sábado, 27 de fevereiro de 2021

- A ROSA MÍSTICA - A ROSA DE SARON...O LÍRIO DOS VALES...A MAÇA - OS MISTÉRIOS DO SAGRADO FEMININO E MASCULINO -

A ROSA MÍSTICA

Um dos grandes símbolos não só do cristianismo mas da própria espiritualidade universal é a Rosa.
A cristandade exotérica interpreta os termos bíblicos Rosa de Saron e Lírios dos Vales como designativos do Messias, do Salvador... Yeshua/Jesus. Cantos piedosos, até belos foram compostos enfocando Yeshua desta forma mas eu SEMPRE fiquei desconfortável com isto ao ler o texto sacro nos quais eles aparecem.
“1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.
2 Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.
3 Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar. 4 Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte em mim era o amor.
Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor. 6 A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.”
Cantares 02.01-06
Em cantares de Salomão este designativo é DA SULAMITA.... da FÉMEA da relação não do MACHO! Não de Salomão, que inclusive a descreve apaixonado como “um lírio entre espinhos”.
Portanto, biblicamente falando... tanto literal (a sulamita)... quanto figurada(a noiva)... quanto alegórica(Israel) e simbólica (a sabedoria) a Rosa de Saron... o Lírio dos vales... NUNCA FOI o homem da relação... o masculino... mas A MULHER... O FEMININO!
SE tivesse que ser aplicado ao cristianismo portanto Salomão... A MACIEIRA (tendo como símbolo A MAÇÃ) simbolizaria Yeshua e a Rosa de Saron, o Lírio dos vales a Igreja ( na figura de Maria A Mãe - algumas visões católicas - e em outras de Maria Madalena - algumas visões ditas heréticas - a Igreja é individualizada como uma mulher) ...
No cristianismo esotérico (aquele que corre à margem da visão oficial) contudo A Rosa de Saron, o Lírio dos vales SEMPRE foi um símbolo feminino.
Sempre foi um símbolo de SOFIA, da SABEDORIA...
Maria a Mãe e Maria Madalena como já disse, encarnavam figurativamente à mesma e também figuravam nesta leitura o corpo de Cristo, A Igreja Universal!
No contexto judaico esotérico A Rosa de Saron, O Lírio dos vales é Israel e A Macieira O Eterno!
Na espiritualidade universal ela fala de Beleza! Da Sabedoria...Da Gnose...talvez por conta disto que grande parte dos interpretes cristãos tenham se aventurado a associa-la a Yeshua... pois a visão destes é que Ele seja A Sabedoria Divina encarnada...mas desprezaram completamente todo o contexto do texto! E pior que isto pegou!
Para mim contudo isto me parece muito mais movimentos para suprimir o sagrado feminino do que qualquer outra coisa! Reconhecer A Rosa de Saron como uma figura feminina implicaria em tentar explicar porque um símbolo universal da Beleza e Sabedoria...A Rosa, era associada a uma figura feminina e não a figura masculina em Cantares! Adaptar desta forma o termo ao Cristo foi a solução! Paradoxalmente Yeshua virou a figura feminina, A Rosa de Saron, O Lírio dos vales e Deus Pai, Salomão ou A Macieira!!!! Um absurdo com certeza! Um, com o perdão da palavra, “incesto masculino divino” é o que inadvertidamente este povo fez pois na prática, já que adaptaram a figura de Yeshua à Rosa foi o que foi feito ao se ler todo o contexto do texto!
Ao alijar a figura do sagrado feminino da divindade única... ao fixar-se em Deus apenas como Pai e não também Mãe os humanos constroem este tipo de distorção e absurdo! Um dos mais belos textos bíblicos que conheço é sobre a Sabedoria! É dito que Ela seria a primeira de suas obras! No entanto o mais correto seria dizer que A Sabedoria foi a primeira manifestação do Eterno! O termo hebraico tanto é traduzido como criada como gerada! Mas acho o segundo o mais correto com o restante do texto pois conota manifestação de um igual e não criação por alguém superior e o texto é explanatório desta igualdade da Sabedoria com Deus... Ela é de fato a primeira forma que Deus se expressa criativamente! E tanto isto é verdade que em seguida TODO o contexto da Criação é associada à Ela:
“22 O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. 23 Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra. 24 Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada. 26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. 27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo; 28 quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo; 29 quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra, 30 então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo, 31 folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. 33 Ouvi a correção, não a rejeiteis e sede sábios. 34 Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. 35 Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do Senhor. 36 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me aborrecem amam a morte.”
Provérbios 08. 22-36
Nos versículos finais, quando se diz que quem pecar contra ela a pessoa violará sua própria alma nos remete ao famoso “pecado contra o Espírito Santo” que o Cristo diz não ter perdão... que há perdão se pecar contra o Pai e contra o Filho mas não contra ele, Espírito. O cristianismo se debruça a séculos sobre esta afirmação tão tremenda e a melhor explicação que encontrou foi que... como é O Espírito Santo que convence o mundo do erro, de pecado... uma pessoa que peca contra ele o entristece, o evita e então ele não atua, e consequentemente por não ser convencida a se arrepender e mudar de vida esta pessoa obviamente não se perdoa e nunca muda. Ou seja; não tem perdão. E estar isto associado à Sabedoria me parece fazer uma correlação dela com o Espírito e não com Yeshua, associado ao Filho. E para MUITOS muitos interpretes é exatamente a figura do Espírito Santo o elemento feminino oculto na divindade cristã!!!!
Entretanto, de certa forma na espiritualidade profunda esta coisa de quem é masculino quem é feminino é MUITO relativa. Kether a Sephiroth que se associa ao Eterno mais que qualquer outra é chamada de A Coroa... um termo feminino...o mesmo se diz de Chokmah a Sabedoria MAS é Binah, O Entendimento, portanto um termo masculino, que é vista como feminina! Em suma: Kether contem em si, na Coroa... o feminino e o masculino... ela manifesta na direita Chokmah a Sabedoria masculina e na esquerda Binah o Entendimento feminino mas os próprios termos associados a cada um(a) deixa claro que ambas(os) contém potencialmente em si o outro! Já a Sephiroth oculta de D’aath O Conhecimento nos revela com clareza os dois elementos geradores (feminino masculino) pois é este tanto um fruto da Sabedoria quanto do Entendimento! Estas 4 Sephiroth superiores em verdade revelam as relações de energias na divindade única!
A Rosa Mística é um símbolo feminino... entretanto será um crime associa-la também ao masculino? NÃO! Só não acho salutar mudar o sentido de um texto todo para se adequar uma doutrina! De fato temos dentro de nós ambas as potencialidades! Então não seria um erro mas a perspectiva tradicional sobre A Rosa e qualquer leitura que se faça do texto bíblico da Rosa de Saron nos remete ao sagrado feminino A ROSA em união com o masculino A MAÇÃ...será que foi daqui que tiraram o mito de que a fruta do Conhecimento do Bem e do Mal era a maça?! Que o fruto que enfeitiçou Eva era o próprio Adão? Aqueles que interpretam o mito na conotação sexual encontrariam aqui uma analogia para sua tese não?!...
Pax et Lux

Valter Luis
(Taliesin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER…A RODA DO TEMPO … CARNIVAL ROW… -

 Assisti semana que passou a primeira temporada de 3 excelentes séries de fantasia na AMAZON PRIME VÍDEO …são elas: 1. O SENHOR DOS ANÉIS: O...