sexta-feira, 13 de novembro de 2020

- STAR WARS/GUERRA NAS ESTRELAS - O MITO SUPREMO DA GUERRA ENTRE O BEM E O MAL REVISADA -

Sessão... nunca deixe de ver um clássico... filmes essenciais...


STAR WARS/GUERRA NAS ESTRELAS /GUERRA DAS ESTRELAS - EUA - 1977 - Obra Prima Clássica - nota 10+ - ***** -


As estrelas NUNCA mais foram as mesmas no mundo do cinema depois do emblemático ano de 1977!

Se elas já tinham sido tocadas pelas jornadas de uma certa Enterprise uma década antes na TV agora foram verdadeiramente abaladas pelas batalhas cósmicas de uma guerra épica entre o Bem e o Mal em uma certa galáxia muito... muito distante! Star Wars, a obra suprema das aventuras criada por um então desconhecido George Lucas foi tão poderosa que ratificou de vez e ampliou de forma estratosférica o termo blockbuster, surgido 2 anos antes com o Tubarão de Steven Spielberg, a ponto de muitos esquecerem Tubarão e acharem que Star Wars foi o primeiro dos blockbuster... não foi! Mas sintetizou em si de tal forma o termo que praticamente o representa na história do cinema!


Star Wars também criou a moda das sagas espaciais. Não de filmes que acontecem no espaço, isto já havia... mas uma onda quase que interminável nos anos seguintes, de sagas que acontecem no espaço; tanto no cinema quanto na TV como: Battlestar Galáctica, Buck Rogers, Alien o oitavo passageiro, Duna, Aliens... etc ...além do retorno de Star Trek, agora em tela grande. 


Star Wars se tornou enfim um ícone e um impulso demolidor para o gênero Sci Fi...um gênero que engloba não só as sagas cósmicas como ela mas, filmes sobre alienígenas (como um dos seus grandes rivais nas bilheterias daquele ano, Contatos Imediatos de Terceiro Grau de Spielberg), sobre o futuro, sobre viagens no tempo e afins.


A princípio 5 personagens centrais se destacaram e tornaram-se emblemáticos deste filme e da saga toda; Luke Skywalker, Princesa Léia, Han Solo, Obi-Wan Kenobi e Darth Vader...mais tarde seu alter ego: Anakin Skywalker, teria sua história contada em sua própria trilogia dentro da saga junto com a princesa Amidala e um jovem Obi-Wan e na terceira trilogia 3 dos personagens centrais da primeira serviriam de suporte para nos apresentar mais 4 personagens centrais... Rey( pode ser que enganado esteja mas a primeira Jedih mulher da saga), Kylo Ren, Finn e Poe Dameron. Com isto esta Star Wars Original se tornou cronologicamente a quarta película da saga, renomeada, Uma Nova Esperança, já que a segunda trilogia é uma prequela sobre a vida de Anakyn e Obi-Wan em seu encontro determinante com Padmé Amidala e a  terceira trilogia se permite botar um fim na saga dos Skywalker.


Bem, para quem conhece de mitologia vai ver inúmeras referências dentro do filme e da saga em geral. Verá a Jornada do Herói, verá o guru que inicia o discípulo (dos dois lados), verá alguns dos contextos centrais dos contos de fadas; o príncipe perdido disfarçado de pessoa comum, a princesa salva e apaixonada pelo misterioso aventureiro, reinos esplendorosos com seres fabulosos.

E verá principalmente o maior mito de todos: a eterna luta, ou pelo menos imemorial luta entre O Bem e O Mal ... aqui metaforizados como os dois lados da Força... uma entidade impessoal universal, responsável por toda a manifestação de vida e por sustentar a mesma. 


A Força contudo NÃO É DEUS...pelo menos não o que entendemos por Deus no ocidente. Seja no politeísmo ou monoteísmo Deus tem personalidade para nós. Mesmo aqueles que supostamente defendem um monoteísmo puro, sem o lance da Trindade cristã, não fogem de um Deus que fala e de muitas maneiras interage com sua criação como uma pessoa. 


Não é o caso da Força! 


Entretanto apesar de a Força ser impessoal ela produz, cria e atua em tudo, e mais; pode ser manuseada, para Bem ou Mal por  criaturas conscienciais. Ser unificado à Força no fim de suas vidas é o grande objetivo dos Jedih(uma espécie de cavalaria sagrada ) ...já o dos Sith(uma espécie de confraria trevosa) é dominá-la e através dela toda a criação e se possível viver indefinidamente. 


Jedih e Sith nos apresentam duas formas de vivenciar o poder divino presente em todas as coisas; o fluido, que é perceber a Força em si, em todas as coisas... dominar as artes de expressar este poder de forma criativa no mundo e o outro... arbitrário; o qual no afã de dominar indiscriminadamente de fato o que se faz é se deixar dominar pela Força, se tornando por livre escolha em uma força cega moralmente da Natureza. Há contudo nas duas formas um objetivo... na primeira seria atuar coeso com a Força no mundo para o bem de tudo e todos; na segunda dominar(mas na realidade ser dominado é o que acontece) pelo poder de forma amoral(em muitos casos imoral) não tendo limites para expressá-lo e ter uma agenda de domínio sobre os demais.


Como toda saga cósmica Star Wars é extremamente trágica e portanto poderia ser também classificada como um grande drama do cinema. Temos a tragédia da perca do grande amor que faz um homem perder também o senso de amor incondicional por todas as formas de vida e cair nas mãos das trevas ao vender-se à outro que tem por único objetivo o poder; tem os filhos deste amor que crescem sem os cuidados dos pais, criados separados e sem noção real de quem são; tem o anseio e a busca pela liberdade dos que se sentem oprimidos por um regime ditatorial e tem castas, raças e espécies de vida inteligente e conflitos e confrontos entre as mesmas...é um grande drama cósmico! Claro, Lucas tentou atenuar colocando grandes doses de humor e fantasia na trama mas essencialmente é uma grande aventura dramática Sci Fi!


No ano em que estreou Star Wars quebrou todos os recordes de bilheteria, ficando por 5 anos até o surgimento de outro Sci Fi poderoso, E. T de Spielberg, como a maior bilheteria do cinema (sem a correção pela inflação) e depois, com uma reestreia poderosa quando do lançamento da segunda trilogia no fim dos anos 90, o filme original foi dos mais de 750 milhões de bilheteria em 1977 para mais de um bilhão se tornando então num dos pouquíssimos bilionários da época. Ganhou 7 oscar técnicos... se tornou em um gigantesco sucesso e moda universal, se tornou cult, genitor(a) de uma das maiores sagas e franquias cinematográficas, um enorme clássico e uma verdadeira obra prima imortal de como contar uma história e fazer magia para os sentidos e sentimentos de quem a vê... hoje é considerado um dos 3 maiores Sci Fi do cinema e um dos 100 melhores e maiores filmes de qualquer gênero em todos os tempos!


Em tempo: a trilha sonora de John Williams é algo à parte... poderosa, mágica, majestosa e entre as melhores e mais célebres já compostas! 


Diretor e criador:

George Lucas


Música:

John Williams


Elenco:


Mark Hamill como Luke Skywalker 

Carrie Fisher como Princesa Léia

Harrison Ford como Han Solo

Alec Guinness como Obi-Wan Kenobi 

James Earl Jones como Darth Vader(voz)

Peter Mayhew como Chewbacca

Anthony Daniels como C-3PO

Kenny Baker como R2-D2

Peter Cushing como Grande Moff Tarkin

Pax et Lux 

Valter Luís Taliesin 



Vídeos 

Trilha Sonora de Star Wars 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...