Google+ Badge

quinta-feira, 8 de junho de 2017

- VIVENDO E APRENDENDO JOGAR...DANÇAR...E CANTAR... -

VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR...VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR...
NEM SEMPRE GANHANDO, NEM SEMPRE PERDENDO MAS... APRENDENDO A JOGAR... Musica cantada com êxito por Elis Regina(e hoje um dos seus grandes clássicos) e lançada no início dos anos 80 do século passado simboliza e inspira bem o texto de hoje mais esta foto que tirei de um post de uma amiga de G+ que postou algo sobre dança. Dai me veio a música na cabeça e o insight de fazer um texto com o motivo da canção e da foto.... mais o cantar... espero que atinja seu objetivo.

Valter Luís




A vida não é para crianças ou fracos alguns dizem...MAS...NASCEMOS BEBÊS E NOS TORNAMOS CRIANÇAS antes de sermos adultos e Cristo nos disse que:


2E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. 3E disse: “Com toda a certeza vos afirmo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. 4Portanto, todo aquele que se tornar humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus …

Pois então... Jesus não nos convida a nos tornarmos inconsequentes...porque esta geralmente é a primeira impressão quando uma pessoa olha para outra e diz: " EU NÃO SOU CRIANÇA PARA FAZER ISTO"...." VOCÊ É MOLEQUE"..." DEIXA DE CRIANÇADA" " DEIXA DE MOLECAGEM" "MENINA SAFADA"...etc...

Ser criança NÃO É definitivamente ser inconsequente, não no sentido maldoso que vem com esta palavra. Ser criança é ser absolutamente livre para pensar, falar e fazer coisas que demonstrem nosso espírito de descoberta, de curiosidade, de enlevo diante das situações da vida. E também de jogo de cintura para contornar as piores situações pois se há algo que a criança tem além da  inocência é a capacidade de DAR A VOLTA POR CIMA, não se entregar jamais para a tristeza, para depressão, para a angústia...claro...toda regra tem sua exceção sabemos disto...mas no geral é isto que observamos nos infantes.


HUMILDE...

Esta talvez seja uma das palavras mais mau entendidas e explicadas que temos conhecimento....

HUMILDADE em verdade vem de HUMANIDADE...DE UMA IDADE...a primeira idade,..por isto Cristo associa aqui humildade à criança. A Criança é humilde porque esta a vivenciar a primeira idade...A UMA idade, o ano 1( que compreende todo o período do que considera-se a infância). Poderíamos associar também ao HUMO...à terra negra,.. À MÃE NEGRA...À Terra produtiva... À UMIDADE...a terra úmida e pronta para o plantio...a Mulher úmida e pronta ao coito etc...
 nos dicionário temos o tradicional:


Humilde é um adjetivo de dois gêneros que descreve alguém que dá aparência de humildade. Uma pessoa humilde é uma pessoa modestasimplessubmissarecatada que se curva por sentimentos de fraqueza ou modéstia.
Humilde é uma palavra com origem no latim humilis, que significa: "que fica no chão, que não se ergue”, o que mais uma vez explica o significado da quepalavra.
Uma pessoa humilde (palavra que em inglês é traduzida como humble) pode ser classificada dessa forma por não possuir riquezas. No entanto, a humildade pode ser um traço do caráter de uma pessoa, o que significa que até uma pessoa milionária pode ser humilde. O oposto da humildade é a arrogância.
A palavra humilde é muitas vezes usada como um eufemismo para dizer que alguma coisa é pobre ou medíocre. Podemos ver um exemplo disso na música "Humilde Residência" de Michel Teló, que descreve a sua casa como sendo humilde, porque não tem muitas condições.
De acordo com a doutrina cristã, a humildade como característica de um indivíduo, é a consciência, baseada no conhecimento de si mesma, da própria nulidade diante de Deus, a exemplo de Cristo (Filipenses 2:2-8). É o contrário da soberba e exclui a presunção, mas não exclui o reconhecimento dos dons recebidos de Deus.
https://www.significados.com.br/humilde/

O que é Humildade:

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
Descubra mais sobre o significado de orgulho.
Também é comum o ato de “pedir humildade”, isso quer dizer, solicitar para que alguém ou um determinado grupo haja de modo mais modesto, simpático e acessível com outras pessoas ou situações.
Etimologicamente, a origem da palavra humildade está no latim humilitas, que significa “pouca elevação”, ou seja, uma relação com a ideia de modéstia.
A palavra humildade também pode ser aplicada para qualificar uma condição de desfavorecimento econômico, como por exemplo o modo de vida das pessoas pobres.
Exemplo: “No alto da favela fica a humilde casa de minha mãe”.
Em inglês, o termo “humildade” pode ser traduzido para humility, enquanto que a tradução mais utilizada para “humilde” é humble.

Humildade na bíblia

A humildade consta em praticamente todos os textos da bíblia cristã, onde diz-se que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.
A falta de humildade é um pecado para os seguidores da doutrina cristã, sendo esta essencial para a construção de uma "vida santa" e isenta de outros pecados.
Exemplos de pessoas humildes na história: Jesus Cristo, Ghandi, Madre Paulina, Rei Davi, Madre Tereza de Calcutá.
https://www.significados.com.br/humildade/


Ao menos quando diz: "Humilde é uma palavra com origem no latim humilis, que significa: 'que fica no chão, que não se ergue', o que mais uma vez explica o significado da que palavra".  Ele, o primeiro artigo que coloquei, chega perto a meu ver do significado real de: HUMO...UMIDADE...TERRA... UMA IDADE....E DA HUMANIDADE FEITA DO HUMO DA TERRA E DE SUA UMIDADE, A QUAL SURGE GLORIOSA EM SUA PRIMEIRA IDADE...
À UMA IDADE...A IDADE DE OURO (idade da Terra, da umidade, da  humanidade seria mais interessante não acham? Se bem que o ouro é um MINÉRIO DO SEIO DA TERRA rs......)....tudo isto acima explica com proeminência o conceito usual de Humildade e são válidos dentro do que se propõe mas eu te convido a ir mais além...te convido a ir...


PARA DENTRO DA TERRA ÚMIDA...NEGRA....REPLETA DE HUMO....DE ONDE PARTE O PRIMEIRO SER CONSCIENTE CONHECIDO COMO HUMANO...

O FILHO DO HUMO...

ALGUNS INTERPRETAM COMO VERMELHO O TERMO "ADAMA" O HUMANO ORIGINAL...JÁ QUE ESTA TAMBÉM PODE SER A COR DA TERRA...MAS PODERIA SER....NEGRO TAMBÉM...ALIÁS, A TERRA NEGRA É INFINITAMENTE MAIS ASSOCIADA À PRODUTIVIDADE DO QUE A TERRA VERMELHA! 

É AQUI, DENTRO DA TERRA ÚMIDA, DENTRO DO HUMO DA TERRA, DENTRO DA NOSSA MAIS PROFUNDA HUMANIDADE QUE ESTA A HUMILDADE!

E É EXATAMENTE POR ISTO QUE JESUS E AS/OS DEMAIS GRANDES ENSINADORES A COLOCAM COMO CARACTERÍSTICA ESSENCIAL PARA ENTRAR-SE NO "REINO DOS CÉUS"...

SOMENTE O HUMANO MAIS LIGADO A TERRA, MAIS LIGADO À SUA HUMANIDADE, MAIS LIGADO AO HUMO TERRESTRE, AO CHEIRO DO MAR, DAS MATAS, DA TERRA, ABSOLUTAMENTE CONFORTÁVEL EM AQUI ESTAR E TRANSITAR, EM SENTIR O SOLO DE ONDE VEIO SEU CORPO, SUA "VESTE" PODERÁ COM CLAREZA PERCEBER E ANELAR SUA PARTE ESPIRITUAL ESSENCIAL...."A CENTELHA" QUE ANIMOU ESTE BARRO E CONSTRUIU TAIS VESTES E FAZER O VERDADEIRO REINO DOS CÉUS NASCER; QUE É "O REBENTO" "O FILHO E A FILHA" DO GRANDE CASAMENTO ALQUÍMICO ENTRE TERRA E CÉU!


A NATUREZA SIMPLES, REVERENTE E MODESTA DE UM HUMILDE É A MAIOR COROA DO REINO DOS CÉUS QUE ALGUÉM PODE TER POIS ELE SE RECONHECE UNO COM A TERRA SOBRE A QUAL CAMINHA, SABE QUE DELA DEPENDE E POR ISTO A TRATA COM AMOR E REVERÊNCIA...JOGA-SE NA VIDA SEM MEDO DE SER FELIZ, DE SE MACHUCAR. DE SE ESTREPAR PORQUE CONFIA NO PROCESSO...É HUMILDE O BASTANTE PARA APRENDER COM SEUS ERROS E ACERTOS E COM OS EXEMPLOS DOS DEMAIS...NÃO SE FURTA À... COMO O PERSONAGEM DE SÉTIMO SELO VIVIDO PELO SOBERBO ATOR/ASTRO MAX VON SYDOW DA FAMOSA OBRA PRIMA CINEMATOGRÁFICA DO GENIAL MESTRE INGMAR BERGMAN... JOGAR XADREZ COM A MORTE...MAS NÃO TEM ILUSÕES DE VENCER E SE PERPETUAR NA VIDA TERRESTRE POIS ANELA ALGO MAIS...ANELA QUE AO VIVER UMA BOA VIDA, PODERÁ EM SI E ATRAVÉS DE SI PERPETUAR SUA HUMILDADE...SUA LIGAÇÃO PROFUNDA COM A TERRA E COM A HUMANIDADE E A PARTIR DAI TRAZER O CÉU Á TERRA PARA QUE FUTURAMENTE ESTE SEJA UM ESTADO PERENE, MESMO NA TERRA....POIS ESTA UNIÃO TORNARÁ A MATÉRIA MAIS SÚTIL, MAIS FÁCIL E MALEÁVEL DE LIDAR E A VIDA PODERÁ SER ESTENDIDA O QUANTO SE QUISER E PUDER!AS DIMENSÕES QUE COMPÕEM A TERRA, OU QUE TALVEZ SE FIZERAM A PARTIR DO "EVENTO QUEDA" SE TORNARÃO OM...E O IR E VIR ENTRE ELAS SERÁ UMA REALIDADE CONSTANTE!


