segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CASAIS DIVINOS: JESUS CRISTO E MARIA MADALENA

Jesus Cristo e Maria Madalena







A beleza da história do amor entre Maria Madalena e Jesus Cristo transcende a mera necessidade de vermos neles um casal convencional mas não invalida isto.


Tanto estão tremendamente errados a meu ver os que afiançam isto como uma necessidade capital para entendermos o mistério de Deus através do Cristo, quanto estão aqueles que o negam peremptoriamente.


Na verdade nós não temos nenhum dado factível, definidor do status civil do Cristo quando de sua passagem na terra, se casado ou se solteiro.


E sinceramente a meu ver isto pouco importa.


Para a ortodoxia contudo , devido a necessidade de ver-se em cada manifestação do Cristo um ato de Divindade, fica praticamente impossível imaginar-se um casamento deste com uma mulher e muito menos relações sexuais entre eles.


Apesar de sempre afiançarem que o Cristo era perfeitamente humano como era perfeitamente divino contudo na hora H sempre o lado humano perde na comparação e na definição de seus atos na terra em relação ao divino.


Exemplo; para a ortodoxia seria impossível o Cristo ter fracassado tanto na tentação no deserto quanto no Gólgota apesar de enfatizarem sempre que nós não temos justificativa diante de Deus porque exatamente Deus se fez carne em nosso lugar e mostrou que é possível vencer-se e fazer o que é certo.


Para eles por mais que o Inimigo tenta-se o Cristo este NUNCA cairia pois é impossível para Deus pecar.


Por mais que ele sentisse medo e fosse tentado jamais desistiria da cruz pois estava destinado à mesma.


Assim sem o perceberem superlativam de tal forma a parte divina do Cristo que anulam totalmente a humana.


Perde-se completamente o grau de comparação entre ele e nós, se é que alguma vez teve-se de fato este interesse ou seja; o de mostrar-nos que apesar de humanos podemos vencer tudo se confiarmos em Deus.


Se a ênfase dos tais se fixa-se nisto ou seja; é impossível para alguém ser tentado e cair se confiar-se plenamente em Deus tudo bem, mas fixa-se na divindade da entidade crística não na sua fé indescritível em Deus para definir tais coisas é um desserviço para a visão de que ele era 'humano como nós', ele seguiria sendo alguém totalmente à parte de nossa evolução e jamais poderíamos ser julgados pelo parâmetro de sua vida na carne pois seria um Deus vencendo não um ente humano.


A meu ver o drama, o clímax da restauração humana perante Deus esta no fato de que o Filho de Deus ao fazer-se carne e habitar entre nós em TODOS os seus momentos decisivos mostra que um ser humano consagrado a Deus pode vencer qualquer coisa, é impossível perder porque esta centralizado na vontade de deus e assim vencer tudo, não que não poderia de fato pecar porque era Deus...sim entendo que isto seria um paradoxo....ou seja; Deus pecando, mas por outro lado a encarnação de Deus em si já é um paradoxo tremendo portanto de paradoxo em paradoxo eu arrisco dizer que se Cristo não fizesse o que se propôs ou seja; despir-se totalmente de sues atributos divinos como disse Paulo ao Filipenses e se predispusesse vencer todas as tentações humanas como um humano, de nada valeria suas ações pois seriam .....MERA ENCENAÇÃO já que NUNCA poderia ter como nós temos , a espada de Dâmocles no pescoço podendo ou não falhar!


E se ele falhasse teríamos um terceiro paradoxo que seria um Universo onde seu Deus criador falhou e perdeu a batalha como uma criatura sua(seu corpo) para outra criatura sua(O Satan ou Diabo da tradição)!


Por isso o cristianismo em todas as suas nuances e vertentes(ortodoxa, fundamentalista, católica,protestante, evangélica,espírita,gnóstica etc...) me extremamente instigante e desafiador pois nos leva a enxergarmos todos estes paradoxos e nos posicionarmos dia a dia em relação a eles. Sempre enxergando no processo coisas novas, sempre vendo como o livre arbítrio e a predestinação combatem e duelam de forma magníficas na visão do mito cristão em si.


Assim neste contexto obviamente um casamento entre Jesus e Maria seria não só implausível mas uma blasfêmia.


Para estes só a hipótese de pensar-se em tais coisas equivale a uma condenação sumária ao fogo do Inferno.


Todavia sabemos que existiu uma corrente do cristianismo antigo que mostrava de fato um relacionamento tão estreito entre Jesus e Maria que muitos arriscam dizer que definitivamente eles eram um casal se não oficial pelo menos de mestre e discípulo em um grau elevado, especial e único.


Maria Madalena é dito na Bíblia foi aquela da qual Cristo expulsara 7 demônios.


7 na Bíblia significa plenitude, completitude e aqui provavelmente o texto pode aferir que Maria estava de tal forma possessa por estas entidades que não havia descrição possível para definir o grau disto.


Alguns preferem ver nestes 7 os tais 7 pecados capitais vendo na figura de Madalena uma pecadora contumaz de todos os orbes.


Seja como for realmente não é fácil desassociar a figura de alguém que é possuída por 7 demônios de alguém pecadora. Por mais contorcionismos textuais que possamos fazer. Pois pelo menos no contexto cristão a visão sobre os demônios era bem diferente da grega.


Quanto a associação de Maria com a mulher pecadora tanto do vaso de alabastro quanto a que seria apedrejada e Jesus a salvou e por fim sua junção com a figura de Maria irmã de Marta e Lázaro temos seríssimos problemas pois, é meio complicado entendermos uma figura tão devota como Maria irmã de Lázaro com alguém que pudesse ter sido tão dissoluta(obviamente que isto não seria de fato impossível e a visão de que Maria e a pecadora que ungiu Jesus são a mesma pessoa parece bem mais forte do que a visão que falam de duas unções). Ainda mais sendo como tudo indicava de uma alta casta social e com ligação muito estreita com a liderança espiritual dos judeus a ponto de a ressurreição de Lázaro ser um buchicho só no sinédrio e em toda Jerusalém , bem diferente das outras ressurreições perpetradas pelo Cristo.


Muitos pensam que isto advém do fato de Lázaro fazer 4 dias que estava morto o que por si só denotaria um milagre de ressurreição maior. Não penso assim, entendo que o burburinho e o efeito desta ressurreição foi diferente devido ao fato de quem era Lázaro e do grau de importância e influência que deveria ter sua família entre os judeus.


Neste cenário fica difícil imaginar-se sua irmã Maria sendo uma pecadora contumaz.


Hoje em dia as pessoas preferem ver aqui a figura de 3 mulheres distintas.


1. Maria Madalena.


2. A mulher pecadora(que tanto pode ser ou não a que seria apedrejada mas identificada com a que lavou seus pés e secou com os cabelos na casa de simão).


3. Maria irmã de Lázaro.


Ou pelo menos duas.


1. Madalena e Maria irmã de Lázaro.


2. A mulher pecadora.


Entretanto poucos ou mais especificamente ninguém  conseguiu explicar a contendo o porque desta ter sido expulsos 7 demônios e o que significavam tais demônios.


Este fato por si só parece anular a ideia de que Madalena fosse alguém desde sempre consagrada, separada ao Cristo como companheira e esposa, dando nitidamente a ideia de alguém que foi LIBERTA, CONVERTIDA por ele e A PARTIR DAI parece ter se tornado de importância capital em seu ministério(Um texto interessante que vai por este caminho....http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL644103-9982,00-MARIA+MADALENA+E+JESUS+TINHAM+RELACAO+DE+ALUNA+E+MESTRE+DIZEM+ESPECIALISTAS.html)


Sendo controvertido do jeito que o mestre era todavia  NÃO SERIA impossível que desafia-se as convenções da época e casa-se com ela!


Os textos acusatórios que o apresentam como um amigos de publicanos, beberrões e prostitutas nos mostram que ele não tinha muita consideração pelos escrúpulos preconceituosos de sua época.


A interpretação mais corrente entre os alternativos hoje em dia é que a ortodoxia 'deturpou' a figura de Maria quer ela fosse a irmã de Lázaro ou não.


Que ela nunca foi pecadora mas foi descrita como tal pelo grupo de apóstolos contrários a sua liderança entre eles, e que isto passou como tradição para o grupo oficial da Igreja que ganhou a batalha final entre o que deveria ser ou não a visão  oficial sobre a vinda do Cristo na terra.Nesta versão os 7 demônios não passam de invenção e intriga do escritor do evangelho que seria do partido contrário a Madalena.


Outros até abrem-se a hipótese de que tenha sido uma pecadora mas entendem que isto foi superlativado pelos contrários para empanarem sua figura capital no relacionamento do Cristo com os seus, enquanto sua liderança foi completamente eclipsada na visão oficial.


Seja como for vejamos alguns textos sobre estas duas figuras tão emblemáticas da espiritualidade ocidental e mundial e com certeza o mais falado casal daquilo que chamam 'heresia' cristã.




JESUS CRISTO


Jesus
O mais antigo painel iconográfico do Cristo Pantocrator, datado do século VI. Nome completo Jesus de Nazaré Nascimento 8-4? a.C.[1]
Belém, Pronvíncia romana da Judeia [nota 1] Morte 29-36? d.C.[1]
Jerusalém, Judeia[nota 2] Etnia Judeu Ocupação Carpinteiro, profeta itinerante e rabino.



Jesus[nota 3][nota 4] (8-4? a.C.29-36? d.C.[1][2][3]) é a figura central do cristianismo.[4][5] Para a maioria dos cristãos Jesus é Cristo, a encarnação de Deus e o "Filho de Deus", que teria sido enviado à Terra para salvar a humanidade.[6][7][8] Acreditam que foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou no terceiro dia (na Páscoa).[4] Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa (عيسى, transl. Īsā), Ibn Maryam ("Jesus, filho de Maria").[9] Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final.[10][11] Alguns segmentos do judaísmo o consideram um profeta,[12] outros um apóstata.[13] Os quatro evangelhos canónicos são a principal fonte de informação sobre Jesus.
Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judeia, sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte, ajudando a delinear o rumo da civilização ocidental.[14]



Índice



Fontes textuais 


O Didaquê (em grego clássico: Διδαχń) é um texto do século I, baseado nas tradições das primeiras comunidades cristãs e escrito por vários autores. Apesar de pequeno, é de grande valor histórico e teológico.[15] Foi descoberto em 1873 num mosteiro de Constantinopla.


A principal fonte sobre Jesus são os quatro evangelhos canónicos,[18] a que se somam outras fontes cristãs, como os evangelhos apócrifos, e um número escasso de fontes não-cristãs.[14] Estas fontes providenciam poucas informações sobre o Jesus histórico.[19]
Três dos evangelhos canónicos (Mateus, Marcos e Lucas) são conhecidos como sinópticos devido às suas semelhanças. Embora Mateus apareça em primeiro lugar no Novo testamento, acredita-se actualmente que Marcos foi o primeiro a ser escrito.[20] Enquanto que Mateus dirige-se a uma audiência judaica, e Lucas aos gentios, ambos parecem ter usado Marcos como fonte, possivelmente numa versão inicial.[21] João, por seu lado, "é uma produção independente, apresentando os dizeres de Jesus Cristo na forma de discursos que difere do que contam os outros três".[22]
De acordo com alguns historiadores, estes textos foram escritos entre setenta a cem anos após a morte de Cristo[23] [nota 6] Eles recontam em pormenores a vida pública de Jesus, ou seja, o período de pregações nos últimos anos da sua vida. No entanto, há limitadas informações sobre sua vida privada. Representam os principais documentos em que convergem os trabalhos hermenêuticos dos historiadores. Na atualidade, diversas escolas com diferentes pontos de vista sobre a confiabilidade dos evangelhos e a historicidade de Jesus têm se desenvolvido.[24]
Os livros apócrifos têm um valor histórico direto muito ténue ou quase nulo[25][nota 7] (dada a sua composição tardia, os mais antigos datam de meados do século II, são mais úteis na reconstrução do ambiente religioso dos séculos seguintes [26] [nota 8]), eles fazem uso de fábulas legendárias em grande partes de suas narrativas.[27]
Os tipos de livros apócrifos são variados: Os evangelhos apócrifos (como o Evangelho do Pseudo-Tomé e o Evangelho do Pseudo-Mateus) que contém milagres abundantes e gratuitos que muitas vezes chega a se parecer com a literatura fantástica, em nítido contraste com a sobriedade dos quatro evangelhos canônicos. Jesus aparece como uma criança prodígio, por vezes caprichoso e vingativo;[28] Entre os evangelhos apócrifos contam-se os gnósticos (incluindo o Evangelho de Felipe e Evangelho de Tomé),que contêm revelações privadas e interpretações inéditas sobre o "logos", e transforma Jesus como um ser divino aprisionado em carne e osso, que precisa deixar este mundo, a fim de alcançar salvação[29]; Os evangelhos apócrifos da paixão (por exemplo, o Evangelho de Pedro e o Evangelho de Nicodemos) não acrescentam muito às descrições de morte de Jesus dos Evangelhos canônicos, mas têm a característica distintiva de retirar a culpa de Pôncio Pilatos e coloca-las sobre os chefes e autoridades religiosas judias.[30]
Em algumas obras de autores antigos não-cristãos estão algumas referências esparsas sobre Jesus ou seus seguidores. A mais antiga destas obras é o Testimonium Flavianum[31]. Alguns historiadores consideram tais referências como interpolações posteriores de copistas cristãos .[nota 9]

Etimologia


Nomes e título de Jesus



O símbolo do peixe, recorrente no início da iconografia cristã. O termo "peixe" em grego ἰχθύς (ichthýs) é o acrônimo de Ἰησοῦς Χριστός Θεοῦ Ὑιός Σωτήρ (Iēsoùs Christòs Theoù Yiòs Sōtèr), Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.[35]

O nome Jesus vem do hebraico ישוע (Yeshua[nota 10]), que significa "Javé/Jeová (YHVH) salva".[32] Foi também descrito por seus seguidores como Messias (do hebraico משיח (mashíach, que significa ungido e, por extensão escolhido[33]), cuja tradução para o grego, Χριστός (Christós), é a origem da forma portuguesa Cristo.[34]

 Nos livros de Novo Testamento, Jesus é mostrado não só com o seu próprio nome mas também com vários epítetos e títulos (A lista está em ordem decrescente de frequência):
  • "Cristo". Literalmente significa "ungido",[33] e foi posteriormente associado ao Messianismo. Na época de Jesus, o Cristo era esperado pelo povo judeu, especialmente para promover um resgate social e político. [nota 11][nota 12]
  • "Rei". O atributo da realeza foi relacionada com o Messias, que era considerado um descendente e herdeiro do Rei Davi. Jesus, apesar de se identificar com o Messias, rejeitou as prerrogativas políticas do título.[40]
Alguns dos seus outros títulos são: Rabi (ou Mestre)[41] Profeta[42] Sacerdote,[43] Nazareno,[44] Deus,[45] Verbo,[46] Filho de José[47] e Emanuel.[48]
Além disso, especialmente no Evangelho segundo João, são aplicadas a Jesus expressões alegóricas como: Cordeiro, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, pastor, Bom Pastor, pão da vida, pão vivente, pão de Deus, porta, Caminho e Verdade.[49]

Pontos de vista sobre Jesus

Método histórico

Estudiosos têm utilizado o método histórico para desenvolver a provável reconstrução da vida de Jesus. Ao longo dos últimos duzentos anos, a imagem de Jesus entre os estudiosos históricos tem vindo a ser muito diferente da imagem de Jesus baseada nos evangelhos.[50] Alguns estudiosos fazem uma distinção entre Jesus reconstruindo através dos métodos históricos e o Jesus entendido através de um ponto de vista teológico, [nota 13] ao passo que outros estudiosos sustentam que o Jesus teológico representa uma figura histórica.[4][51][52] As principais fontes de informação sobre a vida de Jesus e seus ensinamentos são os evangelhos, especialmente os evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas. Algumas partes dos evangelhos são considerados historicamente confiáveis enquanto que outras partes não o são,[53][54][55][56][57][58] e os elementos cuja autenticidade histórica é disputada incluem os dois relatos sobre o nascimento de Jesus e sobre a ressureição e detalhes sobre a crucificação.[59][60][61][62][63][64] A maioria dos acadêmicos bíblicos e historiadores aceitam a existência histórica de Jesus. [nota 14] [nota 15][65][66] Um dos proponentes da não-historicidade foi Bruno Bauer no século XIX. Acadêmicos que rejeitam totalmente a historicidade de Jesus baseam-se na falta de evidência arqueológica direta, a falta de menção em documentos antigos sobre Jesus e a similaridade entre o cristianismo primitivo e a mitologia e religião contemporânea.[67] O livro do alsaciano Albert Schweitzer A Busca do Jesus histórico [68] é um esforço pós-iluminista para descrever Jesus usando o método histórico crítico. Desde o final do século XVIII, estudiosos têm analisado os evangelhos e tentado formular a biografia histórica de Jesus. Os esforços contemporâneos tentam melhorar a compreensão do judaísmo do século I, analisando os textos religiosos cristãos e usando os métodos de crítica histórica e sociológica, além da análise literária dos ditos de Jesus.[69]

Ascensão de Jesus numa antiga pintura turca.[70]

No islamismo

Jesus, conhecido em árabe como Isa ou Isa ibn Maryam ("Jesus, filho de Maria"), é um dos principais Profetas do Islã. De acordo com o Alcorão foi um dos profetas mais amados por Deus e, ao contrário do que se passa no cristianismo, não é um ser divino. Existem notáveis diferenças entre o relato dos Evangelhos e a narração do Alcorão da história de Jesus.
A virgindade de Maria é plenamente reconhecida pelo islã.[71] Jesus teria anunciado várias vezes na Bíblia a chegada de Maomé como o último profeta.[72] A morte de Jesus é tratada como complexa, por não reconhecer explicitamente a sua morte e dizer que antes da morte ele foi substituído por outro, do qual nada é dito, enquanto Jesus ascende ao céu e ludibria os judeus.[73] A morte ignominiosa de Jesus não está coberta, porém, afirma-se o seu regresso no dia do Juízo Final [74] e a descoberta, nesse dia, de que a obra de Jesus era verdadeira. [nota 16]
O Alcorão rejeita a trindade, considerada falsa, e se refere a Jesus como "Verbo de Deus", mas não o filho dele. [nota 17][75]

No judaísmo

O judaísmo acredita que a idéia de Jesus ser Deus, ou parte de uma trindade, ou um mediador de Deus, é heresia.[76] O judaísmo também sustenta que Jesus não é o messias [77] argumentando que ele não cumpriu as profecias messiânicas da Tanakh nem encarna as qualificações pessoais do Messias. O judaísmo afirma que Jesus não cumpriu as exigências estabelecidas pela Torá para provar que ele era um profeta. E mesmo que Jesus tivesse produzido um sinal que fosse reconhecido pelo judaísmo, afirma-se que nenhum profeta poderia contradizer as leis já mencionadas na Torá, o que os rabinos afirmam que Jesus fez.[78]
A Mishneh Torá, escrita por Maimônides (ou Rambam), considerada uma das obras da lei judaica, diz que "Jesus é um "obstáculo" que faz "a maioria do mundo errar para servir a uma divindade além de Deus". De acordo com o judaísmo conservador, os judeus que acreditam que Jesus é o Messias "cruzaram a linha" para fora da comunidade judaica.[79][80] E quanto ao Judaísmo reformista, o movimento progressista moderno, afirmam: "Para nós, da comunidade judaica alguém que afirma que Jesus é seu salvador já não é um judeu e sim um apóstata".[81] [nota 18]

No cristianismo

Ver artigos principais: Cristologia e Jesus Cristo.
A figura de Jesus de Nazaré é o centro da religião conhecida como cristã, embora existam diversas interpretações sobre a sua pessoa. [nota 19]
De um modo geral, para os cristãos, Jesus de Nazaré é o protagonista de um único ato [nota 20] e intransferível, pelo qual o homem adquire a capacidade de deixar a sua natureza decaída e atingir a salvação. [nota 21] Tal ato é consumado com a ressurreição de Jesus Cristo.
A ressurreição é, portanto, o fato central do cristianismo e constitui sua esperança soteriológica. Como ato, é exclusivo da divindade e indisponível ao homem. De forma mais precisa, a encarnação, a morte e a ressurreição compensam os três obstáculos que separam, segundo a doutrina cristã, Deus do homem: a natureza, [nota 22] o pecado,[nota 23] e a morte. [nota 24] Pela Encarnação do Verbo, a natureza divina se faz humana.[82] Pela morte de Cristo, se vence o pecado e por sua ressurreição, a morte.[83]
Historicamente, o núcleo da doutrina cristã foi fixado no Primeiro Concílio de Niceia, em 325, com a formulação do Credo niceno. Este concílio é reconhecido pelas principais denominações cristãs: católica, ortodoxa e de várias igrejas protestantes.
O texto do Credo Niceno que se refere a Jesus é o seguinte:
Cquote1.svg Cremos em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai desde toda a eternidade, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. Por nós e para nossa salvação, desceu dos céus; encarnou por obra do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e fez-se verdadeiro homem. Por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; sofreu a morte e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai. De novo há de vir em glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.[84] Cquote2.svg
Existem, no entanto, igrejas não trinitárias, ou unicistas que não reconhecem a existência de uma trindade de pessoas em Deus. [nota 25]
Jesus Cristo de Nazaré é também considerado a encarnação e Filho de Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade cristã. É Filho por Natureza, e não por adoção, o que significa que sua Divindade absoluta e sua humanidade absoluta são inseparáveis. [nota 26] A relação entre a natureza divina e humana foi fixada no Concílio de Calcedónia, nestes termos:
Cquote1.svg Fiéis aos santos Pais, todos nós, perfeitamente unânimes, ensinamos que se deve confessar um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto à divindade, e perfeito quanto à humanidade; verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, constando de alma racional e de corpo, consubstancial com o Pai, segundo a divindade, e consubstancial a nós, segundo a humanidade; em tudo semelhante a nós, excetuando o pecado; gerado segundo a divindade pelo Pai antes de todos os séculos, e nestes últimos dias, segundo a humanidade, por nós e para nossa salvação, nascido da Virgem Maria, mãe de Deus; um e só mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito, que se deve confessar, em duas naturezas, inconfundíveis, imutáveis, indivisíveis, inseparáveis; a distinção de naturezas de modo algum é anulada pela união, antes é preservada a propriedade de cada natureza, concorrendo para formar uma só pessoa e em uma subsistência; não separado nem dividido em duas pessoas, mas um só e o mesmo Filho, o Unigênito, Verbo de Deus, o Senhor Jesus Cristo, conforme os profetas desde o princípio acerca dele testemunharam, e o mesmo Senhor Jesus nos ensinou, e o Credo dos santos Pais nos transmitiu.[85] Cquote2.svg

Denominações cristãs com discrepâncias doutrinárias

Ver artigos principais: Disputas cristológicas, Heresia.
Existem algumas minorias cristãs que não partilham das definições do Concílio de Nicea, do Concílio de Éfeso e do Concílio de Calcedónia.

