sábado, 9 de dezembro de 2017

ARCANJOS - As Palavras Vivas

METATRON - SANDALPHON - MIGUEL - GABRIEL - RAFAEL - URIEL - JOFIEL - TZADKIEL - CHAMUEL -




Existe contudo apenas 1 Arcanjo reconhecido como tal somente na Bíblia genérica, aquela reconhecida como canônica por todos os cristãos... MIGUEL...GABRIEL é subentendido como Arcanjo, nenhuma frase, nada diretamente o trata como tal a não ser a tradição... RAFAEL aparece apenas na Bíblia católica no livro de Tobias( 12.15) onde diz explicitamente ser um dos 7 que estão ante o Senhor...mas na Bíblia não é dito que os tais 7 ditos Espíritos ante o Trono de Deus (Apocalipse 1:4...8:2 )seriam Arcanjos... URIEL é reconhecido como um deles pelas Igreja Ortodoxa e no Livro de Enoch mais 3 outros Arcanjos são reconhecidos como tais...ITURIEL AMITIEL E CHAMUEL(outras fontes dão outros nomes como RAGUEL, SARAKIEL, BARAQUIEL, JEHUDIEL, SAELTIEL, PHANUEL)... e creio que é exatamente daqui, do Livro de Enoch(segundo a tradição hebraica ele seria transformado no futuro METATRON enquanto Elias o seria em SANDALPHON) a tradição de que estes 7 Espíritos ante o Trono são 7 Arcanjos(Enoch 70:04) mas em outra passagem somente 6 são citados(Enoch 20:7) sendo que o nome de um sétimo aparece em Enoch 40:8-9. Em uma de suas epístolas Paulo fala da misteriosa VOZ DE ARCANJO que será o sinal para os dias escatológicos, mas dá a entender que esta Voz é do próprio Senhor, dai que alguns conjecturam que exista só um Arcanjo somente e este seja Miguel e outros ainda que Miguel e Jesus Cristo sejam o mesmo ser(I Tes 15-18)... Poderíamos conjecturar que CHAMUEL(Phanuel?), JOFIEL(Jehudiel?) E TZADKIEL(Sarakiel?) sejam outros nomes para os restantes 3 Arcanjos ou que os tenham substituídos na função arcangélica, não sabemos como tais nomes surgiram com certeza mas hoje são os nomes convencionais que completam a lista dos 7. 



ARCANJO vem do grego ARCHANGELUS -  Anjo principal ou Anjo Chefe dando a entender que estejam sobre os Anjos somente e não necessariamente sobre as demais classes celestiais como Principados, Potestades, Domínios, Rodas, Querubins, Serafins etc...Se entendermos que seus números sejam sete somente e que estejam sobre os Anjos podemos conjecturam que existam 7 grandes legiões de Anjos...entretanto se são realmente os 7 Espíritos que ministram diretamente ANTE O TRONO DE DEUS poder-se-ia ver neles seres acima das demais forças celestiais já que além deles apenas os 4 animais e os 24 anciões tem a honra segundo o Apocalipse de cercar este Trono(e segundo a tradição judaica METATRON)...



METATRON E SALDALPHON são tidos as vezes como Anjos, Arcanjos ou de outras classes como os Serafins e Querubins...mas é mais comum serem identificados como a grande e a pequena Face de Deus em sua revelação ao mundo o que caberia dizer que ENOCH transformado em METATRON se tornou A FACE REVELADA DE DEUS para todo o Universo e ELIAS como A FACE REVELADA DE DEUS para toda a Terra. Ou seja, as duas únicas figuras tidas como transladadas para não ver a morte na Bíblia teriam sido transformadas de profetas ou porta vozes divinos em verdadeiras expressões destes. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sandalfon https://pt.wikipedia.org/wiki/Metatron)



A invocação direta de Anjos não é vista com bons olhos pelo cristianismo evangélico, não sendo este um problema com o católico, já o espírita os tem como guardiões ascendidos humanos desta ou de outras paragens mas seres que um dia, em algum lugar, trilharam a evolução e agora nos ajudam...entretanto no seio evangélico acredita-se que EM RESPOSTA as orações dos fiéis para Deus em nome de Jesus Cristo e pelo poder e virtude do Espírito Santo Anjos e cia são enviados para ajudar os humanos quando estes necessitam. Também há correntes que acreditam que independente disto cada nação da Terra tenha seu Anjo guardião, bem como cada organização que atua no nome do Cristo(Os 7 Anjos das 7 Igrejas do Apocalipse por exemplo: tem correntes que os interpretam como os homens colocados na frente destas e outros como as entidades angélicas que as presidiam por trás destes anjos) e outros vão mais além...cada planeta...cada sol e estrela, sistema, constelação, galáxias, mundo(s), universo(s) etc... tem seu ser excelso responsável!



Uma coisa eu sei...Anjos, Arcanjos, Querubins, Serafins e cia(ou pelo menos a gigantesca maioria destes seres) não são menininhos fofinhos peladinhos de asas esvoaçantes...são seres extremamente poderosos, nem sempre com aparência humana, muitas vezes com atitudes nada amistosas(Num 22: 21-35, II Reis 19: 35-36 dentre outras) para connosco que atuam exclusivamente em prol da coesão da Criação Universal ou Humana em geral na Terra!

Valter Luis


MÚSICA SAGRADA

Música dos Arcanjos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...