sábado, 18 de agosto de 2012

OS RIOS DA BABILÔNIA

VÍDEO SAGRADO

OPERA NABUCCO DE VERDI BASEADA NO SALMO 137


FONTE YOUTUBE








Salmos 137

  





Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião.
Ali, nos salgueiros penduramos as nossas harpas;
ali os nossos captores pediam-nos canções, os nossos opressores exigiam canções alegres, dizendo: "Cantem para nós uma das canções de Sião! "
Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira?
Que a minha mão direita definhe, ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti!
Que a língua se me grude ao céu da boca, se eu não me lembrar de ti, e não considerar Jerusalém a minha maior alegria!
Lembra-te, Senhor, dos edomitas e do que fizeram quando Jerusalém foi destruída, pois gritavam: "Arrasem-na! Arrasem-na até aos alicerces! "
Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez!
Feliz aquele que pegar os seus filhos e os despedaçar contra a rocha!

VÍDEO EXCELENTE DE MUSICA POP SOBRE O MESMO SALMO 137
BONEY M.... RIOS DA BABILÔNIA


Fonte Youtube


Era o ano 598 AC, Jerusalém a capital do reino de Judá estava caindo sob o sítio dos generais babilônicos de Nabucodonozor um dos maiores e mais famosos reis da História universal e senhor de um império descomunal.
A antiga cidade, capital do glorioso império de Davi e Salomão caiu e toda a nata de seus cidadãos foram levados cativos. Entre eles profetas como Jeremias(este acabou no Egito), Ezequiel e Daniel se tornaram cativos de guerra na terra do grande rei. 
Mas um só pensamento animava os hebreus....
VOLTAREM PARA SUA TERRA...PARA SUA AMADA JERUSALÉM...PARA SEU TEMPLO DESTRUÍDO...PARA SEU DEUS...PARA SUA VIDA...
E foi neste cenário de dor, cativeiro, saudade que este salmo foi composto...
Frases que retratam a dor e a angústia de um povo diante das agruras que a vida e o destino lhes impôs e reconhecendo que muito do que lhes sucedeu é culpa única e exclusivamente sua.
Quando estavam em sua terra negligenciaram o amor, a caridade, a fraternidade, a espiritualidade, o meio ambiente que tanto amavam... enfim; tudo o que poderia fazer deles uma nação forte e segura.
Se separaram em dois reinos o do norte de Israel e o do sul de Judá que se tornaram rivais e conspiravam um contra o outro ao lado das potências locais de então(Egito, Síria, Assíria e Babilônia) para se auto destruírem e com isto todo o sonho de visionários como Abraão, Isaque, Israel, José, Moisés, Aarão, Josué,Débora, Samuel, Davi, Salomão e tantos outros que lutaram por uma nação unida, forte e um povo influente.
Com o passar do tempo este salmo tornou-se símbolo de QUALQUER POVO escravizado e sofredor do mundo nos países onde o cristianismo foi adotado.
Os povos negros principalmente tem muito que compartilhar de dor com as palavras deste salmo dai porque o grupo BONEY M nos anos 70 adaptou este salmo, fez uma canção e em um de seus vídeos mostra o povo negro sofrido da região do Caribe como se fossem uma analogia com o povo do salmo, um novo Israel, uma nova Judá que quer voltar  para ZION ou Sião um dos nomes queridos e sagrados de Jerusalém na Bíblia.
O reino do norte israelita fora destruído em 722 AC pelos exércitos do rei assírio Sargon 2 e seu povo espalhado por todo o império assírio. Até hoje existem controvérsias do que aconteceu com estas 10 tribos do norte indo desde a assimilação aos povos locais à lendas que as localizam ora na Ásia, ora na África, ora na Arcádia, nas ilhas britânicas  e até nas Américas dando origem aos povos da cultura da meso América. O fato é que hoje em muitas regiões africanas, chinesa, e indianas povos com nítidos costumes hebreus como na região da Caxemira indiana alegam ter ancestralidade israelita.
Pois exatamente pouco mais de 100 anos depois o reino do sul seguiu o mesmo caminho mas com uma diferença abissal. Seu povo não só não se dispersou , se assimilou ou se perdeu nas brumas do tempo com outros povos  mas pelo contrário; se fortaleceu, se tornou uma comunidade viva e atuante em Babilônia para onde tinham sido levados e depois na Pérsia.
E é exatamente este povo que o salmo retrata sonhando com a pátria perdida!
Giuseppe Verdi compôs em cima deste mesmo salmo uma das mais famosas peças musicais de todos os tempos... NABUCCO com o nome do célebre rei mas versando sobre a opressão dele sobre os hebreu.
Coloquei neste texto estas duas canções para exemplificar ainda mais o poder destas palavras e para entrar num tema que sempre é recorrente neste mundo...

