Nada o tinha preparado para o que veio a seguir...
Depois de tantas pauladas que ' a vida lhe dera' José teve um momento de esgotamento total com a noticia de sua noiva.
Ele um homem bem situado na vida, construtor e arquiteto, homem que lidava com a nobre arte de trabalhar tanto pedra quanto madeira, projetar grandes casas, mansões e palácios mas nunca tivera muita sorte no amor...um homem já passando dos 30 até então não tinha se casado o que gerava um burburinho intenso entre as filhas de Nazaré e suas mães prestimosas e zelosas por um bom homem para suas crias e agora isto; pensava soturno na terrificante noticia que receberá de seu primo José de Arimateia.
Maria a bela Maria, filha devota de Joaquim e Ana um casal temente e consagrado de servidores do templo, parentes do sacerdote Zacarias e de Isabel aqueles que tiveram a felicidade de ficarem 'grávidos' tão velhos....estava gravida...gravida, esperando um bebê....ela que tão recentemente tinha sido prometida a José, que só esperava os detalhes da festa para com ele coabitar tinha coabitado com outro.
Uma lágrima quente e amarga correu-lhe dos olhos e empapou o bigode descendo até a espessa barba perdendo-se entre os grossos , lustrosos e bem cuidados fios...
Levantou-se e caminhou de sua aconchegante casa que o bom salário de construtor lhe propiciava e foi até a pequena pracinha do povoado ....
Não era um povoado qualquer...
Era um povoado nazareno...
Uma seita dos judeus que primava pela vinda iminente do messias e pelo combate final entre os filhos da luz e das trevas.
Vários sacerdotes judeus e autoridades judaicas pertenciam no oculto a seita mas o grosso dela estava espalhada por toda judeia e mais além alcançando Síria, Líbano e Egito onde tomavam o nome de Terapeutas.
A história viriam a conhecê-los como essênios...
Na pequena mas sombreada praça Jose observava o vaivém das pessoas indo e vindo. Mulheres levando bilhas de água na cabeça, homens carregando engradados de frutas, verduras e cestos de peixe, crianças subindo e descendo em árvores luxuriantes em uma algazarra infantil que lhe fez recordar que logo Maria, a sua Maria teria um desses também. Mas não ele, pensou revoltado; não dele...sabe-se o bom Deus de quem mas não dele...
Um soluço amargo inundou-lhe a alma e no coração daquele bom homem o velho fantasma de todos os homens do passado e do futuro patriarcal....o chifre ...o galho...assomou amedrontador.
Minutos se transformaram em horas e pouco a pouco o movimento da praça foi dando lugar a um silencio acolhedor e curativo.
Extenuado José deitou-se no banco em que estava e como não era pequeno suas pernas ficaram quase toda balançando no ar...
Assim pouco a pouco fechou os olhos e dormiu...
De repente sentiu um toque em seu ombro, abriu lentamente os olhos e viu um rapaz, um belo rapaz diga-se; olhando-o curiosamente bem defronte o rosto com olhos curiosos...tomou um susto, sentou-se e mau abriu a boca e o rapaz fez sinal de silêncio com o indicador sobre os lábios.
As palavras morreram na boca de José e mesmo se quisesse dizer algo, alguma coisa, percebeu que não conseguiria...estava sem ação...
O moço então falou...
-José...porque você pensa o mau de Maria?
- Veja bem; tudo o que nos cerca, tudo isto é criação de Deus...aonde você vê Deus esta presente...
-Deus esta presente no riacho que passa ali rente as pequena muralha da cidade, Deus esta presente nestas árvores que te dão sombra, Deus esta presente nas aves que cantam e chilreiam em torno de si...Deus esta presente em cada alimento que você come, no que você bebe ,Deus esta presente dentro de cada ser vivo da terra animando-lhe e fazendo-o ciente, consciente e no ventre de cada mãe que traz ao mundo um novo ser vivo.
-Porque ver o que Maria traz com outros olhos que não os olhos de um amante de Deus José?
-Porque o fruto do ventre dela seria diferente de qualquer um outro ventre?
-Pois eu Gabriel que assisto diante de Deus pelo humanos te digo; Não só ele é tão santo quanto os demais quanto é ainda maior pois a entidade que esta sendo formada dentro dela é sublime, sagrada e o hierarca supremo deste orbe.
-Não temas portanto em receber Maria pois o que esta gerado nela é obra do Espírito Santo.
-E a forma como ele fez isto pouco importa Jose pois muitos são os caminhos para a manifestação de Deus na terra como eu já te disse.
-Liberta-te do medo e do preconceito e toma Maria por mulher e faça daquele fruto teu próprio filho pois não deixa de sê-lo pois...cada humano que nasce na terra sem pai ou mãe deveria ter no próximo um pai, uma mãe, um irmão, uma irmã...
-Levanta-te agora homem sagrado e receba com alegria a mulher de sua alma e o fruto de Deus em seu ventre e seja muito feliz.
O rapaz dizendo isto desfez-se no ar num clarão esfumaçado e ele ficou ali, boquiaberto sem saber o que dizer. Levantou-se e queria andar mas então...mas então... abriu os olhos e acordou...como acordou? Ele já não estava acordado? Não, não estava...percebeu que tudo fora um sonho..mas um sonho tão vívido e real como nunca tivera na vida...sentia ainda como se alguém ainda ali estivesse tal o poder da presença que aquele homem trouxera consigo.
Levantou-se e percebeu que toda a angustia saíra do coração.
Um único pensamento lhe vinha a mente...Maria!
E naquele momento ele percebeu que jamais poderia viver sem ela...e também soube que QUALQUER explicação que ela lhe desse sobre o que lhe tinha sucedido ele acataria como verdade por mais absurda que esta fosse para os olhos de um ser humano.
E sem receio nenhum foi rumo ao seu destino...e sem o saber...ao destino do próprio mundo...e assim por meio de um homem que soube engolir suas suspeitas e temores legítimos e abrir-se ao sagrado e ao inominável como poucos puderam até hoje fazer o Cristo de Deus pode aqui descer e fazer morada entre os homens...
O que de fato aconteceu com Maria naqueles dias?
Tô nem ai!!!!
O que me interessa foi o resultado...o fruto que dela adveio!!!!
JESUS CRISTO!!!
Abraços...
Paz profunda
Valter Taliesin
OM TAT SAT
Vídeos sagrados
Áureo Corrá - Universalis -
Haendel- O Messias... Halleluiah -
Fonte Youtube
Fonte de Imagens Google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário