sábado, 2 de fevereiro de 2019

TROIA - UM MITO PERENE -








Deixe a imagem falar de Tróia... da Grécia ...e de uma guerra que marcou o mundo, o inconsciente coletivo humano a ferro e fogo cerca de 3.300 anos atrás...


Helena, Áquiles, Ulisses, Heitor, Páris, Agamênon, Príamo, Enéias, Diomedes, Menelau, Pátroclo, Pentesiléia, Andrómaca, Cassandra, Ajax maior, Ajax menor, Nestor, Hécuba...etc...e dizem que até Deusas e Deuses ... como outros grandes mitos do passado o mito da guerra entre gregos e troianos persiste no nosso imaginário cada vez mais forte e fantástico...

Tróia faz parte com Arthur/Merlin/Morgana/Guineverre...Camelot ...Lancelot e seus cavaleiros...Viviane e Avalon...o cruel Mordred e a grande batalha mítica de monte Badon, Atlantis, o fantástico reino de Davi e Salomão, os reinos míticos de Rama...Krishna e dos Baratas na Índia, os grandiosos impérios; egípcio, persa, grego, romano, cretense, sumero/babilônico, maia/azteca/inca, chinês, japonês, a civilização celta, os templários, Carlos Magno e seu império, a era dourada de Portugal e Espanha, o império inglês dentre outros do imaginário popular ...

Esta guerra tão célebre e mítica foi imortalizada na obra Ilíada de Homero, ele por si só um personagem perdido nas brumas do mito onde alguns estudiosos imaginam vários escritores e não um só para sua obra.

Tudo começa com a profecia fatídica sobre o recém nascido filho de Hécuba e Príamo que recebe o nome de Alexandre...quando a profetisa(Cassandra sua irmã dentre 19 outros) diz claramente que ele será a destruição de Tróia aconselha a Príamo a sacrificar a criança...Hécuba então tem um sonho premonitório onde vê uma criança a correr e Tróia toda em chamas...Príamo extremamente pesaroso e Hécuba em prantos deixam um pastor levar o bebê para os montes e deixá-lo a morrer como uma oferenda aos deuses(as). O pastor vai, mas se enamora tanto ele quanto a esposa da bela criança e resolve ficar com ela criando-a como filho. Esta parte do mito lembra alguns contos como o de Branca de Neve e o caçador que resolve contrariar a rainha má e deixar Branca viver na floresta.

Crescido Páris um dia por estas ironias do destino dá de cara com 3 mulheres no campo...ele não sabe mas esta diante de 3 Deusas...Hera a deusa do casamento, dos relacionamentos lícitos, hipóstase da Mãe Gaia(papel também representado por sua mãe Réia, sua irmã Deméter e sua sobrinha Perséfone) e rainha do Olimpo; Atena a deusa da sabedoria, verdade, justiça e da guerra justa e Afrodite a deusa da beleza, da sensualidade, do amor e da paixão. Elas propõe a ele que escolha entre elas qual a mais bela...cada uma delas oferece algo em troca se ele a escolher. Hera lhe prometeu tornar-se o rei mais poderoso do mundo; Atena lhe promete sabedoria e se tornar o melhor guerreiro do mundo, Afrodite lhe promete a mão da mais bela mulher do mundo...Helena, filha de Zeus e Leda e mulher de outro homem...Menelau.
Páris escolhe Afrodite, mostrando então sua índole sensualista o que obviamente provoca a ira das outras duas deusas.

Um dia Páris que tem uma mulher chamada Enone resolve ir aos jogos de Tróia...Enone aflita lhe diz para não ir pois se for se enamorara de outra mulher e destruirá Tróia. Ora Páris era um inconsequente...escolhera Afrodite exatamente por isto; nem pensará em Enone que acaba sendo mãe de seu filho. Ele vai aos jogos, lá destaca-se tanto que vence até Heitor o primogênito de seu pai, este então reconhece o filho e o aceita em seu palácio. Dai por diante para agradar o filho lhe faz todo bem, tanto ele quanto Hécuba. Somente Cassandra chora...profetisa verdadeira mas amaldiçoada por Apolo para jamais ser crida ela sofre na alma o terrível futuro que aguarda suas amadas família e cidade.

Então chega o dia em que Príamo envia Heitor e Páris como embaixadores aos reis gregos para estabelecer novos contratos comerciais...lá Páris conhece Helena e a paixão entre os dois é fulminante e instantânea... de início ela resiste um pouco mas Páris vence-lhe a resistência...fazem sexo, sobre sexo na ausência de Menelau que havia saído para resolver outros problemas e no fim este a convence a fugir com ele para Tróia...Heitor só descobre Helena escondida no navio muito tempo depois, quase perto de Tróia...fica extremamente consternado mas segue viagem adiante afinal naquela altura o mau já estava feito e a ira de Menelau caso voltassem seria extrema. Ao chegarem no palácio todos acabam se conformando com a situação(menos Cassandra) e Helena é aceita...nada se diz do fim de Enone.

Obviamente a notícia corre célere entre os reis gregos e Agamênon rei de Micenas e rei dos reis  convoca os demais para uma conferência...Ulisses rei de Ítaca o mais sábio homem do mundo antevendo tudo o que ia acontecer tenta fugir se disfarçar de louco mas acaba indo na marra na reunião convocada por Agamênon. Vale citar que Menelau era rei de Esparta a mais beligerante das cidades gregas onde desde o berço as crianças homens já eram ensinadas nas artes da guerra. Ares era o patrono da cidade.

