sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FADA MORGANA




    Fonte Google imagens



Como Deusa Morgana encara em si a figura da Deusa tríplice....jovem....mulher e matrona....

Estas 3 facetas se apresentam unas na figura de Morgana a grande bruxa sagrada, a senhora da vida e do mar, das florestas , do lago encantado e das fadas.

Como jovem ela foi a sedutora, a bela, a encantadora, aquela que aprendia os mistérios sagrados e progressivamente crescia no poder.

Como mulher ela se torna governante, soberana, poderosa, maga plena, sexualmente potente agindo e reagindo de forma senhorial  e maternal sobre todas as coisas.

Como matrona ela se torna a senhora de Avalon e lá recolhe o rei ferido de suas gestas e prepara o mundo para o seu retorno


MORGANA E MERLIM como a Deusa e o Deus


Fonte Google imagens

Gostei muito desta imagem acima de Morgana e resolvi colocá-la para abrilhantar meu texto.

Reparem que Morgana esta em estreita comunhão com Merlim nesta imagem e é assim que eu prefiro ver a grande sacerdotisa, não como a vilã que certas correntes da lenda tentaram fazer dela.

Morgana e Merlim nesta imagem fazem às vezes da Deusa e do Deus...

Os dois opostos que se atraem e se complementam não em suas deficiências mas em suas inteirezas... como mulher e homem, sacerdotisa e sacerdote, bruxa bruxo, maga mago...

A imagem sugere também o amplo domínio e comunhão do casal sagrado com a natureza. Tudo ao seu redor gira em torno da manifestação da Grande Mãe Universal cujo Filho o Grande Deus cornífero fecunda-a e faz com que toda a vida surja de seu ventre sagrado.

Masculino e Feminino são a dualidade necessária para toda expressão universal desde que a própria Divindade manifestou-se de sua Eterna Unidade pela primeira vez.

Somos IMAGO DEI principalmente neste sentido pois somos uma unidade que se torna dualidade para evoluirmos interagindo entre si para EM AMOR voltarmos à Unidade Original agora como entidade pensantes individualizadas mas consagradas pelo laço da unicidade do amor  e da interatividade.

Merlim e Morgana surgem em diversas correntes da lenda como mestre e aprendiz mas também em outras como grandes rivais.

Não funcionariam como almas gêmeas já que este papel na vida de Merlim é desenvolvido por Viviane a senhora do lago (Nimuhê é mais uma alma cármica que gêmea se analisarmos algumas correntes do mito), Morgana tem uma relação mais interessante com seu próprio filho Mordred que com os demais personagens da lenda...Arthur poderia também ser encarado quer como alma gêmea dela ou alma cármica dependendo da corrente do mito que se adote e Lancelot de certa forma corre por fora em algumas versões.

Merlim dependendo da visão que se adota é uma grande alma irmã ou companheira de Morgana no Caminho ou o seu mais cruel algoz.


    Fonte Google imagens

Outra figura importante para a mitologia desta personagem singular é Viviane a senhora do lago.

Em algumas versões Morgana é não só sua sobrinha mas sua discípula mais fiel e futura herdeira.

De certa forma tudo o que Morgana é e representa tem na figura de Viviane uma imagem para seguir e idolatrar.

Em outras versões esta figura é Mab a rainha das fadas com a  qual Morgana a grande bruxa mantém contato frequente.

A ligação entre Morgana e Viviane se tornou infinitamente mais popular devido as adaptações do mito feitas pela grande contista e escritora americana MARION ZIMMER BRADLEY em sua imortal obra....AS BRUMAS DE AVALON, ali a figura de mestra e discípula é desenvolvida com muito mais acuramento que em qualquer outra versão do mito e a vilania fica para a figura da irmã de Viviane e Ilgraine e tia de Morgana...Morgause.

Porque fada?


    Fonte Google imagens


Segundo algumas versões Morgana teria não só o dom mas o sangue das fadas correndo em suas veias.

Assim como Merlim era tido pelo próprio filho do Cornudo o Deus da natureza(para alguns cristãos do Diabo evidentemente) Morgana talvez fosse filha de Mab a grande rainha das fadas ou Ilgraine era ela própria do povo das fadas já que as vezes Avalon e o mundo das fadas se confundem totalmente no mito.

De certa forma ela não é uma fada na acepção comum do termo já que também tem sangue humano por ser filha de Gorlois(em algumas versões Uther é pai tanto dela quanto de Arthur) o senhor de Cornwall o qual Uther Pendragon primeiro engana para seduzir a esposa assumindo-lhe a feição e depois o mata.



    Fonte Google images

Toda a vilania posterior atribuída por certas correntes do mito a Morgana advém deste fato crucial na história de  sua vida....a vilania de Uther e em contrapartida de Merlim que possibilita o estratagema o que cria nela uma revolta surda e muda já que pelos poderes latentes que tem percebe claramente que aquele que possuiu sexualmente sua mãe naquela noite não era seu pai mas Uther travestido.

Sinceramente acho que a figura de Morgana foi conspurcada pelo viés machista e cristão fundamentalista dos escritores posteriores.

Não acho que seria uma santa mas algo me diz que a figura de bruxa má de boa parte do mito é invenção teológica posterior da religião dominante que ocupa o terreno do culto mais antigo que fenece no coração das pessoas.

Morgana não deveria ser nem santa nem má mas a imagem mais provável para ter marcado tão profundamente a lenda a ponto de protagonizá-la com Arthur e Merlim é de uma mulher forte, voluntariosa, sensual, firme em suas convicções, profundamente pagã e defensora absoluta do culto antigo e com certeza uma mulher dotada de grande poder espiritual e mágico.

E vamos ser sinceros amigos de sexo....isto assusta a maioria de nós homens...

Mulheres assim definitivamente não DEPENDEM de nós, do macho que sustenta e nutre, que ampara, e mais importante... são extremamente sensuais, GOSTAM DE SEXO, mas não aceitam  serem NOSSOS OBJETOS SEXUAIS, nossos brinquedinhos, nossas escravas de desejo. São amantes e fazem tudo pelos homens que amam não  porque sejam obrigadas por leis ou convenções a não ser pelo amor sagrado que os unem.

São livres, são senhoras, são absolutamente iguais a nós e não inferiores!

E ISTO ASSUSTA MUITA GENTE BOA!

E com certeza assustou a sociedade de então, o cristianismo chauvinista, bem distante do Cristo e sua inclusividade feminina com sua Mãe, Madalena e tantas outras mulheres...

A Igreja na verdade se adapta a cultura romana, uma cultura de forte poder machista e marcial onde MARTE o deus da guerra era muito mais venerado que o próprio JÚPITER. Isto, mesclando-se ao antigo rigor legal da lei judaica faz com que a liberdade nascente, os ágapes de comunhão, as Priscilas, as Madalenas, as Marias e outras mulheres que se vistas com atenção, nas entrelinhas até dos textos sacros oficiais transparecem como imensamente importantes no ministério do Cristo e da Igreja nascente termine pouco a pouco entre os fiéis.

Talvez não chegasse ao que existia no druidismo ou no paganismo celta mas era algo infinitamente superior ao que veio depois.


    Fonte Google imagens


No mito mais interessante é ela Morgana e suas sacerdotisas quem levam Arthur para a ilha de Ávalon logo depois da batalha fatal entre ele e Mordred que põe fim a utopia de Camelot.

Neste sentido provavelmente ela deveria ter substituido Viviane como a nova senhora do lago e talvez as mãos mágicas que saem do lago e recebem excalibur quando Percival ou Bedovar a lançam no lago sejam dela...

Morgana é uma hipóstase da Deusa...

Como eu disse lá em cima, das 3 facetas dela!

E eu diria; uma de suas mais brilhantes e memoráveis!

