Sessão nunca deixe de ver um clássico... filmes essenciais...
DR. STRANGELOVE/DR. FANTÁSTICO/DR. ESTRANHO AMOR - GRÃ-BRETANHA/EUA - 1964 - Obra Prima Clássica - nota 10+ - ***** -
Considerada por muitos especialistas como a maior e melhor comédia de todos os tempos(encontra contudo grandes rivais em Tempos Modernos e O grande ditador de Charles Chaplin, Quanto mais quente melhor de Billy Wilder e Levada da breca de Howard Hawks)... este filme foi um divisor de águas no gênero.
Como encarar um tema tão espinhoso quanto a guerra e principalmente esta...fria?
O conceito da guerra fria entre EUA e URSS?
Stanley Kubrick decidiu que só tinha uma forma honesta e “lúcida” de fazer isto... de contar uma história, de tecer críticas.
O HUMOR!
A COMÉDIA!
Estranho?!
Nem tanto!
Como encarar a possibilidade da aniquilação total... sua e de toda humanidade sem cair no pieguismo, no dramalhão intenso, no desespero ou em um filme extremamente técnico ou didático?
Zoando!!!
Não com o conceito em si!
Ou seja, não é considerar o tema uma piada em si, mas fazer piada do absurdo que é esta humanidade!
A guerra, a dor, a aniquilação nada é frente ao que REALMENTE a provoca e dela esta por trás...
A IMBECILIDADE HUMANA!
Kubrick destroça,...no bom sentido, subverte completamente o conceito da guerra fria assim como Chaplin o fizera com o conceito da guerra em si em O grande ditador!
E os dois gênios foram extremamente felizes!
O discurso final do personagem de Chaplin em o grande Ditador é tão antológico para exemplificar o absurdo da guerra quanto o militar que cavalga estilo cowboy o míssil nuclear no filme de Kubrick.
Peter Sellers, o mítico comediante, teve papéis memoráveis no cinema que o fizeram galgar à posição para muitos de O Maior, em um clube muito seleto dos considerados melhores comediantes de todos os tempos; seu inspector Closeau da série de filmes Pantera Cor de Rosa é, creio o mais célebre. Contudo é aqui, que o mito atinge a excelência suprema! Sua interpretação em mais de um papel no filme entraria para a história como uma das melhores já feitas valendo-lhe uma indicação ao oscar. Aliás, Kubrick, em geral ignorado pela academia tem aqui seu filme mais indicado ao prémio, inclusive melhor diretor. George C. Scott , Slim Pickens e Sterling Hayden estão soberbos e complementam magistralmente a opera que é a atuação de Sellers.
Um filme magistral, lendário, mítico, histórico... de sucesso popular e ovacionado pela crítica.
Para muitos Kubrick só se superou 4 anos depois em 2001 uma odisseia no espaço, contando o mestre assim com a maior Sci Fi já feita(e um dos 10 maiores filmes de todos os gêneros) e a maior comédia (e um dos 25 maiores filmes feitos) ...
Se somarmos à eles Laranja Mecânica que entra na lista das 10 maiores Sci Fi feitas(e dos 100 maiores filmes feitos), O iluminado como um dos 10 maiores filmes de terror, Spartacus como um dos 10 maiores épicos e Glória feita de sangue mais Nascido para matar...o primeiro entre os 10 maiores filmes de guerra e o outro entre os 50 maiores... mais os excelentes e clássicos Barry Lyndon, Lolita, O grande golpe e o extremamente subestimado De olhos bem fechados - a meu ver um dos melhores tratados sobre psicologia e ocultismo no cinema - vemos que o lendário diretor era um mestre em TODOS os gêneros! E não é de admirar os inúmeros que o consideram o maior diretor do cinema!
Doutor Fantástico nos convida contudo à reflexão!
É um humor nervoso... tenso... um rir de si mesma enquanto humanidade mas um rir não conformista!
A proposta embutida na metragem é rir da hediondez da imbecilidade humana considerando enfim o absurdo que é continuamos nesta toada insana!
É escrachar a burrice de tal forma que possamos sentir o nosso ridículo, mudar de vida e refazermo-nos como seres pensantes e moralmente sãos. Ao fazer 2001 em seguida à Doutor Fantástico, com a mensagem que ele contém e passa Kubrick sinaliza que há saída para a humanidade... entretanto o sinal de alerta continua ligado no filme seguinte... Laranja mecânica... mas aqui... agora...sem humor nenhum...só caos!
Direção e
Roteiro:
Stanley Kubrick
Obra e
Roteiro:
Peter George
Música:
Laurie Johnson
Elenco:
Peter Sellers como Doctor Strangelove e Presidente Mandrake...etc...
George C. Scott como Gal. Buck Turgidson...
Sterling Hayden como Gal. Jack D. Ripper...
Slim Pickens como Mj. T. J. King Kong....
James Earl Jones como Lt. Lothar Zogg...
Keenan Wynn como Cel. “Batt” Guano...
Tracy Reed como senhorita Scott...
Pax et Lux
Valter Luis Taliesin
Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário