domingo, 15 de novembro de 2020

- UNDERWORLD/ANJOS DA NOITE - O SUBMUNDO - O LADO SOMBRIO DA HUMANIDADE -

   Sessão nunca deixe de ver um clássico...filmes essenciais...

UNDERWORLD/ANJOS DA NOITE/UNDERWORLD - O SUBMUNDO - GRÃ-BRETANHA/EUA/ALEMANHA/HUNGRIA - 2003 - Obra cult e já clássica - nota 9.5 - **** -
Parecia que o mundo dos vampiros e lobisomens no cinema e TV estava condenado as eternas reprises de Sede de Viver dos anos 80, Drácula de Bram Stoker e Entrevista com o vampiro de uma década antes mais os clássicos estrelados por Bela Lugosi ou Christopher Lee na tal era de ouro deste tipo de temática, depois do fracasso de A Rainha dos condenados, continuação de Entrevista, um tempo antes ... os de Lobisomens então nem se fala... o último memorável mas nem tanto imponente era Lobo estrelado por Michelle Pfeiffer, James Spader e Jack Nicholson também no início dos anos 90. Quando um jovem cineasta (Len Wiseman), um comediante de segundo escalão de Hollywood (Danny McBride) e um ator americano secundário desconhecido e quadrinista idem (Kevin Grevioux) se uniram e criaram um dos mundos vampiresco e lupino mais interessantes do cinema. A saga dos Corvinos , família nobre da idade média, de cujo ancestral, Alexandre Corvino, o primeiro humano imortal, surgiu dois troncos de imortais(sim, aqui os lobos são tão imortais quanto os dentuços)... os fidalgos vampiros e os selvagens lobisomens. Enquanto os primeiros não só mantinham sua sanidade mental quanto sua posição nobre os segundos ao se tornarem lobos perdiam sua consciência individual para uma consciência grupal, coletiva de pura selvageria. Os pais das duas linhagens eram os filhos diretos de Alexandre....Marcos e William!
Entretanto como vamos ver nos filmes subsequentes da saga(que consta até agora de 5 filmes) o vampirão Viktor que parecia reinar em absoluta coesão em um triunvirato com Amélia e Marcos(um reina por 100 anos enquanto os outros 2 dormem e vice-versa) foi na verdade o primeiro grande ditador dos dentuços. Contudo nem ele e nem Amélia eram originais... filhos de Corvino, apenas Marcos o era... e foi ele que transformou os outros dois, mas (e aqui há uma falha de roteiro que não explica como um nobre como Marcos tem que se submeter a um igual) como Viktor era o suserano daquelas terras Marcos o obedece(isto é visto na introdução do segundo filme da série)...em algum momento que não é mostrado na saga(outra falha... falhas estas que impedem o filme de levar um 10) há o acordo entre os 3 para que passem a se revezar no trono vampiresco; talvez pelas conclusões que vemos no fim do terceiro filme que de forma inexplicável - e aqui esta outra falha - não conta nem com Amélia nem com Marcos... será que já havia o tal revezamento ?! Nada é dito!
Mas a verdadeira protagonista da trama é a vampira caçadora de Lobos Selene! A personagem é a protagonista dos dois primeiros filmes, do quarto e quinto, fazendo só a introdução falada do terceiro. Selene é um ser protótipo do que esperamos de um ser sanguessuga; bela, fria, solitária e implacável. Percebesse contudo que há um código de ética muito forte tanto entre Lobisomens quanto entre Vampiros em suas relações com a espécie humana. Outro erro a meu ver é dar a entender que pessoas podem ser transformadas em vampiros mas não fica explícito se é pela mordida ou não. Já quanto aos lobos, o terceiro filme, sem mostrar explicitamente, sugere que, pelo menos em relação ao sangue vital de William, o filho lobo original de Corvino, isto era feito como manipulação genética por Viktor, para alcançar um tipo lupino tanto puro como mais evoluído quando de sua transformação(os originais, que se transformam por mordida, eram totalmente selvagens) podendo ir e voltar entre estados a seu querer. Pois é, a saga mostra que o ódio entre espécies surgiu pelas mãos de Viktor. Ele é o grande vilão... parte dele o considerar os lobos escravos (os manipulados) e uma subespécie! E dai e do que aconteceu na trama do terceiro filme surge o confronto entre ele e Lucien(o primeiro manipulado dele que deu certo e a partir do qual ele cria os outros) a eterna guerra entre espécies... porque Viktor executa sua filha Sonja, o grande amor de Lucien(e a grande razão de Selene enquanto protegida e amada qual filha por Viktor vir a existir como se vê em outros filmes.
O mote central do filme original é mostrar um descendente de Corvino(Michael Corvin) que é caçado por Lucien , este grande chefe dos lobos, porque teria a combinação perfeita para se tornar o primeiro de uma nova espécie; um híbrido entre as duas espécies. Que supostamente seria mais forte e poderoso que todos! Selene se intromete na caça dos lobos, descobre aos poucos a verdade sobre Michael e acaba se rebelando contra seu clã por amor a este, despertando Viktor de seu sono antes da hora(Amélia reina e quem deve acordar e reinar agora é Marcos) para controlar os avanços sobre si(o cara é tarado por ela) de Kraven, o chefão vampiro que controla a mansão onde os anciões dormitam enquanto o outro reina, e os planos que ela descobre tramados este este e Lucien, em uma aliança inédita e espúria.
Uma coisa que se percebe na película é que fisicamente os vampiros são mais fracos que os lobos, precisam de armas com bala de prata para matá-los dentre outras coisas. Apenas os anciões parece ter força física suficiente para encara-los à altura e matá-los em combate corpo a corpo. Michael deveria ser mais forte mas... outro erro de trama a meu ver e aqui para privilegiar a ação da protagonista Selene é que nos dois confrontos que teve com Viktor e Marcos ele levou a pior!
Não é um filme ou uma saga como o filme de Coppola ou o de Neill Jordan, nem mesmo ao de Tony Scott, que leve à reflexão profunda sobre o tema proposto... nada disto! Mas tem um clima excelente quanto a cenários, cores, vestiários, trilha sonora mas principalmente ritmo de ação e uma nova mitologia sobre tais temas o que fez com que obtivesse uma legião de fãs mundo afora e se tornasse referência no mundo supernatural.
Underworld acabou trazendo em sua esteira uma nova onda sobre esta temática que inclui novas séries de TV como Supernatural, True Blood, Vampires Diaries, Originals etc... e filmes como a Saga Crepúsculo... que em termos de bilheteria, auê, frisson, moda, se tornou na mais lucrativa e memorável de todos os tempos neste tipo de temática. Underworld assim ao criar seu mundo bem longe do conde Drácula, incentivou outros a fazerem o mesmo! O príncipe de Valáquia, Transilvânia e Romênia passa longe da grande maioria das obras acima citadas vindo reaparecer só mais recentemente em filmes e séries.
Nos filmes 4 e 5 somos apresentados a uma espécie de apocalipse das duas espécies. O quinto da introdução também a um novo espécie vampiro enquanto o quarto apresenta uma nova híbrido e um tipo ainda mais forte e poderoso de lobo.
Apesar das falhas e brechas de roteiro aqui e acolá é um excelente passatempo para quem gosta do tema! Dou 9.5 para o filme original e 9 para os demais filmes, vendo no quesito - ação bem construída - a força mais desta obra! Mas aqui especificamente trato mais do um!
Revi 4 filmes falta o quinto!
Direção:
Len Wiseman
Criação:
Kevin Greivoux,
Danny McBride e
Len Wiseman
Roteiro:
Danny McBride e
Len Wiseman

Música:
Paul Haslinger
Elenco:
Kate Beckinsale como Selene
Scott Speedman como Michael
Bill Nighy como Viktor
Michael Sheen como Lucien
Shane Brolly como Kraven
Sophia Myles como Érica
Kevin Greivoux como Raze
Wentworth Miller como Dr. Adam
Zita Görög como Amélia
E nos demais filmes da saga...
Tony Curram como Marcos
Derek Jacobi como Alexandre
Rhona Mitra como Sonja
e ainda nomes como:
Charles Dance, Theo James,
Stephen Rea, Steve Mackintosh
Danny McBride etc...

Pax et Lux

Valter Luís Taliesin

Vídeos

Trilha sonora de Underworld





Você, Sara Wolff, Renata Regina e 1 outra pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...