E quase como uma reedição tardia da Lilith bíblica...um personagem dúbio, com alto teor de trevas mas que percebemos, ser um contexto trevoso onde se vê o útero negro de onde brota a luz da vida, não as trevas do Mal original da teologia cristã posterior.

São as trevas eternas geratrizes de Nuit a deusa da noite, de Hathor a lua sagrada, de Isis a senhora da natureza, de Ártemis a rainha da criação, de Afrodite e Ishtar as deusas do amor ,de Morrigan a vida e a morte e de Gaia/Cibele a Mãe de todos os seres vivos.

Morgana é de certa forma a forjadora do mito de Arthur tanto quanto Merlim pois se este foi determinante no nascimento do grande rei e em sua criação Morgana o foi na iniciação sagrada deste como Rei da terra, da natureza o velho conceito do rei celta.

Quer olhemos o grande personagem no mito como heroína ou vilã sua atuação na vida de Arthur determina passo a passo muitas das ações do grande rei mais até que sua própria mulher dele Guinevere ou seu amigo e irmão de armas Lancelot.


    Fonte Google imagens


Estamos vivendo uma época no mundo cujo arquétipo de Morgana esta cada vez mais vivo na figura de mulheres que encaram sua liberdade de Ser, sua sexualidade, sua manifestação no mundo, sua espiritualidade de forma muito semelhante ao que imaginamos ser a grande Fada Bruxa e Deusa.

Mulheres que são humanas até a medula mas que contém em si um que de sagrado, de magia tão grandes e intensos que envolvem a tudo e todos com os quais contatam.

É um arquétipo extremamente forte para ser vivido e vivenciado e nem todas as pessoas encaram com naturalidade uma mulher assim.

Elas estão por ai... nas religiões inclusive, em algumas bem insuspeitas como certas fundamentalistas evangélicas, nem imaginam que dentro de si trazem Morgana viva poderosa tal o poder da ilusão que as vezes certos fanatismos tem de empanar certas verdades mas na forma de serem e agirem são puramente...MORGANA rediviva! 


    Fonte Google imagens


Mulheres assim funcionam como iniciadoras de homens sagrados...

São as companheiras perfeitas para homens mágicos, homens que tem o poder de mudarem o mundo ...

Elas não são as mulheres por trás, nos bastidores, mas são transformadoras e protagonistas tanto quanto seus parceiros sagrados....

São mulheres que participam ativamente de todos os setores da vida em plena igualdade de condições apesar das diferenças naturais que sabemos existirem entre homem e mulher...a igualdade é alcançada e realçada NO RELACIONAMENTO e  não tanto na forma de agirem e reagirem ao mundo....ambos SE SENTEM IGUAIS E AGEM COMO IGUAIS ainda que a forma de agir difira...

Este é o mundo novo que o Cristo e a Hierarquia espiritual esta querendo. Um mundo onde Arthur e Morgana, Merlim e Viviane, Lancelot e Guinevere sejam parceiros vivos e atuantes para criarem este mundo novo que fatalmente virá....

DOA A QUEM DOER!!!



Fonte Google imagens

Abraços

Paz e Luz

VALTER TALIESIN


OM TAT SAT


Sites interessantes sobre o assunto...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fada_Morgana

http://www.olhosdebastet.com.br/textos/MORGANA.htm

http://www.contandohistoria.com/morgana.htm

http://xamachama.blogspot.com.br/2008/07/fada-morgana.html

http://www.misteriosantigos.com/morganafala.htm

http://www.templodeavalon.com/



    Fonte Google imagens


    VÍDEOS DE LUZ...


    FATA MORGANA - DISSIDENTEN....
    vídeo bem interessante usando esta famosa música sobre Morgana que mostra um mundo necessitado de transformação


    KITARO-bela musica do grande musicista sobre FATA MORGANA

    MORGANA A FADA....pequeno poema

    Loreena McCkennitt a figura pública mais próxima que temos do arquétipo de Morgana canta a bela e poderosa....
    Samain night

    FONTE YOUTUBE












Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...