quinta-feira, 14 de junho de 2012

RIO +20...e os desafios de um estranho mundo

Li tantas coisas neste últimos dias sobre os temas atinentes à Rio +20 que até agora estou tonto tentando digerir.


Alguns dos textos miniminizam tanto a atuação humana quando não a negam totalmente que sinceramente não sei o porque realizarem a conferência pois se estávamos fadados a enfrentar o que dizem que teremos que enfrentar e nada que o homem tenha feito de ruim até aqui cooperou com este processo e que tudo tem a ver meramente... quer com ciclos da natureza ou fenômenos inexplicáveis então....


PORQUE CARGAS D'ÁGUA TERMOS UMA CONFERÊNCIA  DESTE TEOR?


Me parece totalmente sem sentido!


Esta conferência só pode ter sentido se...


1. O HOMEM TIVER DE FATO COOPERAÇÃO COM O QUE ESTA OCORRENDO...


2. O  HOMEM PODER MUDAR ESTE QUADRO...


Sem estas duas coisas parece-me que estaremos discutindo o sexo dos anjos ou seja; ALGO TOTALMENTE ALHEIO AO HOMEM E COMPLETAMENTE MISTERIOSO!


Para piorar ainda mais a situação(ou por causa dela se de repente nada disto tem a ver conosco) os grandes líderes mundiais estão cada um retirando 'o seu' da reta e não virão a RIO +20(este texto esta sendo escrito em 14/06/2012 no segundo dia da conferência) ou seja; em muitos casos serão pessoas de segundo escalão que estarão discutindo as questões em pauta.


Neste cenário as grandes estrelas parecem ser os BRICS(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), se suas lideranças realmente lá estiverem ....das grandes potências do mundo fora(e cada vez mais... APESAR do) o G 7(EUA, Japão, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Canadá) eles sãos os donos do pedaço!


Para Barack Obama a eleição americana é infinitamente mais importante que as questões da RIO +20...para Angela Merkell a crise econômica européia ocupa este espaço!


Inversão de valores?


Só seria se o homem realmente for o principal ator neste cenário de aquecimento global e perigo de extinção...do contrário eles estarão sendo absolutamente pragmáticos....e como culpá-los se realmente estas pessoas, estes especialistas( e coloque-se no rol até até então grandes defensores da influência humana  como o defensor da teoria de Gaia...James Lovelock)....


Lovelock mudou radicalmente de posição!


Vejam o texto abaixo...


James Lovelock, o pai da teoria do Gaia se retrata publicamente sobre o alarmismo climático.

Enfim uma verdadeira bomba nas hostes do alarmismo climático, James Lovelock, numa entrevista BOMBÁSTICA para a Word News da NSMBC declara publicamente que errou há tempos atrás em aceitar a hipótese do Aquecimento Global Antropogênico, mais por ignorância que se tinha sobre o clima a vinte anos atrás do que qualquer coisa.


The problem is we don’t know what the climate is doing. We thought we knew 20 years ago. That led to some alarmist books – mine included – because it looked clear-cut, but it hasn’t happened,
Qual o significado disto e de outras afirmações deste GURU do movimento ecológico. Primeiro o porte da pessoa quem fala. Lovelock é o criador da Hipótese de Gaia (1979), ou seja o homem quem teorizou pela primeira vez que a Terra se comportava como um organismo vivo único em que tanto os organismos vivos adaptavam-se aos ecossistemas como os ecossistemas são adaptados as necessidades biológicas dos organismos vivos. Segundo, além do mesmo dizer que suas palavras pronunciadas a quase duas décadas atrás, eram alarmistas ele classifica assim o " An Inconvenient Truth" de Al Gore.


O mais interessante de tudo, além da bombástica declaração de Lovelock, é a frieza com que ela foi recebida tanto pelos Alarmistas como pelos Céticos, mostrando claramente que há outros interesses claros nestas duas hostes, ou seja, os interesses econômicos tanto de um grupo como de outro ficam claros neste momento, uns não querendo perder suas pesquisas e associações com indústrias não produtoras de CO2 (como a eólica) e outros com indústrias não poupadoras de energia (como a indústria automobilística).


Esta declaração de Lovelock, que talvez comece a ser seguida por mais pessoas proeminentes e acima de suspeitas, talvez tire a poluição política do assunto, voltando o clima e a conservação do meio ambiente ao lugar que nunca deveria ter saído, longe dos interesses econômicos!





Fonte...http://www.luisnassif.com/forum/topics/james-lovelock-o-pai-da-teoria-do-gaia-se-retrata-publicamente?xg_source=activity



E vejam o que defendia Lovelock antes...



Terra está "em estado terminal", diz pai da Teoria de Gaia

James Lovelock diz que os governos deveriam se preocupar em receber os refugiados da mudança climática, e adotar a energia nuclear MADRI - O aquecimento global faz com que a Terra encontre-se em "estado terminal", e combater

