sexta-feira, 23 de outubro de 2020

- THE GODFATHER/O PODEROSO CHEFÃO - UM DRAMA FAUSTIANO - O FILME ORIGINAL E A TRILOGIA -

 Sessão...nunca deixe de ver um clássico...filmes essenciais...


PORQUE FALAR DE UM FILME DE MÁFIA NO BLOG? PORQUE ESTE FILME É UM GRANDE DRAMA FAUSTIANO! MICHAEL FAZ O HOMEM, APARENTEMENTE INCORRUPTÍVEL, DE BOA ALMA, QUE POR DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS SE VÊ A CERTA ALTURA DA VIDA TENTADO POR MEFISTÓFELES(AQUI NA FIGURA DO PAI DON VITO) PARA VENDER SUA ALMA. RELUTA, LUTA CONTRA COM TODAS AS SUAS FORÇA MAS NO FINAL SUCUMBE E PODE SE TORNAR UM DEMÓNIO AINDA PIOR QUE O GENITOR. UM FILME QUE PENETRA PROFUNDAMENTE NA QUESTÃO BEM E MAL QUE A MILENIOS CONFUNDE A HUMANIDADE. COMO? A FIGURA DE DON VITO...UM PERSONAGEM CRIMINOSO MAS NO CONTEXTO EM QUE VIVEM OS PERSONAGENS, UM MAU NECESSÁRIO PARA QUE O MAL MAIOR NÃO ENGOLFE E ENVOLVA A TUDO E TODOS. DON VITO É COMO OS REIS DO PASSADO...LUZ E TREVAS ESTENDENDO A UNS A MÃO CARIDOSA E A OUTROS A MÃO ENÉRGICA...SE PERMITINDO CERTAS CONTRAVENÇÕES MAS IMPEDINDO OUTRAS QUE CONSIDERA REALMENTE DANOSAS PARA AS PESSOAS. A PERGUNTA É..SERÁ QUE O SEDUZIDO MICHAEL SERÁ IGUAL? POR FIM, NÃO VOU ENTRAR TANTO NO MÉRITO DA TRAMA EM SI NO TEXTO, MAS CONVIDAR CADA UM(A) A VER AS OBRAS E CHEGAR AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. NO TEXTO ME ATENHO MAIS AOS FILMES EM SI E CERTAS CURIOSIDADES SOBRE OS MESMOS , DIRETOR E SEUS INTÉRPRETES .

PAX ET LUX

VALTER LUÍS TALIESIN


- THE GODFATHER/O PODEROSO CHEFÃO - EUA - 1972 - Obra Prima Clássica - nota 10+ - ***** -
Marlon Brando era um monstro sagrado do cinema em torno de 1970, contudo reza a lenda que o grande mito teria se humilhado e se submetido a fazer testes por um então jovem e desconhecido diretor chamado Francis Ford Coppola para viver nas telas o personagem central da trama do romance de Mario Puzo... mas diferente do que alguns possam imaginar isto nada teve a ver com preferência por outro por parte do diretor, dúvidas quanto ao talento do mito ou suspeitas sobre se ainda era popular e rentável... o fato é que Brando era JOVEM DEMAIS para, a ver do diretor, encarnar o grande patriarca mafioso. Aceito, o mito teve que se submeter a sessões diárias de maquiagem para ficar com a aparência que ficou. E nem Coppola, nem Brando se arrependeram do arranjo feito. O poderoso chefão entra na grande maioria das listas dos especialistas como um dos 10 maiores e melhores filmes já feitos e é também um dos filmes mais famosos e mais lucrativos de todos os tempos! Sua trilha sonora, ou tema musical é um achado fantástico e esta entre as melhores e mais famosas já feitas. A caracterização e interpretação de Brando, de Don Vito Corleone, criou um dos mais icônicos personagens não só do cinema mas da cultura universal como um todo. Brando venceria o oscar de melhor ator mas não faria gloria sozinho... um jovem ator até então desconhecido se destacaria no filme quase tanto quanto o descomunal ator... seu nome... Al Pacino e o resto... virou história com pitadas de lenda...
O poderoso chefão teve 2 continuações sendo que nas mesmas o centro das atenções agora, depois da morte de Don Vito, recai sobre o filho Michael Corleone. No segundo filme, para muitos melhor até que o simplesmente perfeito primeiro, o filme se divide entre o crescimento de Michael frente à família e flashbacks sobre a juventude de Don Vito, vivido aqui por Robert de Niro. No terceiro vemos o apogeu e o declínio de Michael... este contudo, alguns degraus abaixo da perfeição dos outros dois. Coppola como disse, fez um filme simplesmente perfeito! Esta coisa de melhor do que...neste nível é meramente subjetivo e envolve muito de gosto pessoal. Eu particularmente gosto um pouquinho mais do primeiro e também acho que em termos de impacto midiático, de fenômeno, ele fez mais barulho que o segundo. Não é brincadeira... este filme no fim acabou por cimentar não um mas dois dos maiores personagens do cinema... Don Vito e Michael... que se tornaram os principais triunfos perenes de Brando e Pacino...se o segundo não conseguiu como o primeiro, de cara, o fez no correr da trilogia... principalmente no segundo filme. Aliás, no primeiro filme para muitos o verdadeiro protagonista ou no mínimo um dos, é Michael já que com a morte de Don Vito fica o restante do tempo com a trama centrada em si. Os verdadeiros coadjuvantes de destaque na trama e que deveriam dar indicações a seus intérpretes que os fizeram muito bem são Sonny Corleone e Tom Hagen. Contudo por estes arranjos loucos que só a academia entende Pacino foi indicado ao oscar como coadjuvante e não como protagonista... sua derrota contudo para outro configura que o arranjo não deu certo e nos vemos diante da primeira injustiça na carreira do ator... a segunda seria a perda na categoria principal exatamente pelo mesmo personagem agora no segundo filme. Aqui, se indicado fosse como protagonista nem seria injusto perder quanto ganhar de Brando... ainda que entenda que Brando NESTE filme simplesmente criou uma obra prima e Pacino demorou pelo menos um filme a mais para fazer isto!
De Niro ajudou ainda mais na mítica de Don Vito ao faze-lo de forma soberba ganhando o oscar de ator coadjuvante por isto no filme 2 da saga. Contudo os louros vão mesmo para Brando e Pacino na perenização deste filme e da trilogia como algo inigualável na história do cinema!
Um drama, um suspense, um policial, até um romance... escolha o estilo que quiser... esta obra se encaixa. Completando o elenco temos nomes então jovens, em início de carreira (mas nem tanto quanto Pacino) e que encontraram aqui os papéis que alavancaram a mesma e se tornaram referências em seus currículos... James Caan, John Cazale e Talia Shire(irmã de Coppola)como os outros filhos de Don Vito... Robert Duvall o filho postiço... Diane Keaton que forma com Pacino o grande par romântico da trama e alguns veteranos que depois de carreiras muito boas como astros de filmes, na maioria B, se imortalizaram com a obra... Richard Conte e Sterling Hayden...que ainda conta a favor de si, um militar meio maluco na obra prima memorável ...Doutor Fantástico de Stanley Kubrick com Peter Sellers e George C. Scott ...dois papéis coadjuvantes que juntos valeram quase por toda sua carreira ...ainda que esta contenha 3 protagonistas de peso em obras importantes, filmes A como O segredo das joias de John Huston com Marilyn Monroe, Johnny Guitar de Nicholas Ray com Joan Crawford, O grande golpe do mesmo Kubrick e ainda como coadjuvante de destaque em ... O príncipe Valente de Henry Hathaway com Janet Leigh, James Mason e Robert Wagner, 1900 de Bernardo Bertolucci com De Niro, Burt Lancaster e Gerard Depardieu e O perigoso Adeus de Robert Altman com Elliot Gould...exatamente por isto falo quase.
Estranhamente Don Vito não tem uma partner de peso. Não há amantes e sua mulher é praticamente uma mera figurante(vivida pela mãe de Coppola, Italia Coppola). SE pudéssemos ver algum defeito na obra seria este... a ausência de um personagem feminino de peso para se relacionar com Don Vito. No mais... gigantesca obra prima clássica suprema! Um dos mais fantásticos filmes já feitos!
Diretor:
Francis Ford Coppola
Autor:
Mario Puzo
Música:
Nino Rota
Elenco:
Marlon Brando como Don Vito Corleone
Al Pacino como Michael Corleone
Diane Keaton como Kay Adams
Robert Duvall como Tom Hagen
James Caan como Sonny Corleone
John Cazale como Fredo Corleone
Talia Shire como Connie Corleone
Sterling Hayden como cap. Mark
Richard Conte como Emilio Barzini
John Marley como John Woltz


- THE GODFATHER 2/O PODEROSO CHEFÃO 2 - EUA - 1974 - nota 10+ - ***** -

Aqui temos a continuação da saga. Michael agora é o padrinho. E o filme procura nos mostrar o personagem usando todo seu poder para estabelecer-se como o principal capo da máfia. Paralelamente vemos a história do jovem Don Vito, como ele fez para se tornar o que se tornou.
Este filme geralmente tem aparecido não só na maioria das listas dos 10 maiores e melhores filmes de todos os tempos mas em boa parte delas à frente do primeiro. Seja como for os dois filmes são considerados clássicos supremos, verdadeiras obras primas do cinema.
No filme Michael se torna um capo mais frio ainda que o pai, o contraste é feito mostrando exatamente a ascensão dos dois personagens em tempos claro, diferentes...o grau de violência a meu ver é ainda maior. Pacino como disse na análise do primeiro filme, havia perdido um oscar certo como coadjuvante no primeiro filme. Tudo foi feito para ele ganhar, inclusive coloca-lo concorrendo como coadjuvante sendo que de fato seu papel é de protagonista mas...como havia a grande expectativa de Brando reinar absoluto nas premiações e diante da grande envergadura do trabalho de Pacino acharam que esta seria a solução para ambos serem premiados. Não foi. Faltou combinar com os votantes rs... Apesar de ser incensado por público e critica o ator perdeu. Então veio este filme...tanto ele quanto Robert de Niro dão um banho de interpretação. De Niro ganhou como coadjuvante...ele não levou como protagonista! Foi uma gritaria só! O mito nem seria indicado pela terceira encarnação do personagem e só conseguiria seu oscar quase 20 anos depois desta indicação, por Perfume de mulher....uma grande interpretação sem duvida mas esta é ainda superior!
Coisas de Hollywood!!!

Direção: Francis Ford Coppola

Elenco:
Al Pacino como Michael Corleone
Robert de Niro como Don Vito Corleone jovem
Diane Keaton como Kay Adams
Robert Duvall como Tom Hagen
James Caan como Sonny Corleone
John Cazale como Fredo Corleone
Talia Shire como Connie Corleone
Lee Strasberg como Hyman Roth
Bruno Girby como Peter Clemenza
Danny Aiello como Tony Rosato



- THE GODFATHER 3/O PODEROSO CHEFÃO 3 - EUA - 1990 - Nota 10 - ***** -

Sucesso como os demais contudo este é considerado um filme uns degraus abaixo no nível de excelência em relação aos outros dois. Enquanto aqueles são verdadeiras obras primas do cinema este, agora, 30 anos depois é com certeza um grande clássico e a meu ver sim excelente, mas com alguns pequenos escorregões(o maior deles a escalação da filha do diretor, Sofia, inexperiente, em papel chave na trama... e a futura excelente diretora se revelou uma atriz bem abaixo do esperado) que o impedem de estar no mesmo patamar que os outros 2. Aqueles disputam o direito de estar entre as 10 maiores obras cinematográficas já feitas...este entra no máximo entre as 1000 e quem sabe entre as 500 destas mil! Ou seja...ganha a meu ver um 10 mas não ganha o + junto que coloco quando entendo ser uma obra suprema e intocável! Merece ser SIM visto! Talvez tenha até admiradores que o considerem tão bom quando os outros. Mas não é quase unanimidade como os anteriores.
Aqui Michael reina supremo...se nos outros dois o personagem divide os holofotes com o patriarca Don Vito...aqui Michael é soberano! Michael inclusive é mostrado no ápice do poder...rodeado de glamour e veneração mas pouco a pouco chega o declínio e o personagem será confrontado com seus demónios interiores, os fantasmas de seu passado e a geração futura que chega. Este filme tem o mais estelar, quantitativamente falando, elenco de toda a trilogia ainda que não tenha o peso de um Marlon Brando ou um Robert de Niro no cast e nem mesmo de um Robert Duvall, James Caan ou John Cazale.

Direção:
Francis Ford Coppola

Elenco:
Al Pacino como Michael Corleone
Diane Keaton como Kay Adams
Andy Garcia como Vincent Mancini-Corleone
Sofia Coppola como Mary Corleone
George Hamilton como B. J. Harrison
Bridget Fonda como Grace Hamilton
Eli Wallach como Don Altobello
Talia Shire como Connie Corleone
Joe Mantegna como Joey Zasa
John Savage como padre Andrew Hagen
Raf Vallone como Cardeal Lamberto
Helmut Berger como Frederick Keinszig


Vídeo

Tema musical de O poderoso chefão










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