A OPRESSÃO!!!

QUALQUER TIPO DE OPRESSÃO!!!

Se para os babilônicos seus rios simbolizavam a vida, a civilização, o poder de seu império, suas divindades... para os judeus eram a prova da escravidão e do desterro.
Estes rios da Babilônia... o Tigre e principalmente o Eufrates... rios  míticos que fizeram parte da região conhecida como ÉDEN o mítico berço da civilização humana segundo as tradições sumérias e depois bíblicas estão entre  os rios mais sagrados do mundo.
O mais interessante é que eles estavam na terra de seus ancestrais...
Abraão era de UR cidade antiga daquela região....
Mas mais de 2 mil anos depois eles ali eram agora estrangeiros, nada mais tinham ali, e os antigos irmãos de sangue eram os seus opressores.

OPRESSÃO!!!

A opressão é um tipo de agressão que mesmo sem ser física destrói completamente uma vida.
A pessoa oprimida, seja por dívidas, um relacionamento complicado, doenças, solidão ou qualquer um dos meios que existem de dor e opressividade neste mundo sente em seu coração a dor absoluta do carma pessoal ou coletivo, de toda a raça humana que de era em era encena este drama tremendo de medo e angustias atrozes.

O SOFRIMENTO DE UM POVO É O SOFRIMENTO DE TODOS OS POVOS DA TERRA...ATÉ DO PRÓPRIO OPRESSOR POIS A INIQUIDADE DAQUELE ATO ESTA SENDO COMPUTADO NO CARMA DE TODA A HUMANIDADE...

O SOFRIMENTO DE UMA SÓ PESSOA É O SOFRIMENTO DE TODAS AS PESSOAS DA TERRA....

ENQUANTO UM ÚNICO SER HUMANOS SOFRER NA TERRA O SOFRIMENTO ESTARÁ PRESENTE NO CARMA DOS HUMANOS TODOS...

O SOFRIMENTO DE QUALQUER FORMA DE VIDA DA TERRA É O SOFRIMENTO DE TODA A TERRA E ESTAS ENERGIAS DE DOR, DE ANGÚSTIA PERDURÃO EM TORNO DA AURA DE TODO O PLANETA ATÉ SEREM MUDADAS...

A opressão só tem um jeito de ser vencida!

PELO AMOR!

SIM!

Piegas?
Você é que sabe!
Mas sem o Amor Universal unindo e abarcando toda a humanidade a opressão continuará reinando como tirania em mentes e corações deste mundo e consequentemente em toda a terra...
Pense nisto...

A OPRESSÃO É A AUSÊNCIA DO AMOR!

Onde existe opressão quer interna por sentimentos e emoções escravizantes ou externas por atuação de pessoas que permitem em suas vidas a ausência do amor por si e pelos demais a vida torna-se....INSUPORTÁVEL!
É algo muito interessante...
Nós não queremos sofrer mas não percebemos que cada ato egoísta de fazemos causa dor no mundo...para nós inclusive....
Atos egoístas são atos que beneficiam apenas uma só pessoa ou grupo em detrimento do bem maior....INCLUSIVE O MEIO AMBIENTE!
Este aliás é o grande dilema humano!
Como fazer o que é bom para nós mas que seja bom também para todos os seres vivos da terra!!!
Como evoluirmos tecnologicamente sem que com isto agridamos o meio ambiente?
Como crescer e ocupar todos os espaços possíveis da terra(pois todos temos direito a vida e em contrapartida....PRODUZIR VIDA segundo as leis humanas que entendemos baseadas na Lei Divina) sem no processo enchermos em demasia a terra até que a escassez dos bens naturais seja crônica e a extinção de outras espécies se tornem mais e mais frequentes?

ESTE É UM MOMENTO DE EXTREMA OPRESSÃO GLOBAL!

Religiosa, social, econômica, ideológica,cultural,ambiental,filosófica...
Este é um momento decisivo na HISTÓRIA HUMANA porque TODA A OPRESSÃO humana desde que o mundo é mundo esta vindo cobrar suas dívidas cármicas desta humanidade presente porque chegou o tempo da TRANSFORMAÇÃO!
O tempo da TRANSMUTAÇÃO!!!
Mas para que isto, esta mudança se dê a humanidade tem que tratar de seus problemas,de todas as opressões passadas e presentes que insistem em continuar dentro do coração e da sociedade dos homens!
Os rios da Babilônia hoje simbolizam a 'alegria' e 'fartura' de uma elite, de uma minoria despótica e tirânica que domina a sociedade humana em setores chaves mantendo o 'status quo' vigente de opressão extrema e global e não de hoje dizem os entendidos em conspirações mil!
E simbolizam a dor, o sofrimento, a miséria dos que sofrem dos que se sentem excluídos e distantes de sua pátria, de sua Zion, de sua Sião....
Zion, Sião e Jerusalém deixaram a muito de ser meramente um lugar somente geográfico, físico ou apenas nacional de um povo só e se tornou um ideal, uma utopia, um lugar tal qual Atlantis ou qualquer outra grande lenda ou mito utópico quer tenha ou não existido literalmente.
Cada coração sofredor deste mundo sonha de uma forma ou outra com seu conceito de Sião seja este qual for.
Pode ser a saúde perfeita, a casa própria, o país livre da opressão política ou social, o mundo livre dos barões da exploração econômica, um relacionamento afetivo enriquecedor e sagrado....enfim...várias coisas!
Sua Jerusalém, sua Sião seu sonho de liberdade pode ser variado mas seja qual ele for...

ELE COMEÇA DENTRO DE CADA UM DE NÓS!

DE CADA SER HUMANO!

SE NÃO FORMOS LIVRES E LIBERTOS INTERIORMENTE NÃO PODEREMOS JAMAIS SERMOS LIVRES....EXTERNAMENTE!!!

NOSSA ZION, NOSSA JERUSALÉM, NOSSA SIÃO É NOSSA ALMA SAGRADA PRONTA PARA SE TORNAR A TERRA MAIS QUE PROMETIDA...

A TERRA ASCENSIONADA!!!

QUE ASSIM SEJA E SERÁ!

UMA VELHA ERA ESTA MORRENDO!

UMA NOVA ERA ESTA SURGINDO!!!

E A FINALMENTE DEIXAREMOS DE CHORAR E CANTAR LAMENTOS NAS MARGENS DOS RIOS DA BABILÔNIA...

QUALQUER UMA DELAS!!!

Abraços
Paz e Luz
VALTER TALIESIN

OM TAT SAT

MAIS UM VÍDEO SAGRADO E PODEROSO....
JERUSALÉM DE OURO - YERUSHALAYIM SHEL SAHAV- OFRÁ HAZA UM DOS GRANDES HINOS QUE FALAM DE UMA JERUSALÉM UTÓPICA....
FONTE YOUTUBE

BABILÔNIA E SEUS RIOS









Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...