Assim, o humano que se percebe humano é humilde e se percebendo humilde torna-se como uma criança curiosa, experimentadora, entregue à vida...vai vivendo e aprendendo a jogar e mais...A CANTAR E A DANÇAR!

Para a ampla maioria jogo é algo inconsequente...que traz prejuízos e não benefícios mas originalmente JOGO simbolizava mistérios....jogo de xadrez....de dama...de dados...futebol...etc....eram verdadeiros encontros com os Deuses e Deusas...com o Fortuito...As Moiras, As Nornes, O Fado, O Destino etc....vejam como isto era real...quando tiveram que escolher o Apóstolo que substituiria Judas Iscariotes os Apóstolos restantes fizeram o que?

LANÇARAM SORTES COM OS NOMES DOS CANDIDATOS...OU SEJA...JOGARAM E CONFIARAM QUE ATRAVÉS DO JOGO DEUS(A) MANIFESTARIA SUA VONTADE:


"E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado.
É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
Atos 1:15-26"


Então... 

O problema não é jogar...o Jogo nasce com os Deuses(as) ou Deus(a)...o Jogo em sua origem é Sagrado ou MANIFESTAVA o sagrado como um Oráculo entre os humanos...temos portanto que APRENDER A JOGAR...E neste aprender a jogar tem duas coisas deliciosas que os humanos podem fazer uso e que as crianças fazem sempre...APRENDER A CANTAR E DANÇAR!

JOGAR....CANTAR E DANÇAR...

Estamos aqui para vivermos o Mistério e aprendendo a jogar com os dados que a Vida nos dá devemos fazer SEMPRE que possível alegres, felizes, despertos, antenados em cada momento...as coisas da vida...NÃO É PROIBIDO SENTIR TRISTEZA...longe disto....A TRISTEZA TAMBÉM FAZ PARTE DO JOGO....E HÁ CANTO TRISTE E DANÇA TRISTE TAMBÉM...A verdade é que o canto e a dança são veículos para a alma através do corpo espantar as energias nocivas seja de forma alegre ou triste e deixar em si apenas o que REALMENTE lhe interessa!

Estais disposta(o)?

E em parceria é mais gostoso!


1.Trabalhe ou se divirta o melhor que puder e for permitido(pois nem todas as famílias são de afins)  com seus familiares e parentes...jogando, cantando e dançando com a Vida.

2. Encontre a alma que lhe toca e a faça parceria no jogo, no canto na dança do relacionamento amoroso!

3. Encontre pessoas afins amigas que possam em parceria pela vida afora saber jogar, cantar e dançar consigo.

4. Enfrente e encare a Vida, mesmo os piores momentos com Humildade(ligado à Terra, à sua humanidade, com o chão em que pisas, com as energias telúricas da terra, com muita reverência e simplicidade)...as pessoas e momentos difíceis que infelizmente( ou felizmente se mudarmos a ótica ) virão e nos trarão dores e angústias... 


SABER COMBATER O BOM COMBATE TAMBÉM É UM ENSINAMENTO SAGRADO JÁ QUE NESTA TERRA DE OPOSTOS ALGUNS SE FAZEM INIMIGOS DE OUTROS. NÃO DEVEMOS TER INIMIGOS MAS SE ELES APARECEREM DEVEMOS SABER COMBATER O BOM COMBATE SEM PERDERMOS O SABOR EM JOGAR, CANTAR E DANÇAR...SEJA SORRINDO OU CHORANDO!




Namastê

Paz e Luz

Valter Luís 

Música Sagradas...Além de Elis Regina acima aqui ainda coloquei músicas com outros intérpretes consagrados e que representam e bem o tema de hoje:jogar...cantar...dançar...crianças... 
Maria Betânia, Gonzaguinha, Toquinho e Adriana Calcanhoto. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário