quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

HEFESTOS...O Senhor do Fogo

HEFESTOS

VULCANO

Na história humana o fogo tem importância capitular ou até decisiva já que podemos dividir nossa civilização antes e depois do fogo.

Antes era escuridão total, alimento cru, medo abissal na noite escura só iluminada pelos astros celestes e provavelmente preferiríamos dormir ao relento que em cavernas escuras, cheias de predadores ocultos.

Admira-se que nossa espécie tenha sobrevivido e chegado onde chegou se pensarmos em termos linear de evolução.

Mas a pergunta é....será que nossa evolução foi realmente linear?

Será que não nos manifestamos aqui primariamente como seres espirituais que foram gradativamente se densificando e progressivamente descobrindo o meio ambiente e a forma de interagir com ele?

Será que eramos de chofre o brucutu que nos apresentam?

Seja como for nossa apresentação mítica ao fogo tem duas origens mais famosas.

Uma bíblica e outra grega e ambas trágicas!

Na primeira dois irmãos apresentam seus sacrifícios votivos à divindade, não sabemos se fizeram altares e acenderam fogo sobre os mesmos...um apresentou do fruto da terra e outro um animal de seu rebanho...diz-se que a divindade se agradou do sacrifício do segundo e os motivos pelos quias fez isto permanecem um mistérios 4 mil anos de teologias mil depois.

A pergunta é...estes sacrifícios foram oferecidos com fogo ou desceu fogo do céu e aprovou o sacrifício aceito?

Estava o fogo envolvido nesta primeira cena registrada de adoração ao sagrado?

Não sabemos mas levo-me a pensar que sim!

Quanto ao final trágico todo mundo sabe...o rejeitado matou o aceito e depois tornou-se um errante pela terra.

No segundo um grande deus , um titã poderoso resolve desobedecer o pai dos deuses e vendo os homens perdidos e bestializados traz e dá o fogo divino aos homens.

Bem acho que aqui podemos ver tudo menos um fogo literal de que trata o texto.

Me parece que o que Prometeu o deus 'desobediente' faz é doar o fogo consciencial, é tornar o ser humanos uma centelha divina ou templo de uma!

Talvez o plano das divindades não fossem que fossemos divinos também!

Seja como for ele pagou caro seu ato de amor a humanidade e por anos a fio foi condenado a ter seu figado comido, reconstruído e comido pela águia de Zeus o deus punidor.

Mas onde entra Hefestos nisto tudo?

Entra como o deus ligado ao fogo natural, o fogo material que anima o centro da terra, se despeja através dos vulcões(dais eu nome romano (Vulcano), do fogo que é usado como forja para que ele crie as mais incríveis coisas e objetos para os deuses.

Hefestos é o grande artífice divino e também há um correspondente seu na Bíblia; TUBAL CAIM um dos descendentes do decaído Caim tido como o primeiro artífice da terra.

Hefestos era um deus feio, desprovido de beleza e pior; de sensualidade e por um ato de loucura do próprio pai que duvidava de sua paternidade foi jogado do Olimpo abaixo ficando com isto coxo.

Mas misteriosamente ou mais precisamente por castigo a deusa do amor, esta foi obrigada a casar com Hefestos.

Estava armada a cama para nela deitar o maior chifrudo divino de todos os tempos!

Afrodite o traiu com tudo e todos mas em especial com dois outros deuses um que foi sua maior paixão Ares e outro que foi seu grande amor Adônis.

Hefestos se resignou em recolher-se a sua caverna sagrada e criar, criar, e criar as mais belas e surpreendentes maravilhas que o mundo e os deuses já viram. Se alguma vez teve vontade de incendiar o mundo e o Olimpo de raiva com o fogo de sua ira não sabemos mas soube se conter muito bem e tirar de letra os chifres divinos que recebeu.

Hefestos nos dias atuais seria patrono da tecnologia já que foi mitologicamente o primeiro grande inventor de artefatos tecnológicos e mágicos.

Bill Gates e Steve Jobs dentre outros são dois filhotes de Vulcano que revolucionaram o mundo e outros mais estão por ai a solta prontos para transformar nossa civilização. 

Se em algo melhor ou não dai já não sei.

Ou seja; Hefestos/Vulcano foi o primeiro grande nerd da história com direito a trotes e tudo!

Mas isto era com certeza um erro das demais deidades pois se prestassem atenção veriam a enorme importância que ele tinha para eles e que teria como forjador de um futuro tecnológico para o mundo.

É sempre assim, os grandes gênios demoram a ser reconhecidos!!!


Amor e Luz

Valter Taliesin

Vídeos sagrados

PHILLIP GLASS





Fonte Youtube





Fonte de imagens Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...