Novos movimentos religiosos de origem cristã ou supostamente cristã

Vários movimentos religiosos dito cristãos, geralmente protestantes, surgidos a partir da segunda metade do século XIX, se afastaram das crenças da maioria das denominações cristãs no que concerne à trindade divina, a natureza de Cristo e a sua missão. Discute-se se esses movimentos podem ser considerados como cristãos.[88][89][90]
  • As Testemunhas de Jeová consideram Jesus como "filho unigênito", o único a ser criado diretamente por Deus, bem como "o primogênito de toda a criação", e também como "o primogênito dentre os mortos", ou seja, o primeiro a ser criado e o primeiro a ser ressuscitado dentre os mortos para a imortalidade. Ele não é um homem nem o Deus onipotente, mas "uma poderosa criatura espiritual" e um "rei entronizado, cujo sangue derramado abre o caminho para a humanidade obter a vida eterna".[93] Além disto, Jesus não faz parte de uma trindade pois não é Deus, mas sim deus, ou seja, um deus submisso a um outro Deus, o qual é Jeová; Negam a Divindade absoluta de Cristo e Sua igualdade com o Pai.[94] As Testemunhas de Jeová afirmam que Jesus não morreu numa cruz com uma reta vertical e uma horizontal,[95] mas numa estaca de tortura, com apenas uma reta vertical. Outra característica importante é que Jesus não ressuscitou no mesmo corpo que morreu e se tornou rei do céu em 1914 e que desde então vivemos no período da Segunda vinda de Cristo.
Outros movimentos se afastam muito das crenças cristãs, como alguns que negam terminantemente a divindade de Jesus e a sua missão de salvação. [nota 27]

Biografia de Jesus pelo Novo Testamento

Grande parte do que é conhecido sobre a vida e os ensinamentos de Jesus é contado pelos Evangelhos canônicos: Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, pertencentes ao Novo Testamento da Bíblia. Os apócrifos do Novo Testamento apresentam também alguns relatos relacionados a Jesus. Existem também diversas obras que tentaram harmonizar o relato dos quatro Evangelhos canônicos num único relato cronologicamente coerente e elas são chamadas de "harmonias evangélicas", sendo a mais antiga delas o Diatessarão já do século II d.C.
Esses Evangelhos narram os fatos mais importantes da vida de Jesus. Os Atos dos Apóstolos contam um pouco do que sucedeu nos 30 anos seguintes. As Epístolas (ou cartas) de Paulo também citam fatos sobre Jesus. Notícias não-cristãs de Jesus e do tempo em que ele viveu encontram-se nos escritos de Josefo, [nota 28] que nasceu no ano 37 d.C.; nos de Plínio, o Moço, que escreveu por volta do ano 112; nos de Tácito, que escreveu por volta de 117; e nos de Suetônio, que escreveu por volta do ano 120.

Genealogia


A anunciação do Anjo Gabriel a Maria, por Leonardo da Vinci, 1475, Galleria degli Uffizi, Florença.
Dos quatro evangelhos, apenas Mateus e Lucas dão relato da genealogia de Jesus.[97][98] Estes relatos são substancialmente diferentes.[99] Várias explicações têm sido sugeridas e tornou-se tradicional desde, pelo menos, 1490 pressupor que a genealogia dada por Lucas foi traçada através de Maria e que a Mateus o faz através de José.[100] Acadêmicos modernos geralmente vêem as genealogias como construções teológicas.[101] Mais especificamente, sugere-se que as genealogias foram criadas com o objetivo de justificar o nascimento de uma criança com linhagem real.[102][103][104]

Nascimento

Estudiosos geralmente estimam que Jesus nasceu entre 7-2 AC/ACE e morreu entre 26-36 DC/DCE.[1][105]
Não há evidência histórica contemporânea demonstrando a data de Nascimento de Jesus. O calendário gregoriano é baseado em uma tentativa medieval de contar os anos desde o nascimento de Jesus, que foi estimado por Dionysius Exiguus entre 2 AC/ACE and 1 DC/DEC.[106] O evangelho de Mateus afirma que o nascimento aconteceu durante o reinado de Herodes, que morreu em 4 BCE,[107] sugerindo que Jesus pudesse ter até dois anos de idade quando ele teria ordenado o Massacre dos inocentes. O autor do evangelho de Lucas similarmente coloca o nascimento de Jesus como tendo ocorrido durante o reinado de Herodes, mas afirma que o nascimento aconteceu durante o Censo de Quirino das província romanas da Síria e Judeia, o que geralmente se crê ter acontecido em 6 DCE, ou seja, uma década depois da morte de Herodes.[108] A maioria dos acadêmicos dão preferênca à faixa entre 6 e 4 ACE.[109]
De acordo com o relato do evangelho de Lucas, na época do rei Herodes o sacerdote Zacarias, esposo de Isabel — ambos já de idade avançada —, recebeu a promessa do nascimento de João Baptista através do anjo Gabriel.[110]
No sexto mês da gestação de Isabel, o mesmo anjo Gabriel aparece a Maria na cidade de Nazaré, a qual era virgem e noiva de José, e anuncia que ela viria a conceber do Espírito Santo e que daria ao seu filho o nome de Jesus. Mateus traz a informação de que José, ao saber que sua noiva estava grávida, não teria compreendido inicialmente que Maria recebera a missão de conceber o Messias e se afastou dela. Mas em sonho, um anjo lhe revelou a vontade de Deus, e ele aceitando-a, recebeu Maria como esposa.[110]
Segundo Mateus, o imperador Otávio Augusto teria promovido um recenseamento de todos os habitantes do Império, tendo estes que se alistar em suas respectivas cidades. José, por ser da cidade de Belém, teria levado Maria até esta cidade. Chegando ao local de destino, por não terem encontrado hospedagem, Jesus nasce em uma manjedoura. Segundo Lucas, os pastores da região, avisados por um anjo, vieram até o local do nascimento de Jesus para adorá-lo.[110]
Completados os oito dias que determinava a tradição judaica, Jesus foi levado ao templo por sua família para ser circuncidado, quando foi abençoado por Simeão e Ana.[110]
Segundo o relato do evangelista Mateus, Jesus teria recebido a visita dos magos do oriente, os quais, segundo a tradição natalina, seriam três reis da Pérsia. Os magos teriam chegado a Jerusalém seguindo a trajetória de uma estrela que anunciaria a vinda do Messias ao mundo. E, ao encontrarem Jesus numa casa com Maria, adoraram-lhe e ofertaram ouro, incenso e mirra representando, respectivamente, a sua realeza, a sua divindade e a sua imortalidade. Por causa desta visita Herodes teria se decidido a matar aquele que lhe iria tomar o trono, o chamado Massacre dos Inocentes. Tal notícia teria chegado a José, que então foge com Maria e o menino para o Egito. Jesus e sua família teriam permanecido no Egito até a morte de Herodes, quando então José, após ser avisado por um anjo em seus sonhos, retorna para a cidade de Nazaré. [111]

Infância e juventude


John Everett Millais, Jesus na casa de seus pais, 1850.
Segundo Mateus 2:13-23, após a fuga para o Egipto a família de Jesus permaneceu nessa região até à morte de Herodes, o Grande. Nessa altura deixam o Egipto e estabelecem-se em Nazaré, de modo a evitar terem de viver sob a autoridade do filho e sucessor de Herodes, Arquelau.[112]
A única referência à adolescência de Jesus nos Evangelhos canónicos ocorre em Lucas 2:42-51, conhecido como "Jesus entre os doutores". Segundo este evangelista, aos doze anos Jesus foi com os pais de Nazaré a Jerusalém, para a festa de Pessach, a Páscoa judaica, e lá surpreendeu os doutores do Templo pela facilidade com que aprendia a doutrina, e por suas perguntas intrigantes.[113]
Em Marcos 6:3, Jesus é designado como tekton (τέκτων em Grego), normalmente percebido como significando carpinteiro. Mateus 13:55 diz que era filho de um tekton.[114][nota 34]
Para além das informações do Novo Testamento, as associações específicas da profissão de Jesus à carpintaria são uma constante nas tradições cristãs dos séculos I e II. São Justino Mártir, que morreu cerca do ano 165, escreveu que Jesus fazia juntas e arados.[117]

Batismo e tentação


Tentação de Cristo por Ary Scheffer, pintura do século XIX.
Todos os três Evangelhos sinóticos descrevem o batismo de Jesus por João Batista,[118] e este evento é descrito pelos eruditos bíblicos como o início do ministério público de Jesus. De acordo com as fontes canônicas, Jesus foi para o rio Jordão onde João Batista estava pregando e batizando as pessoas.
Mateus descreve que João estava hesitante em atender o pedido de Jesus para ser batizado, alegando que ele é quem deveria ser batizado por Jesus. Mas Jesus insistiu, "Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça." (Mateus 3:15). Depois que Jesus foi batizado e saiu da água, Marcos afirma que Jesus "viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele. e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo." (Marcos 1:10–11). O Evangelho de João não descreve o batismo e nem se refere a João como "o Batista" mas ele atesta que Jesus é aquele sobre quem João tinha pregado — o Filho de Deus.
Após o seu batismo, Jesus foi levado para o deserto por Deus, onde jejuou durante quarenta dias e quarenta noites.[119] Durante esse tempo, o diabo lhe apareceu e o tentou por três vezes. Em cada uma das vezes, Jesus rejeitou as tentações respondendo com uma citação das escrituras.[120] Em seguida o diabo se foi e os anjos vieram para cuidar de Jesus.[121]

Ministério

Os evangelhos narram que Jesus veio ao mundo para anunciar a salvação e as Bem-aventuranças à humanidade.[122][123] Durante o seu ministério, é dito que Jesus fez vários milagres, como andar sobre a água, transformar água em vinho, várias curas, exorcismos e ressuscitação de mortos (como Lázaro).[124]
O evangelho de João descreve três Pessachs durante o ministério de Jesus, e isso implica dizer que Jesus pregou por pelo menos dois anos e um mês,[125] apesar de algumas interpretações dos evangelhos sinóticos sugerirem um período de apenas um ano.[126][127] Jesus desenvolveu seu ministério principalmente na Galileia, tendo feito de Cafarnaum uma de suas bases evangelísticas e se deslocando várias vezes a Tiberíades pelo Mar da Galileia. Esteve também em cidades como Samaria, na Judeia e sobretudo em Jerusalém logo antes de sua crucificação. Esteve em outros lugares de Israel, chegando a passar brevemente por Tiro e por Sidom, cidades da Fenícia.[128][129]

Mandamentos

Os principais temas da pregação de Jesus foram, de acordo com os Evangelhos, o anúncio do Reino de Deus, o perdão divino dos pecados e o amor de Deus.[130] Expostos, entre outros, nas inúmeras parábolas e acções de Jesus, no Pai-Nosso,[131] nas Bem-aventuranças[132] e na chamada regra de ouro.[133] Jesus resumiu também "toda a Lei e os Profetas" do Antigo Testamento em apenas dois mandamentos fundamentais,[134] a saber: "Amar a Deus de todo coração, de toda alma e de todo espírito e ao próximo como a ti mesmo"(Mateus 22:37-39).[134] A doutrina católica sobre os Dez Mandamentos considera que os dez mandamentos do Decálogo são uma refracção destes dois mandamentos referentes ao bem da pessoa.[135]
Além destes ensinamentos, Jesus trouxe um novo mandamento: "que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei" (João 15:10).[136]

A transfiguração


Transfiguração de Jesus, de Ernesto Thomazini, na Basílica do Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves em Iguape (SP).
De acordo com os evangelhos sinóticos, Jesus levou três dos seus apóstolos — Pedro, João e Tiago — a um monte para orar. Enquanto lá estavam, Jesus foi transfigurado diante deles. Segundo o relato do evangelista Lucas, seu rosto brilhava como o sol e as suas roupas resplandeciam, então Elias e Moisés apareceram e conversavam com ele. Uma nuvem brilhante os cercou, e uma voz vinda do céu disse: "Este é o meu Filho amado, de quem me comprazo, a ele ouvi". Os evangelhos também afirmam que até o final de seu ministério, Jesus começou a alertar seus discípulos de sua morte e ressurreição futura.[137][138]

A paixão

A entrada triunfal em Jerusalém

Segundo os quatro evangelhos, Jesus foi com seus seguidores a Jerusalém para celebrar ali a festa da Páscoa. Ele entrou na cidade no lombo de um jumento.[nota 35] Foi recebido por uma multidão, que o aclamou como "filho de Davi".[139] Nos evangelhos de Lucas e João, também é chamado de rei.
Segundo Lucas, alguns dos fariseus, ouvindo o clamor da multidão dos discípulos, chegaram a pedir a Jesus que os repreendesse. Jesus então responde aos fariseus dizendo: "Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão" (Lucas 19:40).

Ceia anterior à crucificação


A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, 1495-1497
Segundo os sinóticos, Jesus celebrou a páscoa com seus apóstolos — evento chamado pela tradição cristã de "A Última Ceia". Durante a comemoração, Jesus predisse que seria traído por um dos seus apóstolos, Judas Iscariotes. Ao servir o pão, ele disse: "Tomai e comei, este é o meu corpo", logo após, pegou um cálice e disse: "bebei todos, este é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que será derramado para a remissão dos pecados".[140]
O Evangelho segundo João oferece maiores detalhes sobre os momentos da última ceia entre os capítulos 13 e 17, relatando o momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos com água, os diálogos com os apóstolos, os últimos ensinamentos que transmitiu antes de morrer e a oração sacerdotal.

A prisão

Mais tarde, na mesma noite, segundo os sinóticos, Jesus teria ido para o jardim de Getsêmani, na encosta do monte das Oliveiras, em frente ao Templo, para orar. Três discípulos — Pedro, Tiago e João — faziam-lhe companhia.
Judas havia realmente traído Jesus, e o entregou aos sacerdotes e aos anciãos de Jerusalém, que pretendiam prendê-lo, por trinta moedas de prata.[141] Acompanhado por um grupo de homens armados, Judas chegou ao jardim enquanto Jesus orava, para prendê-lo. Ao beijá-lo na face, revelou a identidade de Jesus e este foi preso. Por parte de seus seguidores houve um princípio de resistência, mas depois todos se dipersaram e fugiram.[142][nota 36]

O julgamento


Ecce Homo ("Eis o homem"!), Pôncio Pilatos ao apresentar Jesus Cristo aos judeus. Obra do pintor italiano Antonio Ciseri (1821-1891)
Os soldados levaram Jesus para a casa do Sumo Sacerdote Caifás.[143] A lei judaica não permitia que o Sinédrio, a suprema corte judaica, se reunisse durante o Pessach[144] e a lei romana proibia que se condenasse um homem à morte.[144] Jesus foi acusado primeiramente de ameaçar destruir o templo, mas as testemunhas entraram em desacordo.[145] Depois, perguntaram a Jesus se ele era o Messias, o Filho de Deus e rei dos judeus. Jesus respondeu que era,[146] e foi então acusado de blasfemar ao dizer-se Deus.
Após isso, os líderes judeus levaram Jesus à presença de Pôncio Pilatos,[147] que então governava a província romana da Judeia.[148] Acusavam-no de estar traindo Roma ao dizer-se rei dos judeus. Como Jesus era galileu, Pilatos enviou-o a Herodes Antipas[149] — filho de Herodes, o Grande[150] — que governava a Galileia.[151] Lucas conta que Herodes zombou de Jesus,[152] vestindo-o com um manto real, e devolveu-o a Pilatos.[149]
Era de praxe os governantes romanos libertarem um prisioneiro judeu por ocasião do Pessach. Pilatos expôs Jesus e um assassino condenado, de nome Barrabás,[153] na escadaria do palácio, e pediu à multidão que escolhesse qual dos dois deveria ser posto em liberdade.[154] A multidão voltou-se contra Jesus e escolheu Barrabás.[155] Pilatos entregou então Jesus para morrer na cruz.[156] A crucificação era uma forma comum de execução romana, aplicada, em geral, aos criminosos de classes inferiores.[157]

A crucificação

Ver artigos principais: Crucificação de Jesus, Cruz cristã.

Diego Velázquez, Cristo crucificado, 1631.
Jesus foi vestido com um manto vermelho, puseram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos e na mão uma vara de bambu. Os soldados romanos zombavam dele dizendo: "Salve o Rei dos Judeus".[158] A seguir, espancaram-no e cuspiram nele. Forçaram-no a carregar a própria cruz, até um lugar chamado Gólgota. [nota 37] Ao vê-lo perder as forças, ordenaram a um homem, de nome Simão Cireneu, que tomasse da cruz e a carregasse durante parte do caminho.
Conduzido para fora da cidade, Jesus foi pregado na cruz pelos soldados romanos. João conta que escreveram no alto da cruz a frase latina "Iesus Nazarenus Rex Iudeorum".[nota 38] Puseram a cruz de Jesus entre as de dois ladrões.[159][nota 39] Antes de morrer, Jesus exclamou: "Elí, Elí, lamá sabactani" que traduzido seria "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" (Mateus 27:46). Depois de três horas, Jesus morreu. José de Arimatéia e Nicodemos puseram o seu corpo num túmulo recém-aberto, e o fecharam com uma pedra.
Um erro de tradução da Bíblia é tomar staurós como estaca ou estaca de tortura e, baseando-se nisto, dizer que Jesus foi pregado em uma estaca ao invés de uma cruz.[160] Isto pois, na época que se diz ser a da morte de Jesus, o significado da palavra já havia passado a abranger duas estacas cruzadas.[160]

A ressurreição

Ver artigos principais: Mistério Pascal e Ressurreição de Jesus.

A ressurreição de Cristo, por Raffaello Sanzio, 1500. MASP
Os Evangelhos contam que, no domingo de manhã, Maria Madalena foi bem cedo ao túmulo de Jesus, onde encontrou a pedra fora do lugar e o sepulcro vazio. Depois disso, Jesus apareceu a ela e a Simão Pedro. Dois discípulos viram-no na estrada de Emaús.
Entretanto, os evangelhos discordam em relação a quantidade de pessoas que foram com Maria Madalena naquela manhã. João 20:1 faz referência apenas a uma pessoa, Mateus 28:1 cita Maria Madalena e a outra Maria. Marcos 16:1 faz referências a Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé, já Lucas 24:1, 2, 3 e 10 não deixa tão evidente a quantidade de pessoas.
Os Evangelhos dizem que os onze apóstolos fiéis encontraram-se com ele, primeiro em Jerusalém e depois na Galileia onde chegou a ser visto por algumas centenas de pessoas. Porém, é o relato de Mateus que mais oferece detalhes sobre os acontecimentos que envolveram o momento da ressurreição.
Segundo o Evangelho de Mateus, a ressurreição de Jesus teria sido precedida de um grande terremoto em razão da remoção da pedra que estava na entrada do sepulcro:
Cquote1.svg E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. Cquote2.svg
(Mateus, 28:2-4
No mesmo Evangelho é informado também que os líderes judeus da época teriam subornado os guardas para que contassem uma versão diferente, ou seja, que os discípulos teriam levado o corpo de Jesus enquanto os vigias dormiam.[161]
Além dos quatro Evangelhos e do livro de Atos dos Apóstolos, há outras fontes que falam da ressurreição de Jesus. Uma delas, também encontrada no Novo Testamento, seria um breve relato de Paulo nos versos de 3 a 8 do capítulo 15 em sua primeira epístola aos coríntios, escrita por volta do ano 55 da era cristã, onde o apóstolo menciona duas outras aparições de Jesus após a sua ressurreição, não registadas nos Evangelhos. Numa delas, Jesus teria sido visto por mais de quinhentas pessoas. Na outra ocasião, teria aparecido ao seu parente Tiago,[162][163] o qual, após esta experiência, teria se tornado um seguidor e líder da Igreja de Jerusalém, escrevendo ainda um dos livros do Novo Testamento.[163]

A ascensão


Garofalo: Ascensão de Cristo, 1510-20.
A ascensão de Jesus é relatada nos Evangelhos de Marcos e de Lucas, além de constar no começo do livro de Atos dos Apóstolos, o qual também foi escrito por Lucas.
Em Atos, Lucas narra que Jesus, após ressuscitar, apareceu durante quarenta dias aos apóstolos, passando-lhes ensinamentos e confirmando que receberiam o Espírito Santo. Prossegue o evangelista informando que, após esses dias, Jesus foi elevado às alturas até ser encoberto por uma nuvem.
Marcos, em seu resumido Evangelho, apenas comenta que Jesus, depois de ter falado aos seus discípulos, foi recebido nos céus e se assentou à direita de Deus. É Lucas quem dá mais detalhes sobre esse momento, informando ter sido em Betânia que Jesus se despediu de seus discípulos, abençoando-os enquanto era elevado ao céu (Lucas 24:50-52).
Por sua vez, em Atos, o seu segundo livro, Lucas relata que, durante a ascensão de Jesus, os discípulos permaneceram olhando para o céu até que tiveram a visão de dois anjos que lhe indagaram sobre aquela atitude, os quais teriam proferido as seguintes palavras:
Cquote1.svg Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir Cquote2.svg
Atos, 1:11
Diferente da ocasião da morte de Jesus na cruz, Lucas diz que os discípulos não ficaram entristecidos com a aparente separação ocorrida na ascensão, mas retornaram felizes para Jerusalém.
Já nos Evangelhos escritos pelos apóstolos Mateus e João, não há nenhuma descrição sobre a ascensão de Jesus. Em Mateus, por exemplo, o texto termina na segunda parte do seu último verso com a frase de que Jesus permanecerá todos os dias com os seus discípulos até o fim do mundo (Mateus 28:20).
Mesmo depois da ascensão, as obras que compõem o Novo Testamento trazem outros relatos de aparições de Jesus, como ocorre na conversão de Saulo e também na visão de João quando o apóstolo é arrebatado aos céus durante sua prisão em Patmos [164] e recebe a missão de escrever o Apocalipse.[165]

Relíquias de Jesus


Detalhes do Sudário: A esquerda o retrato real, a direita um negativo em preto e branco.
Segundo a tradição católica e ortodoxa, que não foi aceita pelos protestantes, existem muitas relíquias atribuídas a Jesus. É discutido que algumas dessas relíquias sejam falsificações medievais.[166]
Na contemporaneidade, a mais conhecida, estudada e discutida[nota 40] relíquia de Jesus é talvez o Sudário (σινδών, sindón, que significa "pano" em grego), atualmente armazenados em Turim e de posse pessoal do Papa. Segundo a tradição, é o pano em que estava envolto o corpo de Jesus no túmulo. O tecido é de linho e mede 442 x 113 cm. Apresenta uma dupla imagem (frente e verso) de um homem com barba, bigode e cabelos compridos, ostentando as marcas no corpo correspondente à descrição da paixão: marcas de flagelação, a coroa de espinhos, mãos e pés perfurados por pregos e a ferida por lança ao lado. O quadro não é uma pintura, mas o resultado de um gradual amarelecimento da fibra têxtil - como se fosse um negativo de um filme fotográfico.[nota 41] Na parte mais profunda das feridas há vestígios de sangue tipo AB.
As outras relíquias atribuídas a Jesus são os supostos restos do corpo de Jesus (incluindo vários traços de sangue, uma costela e os restos da circuncisão de Jesus - o Santo prepúcio) e os objetos com os quais ele entrou em contato, como as lascas da cruz (uma das quais, provavelmente original encontra-se no Obelisco do Vaticano), a coroa com espinhos, a lança que o perfurou, o título que foi pregado à cruz[nota 38] e taça que ele teria usado na última ceia (o Santo Graal).

Jesus na ficção e na arte

Na arte


Cristo Pantocrator, mosaico. Catedral de Cefalù.
Num primeiro momento, a arte do cristianismo evitou representar Jesus em forma humana, preferindo invocar sua figura através de símbolos, tais como o monograma formado pelas letras gregas Χ y Ρ, iniciais do nome grego Χριστός (Cristo), a união as vezes de Α y Ω, primeira e última letras, respectivamente, do alfabeto grego, para indicar que Cristo é o princípio e o fim; o símbolo do peixe em grego (ΙΧΘΥΣ, «ikhtus», acróstico de Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ Υἱός, Σωτήρ (Iesous Khristos Theos uios Soter; "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador"). Ele também já foi representado como um cordeiro (o Cordeiro de Deus); e também em símbolos antropomórficos, como o Bom Pastor.[167][nota 42]
Mais tarde apareceram representações de Cristo, primeiro representado como um jovem, muitas vezes com o rosto de Alexandre Magno, sem barba e sem cabelos longos [168]. A partir do século IV foi representado quase exclusivamente com barba. Na arte bizantina se tornou habitual uma série de representações de Jesus. Algumas das quais com a imagem do Pantocrator, que tiveram um grande sucesso na Europa medieval.[169]

Na literatura

Desde finais do século XIX, inúmeros autores de obras literários têm dado sua interpretação pessoal da vida de Jesus. Entre as obras mais destacadas que trataram do tema podemos citar:
O mistério da vida de Jesus também é tema de algumas obras da literatura comercial, às vezes em gêneros como a ficção ou o romance de mistério.

