sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Conclusão mitologia greco/romana...NIX...NINFAS, SEMIDEUSES E OUTROS DEUSES

FORAM 30 TEXTOS COMO ESTE EM MENOS DE UMA SEMANA SOBRE OS DEUSES GRECO/ROMANOS , SUAS MITOLOGIA, E ANALOGIAS COM A VIDA HUMANA E MAIS...MODERNA...ESPERO TER ME FEITO ENTENDER E MAIS AJUDADO NA VIDA DE MUITAS PESSOAS PELA PRÓRPAI RAPIDEZ OS TEXTOS SÃO O MAIS SINTÉTICOS POSSÍVEIS MAS NO QUE IMPORTA CREIO EU NÃO DEIXAM DE TER CERTA PROFUNDIDADE QUE É SUAS APLICAÇÕES PARA NOSSAS VIDAS...AMOR E LUZ...TUDO DE BOM NESTA E EM TODAS AS VIDAS FUTURAS...VALTER TALIESIN

NINFAS

SEMIDEUSES

Outros DEUSES como NIX

Durante 29 textos tentei sintetizar a mitologia greco/romana suas divindades, histórias, analogias, metáforas e ver o que poderíamos aproveitar disto.

Porque?

Porque nosso mundo esta carente de iluminação, de iniciação, de simbolismo, de metáfora, de analogia, de mitos cosntrutores...

O que vemos é uma realidade, uma literalidade nua e crua que faz o fanático, o fundamentalista, o ideólogo cego, o filósofo preconceituoso, o visionário, torntuoso e pior uma civilização doente e carcomida pelo literalismo de coisas e conceitos que deveriam ficar só no reino do mito alimentando nossos sonhos, imaginações, visões e criações...jamais nossas divisões e intrigas.


Desta forma termino falando de mais 3 temas interessantes de forma mais abreviada...

AS NINFAS

Ninfas eram deusas menores. geralmente ligadas a natureza sendo que as mais famosas entre elas foram CALÍOPE, PANDORA, MAIA, MEDUSA, ARIADNE E CIRCE...

Vejamos um texto sobre elas...


Na mitologia grega, ninfas são qualquer membro de uma grande categoria de deusa -espíritos naturais femininos, às vezes ligados a um local ou objeto particular. Muitas vezes, ninfas compõem o aspecto de variados deuses e deusas, ver também a genealogia dos deuses gregos. São frequentemente alvo da luxúria dos sátiros. Em outros resumos as ninfas seriam fadas sem asas, leves e delicadas.
São a personificação da graça criativa e fecundadora na natureza.

Origem[editar | editar código-fonte]

Ninfa deriva do grego nimphe (Νύμφε), que significa "noiva", "velado", "botão de rosa", dentre muitos outros significados. As ninfas são espíritos, habitantes dos lagos e riachos,bosquesflorestasprados e montanhas.
São frequentemente associadas a deuses e deusas maiores, como a caçadora Ártemis, ao aspecto profético de Apolo, ao deus das árvores e da loucura Dionísio, ao aspecto pastoreador de Hermes.
Uma classe especial de ninfas, as Melíades, foram citadas por Homero como as mais ancestrais das ninfas. Enquanto as demais ninfas são normalmente filhas de Zeus, as Melíades descendem de Urano.
Apesar de serem consideradas divindades menores, espíritos da menstruação, as ninfas são divindades às quais todo o mundo Helénico prestava grande devoção e homenagem, e mesmo temor. Não podemos esquecer que,de acordo com a mitologia grega, Hérmia era a rainha das fadas e ninfas. Embora não fossem imortais, as ninfas tinham vida muito longa e não envelheciam. Benfazejas, tudo propiciavam aos homens e à natureza. Tinham ainda o dom de profetizar, curar e nutrir.

Classes[editar | editar código-fonte]

Encontramos vários tipos ou classes de Ninfas conforme o seu hálito, ou as diferentes esferas naturais a que estão associadas.
Entre as mais populares, classificamos:
  • Outros tipos de ninfa:
    • Perimélides - ninfas associadas ao gado.
    • Epimélides - ninfas associadas às ovelhas.
    • Trías - ninfas associadas às abelhas.
    • Lâmpades - associadas ao submundo, compõem o séquito de Hécate.
    • Hespérides - guardiãs do Jardim das Hespérides, onde cresciam maçãs de ouro que davam a imortalidade a quem as comesse.
    • Thêmides-As têmides eram ninfas filhas de Zeus e da titânide Têmis, que viviam em uma caverna do rio Erídano; Personificavam as leis divinas e eram as guardiãs de importantes artefatos dos deuses.