Depois de muitas confabulações decidiu-se pela guerra e Agamênon invocou o juramento do cavalo morto e partido em diversas partes, o mais severo entre os gregos para que todos lhe jurassem fidelidade. Mas uma seta seria cravada no coração de Agamênon...sua filha Ifigênia prometida de Áquiles acabou sendo sacrificada à deusa Ártemis que estava zangada com Agamênon e causava terrível mau tempo que impedia a frota de zarpar. Exigiu dele o bem mais precioso e com a chegada de Ifigênia para despedir-se do pai deixou claro que este bem era a garota.

Feito o sacrifício que parte o coração de Agamênon e desperta no coração de sua mulher Clitemnestra uma fúria mortal que no futuro despejará sobre o marido a frota parte...um dos maiores exércitos já reunidos na antiguidade, cheio de guerreiros e personagens célebres rumo a cidade de Tróia que nem os gregos sabiam... já estar condenada pelos Deuses. Estes aliás se dividem, há grande cisão entre eles; alguns defendem que Tróia não seja destruída e no mundo etérico haverá peleja entre eles quando os exércitos se defrontarem. E as batalhas são terríveis. De início há um equilíbrio tão grande que ninguém sabe qual será o resultado de tudo aquilo...e o equilíbrio se torna angústia na media que o tempo passa. Passa tanto que quando se dão conta já se passaram 9 anos. 

9 é um número que representa a totalidade, a universalidade o começo e fim de todas as coisas...podemos estar mais diante de um número representativo de todo o mito vivido por gregos e troianos do que o tempo efetivo da guerra sendo que no décimo ano um novo início na simbologia a guerra termina. Ou então tudo é tão trágico e eivado de energias fantásticas que os números e feitos da guerra se conectam com a simbologia universal.

Grandes feitos são conseguidos neste tempo pelos dois exércitos e combates individuais memoráveis são vividos pelos heróis de ambos os lados culminando no maior de todos entre o maior guerreiro entre os gregos Áquiles e o príncipe herdeiro de Tróia...Heitor...depois de um combate renhido Áquiles mata Heitor e num gesto de fúria extrema(Heitor havia matado seu amigo Pátroclo que na recusa de Áquiles combater por estar irado com Agamênon que lhe havia roubado Briseida sua prenda de guerra e amante porque Agamênon foi obrigado por Áquiles e os reis gregos a devolver Criseida sua prenda de guerra e amante, filha do sacerdote de Apolo Crises para não enfurecer o Deus, veste a armadura do amigo e lidera os mirmidões em batalha vindo a perecer) rodeia a cidade várias vezes arrastando o cadáver amarrado pelos pés para horror de Príamo, Hécuba e sua família. Aliás, a busca de Príamo pelo corpo do filho ao tentar convencer Áquiles a devolvê-lo é uma das cenas mais comovedoras da guerra.

Com o impasse da guerra surge o gênio de Ulisses que propõe aos gregos que construam um cavalo(pelo jeito um ícone religioso tanto de gregos quanto troianos) de madeira e deixar na praia como oferenda aos deuses e presente aos troianos como reconhecimento da vitória destes na guerra. Assim é feito...os gregos partem e o cavalo fica lá...com o tempo os troianos se animam ir até a praia, veem o cavalo e entendem que os gregos capitularam...eufóricos levam a oferenda para dentro dos muros da cidade e comemoram dia e noite com muita comida e bebida...tarde da noite quando todos dormem anestesiados pelo vinho uma portinhola se abre sob o cavalo e por ela desce um contingente dos melhores guerreiros gregos...estes vão e dão um sinal visto pela esquadra, esta volta e então os guerreiros abrem as portas da cidade inexpugnável aos exércitos gregos que passam todos ao fio da espada escapando muito poucos...Príamo e toda a família real é morta à exceção de algumas mulheres...Páris antes de morrer acerta uma flechada mortal no calcanhar de Áquiles, tido como único ponto mortal do herói grego e o mata. Apenas o príncipe Enéias sobrinho de Menelau escapa com um contigente de troianos...Helena, Cassandra e outras mulheres são capturadas...Helena volta para Menelau e Cassandra é tomada por Agamênon...os gregos incendeiam Tróia e a cidade é totalmente destruída...diz o mito que Enéias parte em direção a Itália e será o patriarca dos futuros construtores de Roma; Rômulo e Remo.

Chegou ao fim então aquela que até hoje é conhecida como a mais célebre das guerras da antiguidade.
No século 19 o descobridor Henrich Schliemann descobre na região uma série de fortificações que corroboram a base do mito. Tróia vinha a luz milhares de anos depois. O mito se mostrou mais vivo do que nunca. Não sabemos se estes personagens realmente existiram ou não, se o motivo da guerra foi este mesmo ou rivalidade comercial. Não sabemos as fontes de Homero nem porque recheou a guerra com as cenas de guerra entre os Deuses também. Seja como for ninguém que tem contacto com esta História fica à margem...E em muitos surge uma saudade estranha, como algo que foi perdido, que não tem mais volta mas que de alguma parte fez parte de suas vidas. 

E o mito continua...

Valter Luís





VÍDEOS SAGRADOS


TROIA - EPIC MUSIC -







Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...