No cinema

A vida de Jesus de acordo com os relatos do Novo Testamento e normalmente sob um ponto de vista cristão, tem sido frequente. De fato, Jesus de Nazaré é um dos personagens mais interpretados no cinema.[170][171] O primeiro filme sobre a vida de Jesus foi La vie et la passion de Jésus-Christ de Georges Hatot y Louis Lumière.[172] No cinema mudo, o filme que mais se destacou foi O Rei dos Reis (1927) de Cecil B. DeMille.
O tema foi abordado em diversas ocasiões, e de diversos pontos de vista: Desde a grandiosa produção de Hollywood O Rei dos Reis (Nicholas Ray, 1961) até as visões mais austeras de cineastas como Pier Paolo Pasolini (Il vangelo secondo Matteo, 1964). Também deram sua interpretação pessoal à figura de Jesus autores como Buñuel (Nazarín, 1958), y Dreyer (Ordet, 1954).
Alguns dos filmes mais recentes sobre a vida de Jesus não estão isentos de polêmicas. É o caso de A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese, baseado no romance homônimo de Nikos Kazantzakis, muito criticado por sua interpretação pouco ortodoxa de Jesus. O filme de Mel Gibson, A Paixão de Cristo (2004) recebeu a aprovação de vários setores do Cristianismo, mas foi considerado anti-semita por alguns membros da comunidade judaica.[173][174]
A personagem Jesus tem sido tratado no cinema de vários ângulos. [nota 43] Existem interpretações satíricas da figura do criador do cristianismo, como A Vida de Brian (Terry Jones, 1979). Musicais, como o célebre Jesus Cristo Superstar (Norman Jewison, 1973), e também filmes de animação, como The Miracle Maker (Derek W. Hayes y Stanislav Sokolov, 2000).

No teatro

A vida de Jesus também tem sido levada aos palcos da Broadway e a outras partes do mundo através dos musicais. Entre as representações líricas da vida e da obra de Jesus pode-se destacar o popular musical Jesus Cristo Superstar, uma ópera rock com músicas de Andrew Lloyd Webber e arranjos de Tim Rice, representada pela primeira vez em 1970, e que posteriormente viria a se espalhar pelo resto do planeta.[175] Também se destaca a peça de teatro Godspell, com música de Stephen Schartz e arranjos de John-Michael Tebelak, que foi encenada pela primeira vez também em 1970.[176] No teatro do Brasil, destaca-se Auto da Compadecida, peça de Ariano Suassuna escrita em 1955 e publicada em 1957, que retrata um jesus negro.

Notas

  1. Segundo os evangelhos de Lucas e Mateus. Contudo alguns estudiosos afirmam que ele possa ter nascido em Nazaré.
  2. De acordo com o Novo Testamento, ele ressuscitou no terceiro dia após sua morte.
  3. a b O nome Jesus é a versão portuguesa da forma grega Ίησους, transliterado Iēsous que por sua vez é a tradução do nome hebraico Yeshua, que por ser filho de Maria e de José, o carpinteiro, em Belém, é reconhecido oficialmente na genealogia da Casa Real de David como Yeshua ben Yoseph, ou seja, "Jesus, filho de José".
  4. Jesus também é conhecido como Jesus de Nazaré, Jesus Nazareno ou Jesus da Galileia, os cristãos o chamam de Jesus Cristo e os muçulmanos o conhecem por Isa.
  5. Há muitas controvérsias sobre a datação do papiro 7Q5 encontrado em Qumran, que remontaria a 50 d.C.: Segundo alguns estudiosos, ele contém Marcos 6:52-53, mas a necessidade de justificar as muitas incoerências com o texto tradicional extraído dos outros papiros lhe tirou o título que, se confirmado, iria se aproximar da suposta data de composição do Evangelho segundo Marcos.
  6. Ver também a datação da Traduction Oecuménique de la Bible (1975-1976): Mateus teria sido escrito por volta de 80-90 d.C. (p. 2175), Marcos por volta de 65-70 (p. 2261), Lucas entre 80-90 (p. 2317) e João dataria do fim do século I (p. 2414).
  7. Citação: Luigi Moraldi escreveu: «O valor histórico direto [dos apócrifos com relação à Jesus e a origem da Igreja] é, geralmente, muito tênue, e na maioria das vezes nulo.»
  8. Citação: Luigi Moraldi escreveu: «[Os apócrifos nos permitem] um contato direto com os sentimentos, estados de espírito, reações, ansiedades e ideais de muitos cristãos do Oriente e Ocidente. Isto revela tendências, padrões morais e religiosos de muitas igrejas, ou pelo menos de grande parte delas, complementando informações, e, por vezes, adaptando a forma como vemos tais comunidades.»
  9. Entre estes Emil Schürer (The History of the Jewish People in the Age of Jesus Christ (175 B.C.- A.D. 135), 4 voll., Edimburgo, T. & T. Clark, 1973-87) e Henry Chadwick (The Early Church, Londres: Penguin, 1993)
  10. Nos relatos de Toledot Yeshu, elementos dos Evangelhos sobre Jesus são conflitados com descrições dos indivíduos chamados pelo nome de "Yeshu" no Talmud. Tais narrativas explicam a designação Yeshu como um acrônimo da frase hebraica ימח שמו וזכרו - Yemach Shemô Vezichrô - Seja apagado seu nome e sua memória.
  11. À época, a Palestina estava sob dominação do Império Romano.
  12. Veja também o artigo Jesus Cristo.
  13. O Jesus teológico pode ser entendido como a figura de Jesus segundo a .
  14. Citação: Robert E. Van Voorst escreveu: «A tese da não-historicidade tem sido controversa e até hoje não conseguiu convencer muitos estudiosos das disciplinas e credos religiosos. Os acadêmicos bíblicos e os historiadores clássicos agora a consideram efetivamente refutada.»
  15. Citação: Walter P. Weaver escreveu: «A negação da historicidade de Jesus nunca chegou a convencer um grande número de pessoas, nem na primeira parte do século.»
  16. Ou seja, que ele teria sido realmente enviado por Deus
  17. A Trindade cria um problema para Maomé: o politeísmo contra o qual ele tanto lutou. Aceitar que um Deus pode ser um e três ao mesmo tempo é um problema desde o início (a única doutrina da trindade que Maomé conheceu foi a dos coliridianos). No entanto, as suas posições são parecidas com a do próprio Concílio de Latrão, que visa corrigir a crença de que Jesus é o Filho de Deus em um sentido humano. Então, há quem veja semelhanças, mas ainda assim há diferenças. Eles estão incrédulos, dizem que Deus é o terceiro de uma tríade. Não há mais divindade, apenas um só Deus. … O Messias, filho de Maria, não é nada mais do que um mensageiro. (Sura Al-Ma'ida, ayat 77 à 79)
  18. Um personagem chamado Yeishu (Jeshu ou em hebraico: יש"ו) é mencionado nos antigos textos rabínicos, incluindo o Talmud babilônico, elaborado no início do século VII, e da literatura Midrash, elaborada entre os séculos III e VIII. O nome é semelhante mas não idêntico à Yeshua, que é considerado por muitos autores com o nome original de Jesus em aramaico. Além disso, em vários manuscritos do Talmud babilônico aparece com o apelido "ha-Notztri", que pode significar "o Nazareno." Por este motivo, e por certas semelhanças entre a história de Jesus contada pelos cristãos e os Evangelhos de Yeishu citado no Talmud, alguns autores têm identificado os dois personagens. No entanto, existem divergências sobre este ponto. Nos textos rabínicos, Yeishu é caracterizado por um ponto de vista negativo: ele aparece como um malandro que incentiva os judeus a apostatar de sua religião.
  19. Levando em conta que o cristianismo está muito longe de ter uma unidade de crenças e dogmas, para falar de Jesus no Cristianismo, teríamos de descrever os vários entendimentos da pessoa de Jesus pelos diferentes ramos do cristianismo, também chamados de denominações cristãs. Embora todas estas idéias sejam perfeitamente aceitáveis como pressupostos de fé, expor a todas elas em pé de igualdade levaria a um certo relativismo que não levaria em conta que algumas crenças são majoritárias e outras particulares, que algumas foram abandonadas depois de muito estudo e reflexão e outras foram consideradas heresias desde o início.[carece de fontes?]
  20. A ressurreição de Jesus Cristo de Nazaré é um dos únicos fatos que distingue o cristianismo das outras religiões gregas. Se, para essas últimas, o tempo é uma inteligência circular e repetitiva, que se sucede por meio do eterno retorno, o cristianismo assume desde o início um conceito linear de tempo em que a ressurreição é um marco histórico único sobre a história passada e futura.[carece de fontes?] Veja também o livro de Henry Puech, El tiempo en el cristianismo
  21. Em contraste com os conceitos científicos que consideram o homem como o pináculo da evolução natural, a teologia cristã acredita que o homem é espiritualmente caído.
  22. A natureza de Deus (incriada) e da natureza do homem (criatura) estão separadas pelo abismo ontológico da criação ex nihilo
  23. A necessidade do pecado é natural à natureza decaída do ser humano[carece de fontes?]
  24. Entendida sobretudo no sentido ontológico (deixar de ser).[carece de fontes?]
  25. Veja os artigos Deus no cristianismo e Unitarianismo.
  26. Veja o artigo União hipostática.
  27. São bastante singulares, como por exemplo, as crenças sobre Jesus Cristo da Igreja da Unificação, que afirma que Jesus não é Deus, mas simplesmente um homem "Refletindo Deus", nascido de uma relação adúltera entre Maria e Zacarias, e que falhou em sua missão de salvação: para eles, a crucificação de Jesus testemunha o fracasso do cristianismo.
  28. Seus relatos estão no livro Testimonium Flavianum, que é considerado pelos cristãos como uma fonte que comprova a existência histórica de Jesus[carece de fontes?]
  29. Por exemplo: A Parábola do Trigo e do Joio, A Parábola do Empregado Mau, A Parábola dos Trabalhadores da Vinha e A Parábola das Dez Virgens.
  30. Por exemplo: a ressureição do filho da viúva de Naim, A Parábola do Bom Samaritano, A Parábola do Filho Pródigo, A Parábola do rico e de Lázaro, A Parábola do Fariseu e do Publicano.
  31. Por exemplo: a cura de um cego de nascença, o Bom Pastor, a ressurreição de Lázaro.
  32. com a perícope dos Discípulos no caminho de Emaús.
  33. A mais antiga referência sobre a ressurreição e as aparições de Jesus é 1 Coríntios 15:3-8, já que a Primeira Epístola aos Coríntios é datada como tendo sido escrita em 56 d.C[carece de fontes?]
  34. Tekton é tradicionalmente traduzido como "carpinteiro", embora seja uma palavra de carácter mais geral (usando o mesmo radical que "técnico" e "tecnologia"), que cobre muitos tipos de artesãos trabalhando com diferentes materiais, e até mesmo pedreiros.[115][116]
  35. Cumprindo assim a profecia de Zacarias que diz: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta." Zacarias 9:9
  36. O relato de João traz variantes significativas: Não se cita o Getsêmani como o lugar da prisão, e sim um horto do outro lado do ribeiro de Cedrom. A detenção de Jesus é feita por uma corte romana e Jesus não é denunciado por Judas, ele mesmo se entrega
  37. Em aramaico Gólgota significa "Lugar das caveiras".
  38. a b Esta seria a inscrição que Pilatos teria mandando pregar à cruz de cristo. Ela foi escrita em três línguas: em grego (ιησους ο ναζωραιος ο βασιλευς των ιουδαιων), em latim (IESVS•NAZARENVS•REX•IVDÆORVM) e em hebraico: (ישוע הנצרי ומלך היהודים) e a sua tradução seria: Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus.
  39. João não menciona Simão Cireneu e afirma que Jesus foi crucificado entre duas pessoas mas não diz se são ladrões.
  40. Ver, por exemplo, "Sudário de Turim', da Enciclopédia da CICAP.
  41. Alguns têm falado do Sudário como uma foto Polaroid da ressurreição.
  42. Para exemplos de representações de Jesus como o Bom Pastor, veja a categoria Good shepherd no Commons
  43. Veja também o anexo Lista de atores que interpretaram Jesus Cristo no cinema e na televisão

Referências

  1. a b c d A maioria dos historiadores e eruditos bíblicos definem as datas de nascimento e morte de Jesus nesse período. Entre eles: D. A. Carson, Douglas J. Moo e Leon Morris. An Introduction to the New Testament. Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1992, 54, 56
  2. Michael Grant, Jesus: An Historian's Review of the Gospels, Scribner's, 1977, p. 71; John P. Meier, A Marginal Jew, Doubleday, 1991–, vol. 1:214; E. P. Sanders, The Historical Figure of Jesus, Penguin Books, 1993, pp. 10–11, e Ben Witherington III, "Primary Sources," Christian History 17 (1998) No. 3:12–20.
  3. Cronologia da Vida de Jesus Cristo (em inglês) Catholic Encyclopedia. Página visitada em 14 de outubro de 2008.
  4. a b c Ratzinger, Joseph. Jesus de Nazaré (em Português). 3º Edição ed. [S.l.]: Esfera dos Livros, 2007. 456 p. ISBN 9789896260750
  5. Cquote1.png Mas que significado poderia ter a fé em Jesus Cristo, em Jesus, filho de Deus vivo, se depois o homem Jesus fosse tivesse sido tão diverso da forma que o apresentam os evangelistas e do modo como a Igreja, partindo dos Evangelhos, o anuncia. Os progressos na pesquisa histórico-critica levaram a distinções sempre mais subtis entre os diversos estratos da tradição. Por trás destes a figura de Jesus, sobre qual assenta a fé, foi ficando cada vez mais diluída. Cquote2.png
    Ratzinger, op, página 11
  6. Mileant, Bispo Alexander (2000 [last update]). O Senhor Jesus Cristo Salvador do mundo. Holy Protection Russian Orthodox Church. Página visitada em 15 April 2011.
  7. É Jesus o único caminho para o Céu?. Got Questions Ministries (2011 [last update]). Página visitada em 15 April 2011.
  8. Quem é Jesus Cristo?. Got Questions Ministries (2011 [last update]). Página visitada em 15 April 2011.
  9. I`SA (Jesus) in the Quran:Jesus’ Name.. inter-islam.org (2007 [last update]). Página visitada em 15 de Abril de 2011.
  10. A visão Islâmica sobre Jesus (em português) Sociedade beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro. Página visitada em 14 de outubro de 2008.
  11. Carlos Brazil. Jesus é profeta para muçulmanos (em português) Universia Brasil. Página visitada em 14 de outubro de 2008.
  12. John T. Pawlikowski. Vistas Modernas Judaicas de Jesus (em português) Relacionamentos Judaicos-Cristãos. Página visitada em 14 de outubro de 2008.
  13. Sergio Feldman. Judaísmo e cristianismo: reflexões históricas (em português) Visão Judaica. Página visitada em 14 de outubro de 2008.
  14. a b Nickell 2007, p. 1
  15. Souza de Matos, Alderi (2011 [last update]). A DIDAQUÊ. Portal Mackenzie. Página visitada em 15 de Abril de 2011.
  16. Renau, Fernando (2008 [last update]). PAPIRO P52. webs.ono.com. Página visitada em 15 April 2011.
  17. El papiro P52, el Evangelio de Juan. globedia.com (2011 [last update]). Página visitada em 15 April 2011.
  18. Funk, Robert W; Seminar, Jesus. In: Robert W. Introduction. San Francisco: HarperSanFrancisco, 1998. 1–40 p. ISBN 978-0-06-062978-6,
  19. Nickell 2007, p. 5
  20. Asimov 1968, p. 108
  21. Nickell 2007, p. 2
  22. Encyclopaedia Britannica, 1960, verbete "Jesus Christ" por Jaroslav Jan Pelikan
  23. Ward 1987, p. 14
  24. Kirby, Peter (2010 [last update]). Historical Jesus Theories. earlychristianwritings.com. Página visitada em 15 April 2011.
  25. Luigi Moraldi. Apocrifi del Nuovo Testamento (em italiano). [S.l.]: Piemme, 1984.
  26. Luigi Moraldi. I Vangeli Gnostici (em italiano). [S.l.]: Adelphi, 1991.
  27. Geno Pampaloni, La fatica della storia
  28. Trowbridge, Geoff and Heidi (2002 [last update]). Infancy Gospel Of Thomas. maplenet.net. Página visitada em 15 April 2011.
  29. Are the Coptic Gospels?. Ecumenical Coptic Project (2011 [last update]). Página visitada em 15 April 2011.
  30. Gospel Of Peter. The Wesley Center Online (2011 [last update]). Página visitada em 15 April 2011.
  31. Whealey, Alice. Josephus on Jesus: The Testimonium Flavianum Controversy from Late Antiquity to Modern Times. New York: Peter Lang, 2003. ISBN 0820452416
  32. Ezequias Soares (8 de novembro de 2007). A questão sobre o nome de Jesus (em português) CACP. Página visitada em 16 de outubro de 2008.
  33. a b Definição de Messias (em português) ExtremeHost. Página visitada em 16 de outubro de 2008.
  34. Pedro Mendes. Significado e etimologia do termo Cristo (em português) Público.pt. Página visitada em 16 de outubro de 2008.
  35. Análise dos símbolos religiosos (em português) Compreender - Revista Cristã de Reflexão. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  36. Os Nomes de Deus - O Senhor Todo Poderoso. Dannys Home Page (2011 [last update]). Página visitada em 15 April 2011.
  37. O que significa dizer que Jesus é o Filho do Homem?. Got Questions Ministries (2011 [last update]). Página visitada em 15 April 2011.
  38. Carvalho, Willian Almeida de (2007 [last update]). HISTORIA, ESCATOLOGIA E MODERNIDADE. freemasons-freemasonry.com. Página visitada em 15 April 2011.
  39. Veja Lucas 1:26-38.
  40. Veja João 6:15 e João 18:36.
  41. Mateus 19:16-17, Mateus 26:18, João 20:16 e Marcos 5:35
  42. Mateus 13:57, João 4:19 e João 7:40
  43. Hebreus 8:4 e Hebreus 10:21
  44. Mateus 26:71, Marcos 16:6, Atos 2:22 e Atos 22:8
  45. Veja João 20:28
  46. João 1:1-4, I João 1:1 e Apocalipse 19:13.
  47. Veja João 1:45
  48. Veja Mateus 1:23
  49. Algumas referências são: João 1:29, João 3:19, João 10:11, João 6:35, João 10:7, João 14:6 e João 18:37
  50. Borg, Marcus J. e N. T. Wright, The Meaning of Jesus: Two visions. New York: HarperCollins. 2007.
  51. Cquote1.png Mas na descrição concreta da figura de Jesus decididamente procurei ir mais além de Schnackenburg, a meu ver, o elemento problemático da sua definição da relações entre as tradições e a história, tal como ela realmente aconteceu, sobressai claramente na frase: "Os evangelhos querem, por assim dizer, revestir de carne o misterioso filho de Deus que apareceu na terra". A tal propósito tenho a observar: [Os evangelhos] não precisam de o revestir de carne, ele fez-se verdadeiramente carne. Cquote2.png
    Ratzinger, op, páginas 14
  52. Cquote1.png O método histórico critico, digamo-lo uma vez mais, permanece indispensável, considerando a estrutura da fé cristã. Mas devemos acrescentar duas considerações: 1. O método histórico-critico é uma das dimensões fundamentais da exegese, mas não esgota a tarefa da interpretação para aquilo que vê nos escritos bíblicos. (...) Importa-se que sejam conhecidos os limites do próprio método histórico-crítico. Cquote2.png
    Ratzinger, op, páginas 15-16
  53. The Myth about Jesus, Allvar Ellegard 1992,
  54. Craig Evans, "Life-of-Jesus Research and the Eclipse of Mythology," Theological Studies 54 (1993) p. 5,
  55. Charles H. Talbert, What Is a Gospel? The Genre of Canonical Gospels pg 42 (Philadelphia: Fortress Press, 1977).
  56. “The Historical Figure of Jesus," Sanders, E.P., Penguin Books: London, 1995, p., 3.
  57. Fire of Mercy, Heart of the Word (Vol. II): Meditations on the Gospel According to St. Matthew – Dr Erasmo Leiva-Merikakis, Ignatius Press, Introduction
  58. Grant, Robert M., "A Historical Introduction to the New Testament" (Harper and Row, 1963) http://www.religion-online.org/showchapter.asp?title=1116&C=1230
  59. Who is Jesus? Answers to your questions about the historical Jesus, by John Dominic Crossan, Richard G. Watts (Westminster John Knox Press 1999), page 108
  60. James G. D. Dunn, Jesus Remembered, (Eerdmans, 2003) page 779-781.
  61. Rev. John Edmunds, 1855 The seven sayings of Christ on the cross Thomas Hatchford Publishers, London, page 26
  62. Stagg, Evelyn and Frank. Woman in the World of Jesus. Philadelphia: Westminster Press, 1978 ISBN 0-664-24195-6
  63. Funk, Robert W. and the Jesus Seminar. The acts of Jesus: the search for the authentic deeds of Jesus. HarperSanFrancisco. 1998. "Empty Tomb, Appearances & Ascension" p. 449-495.
  64. Bruce M. Metzger's Textual Commentary on the Greek New Testament: Luke 24:51 is missing in some important early witnesses, Acts 1 varies between the Alexandrian and Western versions.
  65. Robert E. Van Voorst, Jesus Outside the New Testament: An Introduction to the Ancient Evidence Grand Rapids, MI: Eerdmans, 2000, p. 16.
  66. Walter P. Weaver, The Historical Jesus in the Twentieth Century, 1900-1950, Continuum International, 1999, page 71.
  67. Durant 1944:553–7
  68. Albert Schweitzer. A Busca do Jesus histórico: Um estudo crítico de seu progresso (em português). São Paulo: Editora Cristã Novo Século, 2005. 485 p. ISBN 85-86671-30-4
  69. Cross, F. L., ed. The Oxford Dictionary of the Christian Church. New York: Oxford University Press. 2005 - article "Historical Jesus, Quest of the"
  70. Karl Veitschegger. Jesus nas outras religiões (em alemão). Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  71. Sura Al-i-Imran, ayat 41, Sura Al-Ma'ida, ayat 19 e Sura Maryam (sura), ayat 22 e seguintes.
  72. Jesus anuncia a vinda de Maomé. Página visitada em 30 de dezembro de 2008.
  73. Sura Al-i-Imran, ayat 48 e sura An-Nisa, ayat 156.
  74. Sura An-Nisa, ayat 157 e sura Az-Zukhruf, ayat 61
  75. Vermet, John. O Alcorão, páginas 48, 49, 135, 146, 147.
  76. Sa'adiah ben Yosef Gaon. Book of the Articles of Faith and Doctrines of Dogma. [S.l.: s.n.], 933.
  77. Why do not Jews believe that Jesus was the messiah? (em inglês) AskMoses.com. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  78. Rabino Shraga Simmons. Por que os judeus não acreditam em Jesus? (em português) Beit Chabad do Brasil. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  79. Quem são os "judeus"-messiânicos? (em português) União Sefardita Hispano-Portuguesa de Beneficência. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  80. Jonathan Waxman. Messianic Jews Are Not Jews (em inglês) United Synagogue of Conservative Judaism. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  81. Reform's Position On…What is unacceptable practice? (em inglês). Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  82. Ver João 1:14
  83. Vladimir Lossky. Teología mística de la iglesia de oriente (em espanhol). [S.l.: s.n.].
  84. O Credo Niceno (em português) Monergismo. Página visitada em 28 de Janeiro de 2009.
  85. Credo da Calcedônia (em português) Covenant Protestant Reformed Church. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  86. Schaff, Philip. The Seven Ecumenical Councils: Anathematisms of St. Cyril Against Nestorius. (em inglês). [S.l.: s.n.]. Capítulo: XII,
  87. Wikisource-logo.svg "Eutychianism" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público. e * Wikisource-logo.svg "Monophysites and Monophysitism" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.
  88. A IASD é uma seita ?. Ministério CACP (2011 [last update]). Página visitada em 16 April 2011.
  89. Os quatro perigos das Testemunhas de Jeová. Ministério CACP (2011 [last update]). Página visitada em 16 April 2011.
  90. Curiosidades sobre o mormonismo. Ministério CACP (2011 [last update]). Página visitada em 16 April 2011.
  91. "Guía Para el Estudio de las Escrituras: Salvación | El Libro de Mormón". La Iglesia de Jesucristo de los Santos de los Últimos Días. Salt Lake City 1992; pág. 184
  92. Terceiro livro de Nefi, capítulos 11 à 28 do Livro de Mormón. La Iglesia de Jesucristo de los Santos de los Últimos Días. Salt Lake City 1992; págs 518-559.
  93. Quem é Jesus Cristo? (em português) Torre de Vigia. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  94. Jesus Cristo: Deus ou homem? (em português) Torre de Vigia. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  95. Recordação dos dias finais de Jesus na Terra (em português) Torre de Vigia. Página visitada em 18 de Outubro de 2008.
  96. Angelico, Poppi. Sinossi quadriforme dei quattro vangeli (em italiano). [S.l.]: EMP, 1992. 576 p. ISBN 978-88-250-1781-6
  97. Mateus 1:1–17
  98. Lucas 3:23–38
  99. Joseph A. Fitzmyer, The Gospel According to Luke I–IX. Anchor Bible. Garden City: Doubleday, 1981, pp. 499–500; I. Howard Marshall, The Gospel of Luke (The New International Greek Testament Commentary). Grand Rapids: Eerdmans, 1978, p. 158;
  100. Ben Witherington, "Birth of Jesus" in Dictionary of Jesus and the Gospels. Ed. Joel B. Green, Scot McKnight, I. Howard Marshall, page 65
  101. Bienert, Wolfgang E.. In: Wilhelm Schneemelcher, Robert McLachlan Wilson. [9780664227210 New Testament Apocrypha: Gospels and Related Writings]. [S.l.]: Westminster John Knox Press, 2003. p. 487.
  102. Pounds, Wil (2009 [last update]). The Genealogy of Jesus. abideinchrist.com. Página visitada em 16 April 2011.
  103. Mateus 1:1-17. hermeneutica.com (2011 [last update]). Página visitada em 16 April 2011.
  104. O que é a genealogia de Jesus, de acordo com Mateus? | Jesus O Cristo. jesusocristo.org (2011 [last update]). Página visitada em 16 April 2011.
  105. Michael Grant, Jesus: An Historian's Review of the Gospels, Scribner's, 1977, p. 71; John P. Meier, A Marginal Jew, Doubleday, 1991–, vol. 1:214; Sanders (1993), pp. 10–11; and Ben Witherington III, "Primary Sources," Christian History 17 (1998) No. 3:12–20.
  106. Blackburn, Bonnie; Holford-Strevens, Leofranc. The Oxford companion to the Year: An exploration of calendar customs and time-reckoning. Oxford: Oxford University Press, 1999.
  107. Edwin D. Freed, Stories of Jesus' Birth, (Continuum International, 2004), page 119.
  108. Géza Vermes, The Nativity: History and Legend, London, Penguin, 2006, page 22.
  109. James D. G. Dunn, Jesus Remembered, Eerdmans Publishing (2003), page 324.
  110. a b c d InfoEscola. Nascimento de Jesus. Página visitada em 14 de julho de 2010.
  111. Revista Superinteressante (Janeiro de 2002). Quem foram os três reis magos?. Página visitada em 14 de julho de 2010.
  112. The Gospel of Matthew by Rudolf Schnackenburg 2002 ISBN 0802844383 pages 9-11
  113. Lucas 2:41-52
  114. Vine, WE. Expository Dictionary of New Testament Words. Old Tappan, NJ: Fleming H. Revell Company, 1940. pp 274-275
  115. An Intermediate Greek-English Lexicon: The Seventh Edition of Liddell and Scott’s Greek-English Lexicon, Oxford: Clarendon Press, p. 797 .
  116. Dickson, John Jesus: A Short Life, Lion Hudson , 2008, ISBN 0825478022 pages 68-69
  117. Fiensy, David Jesus the Galilean Gorgias Press, 2007, ISBN 1593333137 page 74
  118. Em Mateus: Mateus 3:13-17, em Marcos: Marcos 1:9-13 e em Lucas Lucas 3:20-23
  119. Mateus 4:1–2, Marcos 1:12 e Marcos 1:12
  120. As citações são: Deuteronômio 6:13, Deuteronômio 6:16 e Deuteronômio 8:3
  121. Mateus 4:1–11, Marcos 1:12–13 e Lucas 4:1–113
  122. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (CCIC), n. 85
  123. Marcos 10:45, Lucas 4:43 e João 20:31.
  124. João 11:1–44, Mateus 9:25 e Lucas 7:15
  125. John P. Meier. Um Judeu Marginal: Repensando Jesus Histórico (em português). 3º ed. [S.l.]: Imago, 1992. 483 p. ISBN 85-312-0283-3
  126. "The Thompson Chain-Reference Study Bible NIV," 1999, B.B. Kirkbride Bible Co.
  127. William Adler & Paul Tuffin, "The Chronography of George Synkellos: A Byzantine Chronicle of Universal History from the Creation," Oxford University Press (2002), p. 466
  128. Marcos 7:24, Mateus 15:21 e Lucas 4:26
  129. A Mulher Cananéia. www.4c.com.br. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  130. Catecismo da Igreja Católica, n. 1427 e n. 545
  131. Mateus 6:9-13
  132. Mateus 5:3-12
  133. Mateus 7:12
  134. a b O único mandamento. paroquias.org. Página visitada em 16 de Maio de 2009.
  135. Veritatis splendor, CAPÍTULO I, 13. www.vatican.va. Página visitada em 2011-04-01.
  136. Pequeno Catecismo Católico "Eu creio", 16. Procurai-Me, e vivereis. www.paroquias.org. Página visitada em 2011-04-01.
  137. Mateus 17:1-9
  138. Transfiguração de Jesus no Monte Tabor - por Página Oriente
  139. Mateus 21:1-11, Marcos 11:1-11, Lucas 19:28-40 e João 12:12-19.
  140. Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25 e Lucas 22:19-20. Para os cristãos, tal gesto deu origem à tradição da eucaristia
  141. Mateus 26:14-16, Marcos 11:10-11 e Lucas 22:3-6
  142. Mateus 26:47-56, Marcos 14:43-52, Lucas 22:47-53 e João 18:2-12.
  143. Caifás. Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  144. a b Quem matou Jesus?. VEJA on-line. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  145. O Julgamento de Jesus. www.espirito.org.br. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  146. Jesus é Deus? Alguma vez Jesus afirmou ser Deus?. www.gotquestions.org. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  147. Quem foi Pôncio Pilatos?. Jesus O Cristo. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  148. PÔNCIO PILATOS. Estudos Biblicos. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  149. a b Pilatos e Sua Mulher. Estudos da Bíblia. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  150. Herodes Antipas. www.dec.ufcg.edu.br. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  151. Biografia de Herodes Antipas. www.netsaber.com.br. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  152. Hennecke, Karl (2011 [last update]). Herodes. Estudos Bíblicos. Página visitada em 16 April 2011.
  153. Barrabás. estudosdabiblia.net. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  154. Jesus ou Barrabás?. Correio de Uberlandia. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  155. Estórias - Jesus ou Barrabás?. estorias.cultodavida.com. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  156. Quem Matou Jesus?. www.ceismael.com.br. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  157. Crucificação. All About Jesus Christ. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  158. Mateus 27:26-31 e Marcos 15:15-20
  159. Mateus 27:32-44, Marcos 15:21-32, Lucas 23:26-43, João 19:16-24.
  160. a b A cruz de Cristo. O Nortão (4 de novembro de 2011). Página visitada em 11 de novembro de 2011. "Outro erro refere-se à cruz. Afirma-se que a cruz é um símbolo pagão e que Jesus teria sido pregado em uma estaca e com as mãos transpassadas por um só prego. Isso porque traduz-se a palavra grega “staurós” por estaca ou estaca de tortura e não por cruz. Originalmente, “staurós” significava poste, conforme se pode ver em Homero, Esíquio e outros. Porém, passou a significar duas traves (uma vertical e outra horizontal) atravessada uma na outra. E tanto os escritores pagãos como os cristãos nos apresentam a cruz no tempo de Cristo usada para punir os criminosos: havia uma trave vertical chamada “stipes” ou “staticulum”, e uma outra dita “patibulum”, que era fixada à anterior em sentido horizontal. O réu era preso à trave horizontal com os braços abertos e depois fixo ao poste vertical."
  161. (Mateus 28:12-15
  162. (I Coríntios 15:7
  163. a b Tiago, o irmão de Jesus - Parte 2. MPHP - Site Racionalista Humanista Secular. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  164. O Livro do Apocalipse - 03 - João, o Revelador. Escola Sabatina. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  165. Entendendo A Bíblia, parte 9. O Livro do Apocalipse. www.fatheralexander.org. Página visitada em 22 de Dezembro de 2009.
  166. Paul-Eric Blanrue. O milagre da multiplicação de relíquias (em português) História Viva. Página visitada em 24 de Outubro de 2008.
  167. Jesus the Good Shepherd. allaboutjesuschrist.org (2011 [last update]). Página visitada em 16 April 2011.
  168. História em Recvsta (Time/Life) - "Impérios em Ascensão" 400aC - 200dC; pg.9; Editora Cidade Cultural - RJ 1990
  169. Gharib, Georges (2009 [last update]). O Tipo Iconográfico do Pantocrátor. Ecclesia Brasil. Página visitada em 16 April 2011.
  170. Jesus Cristo no cinema. H2ONews (2011 [last update]). Página visitada em 16 April 2011.
  171. Sbardelotto, Moisés (2011 [last update]). Jesus no cinema: história, estéticas e narrativas. amaivos.uol.com.br. Página visitada em 16 April 2011.
  172. La vie et la passion de Jésus-Christ (em inglês) no Internet Movie Database
  173. Paoula Abou-Jaquode. Versão de Mel Gibson para "Paixão de Cristo" revolta religiosos (em português) Folha online. Página visitada em 24 de Outubro de 2008.
  174. Angela Pimenta. Polêmico filme de Mel Gibson sobre Cristo estréia nos EUA (em português) BBC Brasil. Página visitada em 24 de Outubro de 2008.
  175. Jesus Cristo Superstar - Sinopse (em português). Página visitada em 19 de Outubro de 2008.
  176. Godspell (em português). Página visitada em 19 de Outubro de 2008.

Bibliografia

  • Asimov, Isaac (1968), Asimov’s guide to the Bible, New York: Random House 
  • Fuller, Reginald H., The Foundations of New Testament Christology. New York: Scribners, 1965. ISBN 0-227-17075-X
  • Meier, John P., A Marginal Jew: Rethinking the Historical Jesus, New York: Anchor Doubleday,
--- V. 1, The Roots of the Problem and the Person, 1991. ISBN 0-385-26425-9
--- V. 2, Mentor, Message, and Miracles, 1994. ISBN 0-385-46992-6
--- V. 3, Companions and Competitors, 2001. ISBN 0-385-46993-4
  • O'Collins, Gerald. Interpreting Jesus. "Introducing Catholic theology". London: G. Chapman; Ramsey, NJ: Paulist Press, 1983. ISBN 978-0-8091-2572-2
  • Nickell, Joe (2007), Relics of the Christ, University Press of Kentucky, ISBN 9780813124254 
  • Pelikan, Jaroslav. Jesus Through the Centuries: His Place in the History of Culture. New Haven: Yale University Press, 1999. ISBN 0-300-07987-7
  • Ratzinger, Joseph. Jesus de Nazaré (em Português). 3º Edição ed. [S.l.]: Esfera dos Livros, 2007. 456 p. ISBN 9789896260750
  • Robinson, John A. T. Redating the New Testament. Eugene, OR: Wipf & Stock, 2001 (original 1977). ISBN 1-57910-527-0.
  • Sanders, E.P. The Historical Figure of Jesus. London: Allen Lane Penguin Press, 1993. ISBN 978-0-7139-9059-1
  • Sanders, E.P. Jesus and Judaism. Minneapolis: Fortress Press, 1987. ISBN 0-8006-2061-5
  • Theissen, Gerd; Merz, Annette. In: Gerd. The historical Jesus : a comprehensive guide. Minneapolis: Fortress Press, 1998. ISBN 0800631226
  • Vermes, Géza. Jesus in his Jewish Context. Minneapolis: Augsburg Fortress, 2003. ISBN 0-8006-3623-6
  • Vermes, Géza. Jesus the Jew: A Historian's Reading of the Gospels. Minneapolis: Augsburg Fortress, 1981. ISBN 0-8006-1443-7
  • Vermes, Géza. The Religion of Jesus the Jew. Minneapolis: Augsburg Fortress, 1993. ISBN 0-8006-2797-0t
  • Ward, Benedicta (1987), Miracles and the Medieval Mind: Theory, Record and Event, 1000-1215, University of Pennsylvania Press 
  • Wilson, A.N. Jesus. London: Pimlico, 2003. ISBN 0-7126-0697-1
  • Wright, N.T. Jesus and the Victory of God. Minneapolis: Augsburg Fortress, 1997. ISBN 0-8006-2682-6
  • Wright, N.T. The Resurrection of the Son of God: Christian Origins and the Question of God. Minneapolis: Augsburg Fortress, 2003. ISBN 0-8006-2679-6

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons

Ligações externas

Portal A Wikipédia possui o

Portal do Cristianismo
A Wikipédia possui o
Portal do Catolicismo.

Este é um artigo destacado. Clique aqui para mais informações



FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus




MARIA MADALENA


Santa Maria Madalena
Pietro Perugino 047.jpg
Maria Madalena
por Pietro Perugino (c. 1500). Penitente Nascimento Século I AD em Magdala (?) Morte Século I AD em Éfeso (?) Veneração por Igreja Católica,
Igreja Anglicana e
Igreja Ortodoxa Festa litúrgica 22 de Julho Atribuições Ocidente: Alabastro com pomada, cabelos longos e agarrada à parte inferior da cruz.
Oriente: pote de pomada de mirra, segurando um ovo de páscoa (símbolo da Ressurreição), abraçando os pés de Cristo após a Ressurreição. Padroeira Atrani, boticários, cabeleireiros, Casamicciola Terme, convertidos, curtumeiros, Elantxobe, fabricantes de perfumes, fabricantes de luvas, farmacêuticos, La Magdeleine, mulheres, pecadores arrependidos, pessoas ridicularizadas por sua piedade, prostitutas, tentação sexual e vida contemplativa.[1] "Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar."
Jesus conversando com Madalena
(São João 8.10-11)
Portal dos Santos

Maria Madalena é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa pelas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana, sendo celebrada no dia 22 de julho. É também comemorada pela Igreja Luterana com festividades no mesmo dia. A Igreja Ortodoxa também a celebra no segundo domingo após a Páscoa. O nome de Maria Madalena a descreve como sendo natural de Magdala, cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia.

Índice

Maria Madalena no Novo Testamento

Ela acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias. (Lucas 8:2; 11:26; Marcos 16:9). Madalena esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mateus 27:56; Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19.25) (Mateus 27:61; Marcos 15.47; Lucas 23:55). No sábado após a crucificação, saiu do Calvário rumo a Jerusalém com outros crentes para poder comprar certos perfumes, a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume funerário. Permaneceu na cidade durante todo o sábado, e no dia seguinte, de manhã muito cedo, "quando ainda estava escuro", foi ao sepulcro, achou-o vazio, e recebeu de um anjo a notícia de que Cristo havia ressuscitado e foi-lhe dito que devia informar tal fato aos apóstolos. (Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-5,10,11; Lucas 24:1-10; João 20:1,2; compare com João 20:11-18). Nada mais se sabe sobre ela a partir da leitura dos Evangelhos Canônicos.
Em Lucas 8:2, faz-se menção, pela primeira vez, de "Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios". Não há qualquer fundamento bíblico para considerá-la como a prostituta arrependida dos pecados que pediu perdão a Cristo; também não há nenhuma menção de que tenha sido prostituta.[2][3] Este episódio é frequentemente identificado com o relato de Lucas 7:36-50, ainda que não seja referido o nome da mulher em causa.

 Ensinamentos da Igreja

São Gregório Magno[4] comenta que Santa Maria Madalena amava tanto ao Senhor que não se afastava do sepulcro, chorando, sentia saudade daquela que julgava ter sido roubado. Por isso, somente ela o viu, porque somente ela perseverara. Ele a compara a Davi, quando no Salmo diz: Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo (Sl 41,3). Ao reconhecer Jesus, imediatamente o coloca acima, chamando-o Mestre. O termo empregado por ela, "Rabuni", é mais solene que o habitual "Rabi", e é usado principalmente quando se refere a Deus, da mesma maneira que o faz, por exemplo, São Tomé.


Teoria



Alguns escritores e estudiosos contemporâneos, principalmente Margaret George, Henry Lincoln, Michael Baigent e Richard Leigh, autores do livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada (1982), e Dan Brown autor do romance O Código da Vinci (2003), narram Maria Madalena como uma apóstola, mulher de Cristo que teve com ele, inclusive, filhos. Nessas narrações, tais fatos teriam sido escondidos por revisionistas cristãos que teriam alterado os Evangelhos.
Estes escritores teriam baseado suas afirmações nos Evangelhos Canônicos e nos livros apócrifos do Novo Testamento, além dos escritos gnósticos. Segundo os evangelhos aceitos e selecionados pela Igreja Católica, Jesus Cristo, o suposto "filho de Deus", não veio à Terra para se casar com uma humana e muito menos ter filhos com ela. Portanto, para os preceitos desta Igreja, Maria Madalena não foi e nem poderia ter sido a esposa de Jesus Cristo.
Tornou-se muito célebre, com a divulgação do livro de Dan Brown, o argumento de que na tela A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, a personagem que está à sua direita, com traços femininos, seja Maria Madalena e não o apóstolo João, como outros defendem. O facto de Jesus não envergar nenhum cálice - o Graal - poderá levar a interpretações que muitos fanáticos cristãos consideram "flagrantemente abusivas" do ponto de vista histórico e religioso, como acreditar que Maria Madalena é, de facto, o "cálice sagrado" onde repousa o "sangue de Cristo" ou seja, que ela estaria grávida de Jesus Cristo.
Praticamente todos os teólogos cristãos consideram inaceitável a história narrada no romance de Dan Brown. Argumentam que Leonardo da Vinci se inspirou no Evangelho de João (no texto João 21:20) em que se fala do discípulo amado - que seria o próprio apóstolo João - e não propriamente nas passagens referentes à instituição da Última Ceia.
Outros estudiosos consideram a teoria válida, afirmando uma vez que a própria existência de Jesus Cristo não está comprovada até hoje, e que qualquer hipótese relativa a tão obscuras e confusas tradições e escritos pode ser levada em consideração para análises à luz indispensável da Ciência. Mas a história filosófica escreve sobre Jesus, como é o caso de Flávio Josefo e Públio Cornélio Tácito; o primeiro um historidor judeu e o último um bibliotecário romano que escreveu a biografia de Nero César.

 Madalena, o Mito

A face feminina de Deus, como o foi Ísis e Eurídice, a representação da Sofia grega, que Pitágoras e Parmênides encaravam como a uma deusa é representada por Maria Madalena e o seu histórico banimento. Não basta aceitar e declarar a união espiritual da Madalena e de Jesus, para Margareth Starbird, é necessário reconhecer o papel arquetípico da sua união, uma união sagrada, que também ocorreu no plano físico.

 O Evangelho de Maria Madalena

O Evangelho de Maria Madalena traz uma nova interpretação de quem teria sido Maria de Magdala. Segundo este evangelho, ela teria sido uma discípula de suma importância à qual Jesus teria confidenciado informações que não teria passado aos outros discípulos, sendo por isso questionada por Pedro e André. Ela surge ali como confidente de Jesus, alguém, portanto, mais próximo de Jesus do que os demais.

 Trechos do Evangelho de Maria Madalena

"O apego à matéria gera uma paixão contra a natureza. É então que nasce a perturbação em todo o corpo; é por isso que eu vos digo: Estejais em harmonia… Se sois desregrados, inspirai-vos em representações de vossa verdadeira natureza. Que aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça. Após ter dito aquilo, o Bem-aventurado saudou-os a todos dizendo: Paz a vós – que minha Paz seja gerada e se complete em vós! Velai para que ninguém vos engane dizendo: Ei-lo aqui. Ei-lo lá. Porque é em vosso interior que está o Filho do Homem; ide a Ele: aqueles que o procuram o encontram. Em marcha! Anunciai o Evangelho do Reino."
"Pedro disse: "O Salvador realmente falou com uma mulher sem nosso conhecimento? Devemos nos voltar e escutar essa mulher? Ele a preferiu a nós?". E Levi respondeu: "Pedro, você sempre foi precipitado. Agora te vejo lutando contra a mulher como a um adversário. Se o Salvador a tornou digna, quem és tu para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece muito bem. Foi por isso a amou mais que ama a nós"."

Referências

  1. Índice sobre a patronagem dos santos (em inglês)
  2. Revista Época, A companheira de Jesus
  3. Quadrante, Sociedade de Publicações Culturais
  4. [1] Das Homílias sobre os evangelhos, de São Gregório Magno.  


Maria Madalena, obra de Gregor Erhart. Louvre.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena








Outros sites interessantes sobre o assunto:


http://linhagemsagrada9.blogspot.com/2011/11/jesus-cristo-e-maria-madalena-visiveis.html


http://super.abril.com.br/religiao/jesus-cristo-teve-filhos-445124.shtml




http://www.misteriosantigos.com/jesus_mmada_davinci.htm


http://www.opusdei.org.br/art.php?p=16279


http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/3993/o_evangelho_de_maria_madalena/


http://www.gotquestions.org/portugues/Jesus-casado.html


Os textos acima quer favoráveis , quer contrários, ou questionadores sobre se Jesus e Madalena formavam ou não um casal convencional são extremamente interessantes.


Espero que os mesmos possam trazer alguma luz a quem se propôs buscar novos fatos e evidências sobre o tema.


Existem hoje em dia principalmente desde O Código da Vinci de Dan Brown inúmeros livros sobre este assunto que se tornou o mais palpitante da cristandade, superando até o possível retorno de Jesus Cristo.


Livros de autores como Margareth Starbird, teóloga americana independente de tradição católica com livros como A deusa nos evangelhos e  Maria Madalena e o Santo Graal: a mulher com o vaso de alabastro, ou de tradição evangélica mas hoje também independente como o teólogo Bart Ehrman(autor de : Quem Jesus foi, quem Jesus não foi? e O que Jesus disse o que Jesus não disse?) um favorável e outro contrário a Jesus e Maria casados apesar de ambos terem rompido de há muito com a visão oficial da ortodoxia podem trazer alguma luz sobre o assunto se olhado da perspectivas da visão de pessoas contrárias a uma compreensão dogmática dos textos mas ainda assim opostas(...http://mariamadalenaeosantograal.blogspot.com/2007/11/entrevista-com-margareth-starbird.html,http://sites.google.com/site/oespiritualismoocidental/indice-dos-textos/o-problema-com-o-fundamentalismo-cristao).


Agora um vídeo sobre o tema...Jesus e Maria Madalena




Fonte: Youtube




Abraços 


Pax e Lux




VALTER TALIESIN





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...