Google+ Badge

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O SENTIDO...A capacidade do humano de alegrar-se de maravilhar-se ante a VIDA...TODA ela....traduz a Felicidade....

'0 SER HUMANO, COMO DEUS O IMAGINOU E A LITERATURA E SABEDORIA DOS POVOS O ENTENDERAM POR MUITOS MILHARES DE ANOS, FOI CRIADO COM UMA CAPACIDADE DE ALEGRAR-SE COM AS COISAS MESMO QUE NÃO LHE SEJAM ÚTEIS, COM UM ÓRGÃO RESERVADO PARA APRECIAR O QUE É BELO.

ESPÍRITO E SENTIDOS SEMPRE PARTICIPARAM EM IGUAL MEDIDA NESSA ALEGRIA DO HOMEM PELO BELO, E ENQUANTO PESSOAS FOREM CAPAZES DE SE ALEGRAR, NO MEIO DE PRESSÕES E PERIGOS, COM COISAS COMO AS CORES DA NATUREZA OU UM QUADRO PINTADO, O CHAMADO DA VOZ  DA TEMPESTADE OU DA MÚSICA FEITO PELO HOMEM, ENQUANTO ATRÁS DA SUPERFÍCIE DOS INTERESSES E NECESSIDADES O MUNDO PUDER SER VISTO OU SENTIDO COMO UM TODO ONDE EXISTE UMA LIGAÇÃO DO MOVIMENTO DE UM GATO COM AS VARIAÇÕES DA SONATA, DO COMOVENTE OLHAR DE UM CÃO COM A TRAGÉDIA DE UM ESCRITOR, NUM REINO  MÚLTIPLO DE MIL RELAÇÕES, CORRESPONDÊNCIAS, NUMA LINGUAGEM ETERNAMENTE FLUINDO PARA DAR AO OUVINTE ALEGRIA E SABEDORIA, DIVERTIMENTO E EMOÇÃO ENQUANTO ISSO EXISTIR, O HOMEM PODERÁ SEMPRE VOLTAR A DOMINAR SUAS FRAGILIDADES E ATRIBUIR UM SENTIDO À SUA EXISTÊNCIA, POIS "SENTIDO" É AQUELA UNIDADE DO MÚLTIPLO, OU AQUELA CAPACIDADE DO ESPÍRITO DE PRESSENTIR UNIDADE E HARMONIA NA CONFUSÃO DO MUNDO.'

Hermann Hesse em Felicidade páginas 47/48


0 SER HUMANO, COMO DEUS O IMAGINOU E A LITERATURA E SABEDORIA DOS POVOS O ENTENDERAM POR MUITOS MILHARES DE ANOS, FOI CRIADO COM UMA CAPACIDADE DE ALEGRAR-SE COM AS COISAS MESMO QUE NÃO LHE SEJAM ÚTEIS, COM UM ÓRGÃO RESERVADO PARA APRECIAR O QUE É BELO.


Hesse é um dos mais interessantes escritores do mundo. Sua capacidade de prender o leitor com textos aparentemente comuns mas recheados de coisas significativas é impressionante. Ele é daqueles escritores que mesmo se escrever uma bula de remédio será com classe, técnica, apuração e melhor....significado.

Assim, aqui neste texto chamado Felicidade de um livro homônimo feito com diversos textos, ou cartas escritos ao longo da vida de Hesse mais uma vez nós vemos a capacidade ímpar do grande autor.

Não pus obviamente todo o texto mas apenas uma parte, a  inicial que me chamou a atenção e dá o tom para todo o texto.

Hesse fala do ser humano como em  primeiro lugar uma feitura de Deus, Deus para quem conhece Hesse é um termo MUITO diferente do que o fundamentalismo cristão ocidental o entende.

Deus para ele seria mais A FONTE, A ORIGEM TRANSCENDENTE DAS COISAS  algo próximo ao PARABRAHMAN hindu do que ao YHVH bíblico da forma literal como entendido pelos ortodoxos e fundamentalistas(em sua visão esotérica, dos grandes cabalistas YHVH pouco difere de PARABRAHMAN)que uma pessoa propriamente dita, superlativa à figura de um Pai nos céus.

Depois ele o entende como uma compreensão do próprio entendimento humano, da literatura e da sabedoria ou seja; filosofia.

O homem entende e define a si mesmo quando se estuda, medita em si...o que bate e muito com o famoso axioma...

'HOMEM CONHECE-TE A TI MESMO'

Este humano foi criado com uma capacidade de MARAVILHAR-SE...ALEGRAR-SE...ENCANTAR-SE...

Maravilhar-se ante a vida e não só diante dos mistérios dela mas do comezinho, do hodierno, do simples!

ALEGRAR-SE E MARAVILHAR-SE aqui são sinônimos de ENCANTO...e o encanto não é uma miragem, um a ilusão mas a capacidade de ver além do aparente, do que esta diante dos olhos físicos.

Você se alegrar com o fútil e o inútil segundo definição de Hesse é uma das mais belas capacidades dos humanos pois nos define como seres que INTERAGEM plenamente com TODA a expressão de vida.

Geralmente entendemos que só vale a pena nos maravilharmos com grandes coisas e no entanto Hesse desmente isto mostrando que tanto pelo viés divino quanto pelo humano o que acontece é o oposto...

O que realmente nos traz FELICIDADE, alegria, maravilhamento é TUDO E O TODO....todas as facetas da vida, até as mais simples...



ESPÍRITO E SENTIDOS SEMPRE PARTICIPARAM EM IGUAL MEDIDA NESSA ALEGRIA DO HOMEM PELO BELO, E ENQUANTO PESSOAS FOREM CAPAZES DE SE ALEGRAR, NO MEIO DE PRESSÕES E PERIGOS, COM COISAS COMO AS CORES DA NATUREZA OU UM QUADRO PINTADO, O CHAMADO DA VOZ  DA TEMPESTADE OU DA MÚSICA FEITO PELO HOMEM, ENQUANTO ATRÁS DA SUPERFÍCIE DOS INTERESSES E NECESSIDADES O MUNDO PUDER SER VISTO OU SENTIDO COMO UM TODO ONDE EXISTE UMA LIGAÇÃO DO MOVIMENTO DE UM GATO COM AS VARIAÇÕES DA SONATA, DO COMOVENTE OLHAR DE UM CÃO COM A TRAGÉDIA DE UM ESCRITOR, NUM REINO  MÚLTIPLO DE MIL RELAÇÕES, CORRESPONDÊNCIAS, NUMA LINGUAGEM ETERNAMENTE FLUINDO PARA DAR AO OUVINTE ALEGRIA E SABEDORIA, DIVERTIMENTO E EMOÇÃO ENQUANTO ISSO EXISTIR, O HOMEM PODERÁ SEMPRE VOLTAR A DOMINAR SUAS FRAGILIDADES E ATRIBUIR UM SENTIDO À SUA EXISTÊNCIA, POIS "SENTIDO" É AQUELA UNIDADE DO MÚLTIPLO, OU AQUELA CAPACIDADE DO ESPÍRITO DE PRESSENTIR UNIDADE E HARMONIA NA CONFUSÃO DO MUNDO.'


Hesse afirma que fomos criados com um órgão que ele não nomeia(talvez a sede do que ele chama de Espírito), que nos possibilita isto....este alegrar-se maravilhar-se com as coisas.

Aqui o autor faz um paralelo entre coisas aparentemente simples, fúteis com coisas que consideraríamos grandiosas como o movimento de um gato e as variações de uma sonata....

Para muita gente não só não se vê relação entre uma coisa e outra quanto a futilidade de frisar-se e fixar-se nisto é absurda!

Mas o gracioso movimento do gato e as intrincadas variações da sonata brilham, transparecem diante de Hesse como algo, alguma coisa que pode trazer vida e cor a vida, felicidade, prazer em existir e mais interessante; tudo isto porque ele sente fluidez, interação entre uma coisa e outra....é como se provássemos a existência de Deus pelo natural bamboleio do gato e as intricadas criações de um gênio da música.

O autor vai assim colocando contrastes interessantes como similaridades para nos mostrar como o alegar-se o maravilhar-se diante da vida é o que traz a verdadeira felicidade.

Uma tremenda tempestade, sua voz clamando, ribombando no mundo é tão poderosa quanto a mais bela musica já composta e escrita!

O olhar de um cão tão interativo quanto as letras do escritor até porque talvez esta fosse uma experiência dele próprio quem sabe, escrevendo letras sagradas olhando-as através dos olhos carinhosos de um grande amigo canino que contemplava suas tragédias pessoais.                                   

Tanto o Espírito, aquilo que teologicamente define o homem como IMAGO DEI, divino... e os sentidos sensoriais da mente do coração e do corpo participam deste baile sagrado da vida e destas descobertas maravilhosas da vida.

ENQUANTO AS PESSOAS FOREM CAPAZES DE SE ALEGRAREM  NO MEIO DE PRESSÕES E PERIGOS....

Isto para Hesse é o primordial....'alegrar-se em meio a pressões e perigos'...A vida é bela mas também é de certa forma ...CRUEL...se analisarmos toda a dor do mundo veremos que este lado TREVAS da vida é um fato inconteste.

Pois é este ambiente, estas trevas, estes perigos, estas pressões de todos os lados que formam o ambiente onde melhor podem ser visto as graças e o belo da vida.

É neste ambiente de opostos, de contradições, de luz e trevas que o homem pode e DEVE ser feliz...

É neste ambiente de dor,morte, guerra, violência, preconceito, observando tudo e cada coisa da vida que encontramos a beleza em meio a lama criativa que brota das interações humanas, sejam estas boas ou más pois a lama apesar de todo o conotativo negativo que recebeu depois...tem capacidade de frutificar pois de certa forma nossos corpos foram surgidos do humo molhado da terra!!!

Para ele enquanto o homem tiver capacidade de em meio a estes contrastes da vida encontrar o belo, o singular, o senso e o sentido das coisas a vida valerá a pena....SEMPRE!

Para ele infelicidade é ausência de SENTIDO e obviamente felicidade é a presença deste.

Quando perdemos o sentido pela vida, o senso, a direção, o que nos motiva e norteia deixamos de fato de sermos vivos e felizes.

As cores da natureza, a beleza natural das florestas, dos rios, das terras, dos animais, dos mares é tão bela quanto o quadro pintado pela criatividade de um grande autor, pois de certa forma o autor humano ao pintar seu quadro retrata é a IMAGO DEI daquele que fez o natural para ele pintar.


NUM REINO  MÚLTIPLO DE MIL RELAÇÕES, CORRESPONDÊNCIAS, NUMA LINGUAGEM ETERNAMENTE FLUINDO PARA DAR AO OUVINTE ALEGRIA E SABEDORIA, DIVERTIMENTO E EMOÇÃO ENQUANTO ISSO EXISTIR, O HOMEM PODERÁ SEMPRE VOLTAR A DOMINAR SUAS FRAGILIDADES E ATRIBUIR UM SENTIDO À SUA EXISTÊNCIA, POIS "SENTIDO" É AQUELA UNIDADE DO MÚLTIPLO, OU AQUELA CAPACIDADE DO ESPÍRITO DE PRESSENTIR UNIDADE E HARMONIA NA CONFUSÃO DO MUNDO...

As relações num reino múltiplo é a diversidade em ação...é Yin e Yang interagindo eternamente e criando e recriando novas formas de vida e interação....Hesse compara este mundo natural com as criações humanas que os olhos e os ouvidos humanos podem captar e vê nisto o escape do homem daquilo que poderia estagnar-lhe destruir-lhe a vida.

A Natureza e a interação do homem com ela, a natureza e os sentidos humanos criativos...  

Pois para ele SENTIDO é a UNIDADE que une o que é múltiplo....no sentido encontramos o que liga, o que realça o UM em meio a diversidade, no SENTIDO encontramos DEUS...

Para ele SENTIDO é a capacidade humana, do ESPÍRITO humano portanto DIVINA que nos possibilita vermos Unidade e Harmonia em meio ao caos que nos avizinha e rodeia.

É DEFINITIVAMENTE UMA VISÃO REVOLUCIONÁRIA!

Num texto simples Hesse passa a receita do bem viver para inúmeros leitores e demonstra cabalmente sua própria tese....num texto aparentemente simples, fútil até para alguns ele coloca pinceladas de vida, gemas preciosas que podem despertar no leitor o senso, a atenção para um olhar mais longânimo e bondoso sobre a vida, as pessoas e os fatos bons e maravilhosos ou os mais catastróficos e dolorosos da vida e disto tudo TIRARMOS O SENTIDO que nos fará  maiores que todas as situações e adversidades desta mesma vida...


Um pequeno, belo e como sempre importante texto do mestre...


Abraços

Paz e Luz

Valter Taliesin

OM TAT SAT 

VÍDEO INTERESSANTE...texto de Hermann Hesse AMAR É SER FELIZ...mais uma visão do mestre sobre coisas que nos fazem felizes...





FONTE YOUTUBE














                FONTE GOOGLE IMAGENS




Nenhum comentário:

Postar um comentário