden em O segredo de 2012...                                                         




O que é real?


Fonte: Google imagens.

O que é fantasia?


Pensei no que tais palavras significam depois de ler uma matéria de um portal onde se dizia: 

'São Paulo(um dos grandes clubes de futebol brasileiros)vive choque entre realidade e fantasia; entenda os motivos'....(http://esporte.uol.com.br/album/realidadeefantasia_album.jhtm?abrefoto=3)

Ao ler a dita matéria percebi o óbvio ou seja; para o articulista fantasia são os desejos e sonhos considerados delírios,e realidade os acontecimentos, fatos e situações nus e crus de nosso dia a dia.

No texto o autor analisava rapidamente a situação do clube brasileiro que de tricampeão seguido do campeonato nacional 2006/2008(depois de ser campeão continental e mundial em 2005)e de ser reconhecidamente o clube brasileiro de maior sucesso em gestão,lucro(durante muito tempo a marca mais lucrativa entre os clubes brasileiros perdendo esta condição a 2 anos atrás, ocupando atualmente a terceira posição com sua marca sendo avaliada em 550 milhões pouco atrás de Corinthians e Flamengo) conquistas de títulos(8 campeonatos estaduais, 1 Rio/São Paulo,5 campeonatos nacionais,1 conmebol,1 copa master conmebol, 2 Recopa sul-americana ,3 libertadores, 1 super copa libertadores,2 intercontinentais Europa/América- antigo mundial-, 1 mundial da Fifa), reconhecimento interno( terceira maior torcida nacional e a que mais cresceu nos ultimos anos sendo também a terceira maior audiência da tv ) e externo( o clube melhor colocado do Brasil nos  rankings mundiais da Conmebol e Fifa) dos últimos 25 anos, amarga agora o terceiro ano consecutivo sem grandes conquistas, com um elenco em teoria muito bom de atletas mas que se mostra burocrático e apático na maior parte do tempo e apequenado nos momentos decisivos.

A fantasia do clube segundo a matéria, seria o desejo de contratar o técnico campeão mundial pela seleção brasileira Felipão em péssima fase no arquirrival Palmeiras e a Realidade o ter acertado finalmente com Leão, técnico até recentemente bem cotado no mercado mas que ultimamente se encontrava(não sei direito os motivos) no ostracismo.

O porque o articulista considera fantasia um clube da envergadura do São Paulo(quase o dobro do número de torcedores do rival, rico, fora ser disparado nos últimos tempos mais vencedor que este)querer um técnico de ponta como Felipão que também se encontra em má fase, para mim foge da racionalidade interpretativa pura e simples e penetra nos meandros das paixões futebolísticas muito provavelmente,pois a meu ver não seria nem um pouco ilógico em fase normal os dois se enamorarem quanto mais estando ambos insatisfeitos com seus respectivos momentos!

Assim sem desmerecer o técnico contratado(pois é o que a meu ver o faz a matéria), diante da recusa do arquirrival em liberar seu técnico ainda sob contrato, o que sobra do artigo?

A idéia de que Realidade é nosso mundo tridimensional de acontecimentos limitantes e limitativos e Fantasia um hipotético mundo onde tudo, absolutamente tudo, seria possível!

Entretanto será que é isto mesmo?

Sera que Realidade e Fantasia realmente são isto?

Segundo a maioria dos místicos e filósofos de todas as eras e religiões esta teoria é ela em si....uma Fantasia uma maia...

Para eles é o oposto ou seja;

Este mundo anacrônico, tridimensional, duro, violento,repleto de incoerências e incongruências,dominado pelo confronto dos opostos,e finito enquanto manifestação em que atualmente vivemos é que é a Fantasia...

A Realidade segundo eles foge da análise descritiva hodierna por ser esta sim infinita, ilimitada, incomensurável...

Para estes estudiosos vivemos um sonho quando encarnamos olhando-se da perspectiva ascendente do Ser, e no contexto atual em que estamos um sonho perturbador, um verdadeiro pesadelo...

Portanto não é que a matéria em si é má em essência mas por ser dual enquanto encarnados podemos ou não manifestar um ou outro destes lados sendo que um equilíbrio entre os tais seria o ideal...

E ultimamente a humanidade coletivamente tem manifesto o lado trevoso da força com paixão e vontade...

Segundo os mesmos estudiosos nossa interação com o mundo material NÃO É algo acidental nem resultado de uma queda original mas uma NECESSIDADE EVOLUTIVA!

Enquanto seres cientes ,pensantes e eternos podemos interagir no mundo da Realidade mas enquanto entidades evolutivas  precisamos nos materializar para que todo nosso potencial seja testado em todos os tipos de condições e situações possíveis de interatividade ou limitude...

Enquanto a humanidade era nova e virgem no mundo manifesto da matéria estas dificuldades e limitações eram quase nulas e o ser humano conseguia interagir entre si e com o meio ambiente de forma harmoniosa e fluídica, o que ficou conhecido como era de ouro ou do paraiso na terra.

Na medida em que  a humanidade se adensava na matéria...em outras palavras; permitia o desequilíbrio polar da vida tanto de um lado como de outro pois um suposto bem passivo - e aqui esta em se entender o dar a outra face do Cristo de forma totalmente equivocada e fora da metáfora ou diga-se...repleta da literalismo - é tão maléfico como um mal ativo pois não impede em absoluto que o mal faça o que tem que fazer...por outro lado um bem ativo não é tão somente e literalmente pegar em armas para defender a liberdade etc... - ainda que as vezes isto de fato seja necessário - mas confrontar o mal na sua raiz ou seja; negar-lhe domínio dentro de si antes de determinar isto na sociedade...pois muitas vezes queremos tapar o sol com a peneira ou seja; enfrentar as pelejas da vida com o coração tão conspurcado quanto os que tanto questionamos e condenamos. 

Assim para estes estudiosos este mundo material, de maya, é um mundo manifesto em escalas ou seja; não é somente o contexto que entendemos por terra ou o melhor dizendo a nossa dimensão tridimensional, mas uma gradação de mundos ou dimensões do ser em escala descendente (da Divindade de seu conceito mais transcendente para para o mais densamente  material dos seres) ou ascendente(do mais densamente material dos seres até este conceito mais transcendente do Divino) assim do mais profundo do Mistério da Divindade até o mais denso ser encarnado(de primeira dimensão?) a escada de Jacó evolutiva se manifesta na criação e por ela e nela trafegam os seres criados pela deidade em seus processos de ir e vir evolutivos. 

Desta forma termos nossa vida cotidiana como a Realidade não passa de um engano medonho!

Devemos entendermos a importância da mesma sem superlativar o Manifesto como além do que de fato o é...

Assim por este ângulo de visão, mundos oníricos como os vistos pelos shamans em suas mirações ou os profetas em seus êxtases são tão ou mais reais que o nosso mundo na medida em que estejam mais perto da FONTE! 

Usar a tridimensionalidade para ascendermos é uma necessidade e obrigação do ser aqui manifesto mas fazer dela a 'Realidade' em detrimento de mundos mais acima na espiral evolutiva não passa de um desserviço a si mesmo e a toda espécie!

E muitas pessoas ditas 'espirituais' vivem fazendo isto levando até as ultimas consequências suas visões antropomórficas de Deus e do que seja o certo e o errado!

Assim o dito clube brasileiro não peca em desejar o que entende melhor para si pois na realidade este melhor não é uma miragem, uma ilusão, mas sim a situação complicada e cíclica do presente momento do clube que o é...

Por outro lado, como estamos tratando também de outros seres manifestos na tridimensionalidade(o técnico desejado, o obtido e o time rival) o fato de que com o técnico desejado o time será melhor ou pior, isto sim é uma fantasia...

Pois primeiro: este técnico também, apesar do curriculum enormemente favorável esta em situação difícil no clube atual...

E segundo: pode perfeitamente o técnico contratado demonstrar um trabalho mais efetivo e produtivo que este já que também é um ser pensante, ciente e com suas qualidades.

A fantasia portanto não esta em querer-se a ou b mas em projetar-se em dois objetos ou seres também de manifestação material expectativas que podem se revelar estas sim fantasiosas!

A Realidade portanto neste caso é um mundo de possibilidades quânticas onde tanto técnico a quanto b podem vir a ser ou não, dependendo das atuações concordes no mundo tridimensional(o desejo de trabalho de ambos, a qualidade do time, o empenho dos jogadores, a interação técnico/jogador, a boa atuação da diretoria, apoio dos torcedores etc...)vencedores no clube em questão e consequentemente fazerem do clube o mesmo...

Realidade portanto não é o que limita mas ....O QUE POSSIBILITA!

Realidade não é pesada, medida e definida mas VIVENCIADA!

Realidade não é massificada e engessada pelos termos humanos mas um mar infinito de caminhos onde estes humanos podem ou não trafegar!

Assim sendo fantasiar a vida é, não querer e desejar o melhor para si, mas sim não entender quando este melhor se manifesta diante de si e idealizar este melhor em coisas tão mutáveis e passageiras quanto aquilo que supostamente nos limita que são os as ou bs que a vida nos apresenta.

Assim sendo muitos que se abriram para esta verdade descobriram que o problema humano não esta em nos relacionarmos diariamente com situações limitantes e pessoas idem mas em fazermos de tais coisas o centro de nossas atenções e não enxergarmos o cerne das mesmas.

NADA ACONTECE POR ACASO!

Este ditado se revela cotidianamente UMA REALIDADE na vida de quem se abre para este mundo vasto de realidade quântica e que para os materialistas é pura fantasia!

Assim a manifestação material e suas incongruências trabalham pelo bem daquele que vê em e além de si TODAS AS POSSIBILIDADES de realizações!

Cada crime, cada ato de violência,injustiça,abuso,racismo, preconceitos outros,separatividade etc... perpetrados pelos humanos advém do fato de que se esqueceram de ONDE VIERAM, O QUE DE FATO SÃO E O QUE DE FATO PODEM FAZER NO MUNDO TRIDIMENSIONAL!!!

A queda assim não é o ato de encarnar-se mas o de adensar-se na matéria esquecendo-se de onde se veio, o que de fato se é e para onde se vai!

Isto sim é a ilusão, a fantasia, a irrealidade, a irracionalidade!

Sonhar e desejar o melhor para si e para a humanidade como um todo é pelo contrário, a única porta que se abre de fato para o mundo REAL!



Um vídeo de luz agora...ALÉM DA IMAGINAÇÃO...


Fonte : Youtube


Abraços 

Pax e Lux

VALTER TALIESIN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...