8 de Março de 2007.
Publicado por mnaomik


James Lovelock diz que os governos deveriam se preocupar em receber os refugiados da mudança climática, e adotar a energia nuclear
MADRI - O aquecimento global faz com que a Terra encontre-se em "estado terminal", e combater essa situação com energias renováveis é como tratar um doente grave com "medicina alternativa", disse, em entrevista à agência Efe, o cientista britânico James Lovelock, pai da Teoria de Gaia.
Na entrevista, concedida antes da apresentação, em Madri, de seu livro A vingança da Terra, Lovelock admitiu que a obra não diz nada que não conste do recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mas traduz a linguagem científica para o público em geral, e "fala de suas possíveis conseqüências para a humanidade".
A Teoria de Gaia, que o cientista apresentou no começo dos anos 70, argumenta que a Terra se comporta como um grande organismo vivo capaz de se regular e reagir às mudanças.
Fazendo uma analogia com a saúde do ser humano, Lovelock, de 87 anos, alertou que nosso planeta encontra-se em "estado terminal", similar ao de uma pessoa que sofra de doença no coração ou nos rins.
Em 2040, afirmou, serão normais os verões como o que castigou a Europa há quatro anos, deixando cerca de 15.000 mortos na França.
O calor "poderia ser combatido com aparelhos de ar condicionado", pois seria similar, por exemplo, ao de Bagdá, mas uma alta tão drástica das temperaturas impediria a sobrevivência dos cultivos no sul da Europa e provocaria migrações rumo aos países mais frios.
Portanto, Lovelock considera que os governos deveriam concentrar seus esforços na adaptação à mudança, construindo casas adequadas, hospitais e infra-estrutura para os deslocados, "em vez de perder o tempo lutando contra a mudança climática com as energias renováveis".
"Não é que eu queira atirar pedras contra (o Protocolo de) Kyoto, mas a situação é mais urgente do que quando ele foi planejado, há dez anos", afirmou.
Defensor da energia nuclear, o cientista considera que esta é "a única fonte de energia bem conhecida, em escala planetária, e quase sem efeitos negativos".
"Enquanto 40 anos de resíduos de uma usina nuclear podem ser armazenados em um pequeno edifício, o CO2 (dióxido de carbono) emitido anualmente pela queima de combustíveis fósseis formaria, em estado sólido, uma montanha de 1.600 metros de altura e 20 quilômetros de área", acrescentou.
Fonte: Estadão

Fonte do blog...http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/terra-esta-em-estado-terminal-diz-pai-da-teoria-de-gaia-6658.asp



5 anos separam estas duas declarações de Lovelock...


E foi um dos grandes golpes sofridos pelos que são taxados de 'corrente alarmista' neste embate.


O que levou Lovelock a mudar de time?


Esta poderá ser uma das grandes questões ambientalistas a serem destrinchadas nos dias que virão além das próprias questões em si.


Porque um dos maiores e mais influentes expoentes do debate ambientalista... ferrenho defensor da contribuição humana para o aquecimento global mudou tão radicalmente de opinião?!


Sinceramente foi uma ducha de água fria nas minhas próprias convicções preservacionistas...


Se nós humanos em nada influímos no que esta ocorrendo porque então esquentar a cabeça se o inevitável virá de qualquer jeito?


Não sei se o oposto se deu ou seja; ferrenhos céticos de grande influência mudaram de lado também. Se houve isto mostra o grau absurdo de incoerência que esta embutido nesta questão.


Só espero que isto não sejam artifícios daqueles que não querem mudar sua forma predadora de viver e querem perpetuar o caos social e ambiental no mundo.


Para mim é MUITO complicado entender como que um ser que DESTRÓI quase TODA reserva florestal do planeta, polui boa parte de seus mares, MATA inúmeros rios, EXTINGUE grandes grupos de flora e fauna, ENCHE todos os metros quadrados do planeta com sua presença predadora e belicista(o fratricídio é uma constante em nossas sociedades quiça o extermínio de outros seres...)que já atinge 7 BILHÕES de cabeças,CONSTRÓI cidades onde faltam o mínimo de equilíbrio entre ambiente e ocupação e FAZ do campo sia área de 'lazer' e poder.... como que um ser assim não influi em NADA nas mudanças que o clima esta sofrendo?...Pois afinal aprendemos que os mares, as florestas, os rios, e os seres que neles vivem....INCLUSIVE NÓS HUMANOS.. são vitais para TODO o ecossistema...


Como entender que  se eu mexer como estamos mexendo, da FORMA que estamos mexendo neste ecossistema não criaremos...DESCONTROLE...MUDANÇA...DESVIOS E NO FINAL....DESTRUIÇÃO?!


É muito complicado...


Fico tentando entender sinceramente quem pensa diferente, inclusive agora Lovelock...


Neste quadro a RIO +20 fica mais parecendo uma grande e enorme ÓPERA BUFA onde tudo e todos parecem estar participando de algo aparentemente, profundamente significativo mas a farsa latente em cada ato, palavra e rosto é a única referência visível de tudo e de todos e da triste verdade embutida neles...


E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...




Abraços


Paz e Luz




VALTER TALIESIN




OM TAT SAT




Sites interessantes sobre o assunto...


http://www.rio20.gov.br/


http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20


https://www.google.com.br/webhp?hl=pt-BR&tab=ww#q=rio%2B20&hl=pt-BR&prmd=imvns&source=univ&tbm=nws&tbo=u&sa=X&psj=1&ei=sDTaT9nOBuiY2wW9mITKBg&ved=0CDcQqAI&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.,cf.osb&fp=66847b4ff337b41c&biw=1619&bih=702


https://www.google.com.br/webhp?hl=pt-BR&tab=ww#q=rio%2B20&hl=pt-BR&prmd=imvns&source=univ&tbm=nws&tbo=u&sa=X&psj=1&ei=sDTaT9nOBuiY2wW9mITKBg&ved=0CDcQqAI&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.,cf.osb&fp=66847b4ff337b41c&biw=1619&bih=702




VÍDEOS INTERESSANTES SOBRE O ASSUNTO...


















FONTE YOUTUBE















          FONTE GOOGLE IMAGENS











































Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...