Citações[editar | editar código-fonte]

PortalA Wikipédia possui o portal:
Callimachus no seu Hino a Delos descreve-nos a angústia de uma Ninfa pelo seu carvalho recentemente atingido por um raio.
As Ninfas aparecem muitas vezes como auxiliares de outras divindades, como são exemplo as ninfas de Circe, ou como ajudantes de certos deuses, particularmenteÁrtemis, ou mesmo de outras Ninfas de maior estatuto como Calipso.
As Ninfas também aparecem bastante em lendas onde o amor é o motivo central, como as histórias de Eco e Calisto, e ainda onde o papel de mulher de um herói é de certa maneira tema recorrente, como são exemplos a lenda de Aegina e Aeacus ou a da NinfaTaigete.


Os semideuses eram humanos, geralmente filhos de deuses e deusas em outras palavras NEFILINS que se destacavam do vulgo, da massa humana com feitos notáveis. O mais famoso deles foi HÉRACLES que por seus próprios méritos e grandeza se tornou um deus tão poderoso que se tornou o herdeiro oficial do próprio pai Zeus em detrimento de deidades mais velhas e de digamos...sangue azul como ares, Dioniso, Hefestos e Apolo. Outros que se destacaram e muito foram...TESEU, PERSEU, JASÃO, ORFEU, AQUILES, ULISSES, QUÍRON, HELENA dentre outros.,,HEITORpode até não ter sido um semideus miscigenado  mas o era na alma tão ou até mais nobre que seu algoz Aquiles...
  

Vejamos um texto sobre o assunto.

Semideuses[editar | editar código-fonte]

Segundo a mitologia greco-romana os deuses ás vezes descem a terra para "namorar" com seres humanos, pois os gregos cultuavam o corpo perfeito, mas tão perfeito que seduziria até os próprios deuses, outra explicação era que quanto mais "humanos" os deuses fossem mais reais eles seriam, ou seja, os gregos e os romanos são os verdadeiros propulsores do humanismo. Os mais famososheróis gregos são o Héracles, filho de Zeus e Alcmena, era considerado o mais célebre de todos os heróis, um símbolo do homem em luta contra as forças da Natureza, possuía também uma força notável, quase sobre-humana, outros semi-deuses também são muito famosos como Perseus, filho de Zeus - ele foi o responsável pela morte de medusa, a górgona - Aquiles, filho de Tétis, que quando foi mergulhado (com exceção ao tornozelo) no rio Estige, se tornou invulnerável (com exceção ao tornozelo). Mas verdadeiramente, estes semi-deuses não possuíam grandes poderes, eram ás vezes agraciados com alguma habilidade sobre-humanas.

Outras divindades foram também importantes no mundo grego,,,Nix a noite, Nereu por exemplo estavam entre alguns destes, Mas o número era muito grande e creio que citá-los aqui seria irrelevante.

Basta lembrar somente que segundo alguns mitos NIX A Noite é a grande divindade primordial e dela adviria tudo o mais. Acho que isto por si só mostra o quão rica e variada é a mitologia dos povos grego e romanos.

Os gênios tutelares ou demônios(que antes do pejorativo que os cristãos lhes impuseram significa somente isto; gênio tutelar... mais nada) foram extremamente importantes em todas as cidades gregas.

Nos tempos históricos algumas figuras foram divinizadas entre eles César, Augusto, Alexandre, Ptolomeu, Antíoco dentre outros.

O mundo grego via portanto a divindade tanto DENTRO dos humanos, talvez aquele potencial, aquela centelha divina que Prometeu nos outorgou, quanto fora dos humanos, como forças da natureza que assumiam feições humanas e no processo personalidades tão conflitantes quanto.

Havia sim um conceito de Fonte de divindade transcendente também cujos maiores exemplos eram Nix, Eros, Moiras, Gaia e Urano...dependendo do mito e escola de mitos enfocados. também algumas das divindades mais conhecidas e Olimpianas com o tempo e nas escolas de mistério ganharam um status quo muito maior que entre o povo comum e geralmente eram vistas por seus devotos como a manifestação do mistério supremo e maior sem as fraquezas que os mitos e lendas lhes legavam.

O mundo grego e romano, a arcádia legendária era um mundo de cores e sons interessantes que construiram conjuntamente à civilização judaica, egípcia persa, e celta nossa civilização com um apitadinha aqui e ali de outras mais mas estas 4 civilizações são as mater da cultura ocidental que abrange toda a Europa, norte da África, Ásia menor, Oriente médio, América e Oceania...Apenas Africa(fora o norte e regiões como Africa do sul bem colonizadas por brancos) e Asia maior parecem somente agora, de uns cem anos para cá estarem sofrendo mais frontalmente a influência de nossa cultura.

Um poderio e tanto, talvez a mais influente e poderosa cultura que este globo já viu, com seus acertos mas também imensos defeitos, mas com certeza notória!

Enfim isto é tudo por hora sobre estas deidades...

Amor e Luz 

Valter Taliesin


Vídeos sagrados


PINK FLOYD


Wish You Where Here

Another Brick in The Wall

Comfortably numb

The dark side of the moon


Fonte Youtube





Fonte Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...