Sessão... nunca deixe de ver um clássico... filmes essenciais...
TO SIR, WITH LOVE/ AO MESTRE COM CARINHO/O ÓDIO QUE GEROU O AMOR - GRÃ-BRETANHA - 1967 - Grande clássico - nota 10+ - ***** -
Sidney Poitier foi o primeiro mega star negro do cinema! Aquele tipo de astro que não tem um segmento definido mas agrada a gregos e troianos. Ou pelo menos a maioria deles já que aos mais renitentes é improvável!
Antes deste filme Poitier, o maior ator negro surgido(até pelo menos surgir Denzel Washington e Morgan Freeman) e o maior astro negro(também até surgir o mesmo Washington, Eddie Murphy e Will Smith pelo menos), entre os maiores nomes do cinema nos anos 60, já havia ganho um oscar como melhor ator por Um homem para Ivy, o primeiro dado a um intérprete negro e boa meia dúzia de ótimas bilheterias no bolso dos estúdios com outros filmes...desde 1958 sendo, O ou UM dos protagonistas de seus filmes! Foi também considerado um dos mais belos atores e um grande símbolo sexual! Mas com certeza naquele ano de 1967 viu-se surgir as 3 obras cinematográficas de maior sucesso e mais aclamadas do grande mito: Adivinhe quem vem para jantar... verdadeira obra prima da comédia que trata com muita clareza e bom humor o choque de gerações e a questão racial quando dois casais de pais, um branco e outro negro, tem que administrar o fato de que seus filhos se apaixonaram e querem ficar juntos! Poitier aqui simplesmente atua ao lado do mega casal dourado de Hollywood... Katharine Hepburn/Spencer Tracy... depois no ano seguinte o astro fez um dos maiores duelos interpretativos do cinema entre dois atores com Rod Steiger, no ultraclássico...No calor da noite... um policial/suspense que mostra dois policiais tendo que superar suas diferenças pessoais e raciais para atuar juntos em pequena cidade do interior dos EUA. Hepburn e Steiger levaram o oscar de atriz e ator por estes filmes naquele ano, inacreditavelmente Poitier não foi indicado ao oscar por nenhuma das 3 excelentes interpretações nestes filmes! Mas apesar de qualitativamente estes dois filmes serem excepcionais, bem melhores que Ao mestre com carinho (mas não nos enganemos este também é um excelente filme) este conseguiu superá-los como o filme mais célebre de Poitier... seja como for, se já era grande, depois destes 3 filmes Poitier ficou na estratosfera do cinema, se tornando um verdadeiro símbolo de classe para seus colegas, principalmente negros!
Ao mestre com carinho mostra um engenheiro na Inglaterra dos anos 60 - uma década em que o conflito de gerações atingia o seu ápice no mundo inteiro e a terra da rainha era um de seus pivôs - que tem que ensinar em escola do subúrbio enfrentando uma turma rebelde contra o sistema e totalmente adversa à si. O tema racial também está presente mas em doses menores que nos outros dois filmes; o que pega mesmo aqui é a questão da rebeldia estudantil mais que outra coisa.
O filme nos mostra como que, com uma mistura de rigor e amor...uma liga, uma mistura poderosa, o professor consegue, não dobrar à sua vontade, mas chegar, primeiro ao coração dos alunos e depois às suas mentes com a razão de ser do ensino, do aprender, e do porque isto será importante para eles. É um filme ainda hoje essencial para se entender a mente de adolescentes e passar a importância da escola em suas vidas. A cena final emociona e faz lágrimas brotar nos olhos mais secos!
E um ingrediente que instantaneamente se tornou tão importante quanto o filme em si foi a poderosa e hoje verdadeira joia clássica canção ... To Sir With Love, cantada de forma inspirada e marcante por Lulu, uma de suas alunas no filme.
Magnífico filme!
Direção:
James Clavell
Autor:
E. R. Braithwaite
Música:
Ron Grainer
cantada por
Lulu
Nenhum comentário:
Postar um comentário