sábado, 2 de junho de 2012

O OLHO DE HÓRUS

A Sabedoria ancestral da humanidade tem um símbolo....


O OLHO DE HÓRUS...


Hórus era o deus egípcio filho de Isis e Osíris, esposo de Hathor e formou com estes o grupo de deuses mais populares e amados do Egito antigo.


A lenda diz que o grande deus perdeu um de seus olhos na batalha contra seu tio Seth o deus do caos e da escuridão ao vingar a morte de seu pai por este.


Ao vencer o tio Hórus se tornou senhor absoluto do Egito e começou as dinastias dos faraós.


A partir de então o olho perdido de Hórus se tornou um dos objetos mais sagrados da religião egípcia e o grande símbolo iniciático dos templos do Nilo.


Assim como o famoso olho de Shiva hindu o olho de Hórus é associado no homem com o terceiro olho interiorizado localizado no centro da testa logo acima dos olhos externos.


Este olho seria o ONIVIDENTE com ligação direta entre O Ser imanado dentro de cada humano(ATMAN) e O SER transcendente de onde tudo veio através de emanação e para onde tudo vai(PARA ATMAN)...


Desta forma ele poderia por exemplo, se acessado possibilitar a alma ter acesso a todas as suas encarnações passadas bem como a biblioteca akáshica de registros onde não só a sua mas TODAS as histórias universais estariam registradas.


Acessar o Olho de Hórus na verdade é um eufemismo, uma força de linguagem ...


De fato é ele que se manifesta quando quer ou mais precisamente quando o Eu maior da pessoa quer ou seja; quando o iniciado alcança merecimento...


Alcançar merecimento contudo não é algo fácil...


No caminho iniciático diversas etapas tem que ser vencidas para que a alma consiga chegar no ponto certo para acessar este centro sagrado de conhecimento ancestral e divino.


E este ponto certo quem determina é o EU MAIOR  de cada iniciado!


Pois na verdade o grande iniciador no homem é Ele....esta parte sagrada de seu Ser!


Ele é SHIVA....Ele é HÓRUS em cada um de nós!


Antes da cristalização do mito e do sagrado na letra que mata no Egito antigo cada Faraó era um Hórus encarnado simbolizando a união íntima do humano com a divindade que cada pessoa da terra um dia poderia ser.


O faraó era assim um proto humano divinizado, um exemplo, um arquétipo do futuro de toda humanidade.


Enquanto os Senso Hor  os filhos de Hórus ou os faraós de linhagem divina que na verdade simbolizam os entes realmente sagrados e ultra poderosos que alcançaram a iniciação suprema no passado longínguo(Atlantes? Etês? ou apenas homens comuns altamente espiritualizados do Egito mesmo?) reinaram no Egito a religião egípcia foi a luz do mundo.


Quando a deterioração veio e gradativamente homens carnais assumiram o trono do Egito pouco da espiritualidade e propósito original do cargo restou a não ser a idolatria perene que os potentados carnais continuaram exigindo para si agora sem nenhuma efetiva realidade no plano tridimensional de poder interno de fato.


A mesmíssima coisa aconteceu com os brâmanes hindus quando decaíram de sua originalidade e sutileza espiritual para a materialidade da carne e tornaram o sistema de castas  numa caricatura pálida , disforme e injusta do que realmente fora. Algo bem distante dos objetivos de Manu .
Aquilo que fora criado para separar humanos para tarefas específicas segundo seus talentos ,dons pessoais e índoles internos se tornou em algo que definia importância  social externa sendo que os supostos debaixo se tornaram verdadeiros párias sociais.


Shiva e Hórus são assim dois grandes deuses iniciáticos(não os únicos registre-se) da cultura universal!


Hórus era o falcão solar, uma das hipóstases de Aton-Rá, além do Sol ,Marte (Rá Harakhty)também era associado ao grande deus.


Hórus era o grande condutor da barca solar no que se associa com o greco/romano Apolo o condutor do carro solar.


Em algumas versões do mito Hórus casa-se com a própria mãe Isis(algo que não era incomum entre os faraós muito pelo contrário....casam-se entre si : pai com filha, filho com mãe, irmão com irmã etc...tudo para perpetuar o dito sangue sagrado e divino)mas nas mitologias mais populares sua esposa era Hathor a grande deusa lunar.


O olho de Hórus assim em termos macro universais é o olho do Grande Sol Central, do Ser responsável por toda a evolução de nosso sistema solar quiça talvez universal já que pode também simbolizar o próprio centro de nosso Universo.


Atualmente o olho de Hórus tem sido muito associado aos Illuminati e também a Lúcifer.


Entendem os que pensam assim que o olho que encima  a pirâmide da nota de dólar e que é chamado de olho de Deus é o velho e bom olho de Hórus com nova roupagem mítica e que de fato aquele olho nada tem de divino mas lucífero.


Entendem estes que a seita secreta dos Illuminati fundada a mais de 200 e tantos anos por Adam Weishaupt na Alemanha esta ainda hoje por trás de tudo o que de nefasto acontece em nosso mundo.


E seu símbolo maior é o olho de Hórus, o olho que tudo vê que na verdade seria de Satan ou Lúcifer o verdadeiro senhor deles segundo estas pessoas.


Todavia ainda  hoje por outro lado ele é visto por grupos de espiritualidade alternativa como o símbolo máximo da própria iniciação humana.


Claro que os mesmos que entendem-no como demoníaco entendem tais grupos como outros ramos lucíferos em meio aos humanos.


Os anos passaram mas a espiritualidade egípcia permanece viva por um dos seus mais perenes símbolos!


O Olho que tudo vê do glorioso deus falcão solar......controvérsias à parte claro!




Vejamos um pouco do olho de Hórus que colhi na internet...





Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção, coragem e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.


História

Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.
Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.
Eye of Horus bw.svg

Amuleto com o olho de Hórus, no Museu do Louvre, França.
O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino.
O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino. Nós usamos o Olho Esquerdo, de orientação feminina, o lado direto do cérebro, para os sentimentos e a intuição.
Os egípcios também utilizavam o olho de Hórus, em fragmentos, como parte de seu sistema numérico. As partes do olho representavam frações. Cada parte com seu valor.

[editar] O uso do Olho de Hórus

Hoje em dia, o Olho de Hórus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a ideia de trazer proteção, vigor e saúde. O Olho de Hórus, contudo, ainda é comumente confundido com o Olho da Providência (conhecido como O Olho que Tudo Vê).

[editar] O uso do Olho de Hórus na Medicina

Rx symbol.png
Existem várias explicações sobre sua origem. Uma dela é de que o símbolo deriva do "Olho de Horus" ou "Olho Sagrado", um símbolo mitológico do Egito antigo, que significa proteção, restabelecimento da saúde, intuição e visão. Os egípcios usavam o símbolo para afastar o perigo, a doença e má sorte, sendo muito parecido com a abreviação "Rx". O símbolo originou da lenda do deus egípcio Hórus (ou Harpócrates), deus da Guerra, filho de Osíris (deus do Duat) e Ísis (deusa da Magia), que lutou contra seu tio, o deus Seth (deus do Caos), assassino de seu pai, pelo trono do Egito. Numa das disputas, Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus (a Lua), mas foram curados e sua visão restaurada, quando Toth (deus da Sabedoria) uniu as partes e derramou leite de gazela. Finalmente, após 80 anos, Hórus, com sua visão restaurada, derrotou Seth e tomou o trono do Egito, reunindo novamente o Egito.
O símbolo une um olho humano com as marcas de um falcão, ou cicatrizes da restauração, pois Hórus tinha a cabeça de falcão. Tem sido usado por séculos, representando saúde e proteção.
Outra teoria, é de que deriva do latim "recipere", significando "recuperação" e precede a prescrição de alguns médicos.
Nos tempos em que os médicos precisavam prescrever a fórmula do medicamento, e misturando e compondo seus ingredientes. A abreviação "Rx" era completada por uma afirmação como "fiat mistura" que significa "que a mistura seja feita".
Outra teoria é de que "Rx" é uma invocação ao Deus Romano, ou ao planeta da sorte, Júpiter. Uma prece a ele, para que o tratamento seja efetivo, tanto que, em manuscritos médicos antigos, todos os Rs eram cruzados.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_de_H%C3%B3rus


E ainda...




Significado de Olho de Hórus

O que é Olho de Hórus:

Olho de HorusOlho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de hórus era um dos amultos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.
Atualmente, o olho de hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção, e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens, em diversas partes do corpo.

Significado do Olho de Hórus

Existe uma lenda, de que o olho de hórus é composto por duas partes, o olho esquerdo, e o direito, onde o olho esquerdo simboliza a lua, e o direito, o sol. A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem entáo ao que hoje é conhecido como o olho de hórus.

Olho de Hórus Direito e Esquerdo

O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.
O olho esquerdo representa a informação abstrata, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

Olho de horus na Maçonaria

O olho de hórus faz parte dos símbolos dos Maçons, que para eles significa que eles estão sempre sendo observados por alguém, por um ser superior, pelo Grande Arquiteto do Universo. Às vezes, a Maçonaria coloca um triângulo no olho, pois eles tem uma preferência com o número três.
O significado de Olho de Hórus está na categoria: Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...